quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ENCONTRO COM O CANDIDATO JOÃO SALAME

Está confirmado pelo candidato a Vice Prefeito Luiz Carlos Pies e pela Senhora Eva Abreu Assessora do Candidato João Salame por telefone, o Encontro no próximo dia 1º de setembro, um momento muito especial para um futuro mais promissor para as políticas públicas sociais e esportivas.
 
 
Conversamos com o Sr. Luíz Carlos e a Senhora Eva Abreu sobre esta reunião e, ficou agendada, confirmada. A Senhora Eva Abreu é a pessoa responsável pela agenda de encontros e reuniões e, conseguimos uma maior garantia sobre a programação.
 
 
Veja como chegar ao HOTEL ITATOCAN
 
 
Por considerar que é grande a movimentação em período eleitoral, por garantia enviamos e-mails e solicitamos a gentileza da confirmação via e-mail.  E, está demorando o retorno e com a confiança depositada na Sra. Eva e no Sr. Luiz Carlos estamos comunicando e convidando a comunidade enxadrística de Marabá.
 
 
O Clube de Xadrez Marabá tem a honrosa missão de convidar a comunidade enxadrística de Marabá, jogadores, associados, dirigentes e simpatizantes para este importante encontro com o Deputado João Salame (PPS)  concorrente ao Governo Municipal, que acontecerá no dia 01/09/2012 (sábado) a partir das 10:00 horas da manhã no Hotel ITATOCAN, situado na Rua Pedro Marinho esquina com a Av. Nagib Mutran.
 
 
 
 
 

Esta é a nossa oportunidade de conhecer o candidato, seu programa de governo e apresentar sugestões que visem à Educação e ao Xadrez. Aliás, temos 40 escolas com alguma atividade enxadristica que, ainda, não foi devidamente apoiada pelo sistema educacional, diretores e pais. Com o coração cheio de esperança convidamos à todos. Vamos exercer o nosso papel de cidadania e envolver-se nas questões importantes para a nossa cidade e para o nosso povo, sem esquecer da importância do xadrez. Você é nosso convidado especial.
 
 
Vamos exercer o nosso papel de Cidadão.
 
 
ENCONTRO COM O CANDIDATO JOÃO SALAME NETO
Data: 01/09/2012 (sábado) às 10:00 horas da manhã
Local: AUDITÓRIO DO HOTEL ITATOCAN
Rua Pedro Marinho Esq. com a Av. Nagib Mutan
Cidade Nova - Marabá - PA.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

ENCONTRO COM OS CANDIDATOS MAJORITÁRIOS



Na reunião de diretoria do dia 15 de agosto foi deliberado realização de encontros políticos com os candidatos majoritários à Prefeitura de Marabá Tião Miranda do PTB e João Salame do PPS.
 
Os contatos estão sendo mantidos com as assessorias dos candidatos e, tudo indica que teremos o primeiro encontro nos próximos dias com o candidato, faltando apenas o retorno oficial.
 
Também estamos conversando com nossos enxadristas, dirigentes e simpatizantes para termos uma forte presença em prestígio aos candidatos e em prol do Esporte e do Xadrez. Será uma excelente oportunidade para ouvirmos de perto as propostas dos candidatos e, também, apresentarmos nossas sugestões.
 
Ressaltamos que o Clube de Xadrez Marabá é uma entidade apartidária e portanto, de forma democrática, conforme decidido em reunião estaremos conversando com os dois principais candidatos ao executivo municipal sem, no entanto, a manifestação de compromisso com quem quer que seja. Mas, teremos a oportunidade de conhecer os programas e ter maior convicção na hora de escolher o melhor para a cidade de Marabá. 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

OFICINA DE INICIAÇÃO PARA MULHERES

Obra patrocinada pela VOLVO DO BRASIL
Uma intrigante metáfora com o jogo de xadrez, a mulher é comparada a
figura da Rainha. Quando ela sai do jogo, nenhuma outra peça tem valor.
A obra destaca que a Rainha é fundamental no "jogo corporativo",
inclusive para a sobrevivência do próprio Rei. 
O Clube de Xadrez procura oferecer oportunidades para todos, desde as categorias de base, como também, agora, para mulheres, com a realização da Oficina de Iniciação ao Xadrez. Trata-se de um instrumento que poderá contribuir significativamente na vida das pessoas que participarão desta oficina seja para a vida social, familiar e profissional. Considerando que temos cerca de 40 escolas com algum tipo de atividade com o xadrez e outras com um trabalho mais planejado, portanto, temos um publico considerável de estudantes e precisamos oferecer apoio para estes e, nada melhor que seja para as mães.

 
Ainda restam poucas vagas para nossa oficina e esperamos preenchê-las o mais rápido possível. Também é importante que a divulgação seja mais ampla, chegando ao público alvo, sejam professoras, empresárias e, enfim, todas as mulheres interessadas.

 
É importante destacar que trata-se de um Projeto Piloto e, sendo assim, não será cobrada nenhuma taxa de participação. Basta que a interessada faça sua inscrição, seja na Requinte Store, Corpo & Seda ou pelo telefone 8166-1616.

 
Além de muito conhecimento e informação para a vida, o Clube de Xadrez Marabá estará entregando certificado de participação, portanto, as mulheres não podem perder esta oportunidade.

 
Enfim, a Oficina será realizada na Escola Acy Barros na Cidade Nova e terá a segunte programação: no dia 01/09/2012 - às 14:00 e 02/09/2012 a partir das 08:00 horas.

MARABAENSE SUB18 ANOS, GUSTAVO QUADROS É O CAMPEÃO

GUSTAVO MARTINS QUADROS - UM GRANDE CAMPEÃO


Com a ausência de importantes enxadristas que fariam desta, uma competição de alto nível, para a categoria Sub18 anos, o Marabaense foi promovido, tal como programado. Aconteceu na tarde deste 25/08 (sábado), na Rua Afro Sampaio, 454 - Cidade Nova, com a presença dos bons e comprometidos enxadristas: Gustavo Martins Quadros e Ricardo Vinícius C. Sousa.

 
O GAROTO RICARDO VINÍCIUS É UMA GRANDE
PROMESSA DO XADREZ MARABAENSE
 
 
A Final do CAMPEONATO MARABAENSE SUB18 ANOS foi realizado em respeito aos presentes e definiu o CAMPEÃO DE 2012.
 
 
Foram disputadas duas partidas para decidir o campeão o resultado ficou assim:
 
 
JOGOS DISPUTADOS
No Name                           Result   Name                          
 1 Gustavo Martins Quadros,  (1)  1.5:.5   Ricardo Vinicius C. Sousa,  (2)
 
 
CAMPEÃO: Gustavo Martins Quadros
VICE-CAMPEÃO: Ricardo Vinícius C. Sousa
 
 
O resultado culmina com a consolidação, não apenas do interesse, como também, da força técnica do enxadrista GUSTAVO MARTINS QUADROS. Fosse ele aluno de Escola Pública de Marabá, com certeza, teríamos um forte jogador nas disputas dos Jogos Estudantis, considerando que não há competições por categorias de base em nosso estado.
 
 
Nossos parabéns aos nossos craques, verdadeiras estrelas que iluminam e enche de luz nessa grande esperança que temos, de termos apoio regular para nossos eventos. Que o próximo governante  municipal não nos castigue com a indiferença e a falta de apoio. O que temos feito ao longo de quase 23 anos é tornar os nossos jovens e, enfim, nossa cidade melhor.

domingo, 26 de agosto de 2012

XADREZ ESPETACULAR QUE LIBERTA

Ao assistir o Esporte Espetacular do dia 26/08 (domingo), resolvi acessar a página do programa na internet. Chamou-me a atenção o programa que sempre exibi esportes radicais e, muitos outros longe da realidade do Brasil e das nossas escolas. O que fiz foi postar um comentário sugerindo a mostragem de esportes mais acessíveis de serem praticados, pois, o MEGA RAMPA, por exemplo foi um show de imagens mas, muito longe da realidade das cidades brasileiras.
 
 
Após o "break" comercial fui surpreendido com a exibição de um vídeo sobre xadrez, mostrando o trabalho realizado em Cariacica, Vila Velha (ES), enfim, em várias Unidades Prisionais com o PROJETO XADREZ QUE LIBERTA, que ajuda a reintegrar detentos por meio do xadrez.  Pra quem perdeu o Esporte Espetacular de hoje e por isso não viu, segue a reportagem na íntegra.
 
 

 
 
 
Bem sabemos que o Xadrez tem o poder de MUDAR A VIDA DE UMA PESSOA e isto foi o que vi na matéria e, fiquei pensando no belíssimo e espetacular trabalho do Professor Charles de Moura Neto. Me chamou a atenção da camiseta do mestre, da Confederação Brasileira de Xadrez e, tratar-se de trabalho voluntário. Na verdade eu não consegui engolir foi isso. Ele representa a CBX e trabalha como voluntário? Faz um trabalho social de fundamental importância e é como voluntário? Este trabalho merece não apenas o reconhecimento do povo brasileiro, da UNICEF e do Governo do Estado do Espírito Santo e da Presidente DILMA ROUSSEFF. Um ex-detento (auxiliar de serviços gerais) retornou ao presídio para trabalhar como voluntário. Isso é que é AMOR AO BRASIL E AO XADREZ. Um exemplo!
 


 
Então, pelo meu raciocínio a entidade máxima do Xadrez Brasileiro poderá valorizar e buscar projetos que não sejam amadores, extraoficiais, certo? Nota 10 para o PROFESSOR CHARLES DE MOURA NETO e um ALERTA PARA A CBX, vamos trabalhar no sentido da promoção de POLÍTICAS PÚBLICAS QUE ENVOLVAM O XADREZ. Penso que a CBX tem condições de tomar atitudes neste sentido.
 
 
 
 
 
 
A saber, não se sabe do apoio do Governo, da Presidente DILMA ao xadrez brasileiro. O próprio presidente da CBX opina que: "libera-se uma fortuna para o golfe, esporte elitista, mas não apóiam o Xadrez, que é uma ferramenta formidável até mesmo para o alcance dos objetivos escolares do Governo, já que é a utilização pedagógica do Xadrez proporciona enorme ganho nas habilidades cognitivas dos estudantes". E, na sua cidade tem algum campo de Golfe? Alguma escola possui campo de golfe?
 
 
Os números apresentados no vídeo revelam que quase 3.500 detentos e 32 presídios tem acesso ao Xadrez no Espírito Santo e acaba de ganhar prêmio Internacional da Unicef. O trabalho realizado tem mostrado resultados muito positivos e que precisam se melhor analisados, pesquisados para, quem sabe, ser adotado em muitas outras Unidades Prisionais a custo muito reduzido.

MARABAENSE SUB12 ANOS, MAURO ARAÚJO O NOVO CAMPEÃO

O CAMPEÃO MAURO FRANCISCO DE ARAÚJO
DO COLÉGIO MONTE CASTELO
 
 
Fazer competições de xadrez para as categorias de base não é fácil. Estas competições ainda não são devidamente apoiadas pelos pais e dirigentes de escolas da cidade de Marabá. Isto é um fato que somente será vencido a custo de muitos anos de persistência. Pode parecer que não valeu as nossas rvisitas às escolas e a entrega de convites às escolas para afixasem em quadro de aviso e comunicassem aos seus atletas. Esta é uma missão que assumimos e estamos fazendo. Visitamos todas as escolas e sei que, para aqueles que compareceram aos nossos eventos deste final de semana, sem nenhuma dúvida, valeu a pena.
 
 
 
LÍDIO SANABRIA DA ESCOLA FUTURO EDUCACIONAL,
UM GAROTO DE MUITO POTENCIAL
 
 
O aluno do Colégio Monte Castelo Mauro Francisco de Araújo foi convidado pela organização para compor o número de participantes. Pela nossa experiência, sabíamos que alguns participantes não iriam comparecer. Mauro Araújo demonstrou muito interesse pela competição e mesmo tendo pouco tempo de prática do xadrez, já demonstra muito carinho pelo esporte. O seu adversário foi o garoto Lídio Gabriel Sanabria Loyolla Barroso aluno muito aplicado (apenas 09 anos de idade), organizado, inteligente e um futuro brilhante pela frente.
 
 
Os jogos da Fase Final do CAMPEONATO MARABAENSE SUB12 ANOS foi realizado neste 25 de agosto (sábado) a partir das 14:30 horas, na Rua Afro Sampaio, 454 na Cidade Nova com o tempo de 30 minutos de reflexão.
 
 
Em função da ausência de outros participantes, ficamos com 02 participantes e segue o resultado das partidas disputadas:
 
 
JOGOS DISPUTADOS
No Name                             Result   Name                       
1 Mauro Francisco de Araújo,  (1)  2.0:0.0  Lídio Gabriel Sanabria,  (2)
 
 
CAMPEÃO: Mauro Francisco de Araújo
VICE-CAMPEÃO: Lídio Gabriel Sanabria
 
 
Nossos agradecimentos aos participantes que tornaram possível a realização deste certame. Aos pais que compareceram e apoiaram seus filhos. Nossos parabéns aos garotos Mauro de Araújo e Lídio Sanabria, que tornaram-se: Campeão e Vice-Campeão MARABAENSE SUB 12 ANOS DE 2012. A premiação será entregue em ato solene.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

PRÓXIMOS EVENTOS AGOSTO/SETEMBRO

O trabalho não para. Nossa agenda está sendo cumprida com a realização das competições programadas. Dá muito trabalho fazer o trabalho que fazemos, fomentar as categorias de base, o segmento estudantil e o público adulto.

O nosso calendário prevê e vamos realizar e contribuir nestes certames:



Observações:
A 1ª Copa Itupiranga terá a competência do Clube de Xadrez de Itupiranga.
A 3ª Copa Parauapebas terá a competência do Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

FINAL DO MARABAENSE SUB-18 ANOS NOS DIAS 25 E 26 DE AGOSTO


Mais um Campeonato Marabaense decidirá o seu campeão, no próximo final de semana, nos dias 25 e 26 de agosto teremos a Fase Final da categoria Sub-18 anos. E o palco desta disputa será a Escola Acy Barros na Cidade Nova.

Participarão da Final apenas 06 enxadristas pré classificados em dois torneios diferentes. A metodologia adotada mostra uma possibilidade de crescimento técnico dos jogadores, uma vez que as disputas ocorrem pelo Sistema Round-Robin com o tempo de 61 minutos de reflexão. Há portanto, uma melhoria que favorece aos participantes.

Foram pré classificados na Primeira Seletiva que aconteceu no dia 15 de abril os seguintes enxadristas:

1   Gustavo Martins Quadros - Colégio Militar
2   Ricardo Vinicius Castro Sousa - Escola A Fazendinha
3   Gabriel Betanio Oliveira - Colégio Monte Castelo

Na Segunda Seletiva que aconteceu no dia 13 de maio foram classificados três novos atletas à disputa da Fase Final, foram:
1   Elisa Maria Almeida Ribeiro - Escola Acy Barros
2   Juliano de Castro Alves - Universidade Federal do Pará
3   Wemersom Luís N. dos Santos - Escoa Acy Barros


domingo, 19 de agosto de 2012

MARABAENSE SUB-16 ANOS, O CAMPEÃO É GUSTAVO QUADROS

O GAROTO GUSTAVO QUADROS É UM COLECIONADOR DE TÍTULOS
FOI O CAMPEÃO MARABAENSE SUB-16 ANOS


A Fase final do Campeonato Marabaense Sub-16 anos chegou ao seu final na manhã deste 19/08 (domingo) às 09h00 da manhã com a realização da última partida, na Avenida Afro Sampaio, 454 - Cidade Nova.


JÚLIO LOURENÇO SEMPRE COM BOAS PARTICIPAÇÕES


Antes programado para ser realizado nos dias 11 e 12 de agosto, teve problemas com a pouca participação, conforme postado neste blog. Algumas partidas foram reprogramadas visando a participação de todos os pré-selecionados, com 06 participantes.


RICARDO VINÍCIUS - JOGADOR FORTE E EM ASCENÇÃO

Todos os atletas foram contactados para a Fase Final, inclusive, com a entrega de um convite formal do Clube de Xadrez. Infelizmente não sabemos as justificativas para as ausências. Em reunião os enxadristas que prestigiaram a competição foi deliberado a exclusão dos faltosos e encerramento com apenas 04 atletas. Assim, foram eliminados da competição o enxadrista da Escola Artur Guerra Tiago Freitas e o da Escola Irmã Teodora o atleta Gustavo Lima de Macedo Dias.

Na tarde deste sábado (18/08) foram realizadas duas partidas e o encerramento se deu no domingo (19/08) com a última partida entre Júlio dos Santos e Gabriel.

Todos os jogos foram realizados com o tempo de 61 minutos pelo Sistema Round-Robin com o registro das partidas em súmulas apropriadas. Todos os atletas apresentaram excelente comportamento e elevado nível técnico de participações, como o garoto Gabriel Betânio de Oliveira que não fez nenhum ponto, mas, teve brilhante desempenho quando enfrentou Gustavo Quadros e Júlio Lourenço. Enfim, parabéns aos excelentes atletas da disputa da Final do Campeonato Marabaense Sub-16 anos.

Segue abaixo informações detalhadas da Fase Final do Marabaense Sub-16 anos:

Participantes:
No Name                        Sex  Born     
1. Ricardo Vinícius C Sousa,   male 13-07-1998
2. Gustavo Martins Quadros,    male 30-12-1999
3. Gabriel Betânio Oliveira,   male 26-04-1998
4. Júlio dos Santos Lourenço,  male 16-08-1997
Emparceiramentos:

1ª Rodada
Data No Name                            Result   Name                          
11/08 1 Ricardo Vinícius C Sousa,  (1)    0:1    Júlio dos Santos Lourenço,  (4)
18/08 2 Gustavo Martins Quadros,  (2)     1:0    Gabriel Betânio Oliveira,  (3)
2ª Rodada
Data No Name                             Result   Name                         
19/08 1 Júlio dos Santos Lourenço,  (4)    1:0    Gabriel Betânio Oliveira,  (3)
11/08 2 Ricardo Vinícius C Sousa,  (1)     0:1    Gustavo Martins Quadros,  (2)
3ª Rodada
Data No Name                            Result   Name                          
11/08 1 Gustavo Martins Quadros,  (2)     1:0    Júlio dos Santos Lourenço,  (4)
18/08 2 Gabriel Betânio Oliveira,  (3)    0:1    Ricardo Vinícius C Sousa,  (1)
Classificação Final
Place Name                        Score Berg. Wins
  1   Gustavo Martins Quadros,    3      3.00    3
  2   Júlio dos Santos Lourenço,  2      1.00    2
  3   Ricardo Vinícius C Sousa,   1      0.00    1
  4   Gabriel Betânio Oliveira,   0      0.00    0
Cross Table
No Name                        Feder Rtg 1 2 3 4
1  Gustavo Martins Quadros,              * W W W
2  Júlio dos Santos Lourenço,            L * W W
3  Ricardo Vinícius C Sousa,             L L * W
4  Gabriel Betânio Oliveira,             L L L *

PEDRO PAULO DE RONDON VENCE A JEMAB 2012 DE XADREZ

JEOVAN RODRIGUES (CA) VERSUS PEDRO PAULO (RP)


A Cidade de Marabá (PA) está sediando durante os dias 18 e 19 de agosto a JEMAB 2012 - Jornada Esportiva das AABBs, envolvendo os municípios das microrregiões Sul e Sudeste do Pará: Conceição do Araguaia, Jacundá, Marabá, Redenção, Rondon do Pará, Tucumã, Tucuruí e Xinguara. A Jornada envolverá atletas nas seguindes modalidades esportivas: Tênis de Mesa e de Quadra, Fubebol, Voleibol, Basquete e Xadrez.


A SIMPÁTICA DELEGAÇÃO DE RONDON DO PARÁ

Foi uma festa, uma verdadeira confraternização entre colegas de profissão, funcionários do Banco do Brasil e seus familiares. Foi muito bonita a cerimônia de abertura com as delegações devidamente identificadas e uniformizadas, sob a música de fundo e a execução do Hino Nacional Brasileiro sob a responsabilidade da Banda de Música do Cine Marrocos.


DELEGAÇÕES PERFILADAS PARA A EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL

A AABB preparou uma excelente recepção aos muitos bancários, farto café da manhã, alojamento e refeições. Foi bonito de ser as delegações e familiares, todos imbuídos em um congraçamento social e desportivo.


EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL PELA BANDA MUNICIPAL


O Clube de Xadrez Marabá foi convidado pelo Professor Leonardo para arbitrar a competição de xadrez. Aliás, foi uma surpresa para nós que contávamos que esta competição fosse realizada no mês de outubro. Surpresa à parte, fizemos o nosso papel de contribuir com este certame.



HASTEAMENTO DAS BANDEIRAS


Inicialmente a competição tinha o número de 05 atletas inscritos. Depois verifiquei que o enxadrista de Xinguara não iria participar do xadrez, estava inscrito no futebol. Pela regra o atleta tem que optar para participar de apenas uma modalidade. Depois a atleta de Conceição do Araguaia declarou que participaria do tênis de mesa.


SEGUNDA PARTIDA: RONDON VERSUS CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA

Por fim, a competição foi promovida com apenas dois atletas e a cidade de Marabá não foi representada. É duro acreditar que muitos jogadores de xadrez de Marabá perderam esta oportunidade. Com certeza o companheiro Artur devia estar ausente da cidade.


OUT-DOOR DO JEMAB 2012

Disputas de Xadrez (18/08/2012:

Conceição do Araguaia (Jeovan Rodrigues) 0 x 1 Rondon do Pará Pedro Paulo Ribeiro Souza
Rondon do Pará Pedro Paulo Ribeiro Souza 1 x 0 Conceição do Araguaia (Jeovan Rodrigues)

Resultado Final:
1º lugar Pedro Paulo Ribeiro Souza (Rondon do Pará) 2,0 pontos
2º lugar Jeovan Rodrigues Oliveira (Conceição do Araguaia)

Por fim, o atleta Pedro Paulo Ribeiro de Souza do município de Rondon do Pará, de forma meritória será o representante da microrregião Sul e Sudeste do Pará na Fase Estadual das JEMAB'S.

O Professor Leonardo (AABB) ficou me devendo uma camistea da competição, conforme me prometeu. Vou ficar aguardando.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

RELATÓRIO DA REUNIÃO COM DIRETORES E ASSOCIADOS




Foi muito proveitosa a reunião realizada com diretores, associados e simpatizantes do Clube de Xadrez Marabá, neste 15 de agosto na Rua Afro Sampaio, 454 - Cidade Nova. Foram discutidos: 1. Apreciação do Calendário do 2º semestre; 2. Apoios e Patrocínios; 3. Projeto Xadrez na Escola – Um lance de mestre; 4. Cerimônia de Premiação e, 5. Outros assuntos.




O primeiro ponto da pauta foi apresentado e discutido os detalhes do Calendário para o Segundo Semestre, sendo foi aprovado sem alterações.




O segundo ponto de pauta, foi a necessidade de patrocínio para a premiação dos eventos do calendário como os Campeonatos Marabaense Sub-12, 14, 16, 18, Absoluto, Absoluto Feminino, Intermunicipal Estudantil Sub-14 e Sub-16 anos, o Torneio Aberto Cidade de Marabá e o Torneio Antônio Carlos, totalizando, portanto 14 troféus e 24 medalhas personalizadas, também, premiação em espécie para os Torneios Aberto e Antônio Carlos, a confecção de 14 camisetas e o coffee-break da Cerimônia de Premiação. O Sr. José Carneiro assegurou que vai se empenhar para obter o patrocínio para o Campeonato Marabaense Absoluto. O Sr. Gabriel pediu para que enviasse e-mail detalhando estes valores para buscar patrocínio.

O terceiro assunto da pauta, o Projeto Xadrez na Escola - Um lance de mestre foi explanado sobre alguns detalhes técnicos, como aprovação de apenas R$ 30.000,00 (trinta mil reais), precisando de adequação de quantitativos. Foi apresentado o termo de cessão de 25 mesas e 50 cadeiras usadas, de madeira, doação da Secretaria de Educação para o referido projeto. Foi perguntado sobre o interesse dos presentes em atuar no presente trabalho, sendo como professor, monitor, coordenador e etc. E a resposta foi dada com o silêncio. Também, foi sugerido a execução do projeto nas instalações da Obra Kolping do Brasil, no bairro Belo Horizonte. E mais, a possibilidade de realizarmos um seminário do Projeto Um Lance de Mestre.

O quarto ponto da pauta foi rapidamente discutido sem que tenha ocorrido alguma sugestão ou crítica sobre a Cerimônia de Premiação conforme consta no Calendário Social. Entretanto, foi destacada a necessidade de se obter recursos para tal solenidade como por exemplo, para o Coffee-brake e etc.  

Por fim, os presentes aprovaram a sugestão de agendar reunião com os candidatos a prefeito de Marabá, João Salame, Tião Miranda e Maurino Magalhães para colocar em evidência a atuação do Clube de Xadrez Marabá e as respectivas necessidades para um trabalho social e esportivo mais amplo.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

CONVOCATÓRIA PARA REUNIÃO NO DIA 15 DE AGOSTO



Reunião
 
O Presidente do Clube de Xadrez Marabá no exercício de suas atribuições estatutárias convoca todos os integrantes do corpo diretivo e associados com a sua anuidade em dia, para juntos deliberarem sobre a seguinte pauta:

1)      Calendário do 2º Semestre de 2012;

2)      Apoio e Patrocínios ao Clube de Xadrez;

3)      Projeto na Escola – Um lance de mestre;

4)      Cerimônia de Premiação;

5)       Outros assuntos.

A reunião acontecerá na Rua Afro Sampaio nº 454 – Cidade Nova, no dia 15 de agosto de 2012 a partir das 17h00 com metade mais um dos sócios em dia e às 20h00 com qualquer número de associados presente.

Marabá- PA, 13 de agosto de 2012

Francisco Arnilson de Assis
Pres. do Clube de Xadrez Marabá

FINAL DO MARABAENSE SUB 16 ANOS TEVE INÍCIO

GUSTAVO MARTINS DESTAQUE DA RODADA


O final de semana dedicado ao dia dos Pais, viagem dos companheiros Gileno Rocha e Paulo Alencar para Belém e a minha chegada de Goiânia no dia 10/08 (6ª feira) foram alguns dos fatores que contribuiram para a baixa assiduidade do Marabaense Sub 12 anos e a Final do Marabaense Sub 16 anos.

JÚLIO DOS SANTOS LOURENÇO

Compareceram apenas os enxadristas Ricardo Vinícius C. Silva, Júlio dos Santos Lourenço e Gustavo Martins Quadros que, concordaram em aproveitar o momento para realizarem algumas partidas.

RICARDO VINÍCIUS

Veja abaixo a tabela com os resultados das partidas realizadas:

Participantes

No Name                        Sex  Born     
1. Gustavo Martins Quadros,    male 30-12-1999
2. Gabriel Betânio Oliveira,   male 26-04-1998
3. Ricardo Vinícius C Sousa,   male 13-07-1998
4. Júlio dos Santos Lourenço,  male 16-08-1997
5. Gustavo Lima Macedo Dias,   male 05-09-1997
6. Tiago Freitas da Silva,     male 20-10-1996

Rodadas/Resultados

1ª Rodada
No Name                            Result   Name                          
 1 Gustavo Martins Quadros,  (1)      :     Tiago Freitas da Silva,  (6)  
 2 Gabriel Betânio Oliveira,  (2)     :     Gustavo Lima Macedo Dias,  (5)
 3 Ricardo Vinícius C Sousa,  (3)    0:1    Júlio dos Santos Lourenço,  (4)

2ª Rodada
No Name                            Result   Name                          
 1 Tiago Freitas da Silva,  (6)       :     Júlio dos Santos Lourenço,  (4)
 2 Gustavo Lima Macedo Dias,  (5)     :     Ricardo Vinícius C Sousa,  (3)
 3 Gustavo Martins Quadros,  (1)      :     Gabriel Betânio Oliveira,  (2)

3ª Rodada
No Name                             Result   Name                         
 1 Gabriel Betânio Oliveira,  (2)      :     Tiago Freitas da Silva,  (6) 
 2 Ricardo Vinícius C Sousa,  (3)     0:1    Gustavo Martins Quadros,  (1)
 3 Júlio dos Santos Lourenço,  (4)     :     Gustavo Lima Macedo Dias,  (5)

4ª Rodada
No Name                            Result   Name                          
 1 Tiago Freitas da Silva,  (6)       :     Gustavo Lima Macedo Dias,  (5)
 2 Gustavo Martins Quadros,  (1)     1:0    Júlio dos Santos Lourenço,  (4)
 3 Gabriel Betânio Oliveira,  (2)     :     Ricardo Vinícius C Sousa,  (3)

5ª Rodada
No Name                             Result   Name                         
 1 Ricardo Vinícius C Sousa,  (3)      :     Tiago Freitas da Silva,  (6) 
 2 Júlio dos Santos Lourenço,  (4)     :     Gabriel Betânio Oliveira,  (2)
 3 Gustavo Lima Macedo Dias,  (5)      :     Gustavo Martins Quadros,  (1)

Em acordo com os presentes, neste 11 de agosto, ficou combinado a continuidade dos jogos nos dias 18 (14h00) e 19 de agosto (08h00) com a realização das partidas restantes, no mesmo local, ou seja, na Escola Acy Barros.

domingo, 12 de agosto de 2012

JACKELINE IASMIN BRILHA NOS SUPER JEP'S

O TÉCNICO GILENO ROCHA E A NOSSA RAINHA JACKELINE IASMIN
VICE CAMPEÃ DOS SUPER JEP'S CATEGORIA A FEMININO 2012
FOTO: http://www.facebook.com/#!/gilennorochadossantos.rocha

A marabaense Jackeline Iasmin S. Aguirre demonstrou muita capacidade em sua primeira participação nos Super JEP's, evento que representa a culminância dos Jogos Estudantis Paraense e foi a vice-campeã com apenas um ponto atrás da campeã Alana Cardoso Matos de Belém.


LAUZENIRO (FEXPA), JORGE PAULO (NEL), ISELENE LABRES, JACKELINE IASMIN,
GILENO ROCHA (CX MARABÁ) E CLÁUBER FIGUEREDO (FEXPA)
FOTO: http://www.facebook.com/#!/gilennorochadossantos.rocha

Os Super Jep's aconteceu na cidade de Belém nas dependências do Núcleo de Esportes e Lazer (NEL) com a participação de enxadristas de: Abaetetuba, Belém, Bragança, Marabá, Melgaço, Mocajuba e Salinópolis, sob a coordenação do NEL e organização da FEXPA durante os dias 09 e 11 de agosto.

A Jackeline Iasmin foi a primeira representante do município de Marabá na modalidade xadrez dos Super Jep's. Seu desempenho foi sensacional, por pouco não consegue o título máximo. A equipe da nossa atleta foi composta por seu técnico Gileno Rocha e a sua genitora Iselene Labres. Enfim, nossos sinceros parabéns a nossa Rainha Jackeline Iasmin S. Aguirre, ela sua sua brilhante atuação.


Participantes
Nº.NomeFEDEloNClube/Cidade
4
Adriele dos Santos TavaresBRA1817Salinópolis
6
Alana Cardoso MatosBRA1817Belém
2
Fiama Goes MauesBRA1800Abaetetuba
3
Jackeline Iasmin S. AguirBRA1800Marabá
5
Natália de Jesus Vieira SantosBRA1800Melgaço
7
Raely Waldimeire de OliveiraBRA1800Bragança
1
Suzane Lopes CostaBRA1800Mocajuba

Emparceiramentos/resultados

1. Ronda a 2012/08/09 às 09:00
Tab.Nº.RtgNomeResultadoNomeRtgNº.
121800
Fiama Goes Maues1 - 0Raely Waldimeire de Oliveira
18007
231800
Jackeline Iasmin S. Aguir0 - 1Alana Cardoso Matos
18176
341817
Adriele dos Santos Tavares1 - 0Natália de Jesus Vieira Santos
18005
411800
Suzane Lopes Costa0spielfrei
0-1

2. Ronda a 2012/08/09 às 11:00
Tab.Nº.RtgNomeResultadoNomeRtgNº.
161817
Alana Cardoso Matos1 - 0Adriele dos Santos Tavares
18174
271800
Raely Waldimeire de Oliveira0 - 1Jackeline Iasmin S. Aguir
18003
311800
Suzane Lopes Costa0 - 1Fiama Goes Maues
18002
451800
Natália de Jesus Vieira Santos0spielfrei
0-1

3. Ronda a 2012/08/09 às 14:00
Tab.Nº.RtgNomeResultadoNomeRtgNº.
131800
Jackeline Iasmin S. Aguir1 - 0Suzane Lopes Costa
18001
241817
Adriele dos Santos Tavares1 - 0Raely Waldimeire de Oliveira
18007
351800
Natália de Jesus Vieira Santos0 - 1Alana Cardoso Matos
18176
421800
Fiama Goes Maues0spielfrei
0-1

4. Ronda a 2012/08/10 às 09:00
Tab.Nº.RtgNomeResultadoNomeRtgNº.
171800
Raely Waldimeire de Oliveira1 - 0Natália de Jesus Vieira Santos
18005
211800
Suzane Lopes Costa0 - 1Adriele dos Santos Tavares
18174
321800
Fiama Goes Maues0 - 1Jackeline Iasmin S. Aguir
18003
461817
Alana Cardoso Matos0spielfrei
0-1

5. Ronda a 2012/08/10 às 11:00
Tab.Nº.RtgNomeResultadoNomeRtgNº.
141817
Adriele dos Santos Tavares0 - 1Fiama Goes Maues
18002
251800
Natália de Jesus Vieira Santos1 - 0Suzane Lopes Costa
18001
361817
Alana Cardoso Matos1 - 0Raely Waldimeire de Oliveira
18007
431800
Jackeline Iasmin S. Aguir0spielfrei
0-1

6. Ronda a 2012/08/10 às 14:00
Tab.Nº.RtgNomeResultadoNomeRtgNº.
111800
Suzane Lopes Costa0 - 1Alana Cardoso Matos
18176
221800
Fiama Goes Maues1 - 0Natália de Jesus Vieira Santos
18005
331800
Jackeline Iasmin S. Aguir1 - 0Adriele dos Santos Tavares
18174
471800
Raely Waldimeire de Oliveira0spielfrei
0-1

7. Ronda a 2012/08/11 às 09:00
Tab.Nº.RtgNomeResultadoNomeRtgNº.
151800
Natália de Jesus Vieira Santos0 - 1Jackeline Iasmin S. Aguir
18003
261817
Alana Cardoso Matos1 - 0Fiama Goes Maues
18002
371800
Raely Waldimeire de Oliveira1 - 0Suzane Lopes Costa
18001
441817
Adriele dos Santos Tavares0spielfrei
0-1

Classificação final após 7 rondas

Rk.NomeFEDEloNClube/CidadePts.Des 1 Des 2 Des 3 Des 4 Des 5
1
Alana Cardoso MatosBRA1817Belém6.00.0610.0033.0
2
Jackeline Iasmin S. AguirBRA1800Marabá5.00.056.0032.0
3
Fiama Goes MauesBRA1800Abaetetuba4.00.043.0031.0
4
Adriele dos Santos TavaresBRA1817Salinópolis3.00.031.0030.0
5
Raely Waldimeire de OliveiraBRA1800Bragança2.00.020.0030.0
6
Natália de Jesus Vieira SantosBRA1800Melgaço1.00.010.0030.0
7
Suzane Lopes CostaBRA1800Mocajuba0.00.000.0030.0


Tabela cruzada final após 7 rondas

Rk.NomeFED1234567Pts.Des 1 Des 2 Des 3 Des 4 Des 5
1
Alana Cardoso MatosBRA*1111116.00.0610.0033.0
2
Jackeline Iasmin S. AguirBRA0*111115.00.056.0032.0
3
Fiama Goes MauesBRA00*11114.00.043.0031.0
4
Adriele dos Santos TavaresBRA000*1113.00.031.0030.0
5
Raely Waldimeire de OliveiraBRA0000*112.00.020.0030.0
6
Natália de Jesus Vieira SantosBRA00000*11.00.010.0030.0
7
Suzane Lopes CostaBRA000000*0.00.000.0030.0


Retificação

Em conversa com o Professor Gileno Rocha, tive novos informações sobre o resultado final da competição. A novidade deste Super JEP's foi a inserção no cômputo geral dos resultados da competição de blitz. Assim, na definição da classificação geral o resultado final precisa ser retificado. A atleta marabaense que ficou em 2º lugar no xadrez pensado, com a pontuação do blitz ficou, finalmente, em 3º lugar e recebeu medalha de bronze.

O Professor Gileno assegurou que a competição foi muito bem dirigida pelos Organizadores (FEXPA) e pelo Coordenador do Núcleo de Esportes e Lazer (NEL) da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC). Parabéns à todos e em especial ao Professor Jorge Paulo que, segundo o Gileno foi uma pessoa extremamente tranquila e capacitada para a função que exerce.

FONTE DOS RESULTADOS:
http://chess-results.com/tnr78083.aspx?lan=10
http://xadrezbrasileiro.com/index.asp?pag=2



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

SELETIVA MARABAENSE SUB 12 NO SÁBADO (11/08/12)



O PSV Eindhovern decidiu não alterar nada em sua camisa titular. Mas a reserva sofreu grandes alterações. Ela lembra muito a reserva do Chelsea, azul e preta com detalhes xadrez. A Nike é a fornecedora do material esportivo do clube holandês.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

O MARAVILHOSO XADREZ DE ANÁPOLIS - GO

MÁRCIO ABREU (AAX), LEONARDO FROES (CAMPEÃO)
E RENATO GENOVESI

No domingo foram realizadas as duas últimas rodadas do Campeonato Aberto do Interior de 2012. O certame havia iniciado no dia 03 e encerrado no dia 05 de agosto, na sede da Associação Anapolina de Xadrez - Centro.



Ao todo participaram 26 enxadristas disputando uma premiação total de R$ 1.000,00 (hum mil reais) em 06 rodadas pelo sistema suíço, sob a batuta dos árbitros AI Renato Gino Genovesi Diretor do certame e Igor Lutz como árbitro principal. Os dois trabalharam em perfeita sintonia, o primeiro um verdadeiro gentle-man, um diplomata.


O jovem Igor Lutz (AI) é presidente em exercício da Federação de Xadrez do Estado de Goiás e Diretor da Confederação Brasileira de Xadrez - Região Centro-Oeste demonstrou muita organização é técnica.

Segue abaixo resultado obtido da FEXEG:

Final Ranking after 6 Rounds

Rk.NameFEDRtgIRtgNClub/CityPts.TB1 TB2 TB3 TB4 nwwew-weKrtg+/-
1
Froes Leonardo SanchesBRA19372026GO4.50.021.018.015.2553.52.321.181517.7
2
De Oliveira Aquiles MachadoBRA20612100GO4.50.020.018.514.7564.54.010.49157.3
3
Silva Gustavo Queiroz Dos SantBRA19031997GO4.50.019.517.513.2542.51.690.811512.1
4
Juliani SidneiBRA18221948GO4.50.018.516.513.0042.51.361.141517.1
5
Rezende Guilherme VilelaBRA20492079GO4.50.017.516.011.7553.53.460.04150.6
6
De Paula Rafael FigueiredoBRA20792183GO4.00.023.521.014.75643.870.13152.0
7
Mariano Marceley MartinsBRA20952111GO4.00.019.517.011.75533.26-0.2615-3.9
8
Franca Junior JairoBRA19291939GO4.00.018.016.510.25532.680.32309.6
9
CMWilhelms Diego LimaBRA21552206GO3.50.025.521.515.0063.54.27-0.7715-11.6
10
Arruda Filho Ivo Pereira DeBRA19001910GO3.50.016.514.58.50422.65-0.6515-9.8
11
Reis Andre Luiz CavalcanteBRA19111921GO3.00.024.022.010.75521.950.05301.5
12
Boucher Daniel RicardoBRA01707GO3.00.020.018.07.0052
13
De Paula Luciano AlvesBRA18141943GO3.00.019.017.56.00411.62-0.6215-9.3
14
De Melo Raissa VieiraBRA14441838GO3.00.015.014.54.7530.50.260.24307.2
15
Franca JairoBRA01795GO3.00.015.013.55.5063
16
Santos Abel Cardoso dosBRA00GO3.00.014.013.55.0030
17
Silva Alexandre Mota DaBRA18231897GO2.50.020.518.07.50310.960.04150.6
18
Campos Otavio MoraesBRA18121843GO2.50.020.518.07.0051.52.18-0.6830-20.4
19
Santos Luciano Da SilvaBRA19331939GO2.50.016.514.55.50200.95-0.9515-14.3
20
Bocca Edson RicardoBRA15941669GO2.00.016.516.02.00300.42-0.4230-12.6
21
De Oliveira Fernando MarquesBRA01810GO2.00.014.514.02.0031
22
Silva Rafael Henrique GomesBRA01800GO1.50.016.515.03.5030.5
23
Pereira Andre FariaBRA01810GO1.01.016.015.50.5030
24
Di Simoni Rafaela MouraBRA01641GO1.00.012.011.00.5020
25
Ramos Wagner AntonioBRA01780GO0.50.015.514.01.7530.5
26
Santos Olavo Luis DosBRA16791804GO0.00.014.013.00.00100.09-0.0930-2.7


SEDE DA ASSOCIAÇÃO ANAPOLINA DE XADREZ (1º ANDAR)

Foi importante conhecer nossos irmãos de xadrez, ver a estrutura da Associação Anapolina de Xadrez, o diretor Márcio, os AI e Enxadristas, bem como, André Reis autor do Manual Xadrez - Estratégias de Guerra.

OBRA DE ARTE PRESENTE NA SEDE DA AAX

Agora, um breve relato sobre a Cidade de Anápolis:

O Município de Anápolis vai sediar entre os dias 12 e 18 de agosto o Campeonato Brasileiro de Basquete Sub-15 Masculino. O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB)/Federação Goiana de Basquete (FGB). A abertura oficial acontece na próxima quinta-feira, 12, às 19 horas, no Ginásio Internacional Newton de Faria.
PRAÇA COM UM AVIÃO MILITAR

A cidade de Anápolis está localizada a 53 quilômetros da capital, Goiânia, através de pista duplicada da BR-153. É o terceiro maior município em população do estado de Goiás, o segundo maior em arrecadação de impostos e a segunda maior cidade do estado de Goiás, compondo a região mais desenvolvida do Centro-Oeste brasileiro, o eixo Goiânia-Anápolis-Brasília. Segundo o Censo do IBGE para 2010, sua população é de 334.613 habitantes.


INSTALAÇÕES DA HYUNDAY - ANÁPOLIS
É uma bela e limpíssima cidade e sedia importantes instalações como: Base Aérea, Indústrias Farmacéuticas como a Teuto, Cifarma, a Hyunday entre outras.