sábado, 26 de novembro de 2011

437 - CLUBE DE XADREZ BRILHA NO ESPORTE CIDADANIA SESI/GLOBO

RAINHA ANA PAULA CHAMOU ATENÇÃO DO GATINHO
Existe muita coisa graticante, coisas que nos deixam felizes, com a certeza de que o que fazemos tem respaldo junto as instituições e a sociedade. Mas, se não fosse assim, não haveria razão para a nossa existência. Essas coisas vão mexendo em nossos corações, com total apoio da razão, vamos fazendo nossas atividades, e graças a Deus muita coisa tem nos deixado felizes. Sempre haverá satisfação quando sentimos a importância de um trabalho realizado. Trabalho voluntário e sem nenhum interesse de autopromoção. Essa é a nossa felicidade de contribuirmos com aquilo que a sociedade espera de cada cidadão, sua contribuição em prol da melhoria da sociedade.

REI ROBSON E A RAINHA ANA PAULA EM TRAJES BELÍSSIMOS
Com o coração palpitante e um pouco inchado de satisfação, pelo fato de contribuirmos com a cidade de Marabá e com o Serviço Social da Indústria - SESI, em mais um ESPORTE CIDADANIA em parceria da  REDE GLOBO, passamos a apresentar para todos o que aconteceu neste 26 de novembro, a partir das 9 horas da manhã, encerrando às 17h00.

Tivemos o prazer de atendermos cerca de 250 pessoas, todas elas àvidas em conhecer o xadrez, aprender a jogar e outros para jogar e outras, ainda, tiveram o prazer de conhecer o REI ROBSON e a RAINHA ANA PAULA, que vieram dar um brilho todo especial ao nosso esporte, arte e ciências. Os soberanos foram alvos de muitos flashes. Muitas crianças e pais, como quem encontra um celebridade, tiveram a oportunidade de tirarem fotos.

Nossos agradecimentos à todos que nos fizeram um pouco mais feliz. Para as Senhoras Gilka, Odete, Winkles (uma pessoa maravilhosa), Soraya e todos da família SESI.

Nossos sinceros agradecimentos aos jovens ROBSON, ANA PAUA, JÚLIO LOURENÇO, SUESLENE e JUVENILDO.

Uma coisa muito curiosa aconteceu. Quando chegamos ao SESI e fomos tirar a primeira fotografia apareceu um gatinho, estava atrás de um graveto e depois ficou mexendo com a sua pata a roupa da Rainha Ana Paula. As pessoas foram chegando e começaram a tirar fotos e o gatinho ficou lá o tempo todo. Deve ser um sinal positivo, uma simpatia e chamou a atenção dos repórteres da TV LIBERAL e de todos que pensavam que o animalzinho ía sair rapidamente. Pelo contrário esteve o tempo todo nas imediações. Deve ser um bom sinal, deve ser sim.

Vejam algumas fotos: 
A REALEZA EM COMPANHIA DA GERENTE DO SESI MARABÁ, SRA. SORAYA REMOR
 
A REALEZA EM COMPANHIA DA DONA ODETE DO SESI

PRESIDENTE DO CLUBE DE XADREZ COM O VOLUNTÁRIO WINKLES, UMA PESSOA MARAVILHOSA


OS SOBERANOS COM A DONA GILKA, UMA ENERGIA POSITIVA NESTE SORRISO
MISTÉRIO: O QUE SE PASSA NA CABEÇA DE UMA CRIANÇA QUE PEDE PARA TIRAR UMA FOTO?
UM ENXADRISTA DESCONHECIDO MUITO PENSATIVO

ENXADRISTA DESCONHECIDO. O QUE FOI QUE EU FIZ?

ENXADRISTA NÃO IDENTIFICADA: A CERTEZA DE UMA BOA JOGADA
JÚLIO LOURENÇO - COLABORADOR DO CLUBE DE XADREZ
SUESLENE - UMA GRANDE COLABORADORA DO CLUBE DE XADREZ
AS TENDAS FICAVAM LOTADAS O TEMPO TODO
O XADREZ EXERCE UM ENCANTAMENTO, TENDAS LOTADAS O TEMPO TODO
ESTAS CRIANÇAS NOS DÃO UMA LIÇÃO: O XADREZ É MUITO IMPORTANTE PARA TODOS
O XADREZ TEM O PODER DE FAZER OS HOMENS FELIZES. ESTÁ PROVADO
XEQUE-MATE. FIM.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

436 - GRUPO FUTURO EDUCACIONAL TERÁ DISCIPLINA DE XADREZ


AUMENTA O NÚMERO DE ESCOLAS QUE ESTÃO IMPLANTANDO O XADREZ COMO DISCIPLINA ESCOLAR
RECORTE DO JORNAL "CORREIO DO TOCANTINS"
 O Diretor Geral do Grupo Futuro Educacional Raimundo Nonato de Araújo Júnior, empresário do Ano de 2011, foi escolhido por meio de pesquisa no comércio local e aval do Sindicato do Comércio (SINDICOM), Associação Comercial e Industrial (ACIM) e Serviço Brasileiro da Micro Pequena e Média Empresa (SEBRAE). Logo que chegou ao local da festa, anunciou em primeira mão a sua decisão de implantar o Xadrez no Ensino Fundamental, na grade curricular já no ano de 2012.

O Júnior, como como também é chamado, já percebeu a importância do xadrez e os inúmeros benefícios aos seus praticantes. Muitas vezes, é difícil fazer os alunos prestarem atenção às aulas. O xadrez é bom para a concentração, a paciência, a memória e a análise sintética”, sintetiza, Francisco Arnilson que acompanha o Clube de Xadrez há 22 anos.

Mas, o seu anúncio a minha pessoa foi sequenciado com as homenagens ao Clube de Xadrez, na entrega da Placa Sérgio Lemos fundamentando a importância de sua decisão em prol da melhoria da educação. Para esta empreitada, Júnior já disse que espera contar com total apoio do Clube.

Após a comunicação do Diretor do Colégio Monte Castelo, Élcio Petri de, também, implantar o xadrez na grade curricular, uma excelente notícia, ficamos muito felizes com mais esta atitude que, afirma o xadrez como ferramenta educacional.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

435 - BAILE HOMENAGEIA EMPRESÁRIO DO ANO E CLUBE DE XADREZ

PREFEITO MAURINO ENTREGA PLACA SÉRGIO LEMOS AO PRESIDENTE DO CLUBE DE XADREZ MARABÁ
UM TRABALHO VOLUNTÁRIO QUE JÁ PERDURA POR 22 ANOS
FOTO: DIÁRIO DO PARÁ 23/11/2011
Difícil descrever com palavras o acontecido na noite de 19 de novembro. A Noite das Estrelas, Noite dos Melhores do Ano, Baile do Empresário do Ano enfim, várias foram as denominações que surgiram no noticiário local. Mas, foi o Melhor Baile do Comércio de Marabá, dada a sua magnitude, beleza e requinte, local moderno e aprazível, público, música, buffet, organização e etc. Para não me estender, foi um espetáculo.

PALACE EVENTOS ESTEVE LOTADO
RECORTE DO JORNAL DIÁRIO DO PARÁ 23/11/11
O empresário do Raimundo Nonato de Araújo Júnior foi o grande homenageado da noite. A seu favor a enorme simpatia e respeito conquistado como empresário, educador e advogado. Todos os presentes faziam questão de se aproximar e dedicar-lhes palavras respeitosas e de parabéns. A alegria do homenageado era contagiante, passava de pessoa para pessoa, naquela noite a Senhora “Felicidade” estava em festa.

A escolha do Clube de Xadrez Marabá é algo muito especial para todos nós, considerando que ainda não contamos com nenhum apoio oficial, fazemos este trabalho por amor e muitas das vezes (quase sempre) com recursos pessoais. Este prêmio conta com o aval do SINDICATO DO COMÉRCIO DE MARABÁ (SINDICOM), ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL(ACIM) e do SERVIÇO BRASILEIRO
DE APOIO A MICRO E PEQUENA EMPRESA (SEBRAE). O Clube foi muito bem homenageado nas belas palavras do Presidente do Sindicato do Comércio de Marabá o anfitrião Paulo César de Carvalho Lopes que, muito tem contribuído para o sucesso deste importante esporte na cidade. Com satisfação convidou o excelentíssimo Sr. Maurino Magalhaes de Lima, prefeito municipal para fazer a entrega da PLACA SÉRGIO LEMOS ao presidente do Clube de Xadrez Marabá em homenagem aos relevantes serviços prestados a “Terra de Francisco Coelho”.

HOMENAGEM DA REQUINE STORE E CORPO & SEDA AO CLUBE DE XADREZ
DIÁRIO DE CARAJÁS - CIRCULA COM O DIÁRIO DO PARÁ DE 23/11/2011
O Empresário Raimundo Nonato Júnior foi um exemplo de simpatia e de simplicidade. Enquanto muitos procuram exaltar a soberba, o orgulho e a vaidade de ser mais do que todo mundo, ele trouxe consigo a humildade. Foi muito bonito vê-lo agradecer à Deus, aos seus familiares e em especial ao seu irmão Marcelo do Grupo Êxito Educacional, de quem foi sócio por longos anos. O Sindicom está de parabéns pela acertada escolha.

Ao ser chamado para ser homenageado o Clube de Xadrez recebeu palavras de apoio e muito incentivo do Paulinho que, de modo educado e inteligente fez significativa homenagem. O Clube foi agraciado com a PLACA SÉRGIO LEMOS, por relevantes serviços prestados. A entrega foi realizada pelo Prefeito Municipal Maurino Magalhães. Do alto do palco dava para ver a multidão que prestigiou o Baile do Empresário.

O reconhecimento da forte presença do xadrez em Marabá e Região é algo muito gratificante. Ao longo de 22 anos de muito trabalho, hoje o xadrez está em mais de 30 escolas e esse trabalho não foi realizado apenas por uma única pessoa. Pelo contrário. Naquele momento um filme passou em minha lembrança: da luta do mestre Antonio Carlos, Rubens Kossatz, José Carneiro, Jonas Paulino, Jairom Pinheiro, Gabriel Farias, Paulo César de Carvalho Lopes, Raimundo Alves da Costa Neto, Raimundo Nonato, Airton da Academia Star, Hugo Osório, Mauro Nunes, Mário Américo, Dr. Vinícius Cunha, Félix Marreiros, Macarrão, Professor Gileno Rocha, Jhon Kennedy, Antonio Jorge, Pablo Salermo, Cleyton Maia, Denildson Barnabé, Dênis Pereira, Enaque (in memoriam), Profª Ana Borges, Eva Paixão, Prof. Josias Borges, Profª Arionide, Leôncio Leão (in memoriam), Dr. Talisman Sênior, Nélson Moraes, Bianor Dantas, Prof. Mário Cardoso, Lauzeniro, Gláuber, Prof. Araújo, Rafael Félix, Carlos Caxiano e Prof. Fernando Almeida (Castanhal), Carlos Alessander, Márcio Laranjeiras, Tanilza (Corpo & Seda) e Lena (Requinte), Vinícius Rodrigues, Vanessa Rodrigues, Profª Iselene, Nei Calandrini, Neyla Ribeiro, Célio Sabino, Jéfferson Telles, Mariuza Giacomin, Campos Filho, Wellinton Moreira, Nonato Dourado, Victor Haor, Magno De Leon, Júlio Lourenço, Antonio Edilson, Prof. Cláudio Luiz, Paulo Terras, Vanderlane Freitas, Carlos Tomita, Miguel Ângelo, Cláudio Francisco, Prof. Rubens de Abel Figueiredo, Secretário Melquíades (Abel Figueiredo), Elza Miranda, Rosângela Botelho, Profª Danielle Vale, Prof. Salatiel, Profª Joecy, Profª Terezinha, Profª Cynthia, Prof. Paulo Alencar, Profª Edna Maria, Profª Claudete, Prof. Fátima Scherer. Profª Raimundinha e Ivaneide, nosso Rei Róbson e nossa Rainha Ana Paula. Enfim, a toda a imprensa e escolas e a todos os enxadristas. Agora fiquei com medo de ter esquecido o nome de alguém. Se esqueci de alguém não foi por maldade.

Deixei para citar por último a Professora Laura Sousa Araújo, pessoa querida e sempre lembrada por todos. Acredito que o Clube de Xadrez Marabá ainda não foi capaz de agradecê-la de modo justo pelos relevantes trabalhos à Cidade de Marabá, foram longos três anos propagando o enxadrismo em muitas escolas. Na verdade somos muito gratos pelo trabalho da PROFESSORA LAURA e vai chegar este dia especial.

domingo, 20 de novembro de 2011

434 - PARAENSES PARTICIPAM DO MUNDIAL DA JUVENTUDE

CAMPEONATO MUNDIAL DA JUVENTUDE - GRÉCIA 2010
A cidade de Caldas Novas está respirando xadrez por todos os lados. A cidade está repleta de pessoas de todo o mundo, de todos os lugares. É que nesta cidade vai acontecer diversos eventos como:

Categoria sub-08: Nascidos em 2003 ou posteriormente, aberto;
Categoria sub-08: Nascidos em 2003 ou posteriormente, feminino;
Categoria sub-10: Nascidos em 2001 ou posteriormente, aberto;
Categoria sub-10: Nascidos em 2001 ou posteriormente, feminino;
Categoria sub-12 : Nascidos em 1999 ou posteriormente, aberto;
Categoria sub-12 : Nascidos em 1999 ou posteriormente, feminino;
Categoria sub-14 : Nascidos em 1997 ou posteriormente, aberto;
Categoria sub-14 : Nascidos em 1997 ou posteriormente, feminino;
Categoria sub-16 : Nascidos em 1995 ou posteriormente, aberto;
Categoria sub-16 : Nascidos em 1995 ou posteriormente, feminino;
Categoria sub-18 : Nascidos em 1993 ou posteriormente, aberto;
Categoria sub-18 : Nascidos em 1993 ou posteriormente, feminino.


Os torneios serão disputados pelo sistema suíço com 11 rodadas. As classificações nacionais (rating) não serão levadas em conta nos emparceiramentos. O ritmo de jogo será 90 minutos para os primeiros 40 lances seguidos de 30 minutos para o resto da partida com o incremento de 30 segundos por lance começando do primeiro lance.

O Pará estará participando com três enxadristas, com a belenense Ághata Caroline na categoria Sub-08 feminino. A parauapebense Darlane Assunção de Brito representa o Estado do Pará no Sub-14 feminino e o castanhalense vencedor do Torneio do Jonathas Pontes Athias e do Super JEP’s Rafael Félix da Costa Ribeiro no sub-18 aberto.

Ainda em tempo, destacamos que se trata de Campeonatos Mundiais, com a presença de jogadores de vários países. São pessoas de muitas nacionalidades e línguas diferentes. Deve ser um evento fenomenal, inesquecível.

Nas disputas do World Youth Chess Championship - U 08 Girls ID FIDE – 59429, quer dizer, Campeonato Mundial de Xadrez da Juventude – Sub-08 feminino, temos a participação de 56 inscritos. No Sub-14 Feminino temos 86 e no Sub-18 absoluto 93 participantes. Para todos eles será uma experiência fantástica para toda a vida. Que bom que aproveitaram a oportunidade de participarem de um Campeonato Mundial.

Resultado parcial, segundo site: http://www.fexpa.org.br/:
SUB-18 Rafael Félix (Castanhal) 1,0 / 2,0 pts;
SUB-14 Darlane Brito (Parauapebas) – 0,0 / 2,0 pts;
SUB-08 Ághata Caroline (Belém) – 0,0 / 2,0 pts.

Desejamos com sinceridade: força e sabedoria nas disputas. Que a atuação de todos vocês seja motivo de orgulho e satisfação. Avante nossos Campeões. Toda a nossa torcida está com vocês!

433 - CARLOS ALESSANDER PARTICIPA DE CURSO DE ÁRBITRO FIDE

CARLOS ALESSANDER JÁ ESTÁ EM CALDAS NOVAS PARA CURSO DE ARBITRAGEM
Já se encontra na cidade de Caldas Novas no Estado de Goiás, o amigo e presidente do Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama, Carlos Alessander, participando do Seminário FIDE de Árbitros no período de 19 a 25 de Novembro.


O presidente do Cavaleiros da Dama, Carlos Alessander, iniciou uma longa jornada, desde a cidade de Canaã dos Carajás passando por Parauapebas trechos rodoviários e, de Marabá à Brasília em voo da Gol e seguiu até Caldas Novas novamente via trecho rodoviário. A sua peregrinação teve início no dia 18 de Novembro. Acompanhei o embarque do dirigente de Canaã dos Carajás, solicitando do mesmo que levasse consigo o nome do Clube de Xadrez Marabá e algumas encomendas de materiais esportivos.


O Curso de Arbitragem da Federação Internacional de Xadrez, realizado com aval da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) sob a organização do Grande Mestre Darcy Lima. O curso confere aos participantes o status de Árbitro FIDE (AF).


Para participar do seminário o participante já deve ter em seu currículo organização de algum evento de rating FIDE. E, fazer sua inscrição pagando um pacote em alguns dos hotéis credenciados pelo período do curso. Além das despesas da viagem, o participante tem de arcar com as despesas de hospedagem e alimentação. Por que estou dizendo tudo isto? Bom, simplesmente para demonstrar que não é fácil e nem barato arcar com muitas despesas, a fim de dar suporte a sua cidade, região e estado.


A organização já disponibilizou o conteúdo do curso de arbitragem:


O programa do Seminário de FIDE Arbiter é (the program for the seminar is) :


1 - Lei do Xadrez da FIDE (incluindo Apêndices: Rápido, Blitz etc) / FIDE Laws of chess including Appendices
2 - Regras de Torneios FIDE / FIDE Tournament Rules
3 - Papel do árbitro - Princípios Éticos/ The role of the arbiter- Ethicals Guides
4 - Sistemas de Jogo e Desempates/ Rate of play, Tie breais Rules etc.....
5 - Regras de Emparceiramento - Sistema Suíço/ Pairings Rules and Swiss Sistem
6 - Regulamento de Rating e Títulos FIDE/ Regulations for the Rating and over-the-board Titles
7 - Regulamento de Títulos para Árbitros / Regulations for titles of the Arbiters
8 - Uso de Relógio Digital / Use of Eletronic Clocks
9 – Uso de Programas de emparceiramento / Use of Computer pairing programs (****)

Quem ganha com isto é todo o Estado do Pará.



Retificação:

Bom, acabo de receber e-mail do Carlos Alessander retificando informações desta postagem. Esclarece que o Curso confere status de Árbitro Fide (AF). Ele confere NORMA para AF, em que são necessarios outros quesitos como ter arbitrado torneios FIDE Suiço e Round Robin, os torneios terem um determinado valor na Fide.