sábado, 23 de junho de 2012

STÉFANY MAGALHÃES (PEBAS) VENCE O JEP'S B FEMININO

O PROF. ARAÚJO ENTREGA A MEDALHA DE OURO
PARA STÉFANY MAGALHÃES
O município de Parauapebas, com a vitória da estudante Stéfane Rodrigues Magalhães, aluna da Escola Estadual Eduardo Angelin, somou a terceira Medalha de Ouro dos Jogos Estudantis Paraenses de 2012 - Etapa de Marabá, na competição realizada na manhã de 22/06 (sexta-feira) na Escola Estadual Plínio Pinheiro.

PREVALECEU O BOM JOGO DAS GAROTAS. ESTE ERA O CRITÉRIO
(KARINE, STÉFANY E SARA IKEDA)
A competição foi muito bacana, em um clima de muita calma e amizade entre as participantes. Víamos rotineiramente o cumprimento de boa sorte e, também, de parabéns pela vitória. Isto é Fair-Play. Neste quesito já percebemos uma educação esportiva e um modo de comportamento advindo do xadrez.

UMA VITÓRIA INCONTESTÁVEL DE STÉFANY MAGALHÃES

A enxadrista Stéfany conseguiu o título de forma invicta, fazendo um ponto acima da enxadrista marabaense Sara Rivera Ikeda. A professora de Xadrez Stéfany foi festejada com muito carinho por todos os enxadristas de Parauapebas, pelos seus professores e por seu aluno Luiz Guilherme (vencedor do A masculino). A garota é de Ouro, uma grande e bela atleta.

SARA IKEDA APÓS RECEBER A MEDALHA DE PRATA, ENTREGUE
PELA PROFª LAURA (ÁRBITRA) E O PROF. MAURÍCIO. NOTEM QUE
TODOS ESTÃO SORRINDO. NOTARAM?

NOSSA HOMENAGEM PELO BOM DESEMPENHO. PARABÉN SARA

A enxadrista marabaense Sara Rivera Ikeda é aluna da Escola Estadual O Pequeno Príncipe e conseguiu o título de vice-campeã dos Jep's B. Somou três pontos em quatro possíveis. Foi uma boa experiência e a nossa atleta promete, tem um futuro promissor pela frente. Pelo visto, passou a gostar mais de xadrez. Parabéns Sara pela sua bela Medalha de Prata.

A CAMPE"A DO JEP'S A FEMININO JACKELINE IASMIN (MARABÁ)
ENTREGA A MEDALHA DE BRONZE PARA KARINE SILVA
HOUVE MUITO RESPEITO E SILËNCIO NO SALÃO DE JOGOS

A representante do município de Curionópolis Karine de Castro Silva é aluna da Escola Estadual Almir Gabriel. Obteve a mesma pontuação do 4º e do 5º lugar, todas com 1,0 ponto conquistado. Prevaleceu o desempate do programa Swiss Perfect e, observando cuidadosamente, percebemos que prevaleceu a filosofia do confronte direto, ou seja, a Karine venceu a Kaelle (4ª) e a Kaelle venceu a sua partida contra a Débora Rodrigues (5ª colocada). Então, foi merecida a Medalha de Bronze, continue melhorando garota e nossos parabéns.

PEÇAS, TABULEIROS E RELÓGIOS RECOLHIDOS. OS ATLETAS
VOLTARAM PARA SEUS MUNICÍPIOS. ATÉ O PRÓXIMO JEP´S


Segue abaixo os quadros do Swiss Perfect:

BRUCE KENNETH (VENCE) VENCE DE NOVO O JEP'S B MASC

BRUCE KENNETH, O GAROTO DE OURO DOS JEP'S 2011/2012

BRUCE RECEBE A MEDALHA DE OURO
DOS JEP'S MARABÁ 2012

Vencedor do JEP's de 2011 o enxadrista Bruce Kenneth dos Santos Araújo, do Sistema Pitágoras no município de Parauapebas, levou, novamente a Medalha de Ouro dos Jogos Estudantis Paraenses, realizado em Marabá na Categoria B masculino.


APÓS O BOA SORTE, COMEÇAM OS JOGOS DA CAT. A - MASC

O certame estudantil foi realizado neste 22/06 (6ª feira) na Escola Estadual Plínio Pinheiro pelo Sistema Round-Robin com o tempo de 21 minutos de reflexão e contou com a presença de enxadristas dos seguintes municípios: Marabá, Parauapebas, Goianésia, Ourilândia, Xinguara e Curionópolis.

OS EXPECTADORES ASSISTEM AS PARTIDAS DE SEUS ÍDOLOS

Bruce se apresentou muito bem e jogou com muita tranquilidade as suas cinco partidas. Foi superior e garantiu, além da Medalha de Ouro, mais uma, conquistou o direito de representar a Região Sudeste, o Município de Parauapebas e a sua Escola no Super JEP'S em Belém do Pará. É tudo de bom para todos nós. Parabéns e muito sucesso!

SANNY EMMANUELE (JACUNDÁ) ENTREGA A
MEDALHA DE PRATA À JULINHO, VICE CAMPEÃO

O vice campeão da competição foi o marabaense Júlio dos Santos Lourenço, aluno do Colégio Monte Castelo. Ele conseguiu três pontos (vitórias) e duas derrotas. Nosso atleta chegou em cima do horário da competição, vindo diretamente da escola aonde foi resolver um problema e, em seguida foi liberado. Mesmo sendo o vice, o garoto apresentou melhoras na comparação com a sua participação em 2011. Valeu Julinho, parabéns por mais uma Medalha de Prata à sua coleção.

HILDO VERISSIMO DE XINGUARA

MOMENTO EM QUE RECEBE A MEDALHA DE BRONZE

O enxadrista xinguarense Hildo Veríssimo Oliveira fez bonito em sua participação no Jep's - Marabá.
Conseguiu importantes vitórias sobre Leandro Marcos Ferreira (Goianésia), Wandercley Lima Santos (Ourilândia), Thiago Lopes de Souza (Curionópolis). No entanto, sofreu derrota para o campeão Bruce e para o vice Júlio dos Santos. Seu bom desempenho lhe garantiu a Medalha de Bronze.


VISITA DOS REPRESENTANTES DA SEDUC

Toda a competição no dia de hoje transcorreu dentro da normalidade. Aliás, recebemos a ilustre visita de Izaias e Rui Baeta da Seduc - Núcleo de Esportes e Lazer. Veio conferir o andamento da competição. Mas, o seu celular não parava de tocar e teve que acompanhar outras modalidades. Enquanto organizadores do xadrez ficamos lisonjeados com esta visita, principalmente, por conferir a nossa competição, nosso querido esporte.

Informações da competição:


O Clube de Xadrez Marabá agradece pelo apoio, contribuição, pelo sucesso construído por todos e parabeniza à todos os atletas, pais, professores e técnicos pela excelente organização. Nossos parabéns especiais ao vencedores, principalmente a nossa estrela maior o garoto Bruce de Parauapebas. Valeu garotada!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

JACKELINE IASMIN (MARABÁ) VENCE O JEP's A - FEM

O PROFESSOR LEONARDO ENTREGA A MEDALHA DE OURO PARA
JACKELINE IASMIN - ESCOLA ANÍSIO TEIXEIRA

A competição da Categoria A - feminino foi realizado pelo Sistema Round-Robin em turno e returno, ou seja, as atletas jogaram o primeiro turno com peças de determinada cor e, no returno, com as cores invertidas, com o tempo de 21 minutos de reflexão.

CAROLINA, IASMIN E LETÍCIA NOSSAS GRANDES ATLETAS

Os jogos tiveram início as 08 horas e 30 minutos e foi vencido pela enxadrista marabaense, Jackeline Iasmin S. Aguirre, aluna da Escola Anísio Teixeira e, também foi a campeã dos Jogos Estudantis Marabaenses, ganhando o direito de disputar o Jep's Regional em Marabá. O seu desempenho foi excelente. A sua mãe prestigiou todas as partidas da filha e ficou muito feliz com a vitória e a futura participação no Super JEP's. Com a vitória a enxadrista marabaense levou para casa a Medalha de Ouro do Jep's 2012. Parabéns Jackeline Iasmin, nossa querida Campeã.

O PROFESSOR RODRIGO LEAL E O CHARME DE
CAROLINA REIS MOREIRA (PARAUAPEBAS)

A segunda enxadrista mais forte da competição foi a garota Carolina Reis Moreira de Parauapebas. Ela foi muito prestigiada pelos professores Rodrigo Leal e Francisco da Silva Araújo atual vice presidente da Federação de Xadrez do Pará.

UM FORTE ABRAÇO PARA LETÍCIA, DE CURIONÓPOLIS

O município de Curionópolis contou com a participação da enxadrista Letícia Pimentel A. Cerqueira. Foi a estréia em uma competição regional e teve o apoio do seu professor Luiz Rogério.

NOSSOS AGRADECIMENTOS

O Clube de Xadrez Marabá aproveita para agradecer a todos que contribuiram com o sucesso deste primeiro dia de competições. Agradece a presença do Vice Presidente Francisco Araújo e de todos os técnicos, atletas e professores.

O quadro abaixo apresenta todos os resultados da Categoria A - Feminino:

LUIZ GUILHERME (PEBAS) VENCE O JEP's A MASC, RICARDO (MARABÁ) FICA EM 2º

A PROFESSORA STÉFANY ENTREGA MEDALHA DE OURO
PARA LUIZ GUILHERME (PARAUAPEBAS) SEU ALUNO

O Auditório da Escola Estadual Plínio Pinheiro, no município de Marabá está sediando as disputas de xadrez dos JOGOS ESTUDANTIS PARAENSES 2012 - Etapa de Marabá. No primeiro dia tivemos as disputas dos jogos da categoria A, masculino e feminino.

Os jogos tiveram início às 08:30 hs deste 21 de junho e já apontou o representante da Regional Sudeste do ano de 2012 à disputar o Super JEP's na capital do Estado. Coube ao garoto Luíz Guilherme Saraiva Silva, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eunice Moreira, de Parauapebas, a Medalha de Ouro como primieríssimo colocado da competição.

A competição foi realizada pelo Sistema Round-Robin, com 07 participantes e consequentemente 07 rodadas com o tempo de 21 minutos de reflexão, envolvendo atletas dos municípios de: Marabá, Parauapebas, Ourilândia, Jacundá, Xinguara, Goianésia e Jacundá.

LUIZ GUILHERME, O CAMPEÃO EM AÇÃO

O inteligente garoto Luiz Guilherme conseguiu vencer a todos os seus adversários até chegar a final com o representante de Marabá, o aluno Ricardo Vinícius C. de Sousa. Os dois chegaram empatados com a mesma pontuação até a 6ª rodada, com 05 pontos e fizeram a partida final.

NOSSOS HERÓIS DO XADREZ DA REGIÃO SUDESTE DO PARÁ
(RICARDO 3º, LUIZ GUILHERME 2º E MARIEL 3º LUGAR)

Levou a melhor o garoto de Parauapebas, treinado pela grande e bela enxadrista e professora Stefany Rodrigues Magalhães. Enfim, nossos parabéns ao nosso representante nos Super JEP's e estaremos na torcida para que consiga o título para nossa região.

O VICE-CAMPEÃO RICARDO VINÍCIUS E O PROFESSOR
LEONARDO, DA ESCOLA A FAZENDINHA

O representante de Marabá, aluno da Escola A Fazendinha Ricardo Vinícius Castro de Sousa vem numa crescente em seu desenvolvimento enxadrístico, vem crescendo muito e chegou bem na disputa final da competição  quando perdeu a partida para Luiz Guilherme, representante de Parauapebas. Sua carreira esportiva é promissora e acreditamos no seu potencial. Trata-se de um garoto que ainda vai dar muitas alegrias ao xadrez de Marabá. Por fim, Ricardo Vinícius fez bonito ao conseguir 05 vitórias em 06 possíveis. Está de parabéns, é o nosso Vice Campeão de Xadrez dos Jep's de Marabá. Recebeu a bela Medalha de Prata. Parabéns garoto, não desanima não.

A PROFESSORA ISELENE ENTREGA MEDALHA AO GAROTO
MARIEL VICTOR (3º COLOCADO)

O terceiro colocado da competição é o garoto Mariel Victor Messias Ribeiro, do município de Ourilândia do Norte, é aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Teresa de Jesus e fez bonito na competição ao conseguir 03 pontos em 06 possíveis, chegando no terceiro lugar e recebendo a bela Medalha de Bronze. Conversando com a sua mãe, a Senhora Geovana Ribeiro descobrimos que o Mariel é um garoto que aprendeu a jogar sozinho e treina sozinho. Ele gosta muito de xadrez e espera maior crescimento do xadrez nas escolas de sua cidade. Seria muito bom que este trabalho tivesse início por sua escola ou, com apoio da Prefeitura e de suas Secretarias. Uma coisa é certo, o garoto é bom e tem estrela. Valeu.

Um texto escrito desta forma, se aprofundando em detalhes vai longe. Vamos abreviar com as informações da competição. Na próxima postagem sobre a categoria A - feminino poderemos acrescentar outros detalhes.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

JOGOS DE XADREZ DOS JEP'S A COMEÇAM NO DIA 21 DE JUNHO


MEDALHAS DE XADREZ DOS 54º JOGOS ESTUDANTIS
PARAENSE ETAPA DE MARABÁ

A tarde foi bastante movimentada na Escola Estadual Plínio Pinheiro, com a realização do Congresso Técnico Geral e de Xadrez. O Congresso Técnico do Xadrez aconteceu a partir das 16h00 com a participação de técnicos, professores e até atletas.

CONGRESSO TÉCNICO DE XADREZ

No Congresso Técnico foi acertado o horário dos jogos, com início a partir das 08:00 horas da manhã, terá uma tolerância de 10 minutos. Quanto a documentação, para os atletas da Categoria "A", em função da falta de documentação de atletas de alguns municípios, ficou acertada a apresentação da Certidão de Nascimento original, todos possuem e um fotografia 3x4.

CONGRESSO TÉCNICO GERAL

Pelo quadro apresentado ficou evidente a realização das competições pelo Sistema Round-Robin com o tempo de 21 minutos nocaute.

Os jogos acontecerão no Auditório da Escola Estadual Plínio Pinheiro e os atletas deverão comparecer, como nos outros anos, devidamente uniformizados.

As medalhas aos vencedores dos Jogos Estudantis Paraenses - Regional Sudeste, já se encontram em poder dos organizadores. Assim, boa sorte à todos.

terça-feira, 19 de junho de 2012

54º JOGOS ESTUDANTIS PARAENSES - ETAPA MARABÁ - CONGRESSO TÉCNICO

Foto de Francisco Arnilson
As Etapas Regionais dos 54º JOGOS ESTUDANTIS PARAENSES já estão acontecendo em todas as regiões geográficas do Estado. A Fase Regional Sudeste tem a cidade de Marabá como sede, acontecerá no período de 19 a 22 de junho, os organizadores locais vamos recepcionar dignamente todos os representantes municipais.
Os Jogos Estudantis é uma promoção do Governo do Estado do Pará, através da Secretaria Especial de Promoção Social, Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Secretaria Adjunta de Ensino (SAEN), coordenados pelo Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) por meio da Senhora Ana Glória Guerreiro. Na Etapa de Marabá dos JEP's Regional Sudeste conta com o apoio da 4ª Unidade Regional de Ensino.
Os Jogos Estudantis Paraenses - JEP’s - Regionais tem por finalidade apontar os representantes regionais de cada modalidade, ou seja, o campão que disputará a Fase Estadual (Super JEP's), categoria A no período de 06 a 12 de de agosto de 2012 e a categoria B no período de 24 a 30 de setembro de 2012.
Os trabalhos oficiais já começaram, existe uma grande mobilização da Coordenação, Professores e Técnicos agilizando as últimas providências. A primeira atividade dos JEP's terá início nesta tarde, a partir das 14:00 horas com a realização do CONGRESSO TÉCNICO GERAL, na Escola Plínio Pinheiro.

O CONGRESSO TÉCNICO DO XADREZ terá início logo após o encerramento do Congresso Técnico Geral, no mesmo local, ou seja, no Auditório da Escola Plínio Pinheiro.

O Clube de Xadrez como entidade organizadora dos Jogos de Xadrez espera realizar um excelente trabalho, com muita transparência e visibilidade.

Como entidade esportiva, saudamos a todos os desportista, sejam todos bem vindos e sejam, também, colaboradores deste importante certame enxadrístico estudantil regional e que, no final, sejamos todos dígnos de mais respeitos e reconhecimento de toda a sociedade esportiva e estudantil.
Um forte abraço e Saudações Enxadrísticas.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

O JEP'S SERÁ COM APENAS UM ATLETA POR GÊNERO E CATEGORIA

O ENCANTAMENTO DO XADREZ (Foto de Francisco Arnilson de Assis)

O Regulamento Específico dos Jogos Estudantis Paraenses de 2012 determina a participação de, apenas um aluno em cada gênero. Estava tudo bem mas, foi noticiada a possibilidade de que fosse até 02 enxadristas. Tudo bem. No entanto, muitas pessoas nos ligaram para saber a informação oficial e, findo o final de semana, já temos a informação definitiva. Os jogos serão realizados com apenas um representante por categoria e gênero. Tal medida foi adotada em outras regionais e é assim que vai ser em Marabá.

Abaixo segue o regulamento oficial específico:

O USO DO CELULAR NAS COMPETIÇÕES DE XADREZ, É PROIBIDO
SEJA POR ENXARISTAS, SEJA POR EXPECTADORES


JOGOS ESTUDANTIS PARAENSES - JEP’s

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE XADREZ - CATEGORIAS “A” e “B”


FASES REGIONAIS e METROPOLITANA


1. A Competição de Xadrez das Fases Regionais e Metropolitana será realizada de acordo com as
Regras Oficiais da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), adotadas pela Confederação Brasileira
de Xadrez (CBX), salvo o estabelecido neste Regulamento Específico.

2. O estabelecimento de ensino poderá inscrever 1 (um) técnico para ambos os gêneros e 1 (um) aluno em cada gênero.

3. O aluno deverá comparecer ao local de competição 30’ (trinta) minutos antes do horário proposto
pela coordenação dos jogos, devidamente uniformizado. Para ter condição de participação, o aluno

deverá apresentar sua credencial à equipe de arbitragem antes de cada rodada.

4.

Contagem dos pontos:


4.1. Vitória: 1,0 (um) ponto.

4.2. Empate: 0,5 (meio) ponto.

4.3. Derrota: 0 (zero) ponto.

5. Permanece vigente a regra que determina “peça tocada é peça jogada”.

6. O jogador deve acionar o relógio com a mesma mão que moveu a peça.

6.1. É proibido acionar o relógio usando peça ou peão capturado.

6.2. É proibido manter a mão sobre o pino do relógio, bater com força, segurar ou derrubá-lo.

7. A seta é considerada caída quando o árbitro acusar ou for feita uma reclamação por parte de um dos jogadores envolvidos na partida.

8. Se as duas setas estiverem caídas e for impossível determinar qual delas caiu anteriormente,
considera-se que a partida terminou empatada.

9. De acordo com as determinações da FIDE, será terminantemente proibido fumar no recinto de jogo, usar telefone celular, mesmo sendo no silencioso, dickman e outros softwares ou qualquer outro
aparelho de comunicação, assim como os respectivos telespectadores do evento.

10. A competição será disputada pelo sistema suíço baseado em rating, com a utilização do programa Swiss Perfect para o emparceiramento.

11. Qualquer resultado de emparceiramento, fornecido pelo programa de xadrez Swiss Perfect, estará
correto, a não ser que o emparceiramento dado viole os critérios absolutos B1 e B2 do regulamento do Sistema Suíço Baseado em Rating.

12. O número de rodadas será de 5 (cinco) com 11 (onze) a 25 (vinte e cinco) participantes – 7 (sete)
acima de 26 (vinte e seis) participantes pelo suíço ou caso número de participantes seja até 10 (dez)
participantes pelo sistema round Robin presentes.

13. O ritmo de jogo será de 21 (vinte e um) minutos nocaute para cada jogador.


14. Os critérios de desempate serão os seguintes:

14.1.

Sistema Suíço:


a) Milésimos totais.

b) Milésimos medianos.

c) Sonneborn-Berger.

d) Progressivo.

e) Número de vitórias.

14.2.

Sistema Round Robin:


a) Pontos Totais.

b) Sonneborn-Berger.

c) Número de vitórias.

15. O Enxadrista que deixar de comparecer a 2 (duas) rodadas, seguidas ou alternadas, será
automaticamente eliminado da competição.

16. Os jogadores deverão se apresentar no salão de jogos com o material necessário para a competição:-

17. O jogador deverá estar sentado à mesa para o inicio de cada partida na hora do inicio da competição pelo relógio oficial da competição. A tolerância será de 10 (dez) minutos nas Fases Regionais e na Fase Metropolitana e 20 (vinte) minutos na Fase Estadual (Super JEP's), para um jogador atrasado após ele perderá o ponto. Segue a recomendação da Federação Internacional para estes casos.


(...) o regulamento prossegue com as regras para a Fase Estadual, os Super JEP's.

Maiores informações: (94) 8166-1616

NATAL SEDIARÁ AS OLIMPÍADAS ESCOLARES DE 2013

PRAIA DE GENIPABÚ, PASSEIO DE BUG PELAS DUNAS
O PARAÍSO EXISTE E VOCÊ TEM QUE APROVEITAR!

Estive recentemente nesta linda cidade. Fomos muito bem recebidos e bem tratados o tempo todo. Esta cidade dispôe de uma excelente estrutura hoteleira, para todos os bolsos, além de infinitas atrações naturais, culturais e etc. Dizem que a primeira impressão é a que fica. Após conhecer Natal, mais intensamente, possa dizer que ficaram muitas impressões positivas da Cidade e de seu povo acolhedor. O turísta já percebe que o povo se prepara a Copa do Mundo de 2014 e Natal se prepara em estrutura e infraestrura e muita atenção para com todos. Digo que a escolha foi muito acertada. Eita povo porreta de bom!

Apenas uma frustração na viagem, não consegui fazer contato com nenhuma pessoa da Federação ou de Clube de Xadrez local. De fato estava focado em um Encontro Nacional de Empresários, mas, mesmo assim tentei em vão conhecer as pessoas da Federação. De qualquer maneira, ficou a vontade de retornar à Terra de Câmara Cascudo.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Governo do Rio Grande do Norte assinaram, nesta terça-feira, dia 29/05, um convênio que oficializou Natal como a sede das Olimpíadas Escolares de 2013. A competição acontecerá em setembro e reunirá mais de cinco mil jovens atletas de 12 a 14 anos. Doze modalidades serão disputadas no torneio: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

"Este é um projeto de transformação, mas alguns resultados já estão acontecendo. Agora em Londres, nos próximos Jogos Olímpicos, já teremos atletas na delegação brasileira que passaram pelas Olimpíadas Escolares", afirmou Edgar Hubner, gerente geral de Juventude e Infraestrutura do COB e diretor geral das Olimpíadas Escolares.

A definição de Natal como sede da maior competição de esporte estudantil do país foi baseada em relatórios apresentados após visitas de inspeção, realizadas no primeiro semestre de 2011. "O evento vai mostrar Natal para todo o Brasil e, principalmente, estimular a nossa juventude na prática do esporte. Tenho certeza de que com um torneio dessa natureza nós vamos revelar muitos valores que vão representar o nosso estado em várias modalidades esportivas, dando muito orgulho a todo norte-rio-grandense", disse a governadora do estado, Rosalba Ciarlini.

O COB vai investir cerca de R$ 4,5 milhões na realização dos jogos em hospedagem, alimentação, passagem das delegações, uniformes, premiação, entre outros. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte será responsável pela realização da Cerimônia de Abertura, pela estrutura dos estabelecimentos esportivos, além do transporte dos atletas e das delegações e da segurança.

As Olimpíadas Escolares são realizadas sempre em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas. Em 2012, a de 12 a 14 anos vai acontecer em Poços de Caldas (MG) e contará com disputas em uma nova modalidade: lutas associadas. Já a etapa de 15 a 17 anos será realizada em Cuiabá (MT) e também terá uma nova modalidade em seu programa, o vôlei de praia.


fonte:http://www.olimpiadasescolares.com.br/noticias/noticia.asp?id=17998