sábado, 8 de setembro de 2012

COPA ITUPIRANGA DIVULGA OS CLASSIFICADOS


NANDIEL ENTREGA TROFÉU AO CAMPEÃO ANÉLIO S. DOS SANTOS

Dentro da série de competições inclusas na 3ª COPA SUDESTE DO PARÁ, temos as Copas Municipais e, por meio estas definem os seus representantes à Copa Sudeste. A segunda competição foi realizada no município de Itupiranga no dia 01 de setembro de 2012, vencida pelo enxadrista Anélio Silva Soares.


O VICE CAMPEÃO ALBERÍCIO S. CARVALHO

A COPA ITUPIRANGA DE XADREZ foi realizada pelo Clube de Xadrez de Itupiranga, pelo companheiro Nandiel Nascimento e apresentou o expressivo número de 25 participantes. Aliás, muitos foram os faltosos, pois, foram inscritos 56 participantes. Este número aponta o município de Itupiranga como a mais nova fronteira do xadrez paraense e, caminha para apresentar novos talentos. Esta é a afirmação do companheiro Nandiel que ficou muito satisfeito por descobrir entre os participantes alunos que já despontam com um nível de jogo mais evoluído em relação aos demais. Alguns garotos, por sua capacidade, serão selecionados e treinados para um xadrez de alto rendimento.


O TERCEIRO COLOCADO EDSON S. BARBOZA

Os dados técnicos da competição como a lista dos participantes, emparceiramentos, cross table e classificação final, não nos foram enviados. Mas, os três atletas representantes do município de Itupiranga aptos à participarem da 3ª COPA SUDESTE DO PARÁ são, respectivamente:

1º Anélio Silva dos Santos
2º Alberício da Silva Carvalho
3º Edson de Souza Barbosa.


PARTICIPANTES DA 1ª COPA ITUPIRANGA DE XADREZ


O garoto Anélio Silva dos Santos foi o Campeão da 1ª COPA ITUPIRANGA DE XADREZ, realizada no dia 1º de setembro. O Campeão é um conhecido do Clube de Xadrez Marabá e sempre participou dos Torneios da Escola Getúlio Vargas e sempre conseguia boas vitórias. O Clube organizou 04 torneios na Escola Getúlio Vargas e, sempre com um número expressivo de participantes.


O PROFESSOR NANDIEL INICIANDO OS TRABALHOS
DA 1ª COPA ITUPIRANGA DE XADREZ

Diante das informações do companheiro Nandiel Nascimento a Cidade de Itupirana sofrerá uma grande revolução social e educacional, será projetada com um bom resultado. E, diante dos números que o mesmo apresentou, será uma nova potência no xadrez. E, por enquanto não vamos divulgar os números deste importante e fundamental trabalho.


POR DO SOL LINDÍSSIMO, NO RIO TOCANTINS
EM ITUPIRANGA (PA)

De antemão, agradecemos o envio das imagens fotográficas da 1ª COPA ITUPIRANGA DE XADREZ e, parabenizamos imensamente por este trabalho em Itupiranga, cidade vizinha. Acredito que este programa tem tudo para ajudar em nossa luta, como compartilhamento de experiências e etc.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

ABERTO DE MARABÁ ACONTECE HOJE, NO JONATHAS ATHIAS

O XADREZ NO DESFILE DE 2011 EM MARABÁ
Não é fácil a promoção de um evento de xadrez, principalmente quando público alvo precisa ser comunicado, quando falta o hábito de procurar informações. Muitos esperam ser convidados para poderem participarem. De fato, a publicação do Calendário de Eventos não se configura como um convite, mas, serve para anunciar as competições e, para informar aos interessados. Quer saber se vai ter uma competição? Basta acessar o blog e acompanhar as postagens e, também há um link que direciona para o calendário. Pronto. Tá tudo lá.

Para quem organiza é trabalhoso mobilizar a cada evento. Considerando que temos outras atividades profissionais e mesmo as do Clube, nos toma muito tempo. Nossas programações precisam de providências que, muita das vezes, os enxadristas não se dão conta da trabalheira. E, às vezes, também acontece a acomodação de alguns que, diante de uma dor de cabeça, um resfriado ou tempo ruím, justificam suas ausências e, o organizador principal vai se cansando.





DESFILE DA ESCOLA SÃO FRANCISCO, DE MARABÁ EM 2011

Seguindo o nosso trabalho, cumprindo fielmente o proposto, vamos realizar o Torneio Aberto Cidade de Marabá, começando neste feriado de 07 de setembro (6ª feira) e transcorrendo pelo sábado, na Escola Jonathas Pontes Athias. Sabemos que se trata de uma data muito significativa e, razão para alguns não participarem. Para outros, é o motivo certo para participarem. O horário combinado será às 14h00, ou seja, bem após o Desfile da Indepência.

