quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ENCONTRO COM O CANDIDATO JOÃO SALAME

Está confirmado pelo candidato a Vice Prefeito Luiz Carlos Pies e pela Senhora Eva Abreu Assessora do Candidato João Salame por telefone, o Encontro no próximo dia 1º de setembro, um momento muito especial para um futuro mais promissor para as políticas públicas sociais e esportivas.
 
 
Conversamos com o Sr. Luíz Carlos e a Senhora Eva Abreu sobre esta reunião e, ficou agendada, confirmada. A Senhora Eva Abreu é a pessoa responsável pela agenda de encontros e reuniões e, conseguimos uma maior garantia sobre a programação.
 
 
Veja como chegar ao HOTEL ITATOCAN
 
 
Por considerar que é grande a movimentação em período eleitoral, por garantia enviamos e-mails e solicitamos a gentileza da confirmação via e-mail.  E, está demorando o retorno e com a confiança depositada na Sra. Eva e no Sr. Luiz Carlos estamos comunicando e convidando a comunidade enxadrística de Marabá.
 
 
O Clube de Xadrez Marabá tem a honrosa missão de convidar a comunidade enxadrística de Marabá, jogadores, associados, dirigentes e simpatizantes para este importante encontro com o Deputado João Salame (PPS)  concorrente ao Governo Municipal, que acontecerá no dia 01/09/2012 (sábado) a partir das 10:00 horas da manhã no Hotel ITATOCAN, situado na Rua Pedro Marinho esquina com a Av. Nagib Mutran.
 
 
 
 
 

Esta é a nossa oportunidade de conhecer o candidato, seu programa de governo e apresentar sugestões que visem à Educação e ao Xadrez. Aliás, temos 40 escolas com alguma atividade enxadristica que, ainda, não foi devidamente apoiada pelo sistema educacional, diretores e pais. Com o coração cheio de esperança convidamos à todos. Vamos exercer o nosso papel de cidadania e envolver-se nas questões importantes para a nossa cidade e para o nosso povo, sem esquecer da importância do xadrez. Você é nosso convidado especial.
 
 
Vamos exercer o nosso papel de Cidadão.
 
 
ENCONTRO COM O CANDIDATO JOÃO SALAME NETO
Data: 01/09/2012 (sábado) às 10:00 horas da manhã
Local: AUDITÓRIO DO HOTEL ITATOCAN
Rua Pedro Marinho Esq. com a Av. Nagib Mutan
Cidade Nova - Marabá - PA.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

ENCONTRO COM OS CANDIDATOS MAJORITÁRIOS



Na reunião de diretoria do dia 15 de agosto foi deliberado realização de encontros políticos com os candidatos majoritários à Prefeitura de Marabá Tião Miranda do PTB e João Salame do PPS.
 
Os contatos estão sendo mantidos com as assessorias dos candidatos e, tudo indica que teremos o primeiro encontro nos próximos dias com o candidato, faltando apenas o retorno oficial.
 
Também estamos conversando com nossos enxadristas, dirigentes e simpatizantes para termos uma forte presença em prestígio aos candidatos e em prol do Esporte e do Xadrez. Será uma excelente oportunidade para ouvirmos de perto as propostas dos candidatos e, também, apresentarmos nossas sugestões.
 
Ressaltamos que o Clube de Xadrez Marabá é uma entidade apartidária e portanto, de forma democrática, conforme decidido em reunião estaremos conversando com os dois principais candidatos ao executivo municipal sem, no entanto, a manifestação de compromisso com quem quer que seja. Mas, teremos a oportunidade de conhecer os programas e ter maior convicção na hora de escolher o melhor para a cidade de Marabá. 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

OFICINA DE INICIAÇÃO PARA MULHERES

Obra patrocinada pela VOLVO DO BRASIL
Uma intrigante metáfora com o jogo de xadrez, a mulher é comparada a
figura da Rainha. Quando ela sai do jogo, nenhuma outra peça tem valor.
A obra destaca que a Rainha é fundamental no "jogo corporativo",
inclusive para a sobrevivência do próprio Rei. 
O Clube de Xadrez procura oferecer oportunidades para todos, desde as categorias de base, como também, agora, para mulheres, com a realização da Oficina de Iniciação ao Xadrez. Trata-se de um instrumento que poderá contribuir significativamente na vida das pessoas que participarão desta oficina seja para a vida social, familiar e profissional. Considerando que temos cerca de 40 escolas com algum tipo de atividade com o xadrez e outras com um trabalho mais planejado, portanto, temos um publico considerável de estudantes e precisamos oferecer apoio para estes e, nada melhor que seja para as mães.

 
Ainda restam poucas vagas para nossa oficina e esperamos preenchê-las o mais rápido possível. Também é importante que a divulgação seja mais ampla, chegando ao público alvo, sejam professoras, empresárias e, enfim, todas as mulheres interessadas.

 
É importante destacar que trata-se de um Projeto Piloto e, sendo assim, não será cobrada nenhuma taxa de participação. Basta que a interessada faça sua inscrição, seja na Requinte Store, Corpo & Seda ou pelo telefone 8166-1616.

 
Além de muito conhecimento e informação para a vida, o Clube de Xadrez Marabá estará entregando certificado de participação, portanto, as mulheres não podem perder esta oportunidade.

 
Enfim, a Oficina será realizada na Escola Acy Barros na Cidade Nova e terá a segunte programação: no dia 01/09/2012 - às 14:00 e 02/09/2012 a partir das 08:00 horas.

MARABAENSE SUB18 ANOS, GUSTAVO QUADROS É O CAMPEÃO

GUSTAVO MARTINS QUADROS - UM GRANDE CAMPEÃO


Com a ausência de importantes enxadristas que fariam desta, uma competição de alto nível, para a categoria Sub18 anos, o Marabaense foi promovido, tal como programado. Aconteceu na tarde deste 25/08 (sábado), na Rua Afro Sampaio, 454 - Cidade Nova, com a presença dos bons e comprometidos enxadristas: Gustavo Martins Quadros e Ricardo Vinícius C. Sousa.

 
O GAROTO RICARDO VINÍCIUS É UMA GRANDE
PROMESSA DO XADREZ MARABAENSE
 
 
A Final do CAMPEONATO MARABAENSE SUB18 ANOS foi realizado em respeito aos presentes e definiu o CAMPEÃO DE 2012.
 
 
Foram disputadas duas partidas para decidir o campeão o resultado ficou assim:
 
 
JOGOS DISPUTADOS
No Name                           Result   Name                          
 1 Gustavo Martins Quadros,  (1)  1.5:.5   Ricardo Vinicius C. Sousa,  (2)
 
 
CAMPEÃO: Gustavo Martins Quadros
VICE-CAMPEÃO: Ricardo Vinícius C. Sousa
 
 
O resultado culmina com a consolidação, não apenas do interesse, como também, da força técnica do enxadrista GUSTAVO MARTINS QUADROS. Fosse ele aluno de Escola Pública de Marabá, com certeza, teríamos um forte jogador nas disputas dos Jogos Estudantis, considerando que não há competições por categorias de base em nosso estado.
 
 
Nossos parabéns aos nossos craques, verdadeiras estrelas que iluminam e enche de luz nessa grande esperança que temos, de termos apoio regular para nossos eventos. Que o próximo governante  municipal não nos castigue com a indiferença e a falta de apoio. O que temos feito ao longo de quase 23 anos é tornar os nossos jovens e, enfim, nossa cidade melhor.

domingo, 26 de agosto de 2012

XADREZ ESPETACULAR QUE LIBERTA

Ao assistir o Esporte Espetacular do dia 26/08 (domingo), resolvi acessar a página do programa na internet. Chamou-me a atenção o programa que sempre exibi esportes radicais e, muitos outros longe da realidade do Brasil e das nossas escolas. O que fiz foi postar um comentário sugerindo a mostragem de esportes mais acessíveis de serem praticados, pois, o MEGA RAMPA, por exemplo foi um show de imagens mas, muito longe da realidade das cidades brasileiras.
 
 
Após o "break" comercial fui surpreendido com a exibição de um vídeo sobre xadrez, mostrando o trabalho realizado em Cariacica, Vila Velha (ES), enfim, em várias Unidades Prisionais com o PROJETO XADREZ QUE LIBERTA, que ajuda a reintegrar detentos por meio do xadrez.  Pra quem perdeu o Esporte Espetacular de hoje e por isso não viu, segue a reportagem na íntegra.
 
 

 
 
 
Bem sabemos que o Xadrez tem o poder de MUDAR A VIDA DE UMA PESSOA e isto foi o que vi na matéria e, fiquei pensando no belíssimo e espetacular trabalho do Professor Charles de Moura Neto. Me chamou a atenção da camiseta do mestre, da Confederação Brasileira de Xadrez e, tratar-se de trabalho voluntário. Na verdade eu não consegui engolir foi isso. Ele representa a CBX e trabalha como voluntário? Faz um trabalho social de fundamental importância e é como voluntário? Este trabalho merece não apenas o reconhecimento do povo brasileiro, da UNICEF e do Governo do Estado do Espírito Santo e da Presidente DILMA ROUSSEFF. Um ex-detento (auxiliar de serviços gerais) retornou ao presídio para trabalhar como voluntário. Isso é que é AMOR AO BRASIL E AO XADREZ. Um exemplo!
 


 
Então, pelo meu raciocínio a entidade máxima do Xadrez Brasileiro poderá valorizar e buscar projetos que não sejam amadores, extraoficiais, certo? Nota 10 para o PROFESSOR CHARLES DE MOURA NETO e um ALERTA PARA A CBX, vamos trabalhar no sentido da promoção de POLÍTICAS PÚBLICAS QUE ENVOLVAM O XADREZ. Penso que a CBX tem condições de tomar atitudes neste sentido.
 
 
 
 
 
 
A saber, não se sabe do apoio do Governo, da Presidente DILMA ao xadrez brasileiro. O próprio presidente da CBX opina que: "libera-se uma fortuna para o golfe, esporte elitista, mas não apóiam o Xadrez, que é uma ferramenta formidável até mesmo para o alcance dos objetivos escolares do Governo, já que é a utilização pedagógica do Xadrez proporciona enorme ganho nas habilidades cognitivas dos estudantes". E, na sua cidade tem algum campo de Golfe? Alguma escola possui campo de golfe?
 
 
Os números apresentados no vídeo revelam que quase 3.500 detentos e 32 presídios tem acesso ao Xadrez no Espírito Santo e acaba de ganhar prêmio Internacional da Unicef. O trabalho realizado tem mostrado resultados muito positivos e que precisam se melhor analisados, pesquisados para, quem sabe, ser adotado em muitas outras Unidades Prisionais a custo muito reduzido.

MARABAENSE SUB12 ANOS, MAURO ARAÚJO O NOVO CAMPEÃO

O CAMPEÃO MAURO FRANCISCO DE ARAÚJO
DO COLÉGIO MONTE CASTELO
 
 
Fazer competições de xadrez para as categorias de base não é fácil. Estas competições ainda não são devidamente apoiadas pelos pais e dirigentes de escolas da cidade de Marabá. Isto é um fato que somente será vencido a custo de muitos anos de persistência. Pode parecer que não valeu as nossas rvisitas às escolas e a entrega de convites às escolas para afixasem em quadro de aviso e comunicassem aos seus atletas. Esta é uma missão que assumimos e estamos fazendo. Visitamos todas as escolas e sei que, para aqueles que compareceram aos nossos eventos deste final de semana, sem nenhuma dúvida, valeu a pena.
 
 
 
LÍDIO SANABRIA DA ESCOLA FUTURO EDUCACIONAL,
UM GAROTO DE MUITO POTENCIAL
 
 
O aluno do Colégio Monte Castelo Mauro Francisco de Araújo foi convidado pela organização para compor o número de participantes. Pela nossa experiência, sabíamos que alguns participantes não iriam comparecer. Mauro Araújo demonstrou muito interesse pela competição e mesmo tendo pouco tempo de prática do xadrez, já demonstra muito carinho pelo esporte. O seu adversário foi o garoto Lídio Gabriel Sanabria Loyolla Barroso aluno muito aplicado (apenas 09 anos de idade), organizado, inteligente e um futuro brilhante pela frente.
 
 
Os jogos da Fase Final do CAMPEONATO MARABAENSE SUB12 ANOS foi realizado neste 25 de agosto (sábado) a partir das 14:30 horas, na Rua Afro Sampaio, 454 na Cidade Nova com o tempo de 30 minutos de reflexão.
 
 
Em função da ausência de outros participantes, ficamos com 02 participantes e segue o resultado das partidas disputadas:
 
 
JOGOS DISPUTADOS
No Name                             Result   Name                       
1 Mauro Francisco de Araújo,  (1)  2.0:0.0  Lídio Gabriel Sanabria,  (2)
 
 
CAMPEÃO: Mauro Francisco de Araújo
VICE-CAMPEÃO: Lídio Gabriel Sanabria
 
 
Nossos agradecimentos aos participantes que tornaram possível a realização deste certame. Aos pais que compareceram e apoiaram seus filhos. Nossos parabéns aos garotos Mauro de Araújo e Lídio Sanabria, que tornaram-se: Campeão e Vice-Campeão MARABAENSE SUB 12 ANOS DE 2012. A premiação será entregue em ato solene.