sábado, 26 de maio de 2012

WALMIR COLLARES - NOSSO AGRADECIMENTO


Lembrar da fundação do Clube de Xadrez Marabá é voltar no tempo. Quando cheguei na entidade ela já possuía personalidade jurídica, tinha uma diretoria. Mesmo assim, fui acolhido com muito carinho e segui todos os passos da bela história que ainda hoje, continuamos a escrever.

O Presidente Rubens Carlos Kossatz me considerava um "sócio fundador" pois, estava integrado à equipe dentro de um prazo legal estipulado por ele, de 06 meses. Alías, o Clube foi registrado oficialmente em 08 de junho de 1990 e, no mês de março daquele ano por iniciativa minha, realizei  o primeiro torneio de xadrez da cidade de Marabá, foi o Torneio de Xadrez Clube da AERCA (VALE). A primeira competição oficial do Clube foi o I TORNEIO ABERTO DE MARABÁ na Loja Maçonica da Marabá Pioneira em julho de1991.

Destacadamente tinhamos apenas algumas pessoas atuantes naquela Diretoria, como o próprio Presidente o Senhor Rubens, o Antonio Carlos Silva Almeida e o Professor Walmir Collares. Portanto, o Clube deve muito aos senhores acima. Desde então, segui os meus passos dentro do Clube e não esqueço das vezes que precisou empurrar o carro do Antonio Carlos para resolver problemas de xadrez.

Na semana passada tive a oportunidade de encontrar o bom amigo, o Professor Walmir Collares. Um longo filme de realizações me veio na mente. Lembrei-me daqueles dias que brincávamos e jogávamos xadrez com um sorriso no rosto. Muito alegria transmitia as disputas com o Walmir e com o Sr. Rubens.

Com alegria registramos o encontro com o Professor Walmir Collares, foi na Folha 27 às proximidades do Shopping Verdes Mares. Homem forte, inteligente e simpático residindo atualmente em Araguaína no Estado do Tocantins.

Disse que o Clube de Xadrez ainda estava atuante. Isto foi uma surpresa para ele. Como? O Clube não acabou? Quem é o Presidente?

Finalizando a postagem fica a nossa grata homenagem a um homem de bem, pioneiro, sócio fundador do Clube de Xadrez Marabá. Por enquanto, Professor Walmir, nós vamos superando as dificuldades de uma jornada gloriosa. Deus está conosco, seguimos seus passos com fé, esperança e bondade no coração. A luta continua.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

4º JOGOS ESTUDANTIS DE MARABÁ


Tudo certo para a realização do 4º JOGOS ESTUDANTIS DE MARABÁ na modalidade de Xadrez. Mas, a abertura oficial já aconteceu, foi no dia 18 de maio (sexta-feira) e este ano contará com a participação de 2.856 alunos de 46 escolas públicas e privadas do município.

O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e vai acontecer até o dia 6 de junho próximo. Segundo o secretário de Educação, Antônio Disney, os Jogos Estudantis Marabaenses é um evento grandioso e tem como objetivo selecionar os alunos e escolas à participarem dos Jogos Estudantis Paraenses / JEP’S Regional, nas modalidades coletivas (Futsal, Handebol, Voleibol e Basquetebol) e nas modalidades individuais (xadrez e tênis de mesa), bem como selecionar os atletas para os Super JEP’s nas modalidades individuais (Atletismo, Natação e Judô).

No dia (19), aconteceram as disputas do judô no Ginásio da Escola Deusuíta Melo de Albuquerque.

No dia 21, no mesmo ginásio, aconteceram os jogos de tênis de mesa e no dia 22 as competições de natação e voleibol, sendo a primeira modalidade na Vila Militar Castelo Branco e a segunda no ginásio Osorinho, na Marabá Pioneira.

Nos dias 24 e 25 serão realizadas as competições de atletismo, no estacionamento do Ginásio da Folha 16; no mesmo período o basquete inicia no Osorinho.

No período de 28 a 1º de junho começa o futsal, que será realizado nos cinco ginásios: Folha 16, Nonatinho, Deuzuita, Osorinho e Pedro Peres.

O xadrez vai ser realizado nos dias 29 e 30 de maio na Escola Acy Barros. Todos os jogos da Categoria A (masculino e feminino) serão realizados no dia 29 e os jogos da Categoria B (masculino e feminino) no dia 30. O Congresso Técnico vai ser promovido no dia 28 às 14:00 com a participação de todos os atletas inscritos.

Entre os dias 4 e 6 de junho serão realizados os jogos de handebol, na Escola Gaspar Viana e no Ginásio da Folha 16.

Tereza Gonçalves e Cinthya Amazonas Tenório coordenam os jogos através do Departamento de Educação Física da Semed explicam que os participantes são alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino do município de Marabá, nas categorias: “A” – nascidos em 1998, 1999 e 2000; categoria “B” – nascidos em 1995, 1996 e 1997, ambas no masculino e feminino.

O Clube de Xadrez aproveita o espaço para reconhecer o trabalho das Coordenadoras atuais Terezinha e Cinthya Amazonas, por este brilhante trabalho mas, sem esquecer da coordenadora do 3º Jogos Estudantis de Marabá a Professora Rosangela Botelho sempre estará fazendo um excelente trabalho.

A Coordenação dos Jogos de Xadrez é do Clube de Xadrez Marabá que já está preparando todo o material necessário para mais um grandioso Jogos Estudantis. Colocamos a disposição de todos os participantes nosso celular 8166-1616 para todas as informações que se fizerem necessárias.

POR OBSERVAÇÃO DO AMIGO CARLOS EDUARDO GUIMARÃES FOI FEITA RETIFICAÇÃO NO CARTAZ, QUANTO AOS HORÁRIOS DAS COMPETIÇÕES.

terça-feira, 22 de maio de 2012

FINAL DO SUB-14 NOS DIAS 09 E 10 DE JUNHO


O Clube de Xadrez Marabá muito agradecido pelo bom número de participantes, quando tivemos 18 estudantes da rede pública de ensino, envolvendo 07 Escolas: Artur Guerra, Acy Barros, Basílio Miguel, Irmã Theodora, Monte Castelo, A Fazendinha e Futuro Educacional, convidamos os enxadristas classificados a participarem das disputas do CAMPEONATO MARABAENSE DE XADREZ SUB-14 ANOS - FASE FINAL.

As disputas acontecerão na Escola Acy Barros e todos os classificados já estão recebendo os convites em suas respectivas escolas.

Entretanto, os classificados devem aproveitar o tempo que ainda resta, até o início do certame para praticar a anotação dos lances e fazer bonito na Fase Final.