sábado, 3 de novembro de 2012

HOMENAGEADOS DO CLUBE DE XADREZ MARABÁ

HONRARIAS ENTREGUES NA CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO
 
Durante a Cerimônia de Premiação do Clube de Xadrez, ocorrida no dia 25 de outubro tivemos a oportunidade de agraciar pessoas importantes no segmento da educação e do esporte, notadamente com vínculos com o xadrez. A Cerimônia foi o momento solene e necessário para a entrega de importante honraria, com a presença da sociedade, classe estudantil e desportistas.

Na reunião de Diretoria ocorrida no dia 18 de outubro, escolhemos nossos homenageados considerando princípios éticos, dedicação e comprometimento e amplitude de suas ações em prol da promoção do ser humano e de apoios prestados ao Xadrez.

A PROFª. TEREZINHA EM MOMENTO DE SUBLIMIDADE RECEBE A CONDECORAÇÃO DO PROF. GILENNO
 
Consideramos a Professora de Educação Física Terezinha do Socorro Gonçalves Dias, coordenadora do Departamento de Educação Física da Secretaria de Educação, dígna de nossa honraria por tratar de forma carinhosa, com muita humanidade os diversos aspectos da promoção do esporte. Existe um olhar atencioso, uma dedicação e uma simpatia capazes de elevar a boa relação que deve existir entre os praticantes.

A nossa personalidade, em evidência, demonstra muita competência nas atribuições de promoção dos Jogos Estudantis de Marabá e da Castanha, incentivando todas as práticas esportivas, notamente no xadrez, podemos registrar o sucesso em relação aos números de escolas e alunos inscritos. Por isso tudo achamos meritória o presente destaque com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito, com a esperança que os esforços desta Personalidade Desportiva possa ser valorizado, para o bem do Esporte e da Sociedade em Geral.

O GLORIOSO PAULO ALENCAR EM JUSTA HOMENAGEM RECEBE A COMENDA DO PROF. GILENNO
 
Nosso segundo homenageado nesta noite solene foi o renomado Professor de Educação Física Paulo Sérgio de Andrade Alencar. Ele é professor nas Escolas Artur Guerra e Acy Barros e seu trabalho consegue fomentar divesas modalidades esportivas como o atletismo, basquete, natação,  entre outras, sempre elevando seus atletas aos pódios municipais, regionais, estadual e nacional. No entanto, é um profissional carinhoso, carismático que trás um grande segmento de praticantes.

O Clube teve a oportunidade de se beneficiar da capacidade de articulação e mobilização do Paulo Alencar. Algumas de nossas competições foram realizadas com grande sucesso e excelente número de participantes. Notadamente, existe um trabalho de base e um entusiasmo que melhora a aceitação dos alunos quanto ao xadrez e demais práticas desportivas. Talvez seja o exemplo de ser humano carismático e profissionalismo que faz com que haja a admiração por parte dos alunos, colegas de profissão e de educadores em geral. Neste momento, incluimos o Paulo Alencar em nosso rol de honradas personalidades merecedoras do mais elevado reconhecimento e aproveitamento na disseminação da ética e de práticas esportivas relevantes.

A PROF. EVA MOURÃO PAIXÃO NA PREMIAÇÃO DA 5ª OLIMPÍADA DA ESCOLA DISNEYLÂNDIA (2011)
 
A nossa terceira laureada da noite foi a Professora Eva Mourão Paixão Diretora do Centro Educacional Disneylândia que adotou de forma sistemática o ensino de xadrez aos seus alunos. a importância destas atividades é visível pelo número expressivo de praticantes. A Escola já incluiu em suas Olimpíadas Escolares as disputas de xadrez com ótimos desempenhos e destaques individuais.

A Professora Eva Mourão a introduzir o enxadrismo, com apoio do Clube de Xadrez, conseguiu um excelente mestre, o Professor Gileno Rocha um excelente ser humano que tem trabalhado com muito zêlo. No entanto, estas atividades são acompanhadas de perto pela Diretora, Professores e Pais de alunos que aprovam a metodologia e os resultados. A cada ano temos visto novos investimentos em recusos didáticos e pedagógicos, sempre visando o melhor ensino e a motivação de todos. A Escola Disneylândia torna-se como referência, uma Escola Modelo
 
O PROF. ÉDSON DOS ANJOS (SEMED) ENTREGA CONDECORAÇÃO PARA A ANGELICAL JACKELINE IASMIN
 
A ideia de prestar homenagens especiais caiu muito bem na nossa programação. Muitas foram as pessoas presentes a elogiar esta iniciativa, evidenciando valores e princípios, pessoas e trabalhos prestados ao Clube e a Cidade de Marabá. A nossa próxima condecorada, Jackeline Iasmin S. Aguirre vem de uma trajetória gloriosa, com excelentes desempenhos em nossas competições enxadrísticas. No ano de 2011 representou a nossa cidade nos Jogos Estudantis Paraense em Curionópolis e conseguiu a 2ª posição.
 
No ano de 2012 Jackeline Iasmin conseguiu seu intento, vencer os Jogos Estudantis Paraense - Etapa de Marabá e representar a nossa região nos Super Jep's (competição estadual) que definiria a representante do Estado do Pará nas Olimpíadas Escolares Nacionais. Nossa atleta brilhou e ficou em 2º lugar na modalidade Xadrez Pensado e no Geral em 3º lugar, enchendo-nos de alegria e satisfação. Ademais, reconhecemos na atleta um elevado caráter, ética e princípios elevados, seja no xadrez, seja em âmbito familiar. A atleta foi brindada, merecidamente com a Medalha de Honra ao Mérito. Parabéns pelo Modelo de Aluna e Atleta de Xadrez.
 
MOMENTO DE MUITA BELEZA JACKELINE IASMIN VERSUS NOSSO HOMENAGEADO MIGUEL ÂNGELO
 
Mais um belo exemplo de dedicação e abnegação dígno de nossa congratulação. O Senhor Miguel Ângelo Quadros além de participar de todas as nossas competições, demonstrar excelente nível técnico, ofertou muito de sua experiência para nossos atletas. O seu gesto de altruísmo, de desprendimento serviu em muito para o crescimento de nossos meninos e meninas, ao dedicar muito de seu tempo para o treinamento técnico.
 
A sua presença em nossa cidade em muito abrilhantou nossos certames. Além do mais, sempre tínhamos verdadeiros espetáculos nas disputas de Miguel Ângelo versus Pablo Salermo, com a demonstração de um xadrez de refinada técnica. Também registramos a realização do Torneio de Xadrez do Grupamento de Artilharia e Campanha de Selva, evento alusivo ao Dia do Marechal Mallet, patrono da Artilharia Brasileira (no dia de seu aniversário, comemora-se o Dia da Artilharia no Exército Brasileiro). Somos imensamente agradecidos ao nosso Campeão Miguel Ângelo e concedemo-lhe a Medalha de Honra ao Mérito. Selva!
 
O REI LEANDRO E A RAINHA ANA PAULA COM OS DIRETORES: ARIONILDE,  PASCOAL,  ISELENE,  ARNILSON, GILENNO, FÁTIMA E ANTONIO JORGE, NA COMEMORAÇÃO AOS 23 ANOS DO CLUBE DE XADREZ MARABÁ.
 
Por fim, creditamos o mérito deste trabalho aos muitos abnegados e diretores do Clube de Xadrez Marabá.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PREFEITO ELEITO JOÃO SALAME PRESTIGIA CERIMÔNIA DO CLUBE


PREFEITO ELEITO JOÃO SALAME EM NOITE ESPECIAL


A Cerimônia de Premiação promovida pelo Clube de Xadrez Marabá, no dia 25 de outubro (5ª feira), no Auditório da Escola Municipal José Mendonça Vergolino contou com a participação do Sr. João Salame Neto, prefeito eleito e uma grande plateia formada por enxadristas e educadores. Foi uma noite solene em que colocou o xadrez de Marabá em destaque.


A MESTRA DE CERIMÔNIA ANNA BARROS E OS REIS LEANDRO E ANNA PAULA

 A noite de gala contou com os trabalhos da Mestra de Cerimônia Anna Barros que iniciou os trabalhos com a apresentação de vídeos-depoimentos de enxadristas e educadores, dando ênfase a necessidade de apoio ao esporte e aos atletas, na inserção do xadrez nas escolas, na participação de intercâmbios, patrocínios e viagens, como forma de desenvolvimento deste esporte.

FRANCISCO ARNILSON (CXM) FAZ APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

Em seguida, o Senhor Francisco Arnilson de Assis presidente do Clube de Xadrez foi convidado para apresentação institucional “Cenários e Desafios”. Além de anunciar os atuais diretores da gestão 2012/2014, demonstrou a matriz de produtos e mercados, pontos positivos e negativos, oportunidades e entraves.  Nesta ocasião, foi destacada a relevância do Clube de Xadrez pela organização de 42 competições para adultos e de menores de 18 anos (por categorias), em âmbito local e regional, oficiais e estudantis. No ano de 2012 o Clube de Xadrez pode encaminhar Projeto de Lei de implantação do Xadrez nas Escolas, elaborar o Projeto Um Lance de Mestre aprovado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, participação na Mesa Redonda no Clube Docenorte na Serra dos Carajás. Ainda dentro da apresentação institucional foi divulgada a realização da Oficina de Xadrez para Mulheres e o Encontro com o candidato a prefeito João Salame. O público foi informado sobre o trabalho de inserção do xadrez nas escolas contabilizando 40 estabelecimentos de ensino, fato que demonstra a necessidade de uma política específica e que esperamos vê-la implantada no próximo governo.

JOÃO SALAME DARÁ APOIO AO CLUBE DE XADREZ E AO ESPORTE EM GERAL

Os trabalhos continuaram com o uso da palavra pelo prefeito eleito João Salame Neto. Em suas palavras comprometeu-se a concluir a construção do Estádio de Futebol com recursos do Governo Federal através do Ministério dos Esportes. Disse que se sentia muito feliz neste momento, reconhecendo que as atividades do Clube de Xadrez tem beneficiado muita gente e contribuído com o município de Marabá. Por isso, conta com apoio total dele para implantação nas escolas e espera promover em 2013 algo grandioso para comemorar os 100 anos de emancipação política. Ademais, informou da postura ética e responsável para com os recursos municipais.
 
EDSON DOS ANJOS - DIRETOR DE ENSINO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO APOSTA NO  XADREZ NA ESCOLA
 
A PROFESSORA ARIONILDE MARTINS PROFERIU PALAVRAS DE APOIO AO XADREZ DE MARABÁ

RAIMUNDO SALAME ABNEGADO E APOIADOR DO CLUBE DE XADREZ - DIAS MELHORES VIRÃO

Além do presidente Francisco Arnilson compuseram a Mesa de Autoridades o Senhor Edson dos Anjos Diretor de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, a Senhora Arionilde Martins Diretora da Escola Jonathas Pontes Athias e o Senhor Raimundo Salame abnegado do Clube de Xadrez.

O evento prosseguiu com a entrega de Homenagens, Destaques e a Premiação aos Campeões Marabaenses de 2012.

Acompanhe na próxima postagem.

 

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

3ª OLIMPÍADAS FUTURO SANDRYLENE VENCE NO MÉDIO FEMININO

A CAMPEÃ SANDRYLENE JOGA NA MESA 03 - DE BLUSA NEGRA (AO FUNDO)
Ao mesmo tempo que realizávamos os jogos do Ensino Fundamental Misto, promovemos os jogos da categoria do Ensino Médio Feminino. Claro que deu menos trabalho, essa moçada domina mais as regras do jogo, enquanto que, no fundamental, da 5ª a 8ª série faltam experiência e por isso cometem algumas jogadas ilegais. Aliás, este é problema costuma acontecer nas primeiras competições dos iniciantes e com maior prática, tudo isto ficará para trás.
 
EM PRIMEIRO PLANO ANNA THALYA VERSUS MARTA LOPES (1ª RODADA)

A terceira competição do dia seguiu a mesma metodologia, ou seja, foi organizada pelo Sistema Suíço em 03 rodadas com 10 minutos nocaute. Mas, estávamos preparado para 04 rodadas e, como já dito anteriormente, por conta da dispersão para o almoço. Sem contar que, as meninas tinham provas para realizar, o melhor mesmo foi aceitar as 03 rodadas.
 
ANNA THALYA VERSUS MARINA RODRIGUES (EM PRIMEIRO PLANO)

A Campeã Sandrylene Marques M. dos Santos da equipe vermelha pode aproveitar e vencer às suas adversárias que foram: Marina Santos Rodrigues, Daniele Naine G. de Souza e Marta Lopes dos Santos que conseguiu chegar na 2ª colocação. Foram 03 pontos que deram a Sandrylene o título de campeã.
 
A Vice-Campeã foi a atleta da equipe vermelha Marta Lopes dos Santos que assegurou 02 pontos em duas vitórias contra Anna Thalya Rainha de Alencar e uma derrota, perdeu a campeã. A forma ideal para esta quantidade de participantes, certamente, seria 04 rodadas e teríamos, de forma mais justa, evitado tantos resultados com 02 pontos. Para desempatar as três atletas: Marta, Daniele e Anna foi observado o critério de desempate e os milésimos (Buccholz) evidenciou 5,5 para Marta.
 
A Terceira Colocada Daniele Naine G. de Souza também conseguiu 02 pontos, duas vitórias e uma derrota, perdendo apenas, também, para Sandrylene Marques. Jogou e venceu Natália e Suzana. Conseguiu 4.0 milésimos de Buccholz.
 
A Quarta Colocada foi a atleta Anna Thalya Rainha de Alencar que obteve 02 pontos, duas vitórias, Marina e Natália e perdeu para Marta Lopes. No desempate fez 3.0 de milésimos.

O trabalho do Professor Gileno está maravilhoso e a Escola Futuro Educacional, para o bem deste projeto e das atletas, precisa, de verdade, investir nestes talentos e, também, promover mais competições.

Vejam todas as tabelas da competição:


 

domingo, 28 de outubro de 2012

3ª OLIMPÍADAS DO FUTURO ISAAC BARROS VENCE O MÉDIO MASC

ISAAC BARROS DE VERDE - VENCE COM 03 PONTOS

A terceira competição do dia (26/10/12), realizada simultaneamente com o Fundamental Misto e o Médio Feminino, muito trabalho para organização em fazer uma competição de qualidade, mantendo as plenas condições de jogar xadrez. As disputas do Ensino Médio apontaram o enxadrista Isaac Barros da Costa.

O Campeão Isaac Barros da Costa, da Equipe Verde, conseguiu ser hegemônico e venceu todas as partidas disputadas pelo Sistema Suíço em 03 rodadas com o tempo de 10 minutos, realizadas na Sede Social da AABB de Marabá. Jogou e venceu a Adriel Gomes dos Santos, Marcelo Mattei Araújo e Luiz Gustavo Nascimento.

O Vice-Campeão Luiz Gustavo Nascimento da Equipe Amarela, teve um bom desempenho e conseguiu disputar e perder o título para Isaac Barros. Venceu 02 partidas, Elias Martins e João Victor Che Vilanova. A diferença entre os 2º, 3º e 4º colocados foi mínima, foi decidida nos critérios pontos progressívos. Estes três atletas obtiveram os mesmos índices de Buccholz (5,0) e Milésimos Medianos (1,5).

O Terceiro Colocado Marcelo Mattei Araújo da Equipe Azul, fez 02 pontos, venceu Elias Martins e teve um ponto de Bye. Perdeu para Isaac Barros.

O Quarto Colocado Adriel Gomes dos Santos da Equipe Amarela, somou 02 pontos, venceu Bruno José e Silva e por WO para João Victor Che Vilanova.

Algumas fotos da competição:

ADRIEL GOMES 4º COLOCADO 
JOÃO VICTOR 7º COLOCADO 
ELIAS MARTINS 5º COLOCADO 
 


Vejam as tabelas: