quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

REUNIÃO APROVOU A REALIZAÇÃO DA IX TAÇA CIDADE DE MARABÁ

 

A reunião de Diretoria realizada nesta 08/01 (4ª feira) na Rua Afro Sampaio, 454 na Cidade serviu para iniciar os trabalhos do ano de 2013, sobretudo para discutir sobre as primeiras demandas. Não obstante a necessidade de tratar do Calendário Oficial, estamos discutindo a nossa participação nas Festividades Alusivas aos 100 anos do município de Marabá que, participará com um evento especial.
 
No decorrer do dia de ontem (08/01) tivemos uma reunião no período matutino com o Secretário de Esportes Sr. Erton Vigne e Eriomar Pereira que restringiu nossos projetos mais arrojados, por um mais realista e que atenda a prerrogativa das Festividades e possa contemplar os marabaenses, em especial a classe estudantil. Entre os pontos que mais avançaram está a realização da IX TAÇA MARABÁ DE XADREZ que este ano, de forma especial, será voltada para as categorias Sub14 e Sub17 anos para ambos os gêneros.
 
Ficou acertada a data da IX TAÇA CIDADE DE MARABÁ para o dia 28 de março no Ginásio da Folha 16 - Nova Marabá com as competições do Sub-14 anos na parte da manhã e os do Sub17 anos na parte da tarde. A Secretaria de Esportes vai premiar os atleta com troféus e medalhas personalizadas em ato solene no dia 07 de Abril, ponto alto das comemorações. Estes pontos foram apresentados na Reunião e não tivemos nenhuma objeção.
 
No entanto, fomos contactado por um representante de um Clube Esportivo que, ao conhecer a proposta da IX TAÇA CIDADE DE MARABÁ se ofereceu suas instalações, mesas e cadeiras para que o certame possa ser coroado de sucesso.
 
No dia de hoje (09/01), encaminhamos a tabela de custos para a Secretaria de Esportes e Lazer. E, sabemos que haverá uma grande divulgação da TAÇA CIDADE DE MARABÁ DE XADREZ, material gráfico já está sendo produzido.
 
Agradecemos a todos os presentes à reunião e, em especial ao Professor Gileno Rocha pelas importantes sugestões. No final da reunião ainda houve tempo para uma prazeirosa partida de xadrez que deixou a todos satisfeitos.

domingo, 6 de janeiro de 2013

PARLAMENTO EUROPEU APROVOU PROGRAMA XADREZ NA ESCOLA



O Parlamento Europeu deu um importante passo, ainda em março de 2011 em Estrasburgo (França), com a aprovação da Declaração 50/2011 “Xadrez na Escola”, assinada pela maioria dos membros do Parlamento Europeu, com o recebimento de 415 assinaturas. A votação ultrapassou o número necessário de assinaturas, em clara aprovação e reconhecimento por parte dos deputados europeus dos imensos benefícios do esporte às crianças. Após o ato de aprovação da Declaração o ato seguinte foi a comunicação oficial pelo Parlamento Europeu à Comissão e aos Parlamentos de cada Estado-Membro da União Européia. A Declaração solicita a Comissão e o Conselho para o incentivo do Programa Xadrez na Escola no sistema educacional dos países-membros, assegurar recursos para implantação a partir do segundo semestre de 2012, a considerar a vasta literatura de estudos e pesquisas sobre os efeitos no desenvolvimento das crianças, ofertando currículos de xadrez, materiais de jogo, professores e material de comunicação e incentivo para dar maior motivação e facilitar o aprendizado do jogo. O desenvolvimento e implantação do programa serão realizados em conjunto pela Fundação Kasparov e a União Européia de Xadrez.

 
A União Européia possui uma população total de mais de 500 milhões de pessoas, o que representa 7,3% da população, possui um produto interno bruto que representa cerca de 20% do PIB global. É composta por 27 Estados soberanos: Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, República Checa, Dinamarca,Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Espanha, Suécia e Reino Unido.

 
Em Marabá, tramita na Câmara Municipal desde o início do ano de 2012, entregue no Gabinete do então presidente da casa, o vereador Nagib Mutran Neto uma lei visando a implantação do xadrez nas escolas de ensino fundamental na grade extracurricular. O projeto de lei, até meados do ano passado estava pronto para ser analisado pela procuradoria da câmara. Ao averiguar o texto pude perceber algumas inconsistências. Até a presente data o projeto não foi apreciado pelos demais vereadores. Com a posse dos novos vereadores e com a ída do Vereador para a Secretaria de Saúde, talvez tenhamos que iniciar nova caminhada.

 
Por duas vezes o atual prefeito enfatizou a implantação do xadrez em todas as escolas de Marabá. A primeira vez em um encontro na UNIP na Folha 16 e a outra na Cerimônia de Premiação realizado no dia 25 de outubro. Em reunião com dirigentes do Clube de Xadrez em 1º de setembro disse que vai apoiar importantes iniciativas de xadrez.

 
Afim de definir o nosso projeto para a Celebração dos 100 anos de instalação do município de Marabá, convidamos a todos os dirigentes do Clube de Xadrez para contribuir com este projeto. A nossa reunião acontecerá no próximo dia 08 de janeiro de 2013 a partir das 20 horas.

 
Reunião de Diretoria
Pauta: Projeto 100 anos de Marabá
Dia: 08/01/2013 a partir das 20 horas
Local: Rua Afro Sampaio, 454 - Cidade Nova