sábado, 8 de outubro de 2011

388 - JOGOS DA CASTANHA TERÁ 15 ESCOLAS PARTICIPANTES

Os 28º JOGOS ESTUDANTIS DA CASTANHA será realizado nos dias 10 e 11 de outubro na Escola Judite Gomes Leitão com a participação de 15 Escolas e cerca de 80 enxadristas.

No dia 10 de outubro (segunda-feira) a partir das 14h00, teremos as disputas das categorias: Mirim (Sub-12) no masculino e feminino e da Infantil (Sub-14) apenas no masculino.

No dia 11 de outubro (terça-feira) a partir das 14h00, serão realizados os jogos da categoria Infantil (Sub-14) apenas no naipe feminino e a categoria Juvenir (Sub-17) nos naipes masculino e feminino.


Abaixo a relação das Escolas participantes e os números de enxadristas:
1. ANASTÁCIO QUEIROZ..........12;
2. IRMÃ THEODORA..................10;

3. INACIO S. MOITA..................09;
4. SÃO FRANCISCO...................07;

5. ACY BARROS.........................06;
6. ANÍSIO TEIXEIRA..................06;

7. DISNEYLANDIA.....................06;

8. GERALDO VELOSO...............05;
9. AUGUSTO MORBACH..........04;
10. JONATHAS PONTES...........04;
11. HELOISA CASTRO..............03;
12. PEQUENO PRINCIPE..........02;
13. GASPAR  VIANNA..............02;
14. FUTURO...............................01;
15. ÊXITO...................................01.

Esta relação ainda não serve para espelhar o crescimento do xadrez nas Escolas de Marabá. Ao longo de quase 22 anos várias foram as investidas do Clube de Xadrez nas escolas públicas e privadas. Todo este trabalho foi realizado por um grupo de abnegados, isto é, sem receber para realizar estes trabalhos.

Podemos dizer que existe uma boa semente germinando em nossas Escolas e, se tivéssemos algum apoio tudo estaria bem melhor. Não é uma crítica ao sistema. Simplesmente uma constatação de que estamos crescendo, muito devagar é claro.

A cidade de Marabá está vivendo algumas dificuldades de ordem institucionais em decorrência do momento político e do momento grevista nas escolas estaduais. Também registramos que em muitas escolas os alunos estão fazendo provas, outros se preparando para o ENEM e etc.

Apenas para mostrar o potencial que temos e a aceitação do xadrez, segue abaixo relação das escolas que, por uma razão ou outra, deixaram de se inscreverem nos JOGOS DA CASTANHA:

1 ARTE E MANHAS

2 DARCI RIBEIRO
3 JUDITE G. LEITÃO
4 LUTERANA
5 LIBERDADE
6 EMÍLIA FERRERO
7 SILVINO SANTIS
8 BASÍLIO MIGUEL
9 MONTE CASTELO
10 COLÉGIO ALVORADA
11 PLÍNIO PINHEIRO
12 JULIETA GOMES LEITAO
13 MADRE CELESTE
14 MANOEL CORDEIRO
15 JOSÉ MENDONÇA
16 RIO TOCANTINS
16 MARTINHO MOTA
17 MANOEL CORDEIRO

Em algumas Escolas não tivemos envolvimento direto, ou seja, o trabalho foi realizado por outra pessoa, neste caso, os Professores de Educação, aos quais, nosso reconhecimento e nossa sincera gratidão.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

387 - CONFIRMADO: XADREZ NOS JOGOS ESTUDANTIS DA CASTANHA

Os 28ºs Jogos Estudantis da Castanha (JESC) tiveram sua abertura no dia 05 de outubro no Ginásio Olímpico da Folha 16, na Nova Marabá com a participação de 3.000 estudantes inscritos em diversas modalidades esportivas, incluíndo o Xadrez.

Os Jogos de 2011 estão sendo coordenados pela Professora Joecy Coutinho, do Departamento de Educação Física da Secretaria de Educação. O evento envolve a participação de 45 estabelecimentos de ensino e se estenderão até o dia 27 de outubro.

A Escolas Campeãs receberão belos troféus, já os atletas vencedores receberão medalhas estilizadas nas seguintes modalidades, coletivas: voleibol, basquete, handebol, futsal e as modalidades individuais: atletismo, natação, judô, caratê, tênis de mesa e xadrez.

Os Jogos Estudantis da Castanha serão disputados em três categorias distintas: Sub-12, Sub-14 e Sub-17 anos. Entre as estrelas que brilharão nestes jogos estão os atletas que participaram recentemente das Olimpíadas Escolares Brasileiras realizada na cidade de João Pessoa, no Estado da Paraíba.

As disputas dos Jogos de Xadrez terá como palco a Escola Municipal Judite Gomes Leitão na Marabá Pioneira com a seguinte programação:

Data:_______Modalidade
10/Out______Sub-12 Masculino / Sub-12 Feminino / Sub-14 Masculino
11/Out______Sub-14 Feminino / Sub-17 Masculino / Sub-17 Feminino

As informações desta postagem foram colhidas via telefone e acreditamos que não haverá grandes mudanças, embora, falta informar os horários dos jogos e do congresso técnico.

Os detalhes serão acertados e finalizados com a Coordenação dos Jogos nesta sexta-feira (07/10), deixando tudo pronto para as competições.


PRÓXIMOS EVENTOS DO CLUBE DE XADREZ MARABÁ:
CAMPEONATO MARABAENSE DE XADREZ 2011 SUB-16 E SUB-18 ANOS,
NA ESCOLA IRMÃ THEODORA NOS DIAS 15 E 16 DE OUTUBRO DE 2011.
 
INFORMAÇÕES: 3324-2262 / 8166-1616 / 9103-2752
cxmaraba@yahoo.com.br / arnilson@uol.com.bt

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

386 - LEI INSTITUI O XADREZ NAS ESCOLAS DO R.DE JANEIRO


PROJETO DE LEI Nº 73/2007
                                                                      
                                                                      EMENTA:
                                                                                                                                           INSTITUI NAS ESCOLAS PÚBLICASESTADUAIS,      
                                                                                                                                                                                                                                                                                     O    PROGRAMA ESTADUALDO JOGO DE XADREZ.
Autor(es): Deputado MARCELO SIMÃO
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:
Art. 1º - Fica instituído o PROGRAMA ESTADUAL DE APRENDIZAGEMDO JOGO DE XADREZ - PAX, na rede pública estadual de ensino.
Art. 2º - O PAX consistirá em um conjunto de ações do Poder Executivo Estadual que visem a:
I – promover o ensino e estimular a prática do jogo de xadrez nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro;
II – promover ampla divulgação, junto as escolas públicas estaduais, dos benefícios e vantagens da prática do jogo de xadrez no desenvolvimento do raciocínio por parte de seus praticantes.
Art. 3º - Para a consecução dos objetivos do PAX, o Poder Executivo Estadual   poderá:
I – firmar convênios com clubes, associações e federações que pratiquem a atividade do jogo de xadrez, para a promoção do ensino e difusão da prática do jogo de xadrez nas escolas públicas estaduais;
II – buscar apoio junto a iniciativa privada para patrocínios de campeonatos entre os alunos da rede pública estadual;
III – firmar convênios com organizações não governamentais legalmente instituídas, visando a implementação de projetos para a promoção,ensino e difusão do jogo de xadrez voltado para as comunidades carentes do Estado do Rio de Janeiro;
IV – realizar campanha de divulgação dos benefícios da prática do jogode xadrez juntos aos pais dos alunos da rede pública estadual deensino;
Art. 4º - O Poder Executivo Estadual promoverá competições oficiais de xadrez anualmente, com a participação, sempre que possível, de alunos da rede pública estadual de ensino, pertencentes a todos os municípiosdo Estado.
Art. 5º - As despesas decorrentes da execução da presente Lei, correrão por conta de dotações próprias, suplementadas se  necessário.
Art. 6º - O Poder Executivo baixará os Atos que se fizerem necessários para a regulamentação da presente Lei.
Art. 7º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Plenário Barbosa Lima Sobrinho, em 14 de fevereiro de 2007
DEPUTADO MARCELO SIMÃO
JUSTIFICATIVA
Pesquisas feitas na Europa e nos Estados Unidos já constataram que o jogo de xadrez pode ser uma excelente ferramenta pedagógica.
O jogo de xadrez associa o mais puro lazer com uma chance de o aluno aprimorar seu raciocínio lógico, a tomada de decisão e as atitudes de liderança. O que é meio caminha andado para o jovem se integrar nomundo competitivo de hoje.
Cada movimento no xadrez requer uma lógica profunda, já que as peças podem ter um valor relativo: há posições em que um cavalo vale mais do que uma torre, por exemplo. O estudo contínuo de posições de tática e estratégia para ir bem no jogo favorece o pensamento lógico em geral, o que influi bastante sobre os resultados escolares, aumentando a capacidade de racionalização dos problemas.
O fato de uma mesma jogada poder ser feita de várias formas diferentes ajuda o aluno a aceitar os pontos de vista divergentes, aprendendo a discutir, compreender e ceder. O jogo ensina a ter método – que é fundamental para o bom andamentodos estudos, afinal jogar sem um plano é equivalente a fazer lances aleatórios. No xadrez é fundamental planejar as ações futuras, e a prática desse planejamento forma um pensamento organizado e desenvolve uma imaginação criadora.
Numa partida sempre aparecem vários temas mesclados e o jogador que melhor trabalha com estas variáveis obtém os melhores resultados. A necessidade de analisar todos os lados da questão para solucionar os problemas ajuda a desenvolver na criança a tenacidade, a vontade, a concentração e a memória.
Ser capaz de aprender com a vitória e com a derrota é algo importante – é mais fácil de adotar quando se é ainda criança, com uma personalidade em formação. Nisso o xadrez é campeão: como o êxito depende de aptidões e conhecimentos que precisam ser desenvolvidos, o jogo estimula sempre o aprendizado, mesmo na derrota.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

385 - SEGUNDA NO ENEM, ESC. DO PIAUÍ TEM AULA DE XADREZ

Yala Sena
Direto de Teresina
http://noticias.terra.com.br/educacao/enem/noticias/0,,OI5346128-EI8398,00-Segunda+melhor+no+Enem+escola+do+PI+tem+aula+de+latim+e+xadrez.html

Dar "puxões de orelha" em pais faltosos e ver alunos estudando até mesmo na hora do recreio é uma rotina dentro do Instituto Dom Barreto, em Teresina (PI). A escola, que pela terceira vez conquistou a segunda posição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com média de 754,13 pontos, tem disciplinas de latim e xadrez no currículo dos alunos.

O Estado do Piauí, que tem um dos piores índices na classificação geral do exame, conseguiu emplacar dois colégios privados entre as 10 melhores escolas do País. Além do Dom Barreto, foi bem classificado o Educandário Santa Maria Goretti.


O colégio Dom Barreto é uma escola de elite, fundada pela Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado. A mensalidade varia de R$ 592 (ensino infantil) a R$ 696 (ensino médio). Além do xadrez e do latim, os alunos têm aulas de filosofia, sociologia, inglês e espanhol, num ambiente que cobra disciplina e exige a participação da família.

No quadro da escola 100% dos 224 professores têm especialização e 15% deles possuem mestrado e doutorado. O maior salário pago a um educador é R$ 7 mil e a média do vencimento fica em torno de R$ 3,5 mil. Além da valorização dos profissionais, a cobrança com os pais também é um diferencial. Se eles faltam a reuniões são cobrados via telefone, e-mail e cartas.

Com 90% dos alunos do ensino médio aprovados nas maiores universidades do País, a diretora do Instituto Dom Barreto, Maria Stela Rangel da Silva, afirma que o "segredo" está na formação humana. "Nosso foco é preparar o aluno para a vida, do aluno ser gente e se preocupar com o próximo", diz a diretora.

As estudantes Clarissa Vilanova, 15 anos, e Maria Clara Chaves Monteiro, 14 anos, concordam que o instituto cobra disciplina e responsabilidade social dos alunos. "A escola não forma só para o vestibular, desperta para o lado humano, de você ser honesta, de cuidar do meio ambiente e noções de mundo", diz Clarissa.

Com 67 anos de existência, a tradicional escola do Piauí também investe em tecnologia. Um dos destaques é a sala do futuro, em que o aluno não usa caneta e nem lápis, somente o computador é companhia no estudo. A partir de 2012, os estudantes do Dom Barreto também vão contar com aulas da disciplina de robótica. O objetivo é estimular o raciocínio lógico dos alunos do ensino fundamental.

Com 3,3 mil alunos do ensino infantil ao médio, o instituto chega a exigir do aluno 8 horas diárias de aulas, de segunda a sábado. No preparatório do Enem desde ano, a escola incluiu mais 12 simulados surpresas, dando ênfase à redação.



Acompanhamento individual

A diretora do Educandário Santa Maria Goretti, Tércia de Moraes Leal, atribui o sucesso do desempenho no Enem ao acompanhamento do aluno desde do maternal ao ensino médio. "Aqui, 80% dos alunos entram ainda no ensino infantil e fazemos um acompanhamento quase que individual, despertando suas habilidades", afirma a diretora.

Santa Maria Goretti tem 1,1 mil alunos e é uma escola católica criada há 40 anos pela professora. O colégio tem carga horária de 8 horas diárias e assim como o Dom Barreto cobra disciplina e compromissos dos pais. Este ano, 90% dos alunos do ensino médio foram aprovados em vestibulares e têm estudantes que conseguiram ser aprovados em cinco vestibulares, além do Enem.

384 - SAIBA MAIS SOBRE O COLÉGIO DOM BARRETO

Os alunos do ensino fundamental jogam xadrez, para o desenvolvimento do ensino lógico


Efrém Ribeiro

http://www.aarffsa.com.br/noticias/19071003.html



TERESINA. Não é a primeira vez que o Instituto Dom Barreto, de Teresina, Piauí, surpreende país e educadores. No Enem 2009, ele ficou com a segunda melhor nota, superando escolas tradicionais do Rio e de São Paulo. Em 2007, o Dom Barreto apareceu em primeiro lugar no ranking das melhores escolas de ensino médio do país. E, em 2008, obteve o nono lugar.

Com 2.600 alunos, sendo 650 do ensino médio, a escola não adota malabarismos pedagógicos ou métodos exóticos. Professores e estudantes dizem que o segredo é uma longa carga horária diária de oito horas, além da interação entre alunos e docentes. Os professores, às vezes, usam o horário do intervalo para tirar dúvidas e reforçar os estudos nas disciplinas em que os adolescentes estejam com notas abaixo da média. A maioria dos 250 professores tem mestrado e doutorado e também trabalha em universidades públicas e privadas.

— Uma vez na semana, além das oito a nove horas diárias de aulas, os alunos fazem provas objetivas pela manhã ou no sábado à tarde — conta Maria Stela Rangel da Silva, diretora administrativa do instituto, mestre em linguística, doutoranda em educação e professora aposentada da Universidade Federal do Piauí.

A mensalidade do ensino médio vai de R$500 a R$580, e não é a mais alta entre as escolas particulares de Teresina. Os alunos, em sua maioria, estão lá desde o ensino fundamental.
— O corpo docente é formado há anos. Investimos nele, sempre temos professores fazendo mestrado, doutorado. Todos são estimulados a estudar — diz Maria Stela.

Os alunos do ensino fundamental jogam xadrez, para o desenvolvimento do ensino lógico, e aprendem latim, para a compreensão da etimologia das palavras. Escritores como Rubem Alves e Celso Cunha viajam a Teresina com o único objetivo de conversar com os alunos do Instituto Dom Barreto. O colégio tem mais de 60 anos e foi fundado pelas Irmãs Missionárias Jesus Crucificado, que continuam com assento no Conselho Diretor da escola.

Jornal: O GLOBO
© 2001 Todos os direitos reservados à Agência O Globo

domingo, 2 de outubro de 2011

383 - GUSTAVO MARTINS VENCE O MARABAENSE SUB-14

GUSTAVO MARTINS DE QUADRO O CAMPEÃO DO SUB-14
A Escola Jonathas Athias também sediou o CAMPEONATO MARABAENSE SUB-14 (Infantil), promovido pelo Clube de Xadrez Marabá com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Secretaria de Educação, Sindicato do Comércio de Marabá, Escola Jonathas Pontes Athias e Requinte Store, com a finalidade de apontar o CAMPEÃO MARABAENSE DO SUB-14 ANOS e promover a movimentação de rating.

Com a participação de 05 enxadristas, a solução foi promover o campeonato pelo Sistema Schuring em turno e returno, ou seja, confronto no segundo turno com o mesmo adversário, porém, com a inversão das cores. Assim, foi computado em cada rodada a pontuação dos dois confrontos.

A Categoria Sub-14 anos, também chamada de INFANTIL, compreende os enxadristas nascidos a partir de 1º de janeiro de 1997 até 31 de dezembro de 1999 de ambos os sexos.



RICARDO VINÍCIUS O VICE CAMPEÃO

PARTICIPANTES
No Name Feder Sex Club Born
1. JÚLIO dos Santos Lourenço, S14M male ABarros
2. RICARDO Vinicius C. Souza, S14M male AFazendinha
3. GABRIEL de Souza Ramos, S14M male Jonathas
4. GUSTAVO Martins de Quadro, S14M male
5. LILIANE Evangelista Guimaraes, S14F female PPrincipe


1º / 6º ROUND
No Name Result Name
1 RICARDO Vinicius C. Souza, (2) 1.0:1.0 LILIANE Evangelista Guimaraes, (5)
2 GABRIEL de Souza Ramos, (3) 0.0:2.0 GUSTAVO Martins de Quadro, (4)
3 JÚLIO dos Santos Lourenço, (1) : BYE


LILIANE EVANGELISTA 3º LUGAR
 
2º / 7º ROUND
No Name Result Name
1 LILIANE Evangelista Guimaraes, (5) 2.0:0.0 GABRIEL de Souza Ramos, (3)
2 JÚLIO dos Santos Lourenço, (1) 0.0:2.0 RICARDO Vinicius C. Souza, (2)
3 GUSTAVO Martins de Quadro, (4) : BYE

 
3º / 8º ROUND
No Name Result Name
1 GABRIEL de Souza Ramos, (3) 0.0:2.0 JÚLIO dos Santos Lourenço, (1)
2 GUSTAVO Martins de Quadro, (4) 2.0:0.0 LILIANE Evangelista Guimaraes, (5)
3 RICARDO Vinicius C. Souza, (2) : BYE



LILANE, YASMIN E LARISSA - AS INTELIGENTES, BELAS E SIMPÁTICAS ENXADRISTAS
 
4º / 9º ROUND
No Name Result Name
1 JÚLIO dos Santos Lourenço, (1) 0.0:2.0 GUSTAVO Martins de Quadro, (4)
2 RICARDO Vinicius C. Souza, (2) 2.0:0.0 GABRIEL de Souza Ramos, (3)
3 LILIANE Evangelista Guimaraes, (5) : BYE


JÚLIO LOURENÇO VERSUS LILIANE EVANGELISTA
5º / 10º ROUND
No Name Result Name
1 GUSTAVO Martins de Quadro, (4) 2.0:0.0 RICARDO Vinicius C. Souza, (2)
2 LILIANE Evangelista Guimaraes, (5) .5:1.5 JÚLIO dos Santos Lourenço, (1)
3 GABRIEL de Souza Ramos, (3) : BYE

 
CLASSIFICAÇÃO GERAL
Place Name Feder Score Berg. Progr. M-Buch. Buch.
1 GUSTAVO Martins de Quadro, S14M 8 24.00 22.0 12.0 17.0
2 RICARDO Vinicius C. Souza, S14M 5 10.50 17.0 12.0 20.0
3 LILIANE Evangelista Guimaraes, S14F 3.5 6.75 13.5 13.5 21.5
4 JÚLIO dos Santos Lourenço, S14M 3.5 5.25 7.5 13.5 21.5
5 GABRIEL de Souza Ramos, S14M 0 0.00 0.0 13.5 25.0

382 - LARISSA DA ESCOLA ANASTÁCIO QUEIROZ VENCE O SUB-12


LARISSA A CAMPEÃ DO  SUB-12
 A Escola de Ensino Fundamental Jonathas Pontes Athias, situada na Folha 22, na Nova Marabá sediou o CAMPEONATO MARABAENSE 2011 SUB-12 ANOS, com a participação de estudantes do sexo masculino e feminino, com a finalidade de apontar o Campeão Marabaense de Xadrez e movimentação de rating.


O certame foi realizado pelo Sistema Round-Robin (Schuring) em 07 rodadas com o tempo de 21 minutos de reflexão. O Campeonato contou com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Secretaria Municipal de Educação, Sindicato do Comércio de Marabá, Escola Jonathas Athias e Requinte Store. Os participantes foram isentados da taxa de inscrição.


O CAMPEONATO MARABAENSE SUB-12 ANOS foi idealizado para enxadristas nascidos a partir de 1º de janeiro de 1999 até 31 de dezembro de 2001 de ambos os sexos, na Categoria PRÉ-INFANTIL.





PARTICIPANTES
No Name Feder Sex Club Born
1. DAYANE Menezes Miranda, S12F female AQuerioz
2. MOISÉS Miranda Lourenço, S12M male BMiguel
3. ANDRE Pinto Formentini, S12M male Disneylandia
4. ALANES Patrick Correa, S12F female Disneylandia
5. LARISSA Helena Bolla Silv, S12F female AQueiroz
6. Jaqueline YASMIN S. Aguir, S12F female ATeixeira
7. THAMIRES Teles Fontes, S12F Disneylandia
8. JOSÉ EDUARDO, S12M Disneylandia


JAQUELINE YASMIN - VICE CAMPEàENFRENTA THAMIRES FONTES


1ª ROUND
No Name Result Name
1 DAYANE Menezes Miranda, (1) 1:0 JOSÉ EDUARDO, (8)
2 MOISÉS Miranda Lourenço, (2) 1:0 THAMIRES Teles Fontes, (7)
3 ANDRE Pinto Formentini, (3) 0:1 Jaqueline YASMIN S. Aguir, (6)
4 ALANES Patrick Correa, (4) 0:1 LARISSA Helena Bolla Silv, (5)


2º ROUND
No Name Result Name
1 JOSÉ EDUARDO, (8) 0:1 LARISSA Helena Bolla Silv, (5)
2 Jaqueline YASMIN S. Aguir, (6) 1:0 ALANES Patrick Correa, (4)
3 THAMIRES Teles Fontes, (7) 0:1 ANDRE Pinto Formentini, (3)
4 DAYANE Menezes Miranda, (1) .5:.5 MOISÉS Miranda Lourenço, (2)


MOISÉS MIRANDA O 3º LUGAR


3º ROUND
No Name Result Name
1 MOISÉS Miranda Lourenço, (2) 1:0 JOSÉ EDUARDO, (8)
2 ANDRE Pinto Formentini, (3) 1:0 DAYANE Menezes Miranda, (1)
3 ALANES Patrick Correa, (4) 1:0 THAMIRES Teles Fontes, (7)
4 LARISSA Helena Bolla Silv, (5) 1:0 Jaqueline YASMIN S. Aguir, (6)


4º ROUND
No Name Result Name
1 JOSÉ EDUARDO, (8) 0:1 Jaqueline YASMIN S. Aguir, (6)
2 THAMIRES Teles Fontes, (7) 0:1 LARISSA Helena Bolla Silv, (5)
3 DAYANE Menezes Miranda, (1) 0:1 ALANES Patrick Correa, (4)
4 MOISÉS Miranda Lourenço, (2) 1:0 ANDRE Pinto Formentini, (3)




5º ROUND
No Name Result Name
1 ANDRE Pinto Formentini, (3) 1:0 JOSÉ EDUARDO, (8)
2 ALANES Patrick Correa, (4) 0:1 MOISÉS Miranda Lourenço, (2)
3 LARISSA Helena Bolla Silv, (5) 1:0 DAYANE Menezes Miranda, (1)
4 Jaqueline YASMIN S. Aguir, (6) 1:0 THAMIRES Teles Fontes, (7)


6º ROUND
No Name Result Name
1 JOSÉ EDUARDO, (8) 0:1 THAMIRES Teles Fontes, (7)
2 DAYANE Menezes Miranda, (1) 0:1 Jaqueline YASMIN S. Aguir, (6)
3 MOISÉS Miranda Lourenço, (2) 0:1 LARISSA Helena Bolla Silv, (5)
4 ANDRE Pinto Formentini, (3) 0:1 ALANES Patrick Correa, (4)


7º ROUND
No Name Result Name
1 ALANES Patrick Correa, (4) 1:0 JOSÉ EDUARDO, (8)
2 LARISSA Helena Bolla Silv, (5) 1:0 ANDRE Pinto Formentini, (3)
3 Jaqueline YASMIN S. Aguir, (6) 1:0 MOISÉS Miranda Lourenço, (2)
4 THAMIRES Teles Fontes, (7) 0:1 DAYANE Menezes Miranda, (1)

 
A premiação será realizada em data a posteriori com Troféu para a enxadrista CAMPEÃ e medalhas do 2º ao 6º lugar.
 
 
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1 LARISSA Helena Bolla Silv, S12F 7 15.0 21.0 28.0
2 Jaqueline YASMIN S. Aguir, S12F 6 15.0 22.0 23.0
3 MOISÉS Miranda Lourenço, S12M 4.5 16.5 23.5 22.0
4 ALANES Patrick Correa, S12F 4 17.0 24.0 12.0
5 ANDRE Pinto Formentini, S12M 3 18.0 25.0 14.0
6 DAYANE Menezes Miranda, S12F 2.5 18.5 25.5 11.0
7 THAMIRES Teles Fontes, S12F 1 20.0 27.0 2.0
8 JOSÉ EDUARDO, S12M 0 20.0 28.0 0.0

 
Oportunamente parabenizamos a enxadrista LARISSA, aluna da Escola Coronel João Anastácio de Queiroz e, agradecemos aos companheiros GILENO ROCHA, ANTONIO JORGE e o PROFESSOR ROBERTO pelo apoio na realização deste importante evento enxadrístico.

381 - XADREZ NA GRADE EXTRACURRICULAR DO PIAUÍ

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PIAUÍ

GABINETE DO DEPUTADO ESTADUAL FÁBIO NOVO


PROJETO DE LEI Nº       /11



                                        Inclui o jogo de xadrez como atividade extracurricular nas
                                        escolas da rede pública estadual.



O GOVERNADOR DO ESTADO DO PIAUÍ, faz saber que o Poder Legislativo aprovou e este Poder sanciona a seguinte lei:


Art. 1º - O jogo de xadrez constituirá atividade extracurricular opcional, a ser desenvolvida nas escolas de ensino fundamental e médio da rede pública estadual.


Art. 2º - Somente profissionais devidamente habilitados ou filiados nas federações, associações ou entidades de xadrez podem ministrar a disciplina.


Art. 3º - O Estado poderá firmar parcerias com entidades públicas e privadas, visando ao treinamento de pessoal das unidades escolares e à aquisição dos recursos materiais necessários ao desenvolvimento da atividade de que trata esta lei.


Art. 4º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições



ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PIAUÍ, Sala de Sessões, em 01 de agosto de 2011.



Fábio Novo

Deputado com assento pelo PT



__________________________________________________________________
Av. Mal. Castelo Branco, S/N – Cabral – CEP 64.000-810 – Teresina/PI
E-mail: fabio-novo@uol.com.br (0**86) 3133-3169



ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PIAUÍ
GABINETE DO DEPUTADO ESTADUAL FÁBIO NOVO



JUSTIFICATIVA


Em dezenas de países o xadrez faz parte do currículo escolar e do aprimoramento complementar. O xadrez é um esporte que não faz diferenciação de sexo, idade, condição social, raça nem biótipo, podendo ser praticado por deficientes visuais, auditivos, físicos em geral, em igualdade de condições com os não-deficientes.


É um esporte de baixo custo, que ajuda no desenvolvimento das habilidades mentais das crianças, cooperando com a atenção e a concentração, o julgamento e o planejamento, a imaginação e a antecipação, a memória, a vontade de vencer, a paciência, o autocontrole, o espírito de decisão, a lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético, a criatividade e a inteligência.


Pode-se afirmar que o xadrez, ensinado metodicamente, constitui um sistema de estímulo intelectual capaz de aumentar o quociente de inteligência das crianças, oferecendo aos participantes um método de raciocínio e de organização das relações abstratas e dos elementos simbólicos.


Exemplificando o ganho dos estudantes com a prática do xadrez, temos que a escola Dom Barreto, em Teresina, obteve a maior média do Enem de 2006, e tem em seu currículo a disciplina do xadrez, sendo apontado pelos alunos e professores como importante instrumento para desenvolvimento do estudo.


Por tudo quanto exposto, resta axiomática a relevância da matéria objeto da presente proposição, sua constitucionalidade e a razoabilidade adotada na sua normatização, razão pela qual espera a aprovação da presente proposta pelos nobres pares dessa Casa Legislativa.



Av. Mal. Castelo Branco, S/N – Cabral – CEP 64.000-810 – Teresina/PI
E-mail: fabionovo@alepi.pi.gov.br (0**86) 3133-3169



ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PIAUÍ
GABINETE DO DEPUTADO ESTADUAL FÁBIO NOVO

Av. Mal. Castelo Branco, S/N – Cabral – CEP 64.000-810 – Teresina/PI
E-mail: fabionovo@alepi.pi.gov.br (0**86) 3133-3169