sábado, 28 de julho de 2012

MICHEL TELÓ RECUPERA RELÓGIO ROLEX DE 30 MIL REAIS



Assunto do momento na ciade de Marabá. Um fato altamente desagradável para todos. O cantor sertanejo Michel Teló fez uma apresentação  nesta terça-feira (24) na cidade de Rondon do Pará, na ExpoRondon. A cidade de Marabá por ser de maior abrigou o artista em um hotel de luxo. Tudo estava indo muito bem, até que, o sertanejo esqueceu no hotel o seu precioso e estimado relógio de ouro, da marca rolex, no valor de apenas R$ 30.000,00 (trinta mil). Com uma grana dessa dava para promover o xadrez em muitas escolas da nossa cidade. Mas, não é esse o caso.

Quando estava de partida, ainda no aeroporto de Marabá o astro sertanejo se deu conta da falta do seu marcador de horas favorito. Após telefonar para o hotel, foi constatado o sumiço, ninguém sabe, ninguém viu.

Francisco Araújo Pereira, 25 anos
(foto de Josseli Carvalho, Jornal Correio do Tocantins
Ed. 2397 de 28/07/2012)

O rapaz deve conhecer a letra da música de Michel Teló: "Vou te levar (esperar) prá (na) minha humilde residência". Mas, a Polícia Civil entrou em ação e diligentemente iniciou as investigações que concluíram com a prisão do funcionário Francisco de Araújo Pereira, 25 anos, que foi autuado por furto e poderá sofrer uma pena de 02 a 08 anos de prisão.

O rapaz perdeu a oportunidade de ficar, talvez, famoso por um ato de honestidade. Mas, pelo contrário, ficou famoso por pratica delituosa. Nossos pais sempre nos ensinam a não se apoderar de objetos de terceiros. O "famoso" além de chamar a atenção por ser colocado dentro de uma viatura, sob os olhares de seus vizinhos, de ser manchete nos principais veículos de mídia, principalmente da internet, conseguiu perder o seu emprego e manchar o seu nome para sempre. Ele é casado e tem dois filhos e mora em uma área de invasão e trabalhavano hotel a um ano e oito meses. O rapaz informou à reportagem do Jornal O Correio do Tocantins que: "Nunca ouvi falar do preço desse relógio".

A repercussão deste episódio foi muito negativa para o Rapaz, para o Hotel, para a Cidade e para o Estado veja algumas publicações sobre o delito:

G1 - Rede Globo
Michel Teló tem relógio furtado em hotel de Marabá, PA;
http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/07/michel-telo-tem-relogio-roubado-em-hotel-de-maraba-pa.html

UOL
Rolex de R$ 30 mil de Michel Teló é furtado em hotel no Pará
http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2012/07/27/rolex-de-r-30-mil-de-michel-telo-e-furtado-em-hotel-no-para.jhtm

O FUXICO
Michel Teló é furtado em hotel no Pará
http://ofuxico.terra.com.br/noticias-sobre-famosos/michel-telo-e-furtado-em-hotel-no-para/2012/07/27-145037.html

Finalizando, O CRIME NÃO COMPENSA!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

MARABÁ POLO DE XADREZ, APRESENTA ESTATÍSTICA DE 2011



Considerando a importância de prestar contas de nossas ações, de nosso trabalho, de apresentar um quadro do que foi o ano de 2011, mostrando suas peculiaridades e a relevância do Clube de Xadrez Marabá para com esta cidade e outras circunvizinhas, apresentamos um Balanço Estatístico dos Participantes.

Consideramos que 2011 foi um ano de muito trabalho, significativo para os amantes do enxadrismo de todas as categorias, para Marabá e para o Estado do Pará. Como foi realizado, então deve ter sido fácil, mas, não foi. E, de fato o que foi promovido? Quem participou? Quantos participaram? Foram promovidas 32 competições e como maior apoio teríamos bem mais e mais organizadas.




Este brilhante ano envolveu o número expressivo de 289 participantes, apresentados no gráfico abaixo por Categorias, sendo: 84 na categoria Sub-14 anos; 66 no Sub-18; 59 no Sub 12 anos; 54 no Absoluto; 14 no Sub 16 anos; 06 no Sub 08 anos e 05 no Sub 10 anos.




Decididamente o xadrez tem maior preferência do gênero masculino, mas, cresce o número de estudantes praticantes, com 218 do gênero masculino e 71 do gênero feminino. Isto representa um desafio, vamos trabalhar para aumentar o público de atletas do gênero feminino, principalmente das categorias de base e, também, o público feminino:




Embora não fosse o ano da Copa Sudeste, que envolve municípios circunvizinhos recebemos a visita de enxadristas de outros municípios e também visitamos outros. Como município sede, tivemos a cidade de Marabá com 244 participantes, em seguida 17 do município de Itupiranga, 16 de Parauapebas, 06 de Castanhal; 04 de Santa Luzia (Maranhão) e 02 de Curionópolis. Veja no quadro abaixo o número de jogadores envolvidos nas competições:




Em relação ao quantitativo de enxadristas, segundo sua ligação ou não com entidades estudantis, conseguimos detectar as escolas nas quais o xadrez possui maior número de participantes. Isto pode representar um indicativo sobre o convite às escolas e o local para nossos eventos. Algumas escolas se sobressaem pela realização de jogos internos. Vejamos o quaro abaixo:

Um olhar mais criterioso nos mostrou as competições que registraram o maior números de participantes. O quadro apresenta como as maiores competições os Jogos Estudantis da Castanha e Jogos Estudantis Marabaenses eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (Departamento de Educação Física), devidamente organizadas pelo Clube de Xadrez Marabá. Veja no quadro:


Enfim, este trabalho é fruto de muita luta e muito apoio. Feito graças à contribuição de muitos. Nossos agradecimentos à todos que direta e indiretamente construíram este enorme sucesso. Fica uma certeza, podemos desafiar estes números, podemos fazer muito mais, mas, por enquanto, devemos comemorar bastante. Bem que poderia não ter acontecido nada, podia. Mas, fizemos a nossa parte. Quem ainda não deu a sua contribuição, não deixou a sua marca, pode vim. Precisamos de todo o tipo de ajuda. O ano de 2012 poderá ser bem melhor. Poderemos contribuir com a sociedade e vivermos em um município mais calmo, tranquilo, então, vamos trabalhar para dar maiores condições, todos fazendo um pouco. Boa sorte moçada.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

FINAL DO MARABAENSE SUB16 SERÁ NOS DIAS 11 E 12 DE AGOSTO


Será realizado nos dias 11 e 12 de agosto, na Escola Acy Barros na Cidade Nova, a Fase Final do CAMPEONATO MARABENSE SUB-16 ANOS para a definição do Campeão de 2012. Os jogos terão início a partir das 14 horas do dia 11 de agosto e encerramento a partir das 08:00 horas do dia 12 do mesmo mês.

O Campeonato Marabaense do Sub-16 anos contará com a participação de 06 atletas que foram selecionados em duas seletivas. Na Primeira Seletiva realizada no dia 15 de abril foram classificados os seguintes atletas:

Gustavo Quadros;
Gabriel Betânio (Colégio Monte Castelo);
Ricardo Vinícius Castro e Sousa (Escola A Fazendinha).

A Segunda Seletiva aconteceu no dia 13 de maio de 2012 e selecionou os seguintes atletas:

Júlio dos Santos Lourenço (Colégio Monte Castelo);
Gustavo Lima Macêdo (Escola Irmã Theodora);
Tiago Freitas da Silva (Escola Acy Barros).

Estes atletas participarão da Fase Final em disputa pelo Sistema Round-Robin com o tempo de 61 minutos de reflexão e anotação das partidas em súmulas padronizadas do Clube de Xadrez Marabá.

Esta é a primeira competição do ano realizada com esta metodologia de seleção (classficação) e disputa de final. Espera-se bom nível técnico dos atletas.

Em breve será entregue aos participantes convite-convocatória aos selecionados à disputa da Final. premiação será promovida em evento solene com a entrega de troféus e medalhas, conforme calendário oficial. Boa sorte.

domingo, 22 de julho de 2012

DONA VICENTINA, UMA CAMPEÃ AOS 97 ANOS

DONA VICENTINA UM EXEMPLO PARA O MUNDO DA
IMPORTÂNCIA DO XADREZ PARA O SER HUMANO


Ainda sobre o xadrez para idosos, temos um artigo que extrai da internet e vem de um município do interior de São Paulo. É muito bom saber de fatos tão interessantes, testemunhos da importância deste esporte para o ser humano.


UMA GRANDE PROVA DOS BENEFÍCIOS DO XADREZ PARA O IDOSO


Vamos ver um pouco sobre a cidade de Itanhaém. Possui 599,017 Km² tem 87.057 habitantes e fluxo de 450.000 pessoas. A temperatura média é de 27º e mínima de 15 e máxima de 39ºC. A economia local está distribuída em: 42,3% no setor de serviços; 22,5% no setor de comércio; 18,0% na administração pública e apenas 4,6% no setor agropecuário.



Hoje vocês vão conhecer uma grande campeã do xadrez. Ela já participou de mais de 15 competições e acumula cinco títulos regionais e quatro estaduais dos jogos da terceira idade. Estou falando de dona Vicentina da Silva Iglesias, uma senhora muito simpática e cheia de disposição, aos 97 anos de idade.



Dona Vicentina aprendeu a jogar xadrez com o marido aos 50 anos. O xadrez e a companhia do marido eram seus maiores prazeres. Quando ele morreu em 2002, ela perdeu a alegria de viver. Percebendo a tristeza em que ela se encontrava a secretária e "anjo da guarda" Valdinete da Silva, procurou ajudá-la. "Comecei a procurar atividades para ela. Conheci o Silvio, um professor de xadrez e marquei as aulas", conta Valdinete.



Com o professor Silvio Luís Guimarães de Melo, dona Vicentina aprendeu as técnicas do jogo. "Eu nunca vi uma pessoa com uma força de vontade tão grande", revela Silvio. No último sábado, Silvio inaugurou um centro de xadrez que leva o nome da atleta, o Clube de Xadrez de Itanhaém Vicentina Iglesias.


A jogadora também treina no Grupo Conviver Terceira Idade de Itanhaém, que frequenta desde 2007. Porém, é a única mulher a praticar o jogo. É por lá que ela representa o Município e vai às competições do JORI.



Na última etapa dos 15º Jogos Regionais do Idoso (JORI), realizada na cidade de Santana de Parnaíba, não teve para ninguém na competição de xadrez feminino, dona Vicentina venceu todas as rodadas, sem dar chance às adversárias.


As medalhas e troféus ficam expostos em sua casa. Dona Vicentina não tem segredo para vencer os adversários. Apenas pratica na mesa de xadrez de sua casa, onde tem um relógio que controla o tempo de jogo. Ela treina ao lado de Valdinete, que também leva seus filhos para aprender com a aposentada e sempre a acompanha nas competições.


Dona Vicentina é um exemplo de superação. É a prova concreta de que não há limites para quem ama o que faz. Foi uma honra estar na casa da Dona Vicentina e poder ve-la jogando comigo uma partida de xadrez.