Esperamos um número satisfatório de participantes e que possamos ficar satisfeitos no final. O Aberto de Marabá será realizado no modo xadrez pensado com o tempo de 61 minutos. Então moçada,

Torneio Aberto Cidade de Marabá
Local: Escola Jonathas Pontes Athias, Folha 22
Horários: 14h00 do dia 07/09/2012 e 08h00 do dia 08/07/2012
Informações: Arnilson 8166-1616 / 9103-2572

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

CALENDÁRIO DE SETEMBRO DE 2012



ABERTO CIDADE DE MARABÁ

Continuamos com as nossas atividades esportivas do Calendário de 2012. As competições prosseguem com a realização no próximo dia 07 de setembro, a partir das 14h00 do Torneio Aberto Cidade de Marabá, evento realizado no modo clássico com o tempo de 61 minutos de duração, premiando os melhores atletas. O certame será promovido na Escola Jonathas Pontes Athias, na Nova Marabá.

Este é um torneio especial, de preferência dos jogadores mais técnicos e talentosos, que precisam de maior tempo para a procura do melhor lance. Temos vários jogadores clássicos que não podem perder a oportunidade de jogarem bem em uma competição do xadrez pensado.

O Torneio Aberto Cidade de Marabá está agendado para os dias 07 de setembro, começando a partir das 14h00 e com prosseguimento no dia 08 de setembro a partir das 08h00 da manhã.

Após a promoção de 27 certames esportivos, durante o ano de 2012, começa a pintar o cansaço. E, desejoso que este evento seja compensador para os organizadores, em número de participantes, esperamos maior presença da classe enxadrística. Vamos prestigiar nossas competições. Elas são promovidas para que haja participantes, muitos participantes.

 
2º TORNEIO ANTONIO CARLOS

Da mesma forma, seguindo a mesma metodologia do Aberto Cidade de Marabá, vamos realizar na Escola Jonathas Pontes Athias o torneio que homenageia o melhor enxadrista Marabaense de todos os tempos, que também foi pioneiro na fundação do Clube de Xadrez Marabá, o mestre Antonio Carlos Silva Almeida.

O 2º Torneio Antonio Carlos vai acontecer nos dias 22 de setembro a partir das 08h00 da manhã e com prosseguimento no dia 23 de setembro também às 08h00. Será um torneio clássico com o tempo de 61 minutos de reflexão.
O certame de 2011 contou com a presença dos expoentes Gabriel Farias, Pablo Salermo, Miguel Ângelo, Gustavo Martins, Carlos Jorge, Ricardo Vinícius dentre outros. O campeão foi Pablo Salermo e Miguel Ângelo foi o vice.


VEJA O CALENDÁRIO ABAIXO COM MAIS COMPETIÇÕES:
 
SETEMBRO 2012
DATAS
EVENTO
INICIO
LOCAL
07/09
08/09
ABERTO CIDADE DE MARABÁ 61”
14:00h
08:00h
JONATHAS ATHIAS
 
17/09
JOGOS DA CASTANHA
MIRIM – MASC/FEM E INFANTIL FEM
 
JOGOS DA CASTANHA
INFANTIL MASC E JUVENIL MASC E FEM
08:00h/14:00h
 
 
14:00h/18:00h
ACY BARROS
 
 
ACY BARROS
22/09
23/09
ANTONIO CARLOS 61”
08:00 h
08:00 h
JONATHAS ATHIAS
 
29/09
30/09
CAMPEONATO MARABAENSE ABSOLUTO
08:00 h
08:00 h
JONATHAS ATHIAS
 

VEJAM A LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA JONATHAS PONTES ATHIAS:

Mapa de Satélite: (clique para ampliar)



Mapa, como chegar:

CLUBE APRESENTA PROPOSTAS AO CANDIDATO JOÃO SALAME

PRESIDENTE DO CLUBE DE XADREZ APRESENTA PROPOSTAS
SOB O TEMA: A IMPORTÂNCIA DO XADREZ NAS ESCOLAS


O final de semana foi de muito trabalho, ao iniciar o dia tivemos um Encontro com o Dep. João Salame, candidato à Prefeitura de Marabá, evento realizado no Auditório do Hotel Itatocan situado na Rua Pedro Marinho esquina com Nagib Mutran. No período da tarde o nosso encontro com as mulheres com a proposta de iniciá-las no mundo de Caíssa. Rigorosamente no horário marcado, às 10h00 da manhã o Sr. João Salame chegou para a nossa reunião.
 

OS CONVIDADOS DO CLUBE, EM FORMA DE CÍRCULO,
INTERAGIRAM EM TORNO DO XADREZ NAS ESCOLAS

Com muita tranquilidade e serenidade o João ainda aguardou a chegada de alguns convidados do Clube de Xadrez Marabá. E, pensávamos que seria uma rápida reunião, de 30 minutos, no máximo uma hora. Mas, após a apresentação dos presentes e a leitura de um texto com sugestões de nosso Clube, o Deputado mostrou-se muito simpático à nossa causa. Também disse, que desejaria ter aprendido a jogar xadrez, embora, seja conhecedor das potencialidades do esporte, sobretudo para os valores humanos e em especial ao desenvolvimento mental.
 

AS PROPOSTAS DE JOÃO FORAM OUVIDAS ATENTAMENTE
PELO PÚBLICO FEMININO


Fizemos um pequeno questionário como forma de abrir o evento tendo como tema: A importância do Xadrez na Escola, como segue abaixo:

O candidato repete em seus discursos de campanha que implantará a Escola de Tempo Integral. E que essa Escola disporá de subsídios para que os alunos estejam preenchidos, em seus tempos inter-aulas de diversos esportes, atividades afins para que os resultados sejam satisfatórios no fim de cada ciclo no que referir-se ao aprendizado dos alunos.

Nós, membros do Clube de Xadrez Marabá, interessados que somos para que esse Projeto torne-se realidade, perguntamos:

1 – Qual ou quais as perspectivas reais de introdução da PRÁTICA DO XADREZ nesse cenário que se desenha?
 

TODOS PROCURAVAM OUVIR COM ATENÇÃO


2 – Qual a visão do candidato João Salame sobre a prática do Xadrez na Escola?

Os espaços físicos das Escolas em Marabá são sempre voltados para atendimento das Disciplinas ditas oficiais, sem que os gestores preocupem-se com outras Disciplinas que não menos importantes, mas que influenciam diretamente no processo de ensino-aprendizagem do aluno, como é o caso do Xadrez.
 

OS PRESENTES APRESENTARAM IMPORTANTES SUGESTÕES

3- A nossa pergunta é: Como será, caso seja de sua vontade, a inclusão da prática do Xadrez nas Escolas, se por si só, o Xadrez exige espaço específico para que produza seu esperado resultado?

Estas e outras perguntas foram respondidas de forma muito satisfatória para todos os presentes. Foi a primeira vez que o Clube de Xadrez teve uma reunião com um Candidato à Prefeito de Marabá para discutir propostas e programas de governo.
 

FOTO PANORÂMICA DA REUNIÃO, TENDO AO FUNDO
CARTAZ DO PROGRAMA XADREZ NAS ESCOLAS

Se imaginávamos que seria de rápida duração, a reunião prolongou-se por mais de 2 horas, demonstrando a interatividade de propostas e a disposição do Candidato com o tema.


JOÃO SALAME DEBATE PROPOSTAS, TENDO AO FUNDO O
CARTAZ  DO PROJETO XADREZ NA ESCOLA
 

Deveras ficamos muito agradecidos por conseguir este Encontro e poder dialogar em cima de propostas. Ademais, o Clube de Xadrez Marabá é apartidário, é uma organização não governamental autônoma que não pode comprometer-se com campanhas e com o voto de seus dirigentes e associados. Mas, a iniciativa caminha numa maior aproximação e no diálogo trabalhar as nossas propostas.

 
DIRIGENTES DO CLUBE DE XADREZ POSAM COM JOÃO SALAME

Observação: procuramos a Assessoria do Candidato Tião Miranda, também candidato à Prefeito de Marabá e, estamos aguardando o retorno. De antemão, sabemos, que no período eleitoral o trabalho dos candidatos é incessante e corrido, cheios de agendas, gravações e etc. Enfim, o espaço está aberto e o convite foi feito.

 

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

OFICINA DE XADREZ PROVOCOU O INTERESSE DAS MULHERES

MUITA SATISFAÇÃO E INTERESSE DAS PARTICIPANTES
 
Realizado nos dias 01 e 02 de setembro na Escola Acy Barros, a Oficina de Iniciação ao Xadrez foi prestigiado por 10 mulheres que tiveram a oportunidade de aprender em oito horas aulas as noções elementares do Maravilhoso Mundo de Caíssa.


NOSSA FELICIDADE PARA REPASSAR TODAS AS INFORMAÇÕES

Foi uma excelente idéia e que deve prosseguir, eram as palavras pronunciadas pelas participantes que gostaram de conhecer e agora pretendem se aprofundar e jogar em um melhor nível. Inicialmente a Oficina registrou 31 mulheres inscritas e, que, por várias razões, todas elas justificadas, foram respeitosamente acatadas as ausências, finalizando a turma com 10 participantes fiéis.



OUTRO GRUPO DE FUTURAS ENXADRISTAS

O Clube de Xadrez Marabá preparou um farto material de suporte, incluíndo livros e vídeos, exercícios, aulas práticas e contou com apoio da Corpo & Seda Moda Fashion representante dos produtos Hope Lingeries que doou vários brindes e da empresa Requinte Store Ltda que ofertou brinde especial de uma bijouterias lindíssima.

OS BRINDES FORAM UMA SURPRESA À PARTE, QUE ALEGRIA

Todas as participantes recebemos os produtos da Hope Lingeries (fit ness) que, aliás, tem a Juliana Paes (a atriz que interpreta a Gabriela, no seriado de mesmo nome, da Rede Globo) como garota propaganda.

O evento foi devidamente registrado pela reportagem da TV RBA de Marabá que entrevistou, além do presidente do Clube de Xadrez algumas das participantes. Esperamos que aumente o desejo de aprender das mulheres marabaenses, principalmente em função da necessidade que poderá surgir, em apoiar aos seus filhos que em breve estarão, também, aprendendo o xadrez nas escolas de Marabá.

MAIS UM BRINDE SURPRESA

Novo encontro será marcado para o mês de setembro visando maior aprimoramento técnico.



A FOTO DA JULIANA PAES (MODELO DA HOPE) 
FICOU POR ÚLTIMO, APENAS PARA NÃO
FICAR CONVENCIDA

Por fim, agradecemos a direção da Escola Acy Barros, em especial a Diretora Edna Maria Diniz Pimenta

domingo, 2 de setembro de 2012

VEM AÍ OS JOGOS ESTUDANTIS DA CASTANHA


 
Na semana que culminou com o Encontro com João Salame (candidato à prefeitura de Marabá) e a realização da 1ª Oficina de Iniciação para Mulheres, tiveram outros acontecimentos precedentes. Foi uma semana cansativa e tivemos que dar conta do recado. Fomos convocados para realizar o Congresso Técnico do Xadrez dos Jogos Estudantis da Castanha pela manhã e importante reunião na Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM).

 
O Congresso Técnico dos XXIX Jogos Estudantis da Castanha foi realizado na Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Cidade Nova, neste 30/08 (5ª feira) às 09h30 para professores e técnicos das escolas participantes. A sala estava repleta e foi grande o interesse dos mestres em conhecer melhor o regulamento do xadrez que é bem diferente das demais modalidades. Com as explicações e esclarecimentos prestados ficou tudo mais claro com relação as formas de disputas e os critérios de desempates. Os jogos de xadrez estão marcados para o dia 17 de setembro do corrente ano. Em breve maiores detalhes.

Todos os anos os professores discordavam e até questionavam o Departamento de Educação Física pois, nas modalidades coletivas havia um critério e no xadrez não se sabia o porque de usar outros critérios. A polêmica foi acalmada com o Congresso Técnico e apresentação do Regulamento Específico. Os professores concordaram com os critérios para desempatar equipes (escolas) com a mesma pontuação, prevalecendo a classificação do melhor jogador entres as equipes empatadas.

Ainda no transcurso do Congresso foram entregues ao Clube de Xadrez Marabá as Fichas de Inscrições que, até o momento sinalizam com a participação de 16 escolas e, talvez haja mais fichas na Secretaria de Educação pois, não temos ainda as fichas dos alunos das Escolas: Geraldo Veloso, Monte Castelo, Jonathas Athias, Acy Barros, Duque de Caxias, Augusto Morbach, Basílio Miguel, Êxito entre outras. O número de atletas, até o momento é de 53 participantes.

Nos Jogos Estudantis da Castanha temos este número expressivo com a promoção dos jogos nas categorias Infantil (Sub-12 anos), Mirim (Sub-14 anos) e Juvenil (Sub17 anos) nos naipes masculino e feminino. Sendo, portanto, uma das maiores competições estudantis de xadrez do estado do Pará. Sendo, portanto, realizadas as seguintes disputas:

Infantil: Masculino e Feminino
Mirim: Masculino e Feminino
Juvenil: Masculino e Feminino