quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

BALANÇO 2012 PARTE 2 - NOSSOS AGRADECIMENTOS



BALANÇO DE 2012 - PARTE 2

1. Participantes por Estados

Nossa proposta principal é o enxadrismo municipal e regional. Mas, diante do realizado tivemos o envolvimento de jogadores de outros estados. O nosso enfoque para 2013 pode ser maior neste aspecto, sobretudo na atração de enxadristas de outras unidades da Federação. Abaixo o espelho de 2012:

2. Participantes por Municípios
Algumas competições regionais foram promovidas, aproximando atletas de várias cidades. Mas, mesmo assim o quadro não demonstra crescimento. O ano eleitoral pode ter alguma influência na baixa adesão dos municípios vizinhos. Veja:

3. Participantes por Torneios
Dentre as competições oficiais, destaque para o Torneio Popular, Aberto de Marabá e Seletiva do Marabaense S16 anos como os eventos com maior público. Entre as competição de terceiros, com maior número de participantes, as Olimpíadas do Futuro Educacional Masculino, Jogos da Castanha S14 Masculino e Jogos Estudantis Paraense Categoria B Masculino:
4. Participantes por Escolas
Fizemos a distribuição do número de participantes por estabelecimentos de ensino e, quando o enxadrista não possui este tipo de vinculo, fizemos a opção de registrá-lo com o nome de seu município e com a sua categoria, como por exemplo: Marabá/Absoluto.
A Escola Futuro Educacional foi uma grata surpresa deste ano. Após implantar o ensino para alunos do ensino médio a escola conseguiu um bom engajamento nas atividades do Clube de Xadrez. Também contribuímos com a realização de algumas competições no início do ano. De outra parte, destacamos a condução da Escola ao envolver seus alunos em todas as competições do Clube e da Secretaria de Educação.
O Grupo Futuro Educacional já demonstra seriedade e investe no crescimento do xadrez, prova disso foi a realização da Gincana da Escola com grande participação de seus alunos. Não exagero os nossos elogios ao Diretor Júnior e ao Prof. Gilenno que prestam um trabalho maravilhoso.
O Professor Paulo Alencar, da Escola Acy Barros recebeu homenagem na Cerimônia de Premiação pelo relevante apoio às atividades do Clube de Xadrez. O resultado é sempre positivo e o Acy já se destaca também com elevado número de participações nas competições promovidas.
É importante parabenizar à todas as Escolas de Marabá e de outros municípios pelo forte incentivo para a prática enxadrística. E, em nome das Escolas Anísio Teixeira e Disneylândia deixamos nossos sinceros agradecimentos.

Também deixamos nossos agradecimentos especiais para: Escola Jonathas Athias - Diretora Arionide Martins; Grupo Futuro Educacional - Prof. Júnior; Cartório do 2º Ofício - Alberto Santis; Gabriel Farias da Conceição; Escola Acy Barros - Prof. Édna e Paulo Alencar; Departamento de Educação Física - Profª Terezinha e Cinthya; Diretor de Ensino da SEMED - Édson dos Anjos; Sr. Joel - Fotógrafo; Prof. Pascoal de Nazaré; Escola José Mendonça Vergolino - Profª Lucila e Aparecida; Sindicato do Comércio - Paulo Lopes e Raimundo Neto; Unimed Sul do Pará - Dr. Jorge Bichara; Tratorpeças - Sr. Tarcísio Marques; Corpo e Seda - Srª Tanilza; Requinte Store - Alzilene; SESC Marabá - Srª Neila Ribeiro; Jornal Opinião - Sr. Célio Sabino; Jornal Correio do Tocantins - Mariuza Giacomin; Rádio Clube AM - Sr. Campos Filho; Rádio Itacaiúnas AM - Jefferson Telles; TV Eldorado SBT - Maria Alexandra

Nosso agradecimento muito especial ao Sr. Carlos Alessander Alves da Costa do Cavaleiros da Dama de Parauapebas.

Obrigado à todos que direta e indiretamente contribuíram para este importante trabalho.

A frase do dia: "Uma importante lição para ser feliz é fazer mais aos outros do que a si mesmo"

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

BALANÇO 2012 -1 CLUBE COMEMORA AUMENTO DE PARTICIPANTES


BALANÇO DE 2012 - Parte 1


A partir de 2011, com a publicação do Balanço de eventos realizados, uma luz surgiu sobre o trabalho que fizemos, projetando nossas ações para o ano seguinte. Este trabalho deve ampliar a sua importância por inúmeras razões e servirá para planejarmos o ano de 2013 com base na produção de 2012.

O quadro estatístico serve para mostrar os pontos altos e baixos do Calendário de 2012. Também, para agradecermos o sucesso, quer dizer, compartilhar com muito carinho a força e a ação de muitos abnegados, apaixonados, apoiadores do Xadrez, esporte que tem muito para crescer e contribuir com a melhoria de vidas de muitas crianças, adolescentes e adultos. Nossa alegria se justifica pelo crescimento de 20% (vinte por cento) dos números de praticantes em relação ao ano de 2011.

O crescimento se deu de diversas maneiras, como no número de eventos promovidos, na quantidade de participantes por gêneros e etc. O importante neste momento é estarmos gratos e satisfeitos e crentes que podemos fazer mais e melhor. As perspectivas são sempre positivas e há espaços para o aumento de colaboradores, apoiadores e patrocinadores, conseguindo agregar mais pessoas e recursos, com certeza nosso trabalho será mais valorizado e ampliado.

No ano de 2011 conseguimos atuar na organização de 32 eventos esportivos. Em 2012 pudemos ampliar para 45, aumento substancial de 40% (quarenta por cento), numa clara tentativa de fazer despertar o xadrez para o maior número de enxadristas. Mas, a quantidade de eventos promovidos não representou aumento na média participante/torneio. Neste quesito pudemos dizer a média do ano de 2011 foi bem mais significativa com 8,9 participantes por torneio, já em 2012 a média caiu para 7,62 atletas por evento.
Vamos olhar com carinho nossa Estatística de 2012.
 
1. Eventos Organizados
Foi possível atuarmos em 45 eventos esportivos. Foram 22 eventos do Clube de Xadrez Marabá e outros 23 de terceiros. Em se considerando que em 2011 os eventos de autoria do Clube foram 11 eventos, o crescimento foi de 100% (cem por cento) com 22 eventos oficiais. O crescimento do número de torneios de terceiros teve um leve crescimento, passando de 21 em 2011 para 23 em 2012. Vejam a relação abaixo:

 
2. Autoria dos Eventos Promovidos
 
No início do ano tivemos o desejo de ampliar o número de competições. Chegamos a afirmar que 2012 seria o ano do despertar do Clube de Xadrez. Cumprimos com este desejo. Ao analisar que teríamos eleições municipais, ao elaborarmos o Calendário decidimos tornar o xadrez mais visível para a nossa sociedade e buscar parcerias para o ano seguinte. Vejam nossas ações:
 
 
3. Participantes por Categorias
Decididamente, não dá para pensar o xadrez sem conhecer a realidade de seus praticantes. De fato, ao longo dos anos temos percebido o maior envolvimento de jovens da categoria Sub-14 anos. Em nossos eventos destacamos esta categoria com maior presença em nossas competições. Considerando que estas estatísticas começaram a ser publicada em 2011, a realidade é a mesma e merecedora de toda a nossa atenção.
 
4. Participantes por Gênero
A tabela abaixo espelha a preferência do gênero masculino refletindo aumento de 20% (vinte por cento) no comparativo de 2011 e 2012. O gênero feminino expandiu-se 15% (quinze por cento) demonstrando maior simpatia e envolvimento.
A preferência do gênero masculino é destacada. Em 2011 cerca de 75% (setenta e cinco por cento) dos participantes de todas as competição foi do gênero masculino e 25% (vinte e cinco por cento) do gênero feminino.
No ano de 2012 o os participantes do gênero masculino chegou a 76% (setenta e seis por cento), uma mínima elevação. Veja mais nos quadros:
5. Participantes por Gênero x Categorias
No quadro pudemos ampliar a visão do trabalho produzido nos anos de 2011 e 2012. Salta aos olhos o crescimento do número de participantes, principalmente do público masculino, principalmente das categorias Sub14 anos, Sub18 e Absoluto. É maior a participação feminina nas categorias S12 anos, Sub14 e Sub18. O gráfico abaixo apresenta maior detalhes: