sábado, 27 de outubro de 2012

3ª OLIMPÍADAS FUTURO LUIZ FELIPE VENCE O FUNDAMENTAL MISTO

LUIZ FELIPE DA EQUIPE PRETA FOI O CAMPEÃO INDIVIDUAL DO FUNDAMENTAL MISTO

Na manhã desta sexta feira (26/10/2012) foi realizada a Gincana do Grupo Futuro Educacional, nas depências da Associação Atlética Banco do Brasil. O Clube de Xadrez Marabá foi convidado para arbitrar os jogos de Xadrez. O certamente apontou o atleta Luiz Felipe S. Coelho da Equipe Preta como Campeão Individual.

MARIA ELVIRA DA EQUIPE PRETA 2º LUGAR - JÁ DEMONSTRA GOSTAR DE JOGAR XADREZ. QUE BOM

Os enxadristas puderam participar da Olimpíada em três grupos separados: 1. Esnino Fundamental Misto (meninos e meninas) incluindo atletas desde a 5ª até a 8ª série; 2. Ensino Médio Masculino e 3. Ensino Médio Feminino. Também foram apontadas as equipes vencedoras por Equipe, contabilizando pontos para cômputo geral.

JULIANA MATTEI DA EQUIPE AZUL - 3º LUGAR

O início dos trabalhos, muito animados e uma enorme energia que transcediam dos alunos, com a execução, por uma aluna de voz clássica, do Hino Nacional Brasileiro. Com as equipes perfiladas os atletas fizeram o Juramento do Atleta, entoaram Gritos de Guerra numa grande agitação.

VISÃO GERAL DO FUNDAMENTAL MISTO

Os jogos de xadrez começaram a partir das 10h42 e foram realizadas pelo Sistema Suíço em 03 rodadas com o tempo de 10 minutos nocaute. Aliás, a programação estabelecia 04 rodadas e, diante do avançado da hora, muitos atletas não esperaram a conclusão do campeonato, já estava na hora do almoço e depois ficou impossível juntar os dispersos enxadristas.


ATLETAS PERFILADOS ENTOAM O HINO NACIONAL BRASILEIRO - MUITO LINDO

A Escola Grupo Futuro Educacional comemora o resultado do trabalho iniciado em 2012, ao adotar o xadrez como disciplina e já surge com um grande número de jogadores. O Professor Gileno Rocha dos Santos conduz esse brilhante trabalho.

O XADREZ GIGANTE FOI UMA ATRAÇÃO ESPECIAL

Os jogos do Ensino Fundamental Misto contou com 14 participantes sendo 10 do gênero masculino e 04 do feminino e foi vencido pelo atleta Luiz Felipe S. Coelho que enfrentou e venceu aos oponentes:
Antônio de Pádua R. Neto, Phelipe de Sousa Morães e Lídio Gabriel Sanabria. Terminou a competição com 03 pontos e de forma invicta.

A bonita Maria Elvira Hernandes assim como Lídio Sanabria, já despontam como fortes apreciadores da Arte de Caíssa. O potencial de ambos é visível e, se forem bem lapidados poderão, futuramente surgir com grandes promessas.  Maria Elvira também conseguiu três vitórias. Seus adversários foram: Eduardo Bittecourt da Costa, John Wesley Ribeiro e Alanys Sanabria Loyolla. Caso fosse realizada a 4ª rodada teriamos uma bonita disputa. No entanto, Parabéns para os dois bons atletas.

Juliana Mattei de Araújo teve um bom desempenho e conseguiu, também, concluir as três partidas invicta, no entanto, obteve um empate com Alanys Sanabria e conseguiu êxito diante de dos seguintes oponentes: Antônio de Pádua R. Neto e Eduardo Bittecourt da Costa.

Vejam as tabelas que mostram a lista de participantes, todas as rodadas e classificação individual e por equipe:

 
 
 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

GINCANA DO FUTURO EDUCACIONAL TERÁ COMPETIÇÃO DE XADREZ


A Gincana Cultural do Grupo Futuro Educacional acontecerá no dia 26 de outubro (6ª feira) nas instalações da AABB - Associação Atlética Banco do Brasil, localizado na BR 222 e o evento promete muita alegria, diversão e disputas culturais.

O Xadrez inserido nas atividades extracurriculares da Escola Futuro Educacional, que já rendeu troféus e medalhas aos seus primeiros atletas, participará com as disputas por equipes. O Clube de Xadrez Marabá foi convidado e vai comparecer para organizar mais este certame.


A Gincana Cultural promete muitas atrações e vamos comparecer com uma novidade, uma surpresa. A programação inicia-se a partir das 08:00 horas da manhã.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

HOMENAGEADOS DO CLUBE DE XADREZ 2012


A Cerimônia de Premiação que vai acontecer neste 25 de outubro (5ª feira), no Auditório da Escola José Mendonça Virgolino, servirá para homenagear os vencedores dos Campeonatos Marabaense de 2012 nas categorias Sub12, 14, 16 e 18 anos, Absoluto e Torneio Aberto Cidade de Marabá. Toda a sociedade marabaense está sendo convidada. Também teremos homenagens especiais à pessoas que reconhecidamente prestaram relevantes apoios ao Xadrez de Marabá, como é o caso da Professora Terezinha coordenadora do Departamento de Educação Físcica da Secretaria Municipal de Educação, do Professor Paulo Alencar da Escola Acy Barros e da Professora Eva Paixão do Colégio Disneylândia. Veja a relação completa:


Com muita expectativa aguardamos a presença de todos à este importante acontecimento social e esportivo.

domingo, 21 de outubro de 2012

CLUBE DE XADREZ MARABÁ O QUE COMEMORAR APÓS 23 ANOS

 
Algumas constatações importantes acerca da data 21 de outubro de 1989, data da fundação do Clube de Xadrez Marabá. A primeira constatação é de que o trabalho iniciado por Rubens Carlos Kossatz e Antônio Carlos Silva Almeida não foram em vão. As suas ideias ainda estão presentes e se caracterizam como uma importante ferramenta social de educação, esportividade e de ética. Aliás, o xadrez ao longo de sua história sempre teve como fundamento o respeito aos princípios morais e a ética.
 
Após 23 anos de existência de muitos serviços prestados à sociedade marabaense, temos uma segunda constatação, uma certeza, existe um grande respeito dos marabaenses e amantes do xadrez por este Clube de Xadrez, legalmente constituido e que presta um trabalho ético, aproximando-se cada vez mais dos valores, das virtudes e da promoção e ativação de capacidades humanas das mais sublimes, que vão desde a humildade, leitura de mundo para o desenvolvimento da inteligência.
 
 
Ao comemorarmos as Bodas de Palha (é essa a denominação) a terceira constatação, o crescimento e a importância do Clube de Xadrez para Marabá e municípios vizinhos. Quando o Clube foi criado, ainda não havia um grande número de praticantes na região, eram poucos e não havia uma entidade para incentivar a socialização e a difusão esportiva. O Clube de Xadrez foi o pioneiro na região. Hoje podemos ver o xadrez ser praticado em muitos municípios como Parauapebas, Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás, Curionópolis, Redenção, Ourilândia do Norte, Itupiranga, Abel Figueiredo, Rondon do Pará, Jacundá, Goianésia do Pará, Tucuruí, Tucumã e etc.
 
Uma outra constatação. A nossa existência está devidamente registrada no cenário municipal, estadual e nacional. Sem esquecer das competições municipais como os campeonatos marabaenses Sub-12, 14, 16, 18 anos, do Absoluto, da Taça Cidade de Marabá e de tantas outras competições. Também já tivemos a felicidade de promovermos, com apoio do Dr. Talisman Sênior ex-presidente da Federação Paraense de Xadrez (a extinta FPAX), diversos Campeonatos Paraenses como forma de promoção social e desportiva, uma dose de vitamina que fortalecia o xadrez regional. Da mesma forma, podemos demonstrar nossa grande satistação de termos realizado o Torneio Aberto de 2001 com 65 enxadristas de diferentes estados da Federação, com a presença de Marcos Asfora, Suzana Chang e etc. E do Campeonato Brasileiro (FENAJ) de 2002 com os Campeonatos Brasileiros Sub-16 anos Masculino e Feminino e Sub-18 anos Masculino e Feminino. E ainda, nossa preocupação com o Regional, na promoção da Copa Sudeste do Pará dos Torneios Intermunicipais Estudantis. Tudo isto revela a importância do xadrez e do nosso Clube.
 
Também podemos elencar outras razões importantes para comemorarmos esta data de 21 de outubro. A presença do xadrez em cerca de 40 escolas locais e, notadamente a perspectiva de aprovação da Lei Municipal do Xadrez nas Escolas, e ainda, a promessa do Prefeito Eleito João Salame de botar o xadrez em todas as escolas do município. Uma grande conquista e um enorme respeito por nosso trabalho. Vamos contribuir ainda mais com a Educação.
 
Por fim, vamos comemorar o Aniversário de 23 anos de existência do Clube de Xadrez Marabá no próximo dia 25 de outubro, dentro da programação da Cerimônia de Premiação "Os Campeões de 2012" no Auditório da Escola Municipal José Mendonça Virgolino. Neste momento, você que gosta de xadrez e você que está lendo este texto, considere-se convidado a participar deste momento de muita beleza e que promove o xadrez e o estudante marabaense. Os convites já estão sendo entregues.
 
Que Deus continue apoiando o nosso trabalho. Ele é realizado com muito Amor!
 
Nossa atual Diretoria: