Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

JÚLIO LOURENÇO DO MONTE CASTELO VENCE JEM'S NO "B" MASCULINO

CARLOS EDUARDO E O CAMPEÃO JÚLIO DOS SANTOS LOURENÇO

Ao encerrar as duas competições nesta tarde, dos Jogos Estudantis Marabaenses, o Clube de Xadrez Marabá contabilizou a 15ª competição do ano. É muito trabalho em apoio ao enxadrismo e não para por aí, temos muita coisa por fazer. Vamos lá, então, relatar como aconteceu os Jogos da Categoria "B" Masculino. A competição ocorreu na Escola Acy Barros sendo realizada pelo Sistema Suíço em 05 rodadas de 21 minutos.

BOA SORTE, VAI COMEÇAR OS JOGOS MASCULINO
DA CATEGORIA B

Na categoria B masculino foram inscritos 20 atletas e apenas 11 compareceram. Este número permitiu a realização pelo Sistema Suíço em 05 rodadas. A fim de dar maior tranquilidade aos jogadores e professores presentes programamos o Swiss Perfect para barrar o enfrentamento de atletas da mesma escola (equipe) na 4ª e 5ª rodadas. E isto realmente foi evitado.

OS TROFÉUS E AS LINDAS MEDALHAS PERSONALIZADAS

As disputas começaram com algumas "zebras" como a derrota do favorito Antônio Edilson (Geraldo Veloso) para o atleta Lucas Borges. O outro favorito ao título é o garoto JÚLIO dos Santos Lourenço, ex-aluno da Escola Acy Barros e atual, do Colégio Monte Castelo, este, não perdeu tempo e saiu limpando o caminho para o título.

JULINHO VAI PARA SUA SEGUNDA PARTICIPAÇÃO NOS JEP'S
BOA SORTE GAROTO!
O Campeão JÚLIO dos Santos Lourenço conseguiu fazer uma excelente prova, venceu todos os seus adversários. Ele é figura carimbada do Clube. Uma pessoa maravilhosa, correta, inteligente e muito prestativa, sempre colaborando quando solicitado. Conseguiu mais uma Medalha de OURO e o troféu DE CAMPEÃO POR EQUIPE para a sua escola.

A ALUNA ELISA MARIA (ACY BARROS) FEZ A ENTREGA DA
MEDALHA DE PRATA PARA LUCAS BORGES

A história do Vice-Campeão da Categoria B, Lucas Borges de Freitas é muito interessante. É aluno da Escola Artes e Manhas, ou melhor, filho da proprietária da escola e, sempre observava os alunos jogarem xadrez. Ele não assistia às aulas, simplesmente acompanhava os garotos jogarem. E foi assim que ele aprendeu a se interessar e a jogar xadrez. Portanto, é um garoto muito inteligente e centrado nos seus objetvos. Vai participar do JEP's e tem para fazer uma bela campanha. Neste torneio computou 4 vitórias e apenas 1 derrota para o garoto Gustavo Lima. Lucas Borges ficou com a Medalha de PRATA. Parabéns!

PROFESSOR ALEX (IRMÃ THEODORA) FAZ A ENTREGA DA
MEDALHA  DE BRONZE PARA O GAROTO LUCAS MEDES AGUIAR

O garoto da Escola Êxito de Ensino Lucas Mendes Aguiar é uma novidade do enxadrismo marabaense. Representou a sua escola e fez bonito com a terceira colocação. Aliás, uma pequena observação: todos os três alunos representam a rede pública de ensino. A sua conquista lhe rendeu uma linda medalha estilizada de BRONZE.

Veja todos os detalhes do emparceiramento abaixo:


Ainda vamos publicar mais algumas postagens sobre os JOGOS ESTUDANTIS MARABAENSES, principalmente, sobre os resultados por equipes. Por enquanto ficamos muito agradecidos à todos que nos prestigiaram. Em tempo, acabamos por não realizar o maior JEM's da história de Marabá. O de 2011 teve 53 participantes, bem maior que o de 2012. Até lá!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

SARA IKEDA DO PEQUENO PRINCIPE VENCE O JEM'S NO "B" FEMININO


SARA IKEDA BRILHOU NO JEM'S
VALEU JAPONEZINHA!
Segundo dia dos jogos enxadrísticos do 4º JOGOS ESTUDANTIS MARABAENSES na Escola Acy Barros, novamente temperatura elevada, muito calor e expectativa de ver os cerca de 30 inscritos. E, como sempre acontece ficava a incerteza, a dúvida. As primeiras informações oficiais davam de outras competições em paralelo aos jogos de xadrez. Uma grande pena!

O APERTO DE MÃO REPRESENTANDO A AMIZADE
O DESEJO DE UMA BOA PARTIDA, BOA SORTE

Todo o ambiente escola estava pronto, tudo muito bonito e a nossa vontade de começar. Conseguimos um bom número de participantes no feminino, longe, muito longe da quantidade de inscritos. Já dava para fazer e o tempo não espera por ninguém, então, avante vamos à luta.

LINDA BANDEIRA DE MARABÁ PRESENTE AO
SALÃO DE JOGOS DO JEM'S

A Categoria B no Feminino contou com a participação de 06 enxadristas de 04 diferentes escolas. Decidimos pelo Sistema Round-Robin atentando para o regulamento e para o tempo de 21 minutos de reflexão.
INOVAÇÃO E ARTE NOS TROFÉUS E NAS LINDÍSSIMAS
MEDALHAS PERSONALIZADAS

Rapidamente fizemos um novo Congresso Técnico para o masculino e o feminino explicando os critérios para o desempate nas disputas individuais e por equipe, todos entenderam prontamente, facilitando o trabalho da organização.


SARA RIVERA IKEDA RECEBE A MEDALHA DE OURO
A CAMPEÃ DA CAT. B - FEMININO

A representante da Escola O Pequeno Príncipe, SARA Rivera Ikeda substituiu à altura a enxadrista LILIANE Evangelista que atualmente reside no Estado do MATO GROSSO. Sara conseguiu vencer todas as adversárias, ou seja, obteve 100% dos 05 pontos disputados. Ela recebeu sua bela Medalha de OURO e o direito de representar Marabá nos JEP's Regional. Juntamente com a parceira MIRELI Lima Pereira conseguiram o troféu de CAMPEÃ por equipe. Valeu garotas!

FABIANA REGINA DEMONSTRANDO ALEGRIA E
TIMIDEZ AO RECEBER A MEDALHA DE PRATA

A estudante FABIANA Regina da Cruz da Escola Acy Barros fez bonito, aliás, a escola sempre revelou bons enxadristas, como é o caso da Elisa Maria, Juliano Castro Alves, Júlio dos Santos Lourenço entre outros. Fabiana conseguiu 03 vitórias (3 pontos) e com isso garantiu a Medalha de PRATA e o direito de participar dos JEP's. A equipe formada com a parceira RAYANNE garantiu o troféu de VICE-CAMPEÃ por equipe para a sua escola.

RAYANNE FREITAS RECEBE A MEDALHA DE BRONZE
ENTREGUE PELO PROF. PAULO ALENCAR

A garota RAYANNE Freitas da Silva, da Escola Acy Barros foi crescendo na competição devagarinho, passo-a-passo e conseguiu marcar 2,5 pontos. Ela estava com pressa e vontade de ir para o curso de inglês. Felizmente ficou e foi até o final da competição para ganhar a sua Medalha de BRONZE.

Vejam mais detalhes:




RICARDO VINÍCIUS DA FAZENDINHA VENCE O JEM'S NO "A" MASCULINO

A PROFESSORA LAURA E O CAMPEÃO RICARDO VINÍCIUS
REPRESENTANTE DE MARABÁ NO JEP'S

Na tarde quente do JEM's de Xadrez, também foi realizado os jogos da Categoria A Masculino. Os jogos contaram com a presença de 10 enxadristas e coube ao aluno Ricardo Vinícius Castro Sousa da Escola A Fazendinha o título máximo.

OS PARTICIPANTES DEMONSTRARAM EXCELENTE
COMPORTAMENTO NO JEM'S

Nesta competição contabilizamos a participação de 07 escolas. Sem querer buscar justificativas para a ausência de outras, atribuimos o fato da realização dos jogos de Futsal no mesmo horário do xadrez, ou seja, o Futsal é o esporte com o maior número de participantes, uma verdadeira febre e todos os alunos querem jogar.

RICARDO VINÍCIUS LEVA O SEU NOME E O NOME DA ESCOLA
A FAZENDINHA, MEDALHA E TROFÉU DE OURO

O garoto RICARDO Vinícius é um estudante muito aplicado e aprendeu a jogar xadrez aos 05 anos e, no entanto, ainda não é reconhecido pelo seu talento na escola aonde estuda. O Clube de Xadrez entende que a escola promova muitos outros esportes mas, lamenta o fato, pois são grandesos benefícios percebidos pelos seus praticantes.

RICARDO VINÍCIUS EM AÇÃO

Com a ausência do favorito GABRIEL Betânio que fez preparação para a competição, Ricardo Vinícius não encontrou maiores dificuldades e foi imbatível, demolidor e conquistou a Medalha de OURO dos Jogos Estudantis Marabaenses da Categoria A, tornando-se o representante marabaense no JEP's Regional.

O PROFESSOR ALEX (IRMÃ THEODORA) ENTREGA A MEDALHA
DE PRATA PARA O GAROTO JAIRO DE CASTRO ALVES

O estudante JAIRO de Castro Alves da Escola José Mendonça Virgolino vem inserindo o seu nome e o da sua escola entre os talentos dos Jogos Estudantis. No ano de 2011 ficou em terceiro lugar. Ele também, assim como Ricardo Vinicius espera pelo desenvolvimento do xadrez em sua escola e ter com quem jogar. O inteligente JAIRO ficou com a medalha de PRATA ao obter 3,5 pontos e superar outros três enxadristas pelo índice Buccholz de milésimos.

O GAROTO LEANDRO FERREIRA E A ALEGRIA DE RECEBER
DO SR. NILSON A MEDALHA DE BRONZE

A medalha de BRONZE ficou com o exemplar estudante LEANDRO Ferreira Oliveira da Escola São Francisco que também fez 3.5 pontose e 12 milésimos. A Escola São Francisco tem e mantém um Projeto de Xadrez muito bem construído e sempre consegue boas participações nos JEM's, fato sempre comentado por todos os participantes. No ano de 2011 Leandro foi o terceiro melhor colocado nos JOGOS ESTUDANTIS DA CASTANHA.

VIVA O XADREZ DE MARABÁ

Ao encerrar o primeiro dia de competições uma grande satisfação por ter conseguido realizar este grande evento, com total apoio do Secretário de Educação Antônio Disney e das Coordenadoras do Departamento de Educação Terezinha e Cinthia. Aliás, a premiação na forma de troféus e medalhas de altíssimo bom gosto, chegou quando estávamos iniciando a 2ª rodada.

Veja as tabelas da competição:








Na próxima postagem os resultados da competição por equipe. Esta idéia de premiar as Escola é maravilhosa. A emoção de um estudante ao vencer uma competição é imensurável e sendo ele o responsável do titulo para a sua escola é maior ainda. As escolas precisam, enfim, reconhecer o trabalho árduo de seus alunos. Sabemos que há muita gente estudando xadrez, com um esforço pessoal muito grande e forte apoio dos pais. A Escola precisam, também, apoiar e neste momento glorioso compartilhar desta fantástica alegria de ser a ESCOLA CAMPEÃ DOS JOGOS ESTUDANTIS.

terça-feira, 29 de maio de 2012

JACKELINE IASMIN DO ANÍSIO TEIXEIRA VENCE O JEM'S CAT. A - FEMININO

JACKELINE IASMIN - CAMPEÃ DOS JEM'S "A"
MEDALHA DE OURO
O 4º JOGOS ESTUDANTIS MARABAENSES, evento promovido pela Prefeitura Municipal de Marabá, Governo do Prefeito Maurino Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Educação, sob a Coordenação das Professoras Tereza Gonçalves e Cinthia Amazonas do Departamento de Educação Física e organização e arbitragem dos Professores Francisco Arnilson de Assis e Laura Souza Araújo do Clube de Xadrez Marabá teve início neste 29/05 (terça-feira) na Escola Acy Barros as competições da Categoria A masculino e feminino.

TODO O AMOR E CARINHO DO MUNDO NA ENTREGA
DA MEDALHA DE OURO À CAMPEÃ IASMIN

Com a participação de 08 (oito) enxadristas a Categoria A - Feminino para atletas com idade entre 12 e 14 anos foi realizada pelo Sistema Suíço em 05 rodadas com o tempo de 21 minutos de reflexão. Apesar do atraso de meia hora e da realização de outras modalidades no horário do xadrez, a competição apresentou um excelente número de participantes envolvendo 06 escolas da rede municipal de educação pública e privada.

MUITA CALMA PARA REALIZAR BOAS JOGADAS

A bonita e talentosa enxadrista JACKELINE Iasmin S. Aguirre da Escola Anísio Teixeira demonstrou boa performance e venceu às adversárias, terminando de forma invicta. A atleta enche de orgulho e satisfação aos professores e aos seus pais. A campeã estava muito feliz ao receber a Medalha de OURO de sua mãe, a Professora Iselene. O bonito abraço estava recheado de muito amor e felicidades. Parabéns à CAMPEÃ IASMIN nossa representante no JEP's 2012.

A BONITA E TALENTOSA LARISSA HELENA

O PROFESSOR GILENO FEZ A PREMIAÇÃO COM
MEDALHA DE PRATA PARA LARISSA HELENA
Havia muito de ansiedade e vontade de jogar, por parte da princesa LARISSA Helena B. Silva. Mas, quando começou foi prá valer. Apenas um derrota para a Campeã Iasmin. De resto muita simpatia para quem demonstra muito prazer em jogar xadrez. Aliás, foi prestigiada pelo Sr. Gilmar seu pai. Os quatro pontos de Larissa e três pontos de SILVIA Odelita serviram para garantir um lindo troféu na Galeria da Escola DUQUE DE CAXIAS e um bela Medalha de PRATA para sua grande coleção.

ELOISA MARIA PROCURA COM CALMA
A MELHOR JOGADA
E O SORRISO DOS VITORIOSOS

Uma garota parecia que estava muito nervosa e louca para jogar xadrez. A garota ELOÍSA Ribeiro da Escola ACY BARROS só ficou calma quando sentou para jogar e olha que ela tem muito talento. Conseguiu a terceira colocação e Medalha de BRONZE. Os pontos obtidos pela bonita Eloísa ajudaram a sua escola a chegar na Terceira colocação por equipe. Valeu garota!

A SIMPÁTICA REPÓRTER MÁRCIA DA TV RBA

Registramos a chegada da TV RBA e da repórter Márcia que conseguiu fazer boas entrevistas sobre o certame. Registramos também a visita das diretoras Edna Maria e Claudete da Escola Acy Barros e dos pais Iselene, Nilson e Gilmar, dos Professores Alexandre e Gileno e do ex-aluno do Acy Juliano de Castro Alves. À todos eles nossos agradecimentos.

Veja mais detalhes do 4º JOGOS ESTUDANTIS MARABAENSES, CATEGORIA A - FEMININO:

domingo, 27 de maio de 2012

VAI COMEÇAR O MAIOR JOGOS ESTUDANTIS MARABAENSES



Com alegria aceitamos a responsabilidade de organizar O MAIOR JOGOS ESTUDANTIS MARABAENSES. Será realizado nas dependências da Escola Acy Barros na Cidade Nova conforme programação abaixo:


Dia 28/05 (segunda-feira) - 14:00 horas - Congresso Técnico;
Dia 29/05 (terça-feira) - 14:00 horas - Jogos da Categoria A - masculino e feminino
Dia 30/05 (quara-feira) - 14:00 horas - Jogos da Categoria B - masculino e feminino.


Será, portanto, um evento grandioso que contará com cerca de 70 alunos das Categorias A (menores de 14 anos) e B (menores de 17 anos) nos naipes masculino e feminino. Aliás, estará quebrando recordes de participantes e no número de escolas inscritas. Pedimos ao dirigentes e professores das Escolas que incentivem seus alunos a comparecerem ao 4º JEM's conforme a programação e devidamente uniformizados.


Com a realização do Congresso Técnico pretendemos esclarecer regras de jogo, regras da competição, fórmula de disputa e etc. Se você que é aluno ou professor e precisar de algum esclarecimento, tirar alguma dúvida, venha participar conosco do Congresso Técnico e ficar devidamente informado sobre tudo.


A Secretaria Municipal de Educação está de parabéns, principalmente a Professora Terezinha e Professora Cinthia pelo belo trabalho e aumento substancial do número de inscritos. Ao todo temos muitas escolas, são elas:


CATEGORIA A - MASCULINO
01- Inácio de Souzaa Moita     
02- Colégio Monte Castelo    
03- Escola Paulo Freire     
04- Escola Jonathas Pontes Athias  
05- Escola Coronel João Anastácio de Queiroz
06- Escola Irmã Theodora    
07- Escola São Francisco    
08- Grupo Futuro Educacional
09- Escola Arte e Manhas    
10- Escola  Julieta Gomes Leitão   
11- Escola A Fazendinha     
12- Escola José Mendonça Virgolino
13- Centro de Êxito Ensino     
14- Escola Acy Barros
15- Escola Artur Guerra


CATEGORIA A - FEMININO
01- Escola Paulo Freire     
02- Escola Jonathas Pontes Athias  
03- Escola Coronel João Anastácio de Queiroz
05- Escola Irmã Theodora    
06- Escola Anísio Teixeira  
07- Escola Duque de Caxias  
08- Grupo Futuro Educacional
09- Escola Acy Barros


CATEGORIA B - MASCULINO
01- Colégio Monte Castelo    
02- Escola Jonathas Pontes Athias  
03- Escola Geraldo Veloso   
04- Escola Coronel João Anastácio de Queiroz
05- Escola Gaspar Vianna    
06- Escola Irmã Theodora    
07- Escola Arte e Manhas    
08- Grupo Futuro Educacional
09- Escola A Fazendinha     
10- Centro de Êxito Ensino     
11- Escola Acy Barros
12- Escola Artur Guerra


CATEGORIA B - FEMININO
01- Escola O Pequeno Principe 
02- Escola Coronel João Anastácio de Queiroz
03- Escola Irmã Theodora    
04- Grupo Futuro Educacional
05- Escola Geraldo Veloso
06- Escola Acy Barros


Portanto, verificamos o extraordinário número de participantes em uma competição estudantil. Registramos nestes jogos a presença, por meio das inscrições entregues, de 20 escolas da rede pública e privada. Isto acontece graças a um trabalho sério e voluntarioso de muita gente dedicada. A parte que nos cobe neste contexto teve início em 1989, ou seja, o Clube de Xadrez Marabá trabalha com o xadrez há quase 23 anos.

VIVA O CLUBE DE XADREZ MARABÁ

sábado, 26 de maio de 2012

WALMIR COLLARES - NOSSO AGRADECIMENTO


Lembrar da fundação do Clube de Xadrez Marabá é voltar no tempo. Quando cheguei na entidade ela já possuía personalidade jurídica, tinha uma diretoria. Mesmo assim, fui acolhido com muito carinho e segui todos os passos da bela história que ainda hoje, continuamos a escrever.

O Presidente Rubens Carlos Kossatz me considerava um "sócio fundador" pois, estava integrado à equipe dentro de um prazo legal estipulado por ele, de 06 meses. Alías, o Clube foi registrado oficialmente em 08 de junho de 1990 e, no mês de março daquele ano por iniciativa minha, realizei  o primeiro torneio de xadrez da cidade de Marabá, foi o Torneio de Xadrez Clube da AERCA (VALE). A primeira competição oficial do Clube foi o I TORNEIO ABERTO DE MARABÁ na Loja Maçonica da Marabá Pioneira em julho de1991.

Destacadamente tinhamos apenas algumas pessoas atuantes naquela Diretoria, como o próprio Presidente o Senhor Rubens, o Antonio Carlos Silva Almeida e o Professor Walmir Collares. Portanto, o Clube deve muito aos senhores acima. Desde então, segui os meus passos dentro do Clube e não esqueço das vezes que precisou empurrar o carro do Antonio Carlos para resolver problemas de xadrez.

Na semana passada tive a oportunidade de encontrar o bom amigo, o Professor Walmir Collares. Um longo filme de realizações me veio na mente. Lembrei-me daqueles dias que brincávamos e jogávamos xadrez com um sorriso no rosto. Muito alegria transmitia as disputas com o Walmir e com o Sr. Rubens.

Com alegria registramos o encontro com o Professor Walmir Collares, foi na Folha 27 às proximidades do Shopping Verdes Mares. Homem forte, inteligente e simpático residindo atualmente em Araguaína no Estado do Tocantins.

Disse que o Clube de Xadrez ainda estava atuante. Isto foi uma surpresa para ele. Como? O Clube não acabou? Quem é o Presidente?

Finalizando a postagem fica a nossa grata homenagem a um homem de bem, pioneiro, sócio fundador do Clube de Xadrez Marabá. Por enquanto, Professor Walmir, nós vamos superando as dificuldades de uma jornada gloriosa. Deus está conosco, seguimos seus passos com fé, esperança e bondade no coração. A luta continua.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

4º JOGOS ESTUDANTIS DE MARABÁ


Tudo certo para a realização do 4º JOGOS ESTUDANTIS DE MARABÁ na modalidade de Xadrez. Mas, a abertura oficial já aconteceu, foi no dia 18 de maio (sexta-feira) e este ano contará com a participação de 2.856 alunos de 46 escolas públicas e privadas do município.

O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e vai acontecer até o dia 6 de junho próximo. Segundo o secretário de Educação, Antônio Disney, os Jogos Estudantis Marabaenses é um evento grandioso e tem como objetivo selecionar os alunos e escolas à participarem dos Jogos Estudantis Paraenses / JEP’S Regional, nas modalidades coletivas (Futsal, Handebol, Voleibol e Basquetebol) e nas modalidades individuais (xadrez e tênis de mesa), bem como selecionar os atletas para os Super JEP’s nas modalidades individuais (Atletismo, Natação e Judô).

No dia (19), aconteceram as disputas do judô no Ginásio da Escola Deusuíta Melo de Albuquerque.

No dia 21, no mesmo ginásio, aconteceram os jogos de tênis de mesa e no dia 22 as competições de natação e voleibol, sendo a primeira modalidade na Vila Militar Castelo Branco e a segunda no ginásio Osorinho, na Marabá Pioneira.

Nos dias 24 e 25 serão realizadas as competições de atletismo, no estacionamento do Ginásio da Folha 16; no mesmo período o basquete inicia no Osorinho.

No período de 28 a 1º de junho começa o futsal, que será realizado nos cinco ginásios: Folha 16, Nonatinho, Deuzuita, Osorinho e Pedro Peres.

O xadrez vai ser realizado nos dias 29 e 30 de maio na Escola Acy Barros. Todos os jogos da Categoria A (masculino e feminino) serão realizados no dia 29 e os jogos da Categoria B (masculino e feminino) no dia 30. O Congresso Técnico vai ser promovido no dia 28 às 14:00 com a participação de todos os atletas inscritos.

Entre os dias 4 e 6 de junho serão realizados os jogos de handebol, na Escola Gaspar Viana e no Ginásio da Folha 16.

Tereza Gonçalves e Cinthya Amazonas Tenório coordenam os jogos através do Departamento de Educação Física da Semed explicam que os participantes são alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino do município de Marabá, nas categorias: “A” – nascidos em 1998, 1999 e 2000; categoria “B” – nascidos em 1995, 1996 e 1997, ambas no masculino e feminino.

O Clube de Xadrez aproveita o espaço para reconhecer o trabalho das Coordenadoras atuais Terezinha e Cinthya Amazonas, por este brilhante trabalho mas, sem esquecer da coordenadora do 3º Jogos Estudantis de Marabá a Professora Rosangela Botelho sempre estará fazendo um excelente trabalho.

A Coordenação dos Jogos de Xadrez é do Clube de Xadrez Marabá que já está preparando todo o material necessário para mais um grandioso Jogos Estudantis. Colocamos a disposição de todos os participantes nosso celular 8166-1616 para todas as informações que se fizerem necessárias.

POR OBSERVAÇÃO DO AMIGO CARLOS EDUARDO GUIMARÃES FOI FEITA RETIFICAÇÃO NO CARTAZ, QUANTO AOS HORÁRIOS DAS COMPETIÇÕES.

terça-feira, 22 de maio de 2012

FINAL DO SUB-14 NOS DIAS 09 E 10 DE JUNHO


O Clube de Xadrez Marabá muito agradecido pelo bom número de participantes, quando tivemos 18 estudantes da rede pública de ensino, envolvendo 07 Escolas: Artur Guerra, Acy Barros, Basílio Miguel, Irmã Theodora, Monte Castelo, A Fazendinha e Futuro Educacional, convidamos os enxadristas classificados a participarem das disputas do CAMPEONATO MARABAENSE DE XADREZ SUB-14 ANOS - FASE FINAL.

As disputas acontecerão na Escola Acy Barros e todos os classificados já estão recebendo os convites em suas respectivas escolas.

Entretanto, os classificados devem aproveitar o tempo que ainda resta, até o início do certame para praticar a anotação dos lances e fazer bonito na Fase Final.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

SEGUNDA SELETIVA DO SUB-12 SERÁ NO DIA 10 DE JUNHO


Dado o sucesso das competições realizadas na Escola Acy Barros, do excelente apoio e articulação do Professor Paulo Alencar, da boa estrutura da escola e da oferta da direção, vamos promover a segunda Fase Seletiva do CAMPEONATO MARABAENSE DE XADREZ DE 2012 - CATEGORIA SUB-12 ANOS, no próximo dia 10 de junho (domingo) a partir das 08:00 horas da manhã.

Poderão participar alunos com idade de até 12 anos, ou seja, nascidos a partir de 01 de janeiro de 2000 de ambos os sexos. As inscrições poderão ser feitas pelo telefone 8166-1616 ou pelo e-mail: cxmaraba@yahoo.com.br, informando o nome completo, data de nascimento e nome da escola aonde estuda. Quem se inscrever até o dia 07 de junho não pagará a taxa de inscrição.

Já encontram-se classficados para a Fase Final os enxadristas Pedro Henrique, Lídio Gabriel e Moisés dos Santos Lourenço, selecionados no dia 12 de maio do corrente ano. A Final será realizada no dia 19 de agosto do corrente ano, envolvendo apenas 06 enxadristas pelo Sistema Round-Robin (Schuring) com o tempo de 21 minutos de reflexão.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

ELISA, JULIANO E WEMERSON NA FINAL DO SUB18 ANOS


EM PRIMEIRO PLANO JULIANO VERSUS ELISA

Dentro da maratona de promover 04 torneios em apenas 01 final de semana, fechamos a programação com a realização da Fase Seletiva do CAMPEONATO MARABAENSE DE 2012 SUB-18 ANOS, simultaneamente com a Seletiva do Sub-16 anos, na Escola Acy Barros na Cidade Nova.


NOSSO AGRADECIMENTO À PROF. LAURA (ELA NÃO VAI GOSTAR DESTA FOTO)

Com uma lista de 11 pré inscritos nossa expectativa era muito boa quanto ao número de participantes. O evento foi realizado pelo Sistema Round-Robin com o tempo de 21 minutos. Mais uma competição dirigida pela Árbitra Laura Souza Araújo sem nenhum problema técnico. Aliás, aconteceu um problema que passou despercebido por todos, dada a enorme confiança em nosso trabalho. A fim de facilitar o trabalho da arbitragem, todas as rodadas eram impressas para acompanhamento e anotação dos resultados. No Sub-18 anos os emparceiramento foram copiados e impressos no word. Por descuido foi esquecido de registrar a 7ª rodada e, assim, ficou uma rodada sem ser realizada, com todos os resultados zerados.


TABULEIRO Nº 01 COM RELÓGIO DIGITAL

Com a realização das Seletivas alcançamos nossos objetivos de selecionar os atletas que participarão das Fases Finais por categoria, que serão devidamente planejada para se tornar mais um sucesso do Clube de Xadrez Marabá. Mas, uma grande alegria foi comemorada por todos os participantes, quando o Professor Paulo Alencar (um excelente profissional e ser humano grandioso), ao ver presentes no salão de jogos o atleta Raí Veloso e o ex-aluno do Acy Barros (atualmente fazendo a Graduação no Curso de Matemática pela Universidade Federal do Pará), fez um pedido, aproveitando o momento muito agradável, pediu e foi atendido, para que os dois pudessem, neste momento (logo na primeira rodada) pudessem voltar a ser amigos. É o xadrez fazendo e reatando amizades.


GALERA DO SUB-18 ANOS

Já eram 12:30 horas em pleno Dia das Mães aconteceu o encerramento da competição com a seleção da enxadrista Elisa Maria Almeida Ribeiro, Juliano de Castro Alves e Wemerson Luís N. dos Santos, que integraram o grupo de finalistas onde já se encontram classificados: Gustavo Quadros, Ricardo Vinícius C. Sousa e Gabriel Betânio.


ELISA MARIA 1º LUGAR

A garota Elisa Maria Almeida Ribeiro é aluna da Escola Acy Barros, é dedicada, calma, educada e muito inteligente. O seu nível técnico melhorou muito desde a sua participação nos Jogos Estudantis de Marabá e Jogos Estudantis Paraenses ambos realizados no ano de 2011. Elisa conquistou sua vaga na Final do Sub-18 anos de forma fantástica, venceu as 06 partidas disputadas.


JULIANO DE CASTRO ALVES 2º LUGAR

A segunda vaga do dia ficou com o enxadrista Juliano de Castro Alves, que era, na minha expectativa o favorito para ser o 1º lugar mas, encontrou pela frente uma Elisa muito forte. Juliano agora é acadëmico da UFPA e, esperamos que todo o seu carinho pelo xadrez possa abrir as portas para o crescimento do xadrez universitário.


WEMERSON LUÍS 3º LUGAR

O enxadrista Wemerson Luís N. dos Santos é aluno da Escola Acy Barros e surpreendeu, não apenas pela classificação mais, também, pela qualidade de suas partidas disputadas. Segue abaixo as informações gerais do Sub-18: