quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

GAME OVER – KASPAROV E A MAQUINA 2004












Um filme que não foi muito prestigiado e parece que não atendeu as prerrogativas de um filme comercial e, um grande pecado dos produtores, de fazê-lo tanto tempo após o acontecimento histórico entre a máquina cheia de processadores dedicados versus um ser humano que sofreu e perdeu o grande duelo. Um filme que também apresentou umas capinhas bem fraquinhas que, preferi colocar em primeiro plano uma imagem do confronto.

Sinopse: O filme mostra o jogo e os acontecimentos em torno dele, sob a perspectiva de Kasparov, e mergulha nos aspectos psicológicos do jogo, na paranóia que envolveu e nas suspeitas levantadas em relação às verdadeiras táticas da IBM. Para isso, recorre a entrevistas com Kasparov, seu empresário, especialistas em xadrez e membros da equipe da IBM do Deep Blue, assim como a imagens originais do próprio jogo.


"(...) Em fevereiro de 1996 o computador de xadrez da IBM chamado Deep Blue venceu Kasparov [ENXADRISTA NASCIDO EM 1963, EM BAKU, AZERBAIJÃO (URSS) - República que se declarou independente da URSS em 30.8.1991 -, ENTÃO CAMPEÃO MUNDIAL DE XADREZ] em um jogo usando controles de tempo normal no Jogo 1. Mas Kasparov reagiu bem, terminando com 3 vitórias e 2 empates e ganhando facilmente a disputa.

Em maio de 1997, uma versão atualizada do Deep Blue derrotou Kasparov com um placar de 3½–2½ em uma disputa muito divulgada. Após cinco jogos, os dois jogadores estavam na mesma, porém Kasparov foi vencido do Jogo 6. Esta foi a primeira vez que um computador venceu um campeão mundial em uma disputa. Um documentário sobre este evento foi feito, intitulado Game Over: Kasparov and the Machine.

Kasparov declarou que muitos fatores pesaram contra ele nesta disputa. Em particular, foi negado a ele o acesso aos jogos recentes do Deep Blue, enquanto o time do computador poderia estudar centenas dos jogos de Kasparov.

Após a derrota, Kasparov disse que algumas vezes percebeu profunda inteligência e criatividade nos movimentos do computador, sugerindo que durante o segundo jogo jogadores humanos, em contravenção às regras, fizeram intervenções. A IBM negou que tenha trapaceado, dizendo que a única intervenção humana ocorreu entre jogos. A regra para que os desenvolvedores modificassem o programa entre jogos foi uma oportunidade que eles disseram que usaram para reforçar fraquezas nas jogadas do computador reveladas durante o curso da partida. Kasparov requereu acesso aos registros da máquina mas a IBM recusou, embora tenha publicado-os na internet posteriormente. O Garry pediu uma revanche, mas a IBM negou e aposentou o Deep Blue, o que foi visto por Kasparov como uma forma de cobrir as evidências de adulteração durante o jogo. (...)".




Director Vikram Jayanti
Producer Hal Vogel
Actor/Narration Marc Ghannoum
Idioma do Audio: Inglês
Legendas: anexada(s) ao Post
Ano de Lançamento: 2004
Tempo de Duração: 85 Minutos

Fontes
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://vidaesportiva.files.wordpress.com/2009/11/kaspmach.jpg%3Fw%3D450&imgrefurl=http://vidaesportiva.wordpress.com/page/2/&usg=__X1nVDjW5-JFIZ8Pp6R8RoPJEuYk=&h=655&w=449&sz=35&hl=pt-BR&start=5&sig2=JSUGx8XCWuxKwNgNm551YA&zoom=1&tbnid=QyJWS9hks3B_fM:&tbnh=126&tbnw=86&ei=7ZhFT4vHJIHDgAe5_8y-BA&prev=/search%3Fq%3DFim%2Bde%2BJogo%2B%25E2%2580%2593%2BKasparov%2BE%2Ba%2BM%25C3%25A1quina%2B(Game%2BOver:%2BKasparov%2Band%2Bthe%2BMachine)%2B2004%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26gbv%3D2%26imgrefurl%3Dhttp://www.naopossoevitar.com.br/document%2525C3%2525A1rios/page/2/%26imgurl%3Dhttp://rodolfo.typepad.com/.a/6a00e554b11a2e883301156f501a84970c-250wi%26w%3D250%26h%3D365%26biw%3D1366%26bih%3D641%26tbs%3Dsimg:CAQSEgnRqEjZY_1RYUCGPsoWW2RGsiQ%26tbm%3Disch&itbs=1&iact=hc&vpx=561&vpy=139&dur=211&hovh=271&hovw=186&tx=120&ty=149&sig=108943230263191926773&page=1&ved=0CEAQrQMwBA

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

JFK - A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

JFK - A Pergunta que Não Quer Calar é um filme norte-americano de 1991, do gênero drama histórico, dirigido por Oliver Stone e com roteiro baseado nos livros Crossfire: The Plot That Killed Kennedy, de Jim Marrs, e On the Trail of the Assasins, de Jim Garrison, sobre o assassinato do presidente John Kennedy.
O filme foi produzido pelos estúdios Warner Bros. / Alcor Films / Camelot / Ixtlan Corporation / Le Studio Canal+ / Regency Enterprises e distribuido pela Warner Bros. A trilha sonora é de Tom Hadju, Andy Milburn e John Williams, a direção de fotografia de Robert Richardson, o desenho de produção de Victor Kempster. a direção de arte de Derek R. Hill e Alan Tomkins, o figurino de Marlene Stewart e a edição de Joe Hutshing e Pietro Scalia. 24 pesquisadores estiveram envolvidos no processo de criação do roteiro do filme.

O papel de Jim Garrison foi originalmente oferecido a Harrison Ford, que recusou o papel devido ao envolvimento político do filme. Mel Gibson também foi lembrado para o papel de Jim Garrison.

Ao longo do filme é mostrado, por diversas vezes, o vídeo amador feito por Abraham Zapruder, que mostra o presidente John F. Kennedy sendo atingido pelos tiros disparados contra ele.

O filme foi incluído em quinto lugar na lista dos 25 filmes mais controversos de todos os tempos, feita pela Entertainment Weekly em 16 de junho 2006.

Sinopse: Quase três décadas depois do assassinato de Kennedy, três quartos dos americanos - homens e mulheres - continuam duvidando de que só um homem tenha sido responsável pela morte do presidente. "JFK" examina as várias teorias sobre o crime que abalou a estrutura norte-americana. O diretor Oliver Stone (Platoon e Nascido em 4 de julho) fez um impressionante trabalho de pesquisa, num dos maiores desafios de sua carreira. Interpretações marcantes de Kevin Costner (Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões, Dança com Lobos) como o insaciável promotor Jim Garrison: Joe Pesci (Os Bons Companheiros, Máquina Mortífera 2 e 3); Tommy Lee Jones (Indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por este filme em 1991); Gary oldman como o louco assassino solitário, Lee Oswald; Sissy Spacek (Carrie, A Estranha): Donald Sutherland (Gente como a Gente, O Buraco da Agulha) como o misterioso Mr. "X" e Jack Lemmon, um dos atores mais aclamados do cinema. Vencedor de 2 Oscar em 1991 (Melhor Fotografia e Melhor Montagem) e Globo de Ouro (Melhor Diretor), JFK é um filme informativo, político e poderoso. É, sem dúvida, uma lição de ética, liberdade de informação e cinema.

À respeito do ex-presidente, John F. Kennedy (1917-1963) pode ter jogado xadrez.  Ele recebeu um jogo de xadrez muito bonito como presente de aniversário em 1962 de um amigo muito próximo. Em um comunicado na Guerra Fria, referindo-se à URSS, ele disse: "Nós jogamos poker, jogam xadrez." Seu filho, John F. Kennedy, Jr., fez jogar xadrez. Há uma foto de John F. Kennedy, Jr. jogando uma partida de xadrez durante uma visita a Moscou Chess Club State University.
O ex-presidente Bill Clinton (1946 -), jogava xadrez na Universidade de Georgetown. Jogou para a equipe da Universidade Georgetown de xadrez em 1968. Ele é um defensor do programa Xadrez nas Escolas e reuniu-se com Garry Kasparov. Quando Clinton contribuiu com uma receita Presidente do dia, sua receita foi de torta de limão de Xadrez. Sua filha, Chelsea, também joga xadrez e jogou xadrez na Internet. Em seu livro, Minha Vida: os anos presidenciais, Clinton escreveu: "... Eu tinha um primo em Arkansas que jogava xadrez duas vezes por semana na internet com um homem de Austrália ..."

O atual presidente Barack Obama (1961 - ) joga xadrez. O mesmo acontece com sua esposa, Michelle. Obama mencionou xadrez em seu livro Sonhos de meu Pai e falou sobre o aprendizado de xadrez de seu avô e padrasto indonésio. Ele aprendeu xadrez em torno de 9 anos de idade.


Elenco:
Kevin Costner .... Jim Garrison
Kevin Bacon .... Willie O'Keefe
Tommy Lee Jones .... Clay Shaw
Laurie Metcalf .... Susie Cox
Gary Oldman .... Lee Harvey Oswald
Beata Pozniak .... Marina Oswald
Michael Rooker .... Bill Broussard
Jay O. Sanders .... Lou Ivon
Sissy Spacek .... Liz Garrison
Brian Doyle-Murray .... Jack Ruby
Gary Grubbs .... Al Oser
Wayne Knight .... Numa Bertel
Jo Anderson .... Julia Ann Mercer
Vincent D'Onofrio .... Bill Newman
Pruitt Taylor Vince .... Lee Bowers
Sally Kirkland .... Rose Cheramie
Steve Reed .... John F. Kennedy
Jodie Farber .... Jacqueline Kennedy
Columbia Dubose .... Nellie Connally
Randy Means .... Governador Connally
Jack Lemmon .... Jack Martin
Joe Pesci .... David Ferrie
Gary Carter .... Bill Williams
Walter Matthau .... Senador Long
John Candy .... Dean Andrews
Lolita Davidovich .... Beverly Oliver)
Donald Sutherland .... X
Dale Dye .... General Y
Ron Rifkin .... Sr. Goldberg
Jim Garrison .... Earl Warren
Martin Sheen

Informações:
• Direção: Oliver Stone
• Roteiro: Jim Marrs (livro), Jim Garrison (livro), Oliver Stone (roteiro), Zachary Sklar (roteiro)
• Gênero: Biografia/Drama/Suspense
• Origem: Estados Unidos/França
• Duração: 189 minutos
• Tipo: Longa-metragem

Curiosidades:
Principais prêmios e indicações

Oscar 1992 (EUA)
Vencedor de dois prêmios nas categorias de melhor fotografia e melhor edição.
Recebeu indicações nas categorias de melhor diretor, melhor ator coadjuvante (Tommy Lee Jones), melhor filme, melhor som, melhor canção original e melhor roteiro adaptado.

BAFTA 1992 (Reino Unido)
Venceu nas categorias de melhor edição e melhor som.
Indicado nas categorias de melhor ator coadjuvante (Tommy Lee Jones) e melhor roteiro adaptado.

Globo de Ouro 1992 (EUA)
Venceu na categoria de melhor diretor - cinema (Oliver Stone)

Academia Japonesa
Venceu na categoria de melhor filme estrangeiro.
Fontes:

domingo, 19 de fevereiro de 2012

DOIS VELHOS RABUGENTOS - JACK LEMMON

Sinopse: Eles são mal-humorados, briguentos, rabugentos... e inseparáveis! Eles são eternos amigos até que algo surgui entre eles. John (Lemmon) e Max (Matthau) são vizinhos numa cidadezinha de Minnesotta que têm como principal diversão na vida atormentar um a vida do outro há nada menos de 56 anos. Os dois são viúvos e ganham novo estímulo para disputar as atenções de uma bela mad urona (Ann-Margret) que acaba de mudar-se para a vizinhança. Uma das duplas mais bem-sucedidas do cinema, os dois veteranos Jack Lemmon (O Sucesso a Qualquer Preço) e Walter Matthau (Dennis, O Pimentinha).

Comédia das mais descontraidas, com piadas das mais simples e engraçadas. Aquela velha história dos rivais que se odeiam mas não conseguem viver sem o outro. Os dois velhos brigam há mais de 50 anos, mas são vizinhos, tem fotos na estante e fazem as mesmas coisas, vão no mesmo bar e disputam as mesmas mulheres. John e Max se conhecem desde a infancia e passaram a vida toda disputando quem era o melhor, tudo começou por causa de uma mulher e a partir daí o que um fizesse tinha que ser melhor que o outro. Os dois são viuvos e levam suas vidas. John tem sua filha Melanie e sua netinha, além de seu pai. Max tem seu filho Jacob que é candidato a prefeito da cidade e que é apaixonado por Ariel. As coisas sempre são iguais na pacata e gelada cidade até que muda-se uma nova vizinha. Uma senhora viuva e bem assanhada. Ariel adora aventuras, correr pela neve e mexe com os dois rabugentos. Ela torna-se mais um motivo para brigas entre os dois, mas John está com sérios problemas com a receita federal e pode perder sua casa. Entre truques de todos os lados onde esse caso de amor pode parar? Donald Petrie (Miss Simpatia e Riquinho) faz um filme divertido com uma dupla totalmente entrosada na primeira metade do filme, porém a segunda parte fica dramática demais, exagerada e fora de contexto. As piadas desaparecem e amor e reconciliação tomam conta do filme. Não há muito a dizer sobre as atuações, Lemon e Matthau são ótimos, Ann-Margaret está com a corda toda e os outros aparecem pouco. Um bom filme, que mostra que a vingança não dura entre amigos. John Gustafson (Jack Lemon – Quanto Mais Quente Melhor e Se Meu Apartamento Falasse) Max Goldman (Walter Matthau – Linhas Cruzadas e Uma Dupla Desajustada) Ariel Truax (Ann-Margaret – Cactus jack e A Hora da Brutalidade) Vô Gustafson (Burgess Meredith – Rocky e Santa Claus) Melanie (Daryl Hannah – Splash e Crazy People – Muito Loucos) Jacob Goldman (Kevin Pollack – Questão de Honra e Fim dos Dias)." Michel em 02/01/2001.

Elenco:
Jack Lemmon (John Gustafson) 
Walter Matthau (Max Goldman)
Ann-Margret (Ariel Truax)
Burgess Meredith (Avô Gustafson)
Daryl Hannah (Melanie)
Kevin Pollak (Jacob Goldman)
Ossie Davis (Chuck)
Buck Henry (Snyder)
Christopher McDonald (Mike)



Fontes:
http://www.adorocinema.com/filmes/2-velhos-rabugentos/
http://www.interfilmes.com/filme_v4_13145_Dois.Velhos.Rabugentos.html#Elenco