terça-feira, 18 de outubro de 2011

409 - PRÓXIMOS EVENTOS DO CLUBE

1- 2º Torneio 21 de Outubro

Dia 21 Out 2011 - 6ª Feira
Comemorativo aos 22 anos do Clube de Xadrez Marabá
Local: Hotel Itatocan - Cidade Nova
Av. Nagib Mutrans esq. com Av. Pedro Marinho
Horário: 19:00 horas




2- 1º Torneio Aberto de Carajás
Dia 22 e 23 Out 2011 - Sábado e Domingo
Local: Hotel Itatocan - Cidade Nova
Programação: 22/10/2011 - Sábado
10:00 horas - 1ª rodada
14:00 horas - 2ª rodada
16:00 horas - 3ª rodada

Programação: 23 Out 2011 - Domingo
10:00 horas - 4ª rodada


3- Campeonato Marabaense Sub-18 anos
Dia 30 Out 2011 - Domingo
Local: Escola Gaspar Vianna - Folha 17 - N. Marabá
Horário: 08:00 horas




4- Campeonato Marabaense Absoluto
Dias 05 e 06 Nov 2011 - Sábado e Domingo
Local: Escola Gaspar Vianna - Fl. 17 - N. Marabá
Programação: 05 Nov 2011 - Sábado
05 de novembro das 08 às 18:00 horas
10:00 horas - 1ª rodada
14:00 horas - 2ª rodada
16:00 horas - 3ª rodada

Programação: 06 Nov 2011
08:00 horas - 4ª rodada
10:00 horas - 5ª rodada



5- Cerimônia de Premiação
Dia: 11 Nov 2011 - 6ª feira
Horário: 19:00 horas
Local: Câmara Municipal de Marabá

408 - UMA SALA QUE É PURA ARTE

Para a realização dos Jogos Estudantis da Castanha tínhamos como opção a Escola Judith Goimes Leitão, mais precisamente na Biblioteca. Após uma visita constatamos que o local era bom e dava prá fazer os jogos, em meio aos livros é claro. Mas, as mesas eram muito grandes.

Em conversa com a Professora Elena nos foi mostrada a Sala do Mais Educação. A Sala surpreende desde o primeiro olhar e ficamos encantados com as cores, as mesas e inúmeros trabalhos de arte. Confesso que, juntamente com o Professor Gileno, ficamos algum tempo em admiração. Puro encantamento.

Na Sala a harmonia dos trabalhos em pintura, retratando as memórias da infância dos estudantes, em muitas pinturas envolventes, pessoas em movimentos em atividades esportivas, garotos nadando, dançando, jogando bola, andando de bicicletas, mas, lá não havia nenhum trabalho com o tema de xadrez, sabe por que? Porque é um esporte pouco difundido socialmente.

Também havia vários e vários chapéus. Em cada um deles detalhes e cores diferentes, alternando com belas pinturas em paisagens fluviais e de florestas.

Já havia o desejo de evidenciar em postagem nossa impressão e de outras pessoas como o do Professor Augusto entre outros. Esta sala é pura arte!

407 - XADREZ, FUTEBOL E CORINTHIANS

DUPLA DE ZAGA CORINTIANA APRECIA LIVROS, QUADROS E XADREZ E FOGE DA ROTINA DE "BOLEIRO"

Carlos Padeiro
Em São Paulo


Reservas durante toda a temporada, Paulo André e Wallace ganharam destaque de uma semana para cá, quando barraram o capitão Chicão e aproveitaram a lesão de Leandro Castan para formarem a dupla de zaga titular do Corinthians. Ambos deram conta do recado no empate por 0 a 0 com o São Paulo e na vitória por 1 a 0 sobre o Bahia.

Fora de campo, chama a atenção a rotina que os dois beques levam. Ambos fogem à regra dos ‘boleiros’ e praticam atividades sofisticadas, pouco comuns no meio do futebol, como jogar xadrez.

Paulo André vai além. No tempo em que viveu na França, quando atuou pelo Le Mans, pegou gosto por pintar quadros. Na capital paulista, mantém o hábito de visitar feiras de artes e concertos musicais. Em seu blog, onde escreve sobre diversos assuntos, exibe fotos de sua vida cultural.

“No meu primeiro ano na França me lesionei e acabei ficando sem ter muita coisa para fazer. Aí inventei de pintar, fui aperfeiçoando sozinho uma técnica”, conta o atleta de 28 anos ao UOL Esporte.

Já o baiano Wallace tem como hobby jogar xadrez e trava um duelo particular com o colega de elenco. “Está 4 a 3 para mim. Tenho um tabuleiro desde os 12 anos. Quando cheguei ao Corinthians, o Paulo soube que eu gostava de jogar e viramos adversários.”

“Ele fala que está 4 a 3 para ele, e eu falo que está 4 a 3 para mim. Eu jogo xadrez desde moleque, jogava com meu pai. Desafiei o Wallace e tomei uma porrada, 3 a 0 logo de cara. Aí peguei um livro velho em casa sobre xadrez, dei uma lida, lembrei de umas técnicas e ganhei quatro seguidas”, rebate Paulo André.

Além disso, Wallace é motivo de brincadeira entre os demais atletas porque costuma aparecer nos treinamentos vestido de blazer. “As pessoas não estão acostumados a ver um jogador de blazer, mas eu uso”, sorri.

O zagueiro de 23 anos revela também que nas suas horas vagas costuma visitar uma livraria. “Gostei muito do livro ‘O Homem que matou Getúlio Vargas’, do Jô Soares. Abriu as portas da leitura para mim. Agora estou lendo a biografia do Schopenhauer [filósofo alemão Arthur Schopenhauer]. Gosto também de CDs e DVDs, como Norah Jones e Jack Johnson.“

Paulo André diz que, diferentemente do que as pessoas imaginam, no futebol não é tão raro assim encontrar jogadores com uma vida cultural ativa.

“A gente faz coisas alternativas, como ir ao teatro, cinema, restaurante. Quando encontro alguém com gosto parecido, como o Wallace, me aproximo. Vejo que o nível cultural de formação dos atletas está evoluindo e crescendo, são cada vez menos frequentes os exemplos ruins”, opinou o corintiano.

http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2011/09/29/dupla-de-zaga-corintiana-aprecia-livros-quadros-e-xadrez-e-foge-de-rotina-de-boleiro.htm

domingo, 16 de outubro de 2011

406 - ADIADO O MARABAENSE SUB-18

Em razão do Círio de Marabá, em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, evento que envolve mais de uma centena de fiéis, realizado neste domingo, 16/10, adiamos a realização do Marabaense Sub-18 anos para o próximo dia 30/10.

Vamos escolher um outro local para o Sub-18, vai ser uma escola da Nova Marabá. Assim que tivermos a confirmação estaremos divulgando em nosso blog.