quarta-feira, 14 de março de 2012

CLUBE DE XADREZ É HOMENAGEADO NA SERRA DOS CARAJÁS

O inesperado acompanha o trabalho sério e as surpresas acontecem, trazendo alegria e muita satisfação. Foi isto que aconteceu neste final de semana na Serra dos Carajás, Núcleo Habitacional pertencente ao município de Parauapebas quando, de forma inesperada fomos agraciados com palavras e um presente inesquecível. Além do trabalho que fazemos, com ética é claro, procuramos sempre realizar um bom diálogo, respeito com nossos interlocutores e a certeza que podemos ajudar, sermos solidários, fraternos. Isto evidencia que não somos o dono da verdade, somos sim, responsável por conduzir nossas ações sempre com respeito e muito diálogo. Acreditar na ética é acreditar na verdade, é ser conduzido com base em princípios morais, valores sociais, ética no esporte, ética no trabalho e na família.

Reconhecer o trabalho de alguém deve levar em consideração uma série de valores. Quem homenageia sabe do merecimento. Com alegria recebemos a homenagem em nome do Clube de Xadrez Marabá por parte do companheiro ADRIANO CUNHA na forma de um maravilhoso tabuleiro de xadrez, uma verdadeira obra de arte confeccionada na cidade de Imperatriz no vizinho Estado do Maranhão, um projeto especial e pessoal que resultou em um tabuleiro de um material novo (não sei do que é feito), ilustrado com as logomarcas da CBX, DOCENORTE e VALE. A obra traduz o que há de bom e bonito no coração puro de seu criador, um artista no xadrez e, agora, em arte plástica. O requinte foi concluído com uma leve camada de tinta automotiva proporcionando brilho especial. Uma obra de arte!
Nas palavras do simpático Adriano teve uma ideia e conseguiu colocar em prática. Sua satisfação  foi tanta que mandou confeccionar 04 tabuleiros (apenas). De imediato lembrou de premiar um amigo especial de São Luiz, de premiar o amigo muito especial Wander, de Carajás e, agora, de homenagear o presidente do Clube de Xadrez Marabá, Francisco Arnilson de Assis em razão dos seus 25 anos de incentivo ao xadrez e ao trabalho sério, honesto e dedicado.
 
De forma emocionada agradecemos pela distinção, pelo reconhecimento que vem de uma pessoa muito importante para o enxadrismo de nossa região. Fazemos nosso trabalho e o reconhecimento que chega nos motiva a continuar trabalhando. Nossos agradecimentos ao amigo Adriano Cunha, seu presente será guardado com muito carinho.


Adriano com palavras sinceras disse que o companheiro, o presidente Francisco Arnilson é merecedor do seu reconhecimento por seu trabalho incansável. Disse "difícil falar de xadrez sem falar no presidente Francisco Arnilson". Reconheço o seu trabalho e faço essa homenagem sincera e merecedora.


Com muita alegria registramos MAIS UMA HOMENAGEM. Não é fácil ser visto. Ser reconhecido não é uma coisa que acontece diariamente, semanalmente, mensalmente. Por isso, muito obrigado à todos que nos ajudam e sintam-se destacados neste trabalho de 25 anos.

segunda-feira, 12 de março de 2012

545 - CLUBE DE XADREZ LEVA NOVIDADES À CARAJÁS

Nossa permanência na Serra dos Carajás, neste sábado (10/03) foi de muito trabalho. Diversos foram os contatos e esclarecimentos acerca do xadrez e de sua implantação. Também ficamos no decorrer do período matutino a prestar o máximo de atenção para com os muitos presentes e transeuntes. Contamos com o fundamental apoio  dos motivadores Adriano, Alysson, Werles, Pascoal, Arnilson e Wander. As crianças chegavam com muita curiosidade e com muito desejo de aprender. Tivemos alguns garotos que foram destacados pelo enxadrista Werlles Milhomen, ou seja, foi encontrado perfis de enxadristas e vasta capacidade criativa dos aprendizes.


Visando uma maior motivação, ilustramos o nosso trabalho. Levamos algumas novidades como o lindo conjunto XADREZ DO DRAGÃO, onde as peças, todas criadas na perspectiva do mundo dos dragões, considerando suas fisiologias, cores, sinais sonoros e luminosos caracterizando os berros e labaredas de fogo. A novidade despertou a curiosidade de todos. Este material inédito chamou a atenção de todos.

Na ocasião, levando em conta o grande prestigio junto à comunidade infanto juvenil, levamos o XADREZ DO HARRY POTTER, uma excelente ideia devidamente valorizada pelas crianças e pais. Todos que passavam se aproximavam para jogar e tirar fotografias. Foi uma festa. Aliás, o filme HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL apresenta uma sequência de jogadas de xadrez. A criançada não esquece. Show de bola!

Mas, a maior atração, a maior novidade ficou por conta do XADREZ GIGANTE, uma fantástica ferramenta que serviu para ser exposta no hall de entrada, auditório e área de lazer do DOCENORTE. Foi mágico, uma novidade, algo inédito. Muitas pessoas não perderam a oportunidade para tirar fotografias.

Bom, não quero dizer mais nada além do que presenciei e senti. Deixamos nossos amigos com uma oração, uma forte emoção no peito. Uma felicidade e uma esperança. O xadrez encontrou terreno fértil e vai germinar e se multiplicar.

Obrigado pela acolhida.

domingo, 11 de março de 2012

SERRA DOS CARAJÁS – UMA NOVA PRAÇA DE XADREZ

Se depender do entusiasmo dos dirigentes do Clube DOCENORTE, da mineradora VALE e de seus empregados e de colaboradores muitos especiais, presentes à Mesa Redonda: Xadrez na Escola – Um lance de mestre, realizada neste 10 de março (sábado) a partir das 15 horas com a participação dos diretores do CLUBE DE XADREZ MARABÁ Francisco Arnilson de Assis e Pascoal de Nazaré Ferreira, empresário da EURO AMERICAN, Assessoria e Consultoria responsável pelo Departamento de Ensino e Extensão do Clube de Xadrez.




<><> <><> <><>
PROF. WERLLES (À DIREITA)
Toda essa alegria é decorrente dos esforços de enxadristas muito bem conceituados e éticos, como é o caso do ADRIANO CUNHA, ALYSSON, WERLLES e WANDER. Eles demonstraram uma energia positiva para realizar um excelente trabalho.


<><> <><> <><>
AVISO NA ENTRADA DO CLUBE

O CLUBE foi convidado para prestar apoio. Coordenou a MESA REDONDA sob a maestria do diretor PASCOAL FERREIRA e defendeu a tese do XADREZ NA ESCOLA - Um lance de mestre, onde aconteceram importantes esclarecimentos para os leigos no assunto como estudantes e alguns pais presentes. Nós tivemos a responsabilidade de propiciar todas as informações possíveis, como também, apresentar um caminho para a implantação de uma nova praça de xadrez.

Segundo Francisco Arnilson presidente do Clube de Xadrez  é preciso maior consciência dos pais e dirigentes do Docenorte e da própria Vale sobre os imensos benefícios para todos, desde a criancinha de 04 anos ao adulto e o Clube Docenorte convenceu-se e comprometeu-se na adoção do xadrez como a mais nova prática esportiva, sem nenhuma restrição.
ALYSSON COM A SENHORA RITA, GERENTE DE COMUNICAÇÃO E O INTERESSE PELO XADREZ


A Senhora Rita, Gerente de Comunicação da Vale precisou antecipar a sua viagem para tomar parte na mesa redonda. Segundo ela, houve uma grande divulgação em toda a empresa Vale, foram enviados 14.000 e-mails divulgando a Palestra do Clube de Xadrez que, adequando-se ao horário foi transformada em Mesa Redonda.
TATHIANE, WANDER E O CONSULTOR PASCOAL FERREIRA (EURO AMERICAN)


O Clube de Xadrez foi muito bem acolhido e procurou retribuir com muita simpatia e conteúdo, apoio irrestrito à todas as atividades que possam prestigiar o xadrez, seja o competitivo seja o pedagógico. Aliás, a próxima etapa será a criação do Departamento de Xadrez do Docenorte, em seguida vamos colocar o xadrez nas escolas, promessa do Engenheiro Wander e Adriano Cunha.
O CONSULTOR PASCOAL FERREIRA APRESENTOU A RELAÇÃO DO XADREZ COM A EDUCAÇÃO

Nota-se o empenho dos companheiros e o apoio para uma grande iniciativa. Esta energia pode ser sentida nas pessoas presentes. Acompanharam todos os passos que estão levando o xadrez à esta importante comunidade e a este imenso complexo esportivo, recreativo e cultural.