quarta-feira, 16 de maio de 2012

SEGUNDA SELETIVA DO SUB-12 SERÁ NO DIA 10 DE JUNHO


Dado o sucesso das competições realizadas na Escola Acy Barros, do excelente apoio e articulação do Professor Paulo Alencar, da boa estrutura da escola e da oferta da direção, vamos promover a segunda Fase Seletiva do CAMPEONATO MARABAENSE DE XADREZ DE 2012 - CATEGORIA SUB-12 ANOS, no próximo dia 10 de junho (domingo) a partir das 08:00 horas da manhã.

Poderão participar alunos com idade de até 12 anos, ou seja, nascidos a partir de 01 de janeiro de 2000 de ambos os sexos. As inscrições poderão ser feitas pelo telefone 8166-1616 ou pelo e-mail: cxmaraba@yahoo.com.br, informando o nome completo, data de nascimento e nome da escola aonde estuda. Quem se inscrever até o dia 07 de junho não pagará a taxa de inscrição.

Já encontram-se classficados para a Fase Final os enxadristas Pedro Henrique, Lídio Gabriel e Moisés dos Santos Lourenço, selecionados no dia 12 de maio do corrente ano. A Final será realizada no dia 19 de agosto do corrente ano, envolvendo apenas 06 enxadristas pelo Sistema Round-Robin (Schuring) com o tempo de 21 minutos de reflexão.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

ELISA, JULIANO E WEMERSON NA FINAL DO SUB18 ANOS


EM PRIMEIRO PLANO JULIANO VERSUS ELISA

Dentro da maratona de promover 04 torneios em apenas 01 final de semana, fechamos a programação com a realização da Fase Seletiva do CAMPEONATO MARABAENSE DE 2012 SUB-18 ANOS, simultaneamente com a Seletiva do Sub-16 anos, na Escola Acy Barros na Cidade Nova.


NOSSO AGRADECIMENTO À PROF. LAURA (ELA NÃO VAI GOSTAR DESTA FOTO)

Com uma lista de 11 pré inscritos nossa expectativa era muito boa quanto ao número de participantes. O evento foi realizado pelo Sistema Round-Robin com o tempo de 21 minutos. Mais uma competição dirigida pela Árbitra Laura Souza Araújo sem nenhum problema técnico. Aliás, aconteceu um problema que passou despercebido por todos, dada a enorme confiança em nosso trabalho. A fim de facilitar o trabalho da arbitragem, todas as rodadas eram impressas para acompanhamento e anotação dos resultados. No Sub-18 anos os emparceiramento foram copiados e impressos no word. Por descuido foi esquecido de registrar a 7ª rodada e, assim, ficou uma rodada sem ser realizada, com todos os resultados zerados.


TABULEIRO Nº 01 COM RELÓGIO DIGITAL

Com a realização das Seletivas alcançamos nossos objetivos de selecionar os atletas que participarão das Fases Finais por categoria, que serão devidamente planejada para se tornar mais um sucesso do Clube de Xadrez Marabá. Mas, uma grande alegria foi comemorada por todos os participantes, quando o Professor Paulo Alencar (um excelente profissional e ser humano grandioso), ao ver presentes no salão de jogos o atleta Raí Veloso e o ex-aluno do Acy Barros (atualmente fazendo a Graduação no Curso de Matemática pela Universidade Federal do Pará), fez um pedido, aproveitando o momento muito agradável, pediu e foi atendido, para que os dois pudessem, neste momento (logo na primeira rodada) pudessem voltar a ser amigos. É o xadrez fazendo e reatando amizades.


GALERA DO SUB-18 ANOS

Já eram 12:30 horas em pleno Dia das Mães aconteceu o encerramento da competição com a seleção da enxadrista Elisa Maria Almeida Ribeiro, Juliano de Castro Alves e Wemerson Luís N. dos Santos, que integraram o grupo de finalistas onde já se encontram classificados: Gustavo Quadros, Ricardo Vinícius C. Sousa e Gabriel Betânio.


ELISA MARIA 1º LUGAR

A garota Elisa Maria Almeida Ribeiro é aluna da Escola Acy Barros, é dedicada, calma, educada e muito inteligente. O seu nível técnico melhorou muito desde a sua participação nos Jogos Estudantis de Marabá e Jogos Estudantis Paraenses ambos realizados no ano de 2011. Elisa conquistou sua vaga na Final do Sub-18 anos de forma fantástica, venceu as 06 partidas disputadas.


JULIANO DE CASTRO ALVES 2º LUGAR

A segunda vaga do dia ficou com o enxadrista Juliano de Castro Alves, que era, na minha expectativa o favorito para ser o 1º lugar mas, encontrou pela frente uma Elisa muito forte. Juliano agora é acadëmico da UFPA e, esperamos que todo o seu carinho pelo xadrez possa abrir as portas para o crescimento do xadrez universitário.


WEMERSON LUÍS 3º LUGAR

O enxadrista Wemerson Luís N. dos Santos é aluno da Escola Acy Barros e surpreendeu, não apenas pela classificação mais, também, pela qualidade de suas partidas disputadas. Segue abaixo as informações gerais do Sub-18:

domingo, 13 de maio de 2012

JÚLIO, GUSTAVO E TIAGO FREITAS NA FINAL DO SUB16 ANOS

A GALERA ESTAVA MUITO ANIMADA
A Escola Acy Barros, palco das seletivas do Clube de Xadrez demons
trou muita sorte e vocação. A escola em si tem um bom número de praticantes, sem contar, com os alunos da Escola Artur Guerra. Por outro lado, todos elogiam o trabalho do Professor Paulo Alencar e das Diretoras Claudete e Edna Maria Pimenta.

A SALA ESTAVA MUITO BONITA

Iniciamos nossos trabalhos no dia de hoje, tendo como organizadores a Professora Laura e o Professor Arnilson dirigentes do Clube de Xadrez Marabá. A nossa maratona consistia em realizar dois certames enxadrísticos, as Fases Seletivas do CAMPEONATO MARABAENSE DE 2012 das Categorias Sub-16 e 18 anos.

E COM GENTE BONITA

Às 07:30 horas já estava tudo preparado: mesas, tabuleiros, peças, placas e relógios. Afastamos muitas mesas e cadeiras, ampliamos o espaço e ficou muito bom. Devagarinho os participantes foram chegando e às 08:45 horas resolvemos dar início. Na Categoria Sub-16 anos tivemos 15 participantes, um número muito bom, sendo 13 atletas do sexo masculino e 02 do feminino. A Escola Acy Barros apresentou 09 enxadristas, 03 do Artur Guerra, 01 da Irmã Theodora, 01 do Monte Castelo e 01 da Escola Mendonça Mendonça Virgolino.

BONITA E COM ESTILO

Foram realizadas 05 rodadas pelo Sistema Suíço com o tempo de 21 minutos de reflexão. A Seletiva do Sub-16 anos apontar mais 03 enxadristas classificados: Júlio dos Santos Lourenço, Gustavo Lima Macedo Dias da Escola Irmã Theodora e Tiago Freitas da Silva do Acy Barros.

JÚLIO DOS SANTOS LOURENÇO 1º LUGAR

O enxadrista Júlio dos Santos Lourenço (ex-aluno da Escola Acy Barros) que agora é aluno do Colégio Monte Castelo, é um garoto conhecido por participar e obter sempre bons resultados. Representou dignamente a Cidade de Marabá nos Jogos Estudantis Paraense em 2011 no município de Curionópolis. Júlio conseguiu vencer a todos os adversários e garantiu o 1º lugar no Seletivo e vaga para a disputa da Final.

GUSTAVO LIMA MACEDO DIAS 2º LUGAR

A grade surpresa do dia ficou com o enxadrista Gustavo Lima Macedo Dias, aluno da Escola Irmã Theodora. Obteve 04 vitórias e 01 derrota, justamente para o 1º lugar Júlio dos Santos. Conquistou com méritos a segunda vaga para a Fase Final.

TIAGO FREITAS DA SILVA 3º LUGAR

A terceira vaga para a Fase Final ficou com o garoto, bom de xadrez Tiago Freitas da Silva. Será o representante da Escola Acy Barros na Fase Final. Conseguiu importantes 03 vitórias e 01 empate.

O Clube de Xadrez Marabá vai reunir-se para acertar as datas para a realização da Fase Final do CAMPEONATO MARABAENSE DO SUB-16 ANOS, bem como, definir as formas de premiação àqueles que participarão e obterem bom rendimento. Veja mais detalhes da competição:

RICARDO, MATEUS E YURE JANUÁRIO NA FINAL DO SUB-14 ANOS

TUDO COMEÇA COM UM DESEJO DE BOM JOGO
Tarde quente e mais uma competição do Clube de Xadrez, com a segunda Seletiva do CAMPEONATO MARABAENSE DE 2012 - SUB-14 ANOS, na Escola Acy Barros, com início às 14h20min. Realmente tínhamos uma expectativa negativa em relação ao número de participantes. Na lista de pré-inscritos havia 17 nomes. Mas, com o trânsito caótico da cidade, com enormes engarrafamentos e greve nos ônibus coletivos, pensávamos negativamente.

ENXADRISTAS EM AÇÃO
A Fase Seletiva conseguiu juntar 14 enxadristas de várias escolas, como Artur Guerra, Acy Barros, Basílio Miguel, Irmã Theodora, Monte Castelo e A Fazendinha que disputaram 05 rodadas pelo Sistema Suíço com o tempo de 21 minutos de reflexão, com arbitragem de Laura de Sousa Araújo.

AS DISPUTAS FORAM ANIMADAS
Estiveram acompanhando e prestigiando o Sub-14 anos o Professor Paulo Alencar que, foi árbitro em prova de natação na raia do campeão mundial César Cielo, pelo Jogos Sulamericanos de Desporto Aquáticos de 2012, realizado em Belém. Também compareceu o Professor Antônio Jorge do Colégio Monte Castelo.
RICARDO VINÍCIUS, 1º LUGAR
A prova apresentou um resultado extraordinário para o enxadrista Ricardo Vinícius Castro e Sousa, aluno da Escola A Fazendinha, com idade de 13 anos e 10 meses, jogou na sua real categoria e conseguiu uma boa performance. Foram 05 vitórias consecutivas, 100% de aproveitamento. Jogou muito bem e garantiu sua vaga na Final.
MATEUS FONSECA, 2º LUGAR
O segundo classificado foi o enxadrista Mateus Pereira de Araújo Fonseca tem 13 anos recentemente completados no dia 23 de abril e é aluno do Colégio Monte Castelo. O garoto apresentou boa técnica e tem muito para crescer no xadrez estudantil marabaense. Teve uma única derrota para o campeão Ricardo Vinícius Castro Sousa.
YURE JANUÁRIO, 3º LUGAR

O aluno da Escola Irmã Theodora distante, muito distante do Acy Barros, o garoto Yure Januário Araújo chegou cedo e tinha muito interesse em jogar e se preparar para os Jogos Estudantis de Marabá. Ele tem 13 anos e 10 meses, vai comemorar aniversário no próximo mês de julho. Yure conseguir 03 pontos e perdeu apenas na 4ª e 5ª rodadas para o 1º e o 2º lugares.


Os atuais classificados Ricardo Vinícius Castro Sousa, Mateus Pereira A. Fonseca e Yure Januário Araújo juntam-se aos classificados na Seletiva realizada em 14 de abril, Gabriel Betânio Oliveira, Jaqueline Iasmin Aguirre e Patrick Daniel Fraga Silveira e vão disputar a Fase Final do CAMPEONATO MARABAENSE DE 2012 SUB-14 ANOS pelo Sistema Schuring.

Vejam mais detalhes desta competição: