segunda-feira, 27 de junho de 2011

337 – DATAS DOS JOGOS ESTUDANTIS EM CURIONÓPOLIS

O Clube de Xadrez Marabá já foi informado das datas dos Jogos Estudantis Paraense – Regional Sudeste, que acontecerá na Cidade de Curionópolis, distante 130 km de Marabá.

Os Jogos Estudantis Paraense são organizados pela Secretaria de Estado de Educação, responsável pela arbitragem e etc. Visa selecionar os melhores atletas das Fases Regionais e selecionar na Fase Final os representantes do Estado nas Olimpíadas Escolares.

O município de Parauapebas teve um ótimo desempenho com seus atletas, no ano de 2010, chegando a participar das Olimpíadas Escolares 2010 em Fortaleza-CE, obtendo um bom desempenho.

A Fase Regional Sudeste, terá como sede o município de Curionópolis. Vai ser uma grande festa do Desporto Estudantil, mas, ainda falta definir os locais. As datas já foram liberadas, conforme segue abaixo:

30 de Junho
10h00 – Congresso Técnico

1º de Julho
09h00 – Jogos da Categoria "A"

02 de Julho
09h00 – Jogos da Categoria "B"

Nos encontrarem em Curionópolis. Até lá.

336 - 4º TORNEIO DA ESCOLA GETÚLIO VARGAS

Acontecerá neste 28/06 (terça-feira) o 4º Torneio da Escola Getúlio Vargas, no município de Itupiranga, do Prefeito Benjamin Tasca, idealizado pelo Professor de Educação Física Arionaldo que, acredita nos benefícios que o Esporte Xadrez deixa nos seus praticantes.

O Torneio deste ano reveste-se de uma importância maior. Será a despedida do Prof. Arionaldo daquela Escola. Provavelmente os alunos ficaram sem um tutor, um educador do xadrez, deixando uma lacuna enorme para a comunidade, professores e alunos. O Professor está sendo transferido para o município de Marabá onde realizará importantes ações esportivas e de inclusão social. Aliás, devemos reconhecer que, o Ari sempre trabalhou em nossa cidade com atletas que, não fosse sua dedicação especial estariam na listas dos excluídos. Os beneficiados serão atletas com deficiências visuais e mentais. Parabéns pelo seu belo trabalho.

A despeito da informação colocada neste blog o Professor Ari pede para que seja retificada a informação. É o 4º Torneio que será realizado.

Lembrando das versões anteriores, registramos os vencedores dos torneios da Escola Getúlio Vargas, de Itupiranga:

1º TORNEIO DA ESCOLA GETÚLIO VARGAS
Itupiranga-PA, 30/11/2008
1º Aldo César Barbosa Brinquedo;
2º Walaf Vinícius Lima Pereira;
3º Marcos Morães da Costa.

2º TORNEIO DA ESCOLA GETÚLIO VARGAS
Itupiranga-PA, 27/11/2009
1º Alexandre Brito dos Santos;
2º João Gomes V. Filho;
3º Luis Fernandes Mendes da Silva.

3º TORNEIO DA ESCOLA GETÚLIO VARGAS
Itupiranga-PA, 18/06/2010
1º João Gomes Vieira Filho;
2º Josué Paiva da Silva;
3º Tiago Silva dos Santos.

Em todas as versões realizadas o Professor Arionaldo ofertou premiação com troféus e medalhas. Em todos, também, estava lá a bandeira do município de Itupiranga, do Estado do Pará e do Brasil.

O trabalho foi iniciado pelo Prof. Ari e deve ser continuado. Vamos esperar para ver se alguém deste município incentivará o Xadrez e continuará estimulando valores e desenvolvendo a inteligência desta comunidade e do município de Itupiranga. Boa Sorte.

335 - PABLO VENCE 1º TORNEIO ANTONIO CARLOS



PABLO - CAMPEÃO DO 1º TORNEIO ANTONIO CARLOS
O Clube de Xadrez realizou mais uma competição neste 26/06 (domingo), na Escola Arte e Manhas no Núcleo Cidade Nova, pelo Sistema Suíço em 05 rodadas com o tempo de 21 minutos de reflexão, vencido pelo enxadrista Pablo Nascimento Salermo.
Dentre as estrelas participantes, o forte Miguel Ângelo, Pablo Salermo, Gustavo Quadros e Anderson Rech Lazzaron. Além da presença dos enxadristas Matheus Henrique Barreiras, integrante da Seleção de Marabá que participará dos Jogos Estudantis Paraense – Regional Sudeste, que acontecerá no próximo final de semana na Cidade de Curionópolis.



RECEBE TROFÉU DO DIA DO TRABALHADOR
 Os maiores expoentes do xadrez marabaense, na atualidade, Miguel Ângelo e Pablo Salermo demonstraram serem os favoritos e disputaram o título que desta vez ficou com Pablo Salermo.

O torneio serviu para homenagear o melhor jogador de Marabá e fundador do Clube de Xadrez. A história de quase 22 anos do Clube e do mestre Antonio Carlos foi reproduzida em fotografias. A homenagem também foi realizada na personalização das medalhas com a foto e o nome do Torneio ao homenageado.

Durante a cerimônia de premiação o enxadrista PABLO SALERMO recebeu o troféu do TORNEIO DO DIA DO TRABALHADOR. Um dia de muita alegria.

 Os presentes aguardaram pela chegada do homenageado para conhecê-lo e este não pode comparecer por motivo de força maior.

VEJAM O RESULTADOS, RODADA A RODADA:































MIGUEL ÂNGELO (2º), PABLO (1º) E GUSTAVO (3º COLOCADO)


QUADRO FOTOGRÁFICO HOMENAGEOU O MESTRE ANTONIO CARLOS

CLASSIFICAÇÃO FINAL

quinta-feira, 23 de junho de 2011

334 - SAIBA MAIS SOBRE O DIA DO ENXADRISTA

O Dia Internacional do Enxadrismo é comemorado todos os anos no dia 19 de novembro, data de nascimento de José Raúl Capablanca, enxadrista cubano, considerado um dos maiores enxadristas de todos os tempos e o único hispano-americano a se sagrar campeão mundial.


No Brasil, o I Congresso Brasileiro de Cultura e Xadrez foi instituído o dia 17 de agosto como o Dia Nacional do Livro de Xadrez.

O Brasil (Estado de São Paulo) tem um Dia do Jogador de Xadrez. De fato, através da Lei nº 5.095, de 12 de Maio de 1986, foi instituído o “Dia do Enxadrista”, a ser comemorado, anualmente, a 12 de Junho.

Aliás, coincide com a terceira data comemorativa mais lucrativa do ano, o dia dos Namorados. Será que é por isso que o dia fica esquecido? Veja o teor da Lei Estadual:
"O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:

Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:

Artigo 1º – É instituído o “Dia do Enxadrista”, a ser comemorado, anualmente, a 12 de Junho.

Artigo 2º – Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Palácio dos Bandeirantes, 12 de maio de 1986.

FRANCO MONTORO Sérgio Barbour"

Respondendo pelo expediente da Secretaria de Esportes e Turismo Jorge Cunha Lima Secretário da Cultura Luiz Carlos Bresser Pereira Secretário do Governo Publicada na Assessoria Técnico-Legislativa, aos 12 de maio de 1986

De fato, não há um consenco de quando é o Dia do Enxadrista no resto do país e no mundo.

Já nos EUA, em 1976, o Presidente Gerald Ford declarou 9 de outubro como "Dia Nacional do Xadrez".

De fato existem 4 (quatro) dias distintos, aos quais são atribuídos ao “dia do enxadrista”, são eles: 31 de maio (internacional); 12 de junho (SP, Lei Estadual nº 5.095, 12/05/86); 19 de novembro (dia do nascimento de Capablanca) e 17 de agosto (I Congresso Brasileiro de Cultura e Xadrez).
O mais curioso em relação as datas apresentadas é que, falta encorajar o dia do Enxadrista. Mas, em qual data? Claro que deveria haver um trabalho de pesquisa, discussão e consenso para que uma data fosse firmada no cenário nacional e devidamente justificada. Quem poderia suscitar, apoiar ou provocar esta discussão? Os enxadristas, a própria Confederação Brasileira de Xadrez, os Legisladores e etc.

Enquanto todos dormem sobre o assunto, deixamos de comemorar o Dia do Enxadrista. Os Clubes de Xadrez municipais, federações e a sociedade precisam participar destas discussões e promover este dia com torneios, campeonatos, programações culturais, educacionais sobre o xadrez em suas cidades e comunidades.

O desodorante AXE da Unilever explorou comercialmente o dia 12 de Junho. Dia do Enxadrista. Também, explorado na série de livros Crepúsculo, tudo de forma midiática com o intuíto de vender mais e mais.

Caissa é a “Deusa Padroeira” dos xadrezistas. Ela foi criada em 1763 por Sir William Jones num poema intitulado Caissa. Inspirado por de Scacchia Ludus (na imagem), o poema relata a história da invenção do xadrez por Marte.

Se você for como eu, ficar nervoso na primeira vez que participar de um torneio, não deixe que isso o detenha! Os campeões mundiais também tiveram que jogar seu primeiro torneio. A maioria lembra como é se sentir um novato.

Nos Estados Unidos, os torneios de xadrez são licenciados e avaliados pela United States Chess Federation (Federação Norte-Americana de Xadrez - USCF).

segunda-feira, 20 de junho de 2011

333 - FIM DE SEMANA COM CURSO E TORNEIO ANTONIO CARLOS

CURSO BÁSICO DE XADREZ


ESCOLA ARTE E MANHAS - CIDADE NOVA - PROXIMIDADES DA ESCOLA ÁNÍSIO TEIXEIRA
  Buscando atender aos anseios de muitos estudantes e educadores, teremos no próximo dia 25 (sábado) a realização do Curso Básico de Xadrez nas dependências da Escola Arte e Manhas, sito a Rua Chico Mendes Qd. 40 Lt. 01 – Cidade Nova, proximidades da Escola Anísio Teixeira.

O Curso de Xadrez estará aberto a todos os interessados em iniciarem-se neste Esporte considerado, nobre e potencializador de diversas capacidades cerebrais. Será ministrado pelo Prof. Francisco Arnilson de Assis com a carga horária de 08 horas das 08 as 12 e das 14 as 18:00 horas, com o conteúdo voltado para não iniciados na Arte de Caíssa.

A maior dificuldade para a realização das atividades enxadrísticas, verdadeiro calcanhar de “Aquiles” do Clube de Xadrez é a falta de um local fixo, ponto referencial para o encontro de todos os amantes desta muito agradável prática esportiva. Perdemos, inclusive, muito tempo buscando a disponibilidade de local e, compreendemos quando o local está ou será cedido, acarretando desperdício de tempo e prejudicando a divulgação de nossos eventos. Paciência!



1º TORNEIO ANTONIO CARLOS S. ALMEIDA


ANTONIO CARLOS FOI O NOSSO REI DO XADREZ
  O 1º TORNEIO ANTONIO CARLOS SILVA ALMEIDA acontecerá no próximo dia 26 (domingo) a partir das 08:00 horas da manhã na Escola Arte e Manhas, sito a Rua Chico Mendes, Qd. 40 Lt. 01 – Cidade Nova. A competição será promovida pelo Sistema Suíço em 05 rodadas de 21 minutos.

O Torneio terá a finalidade de promoção do enxadrismo, de ofertar mais competições e de prestar homenagens ao Mestre Marabaense Antonio Carlos Silva Almeida, melhor enxadrista de Marabá e Região de todos os tempos.


ANTONIO CARLOS JUNTO AOS CAMPEÕES DO PARAENSE DE 1999
Os organizadores do certame trabalham no intuíto de reconhecer os relevantes serviços prestados pelos pioneiros, como é o caso do Sócio Fundador Antonio Carlos que se destacou também como forte enxadrista. Será apresentado aos presentes a história da participação do Mestre Antonio Carlos, as realizações e conquistas destes em prol do Xadrez marabaense e Reginal


RAZÕES DOS EVENTOS SEREM REALIZADOS NA CIDADE NOVA

Diante da realização de evento religioso no próximo final de semana, muitas, ou quase todas as escolas estão envolvidas de alguma forma com o Congresso da Renovação Carismática que acontecerá nos dias 24 e 25 na Nova Marabá. Assim, ficamos sem chances com as Escolas deste Núcleo, aumentando nossa dificuldade. Mas, estes desafios geralmente são superados graças ao esforço redobrado, buscas de outras alternativas e a compreensão da categoria enxadrística.

Portanto, eis as razões pelas quais nossos eventos serão na Escola Arte e Manhas, na Cidade Nova.

domingo, 19 de junho de 2011

332 - CURSO DE FORMAÇÃO PARA ÁRBITROS DE XADREZ

Já está acertada a realização do Curso de Formação de Árbitros Auxiliares de Xadrez, para os dias 09 e 10 de julho, no Laboratório de Informática da Escola Estadual Plínio Pinheiro, com endereço na Travessa Santa Terezinha, 274 - Centro - Velha Marabá com a emissão de certificados para os aprovados. Este curso tem o registro ID 161 junto a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).

O Curso para Árbitros de Xadrez tem os seguintes objetivos: ampliar o quadro de árbitros e melhorar a organização dos certames esportivos entre as entidades promotoras do xadrez. É voltado para dirigentes de clubes, organizadores de eventos, enxadristas iniciantes e avançados, professores da rede pública e privada de ensino e em especial os Profissionais de Educação Física. Será promovido nos dias 09 e 10 de julho de 2011 das 08:00h-12:30h / 14:00h – 18:00h e com vagas limitadas para até 20 participantes.


Esta ação envolve o Clube de Xadrez Marabá e o Sr. Cláuber Martins árbitro nacional da CBX com mais de 40 torneios arbitrados. Para aqueles(as) que não vão perder esta oportunidade, deverão fazer sua inscrição investindo R$ 60,00 (para o público em geral) e R$ 40,00 para os Profissionais de Educação Física da Rede Pública de Ensino. Para tanto, devem preencher a ficha de inscrição e fazer o depósito na Caixa Economica Federal (104), Agência 0885 dv 013 ou pagar a inscrição no local do curso.

Ao se inscrever o interessado deverá observar os pré requisitos mínimos, como: conhecimento do jogo de xadrez, ter o seu próprio computador e conhecimentos em microinformática e internet.


Serão abordados os seguintes conteúdos:
1. Sistemas de Competição no Xadrez: tabela Schuring, Sistema Suíço e ritmos de jogo.
2. Introdução às Leis do Xadrez da FIDE: Xadrez convencional, rápido e relâmpago
3. A organização do Torneio de Xadrez.
4. Sistemas de desempate no xadrez.
5. Questões de arbitragem.
6. Programas de Emparceiramento: Swiss Perfect e outros.
7. Preparação de regulamentos e relatórios dos torneios.

Segundo o ministrante do Curso serão entregues os seguintes materiais didáticos: CD-ROM contendo todo o material abordado no curso, material em PDF – Excel – Word – Manuais e Softwares

É esperada a vinda de interessados de outras cidades. Fizemos uma pesquisa e encontramos os seguintes hotéis nas imediações da Escola Plínio Pinheiro, todos os apartamentos com Ar, TV e Café da Manhã


ART HOTEL* – Indvidual R$ 75,00 / Duplo R$ 95,00
Trav. Sta Terezinha, 473 – (94) 3321-3500

FREITAS HOTEL* – Indvidual R$ 30,00
Av. Antonio Maia, 1455 – (94) 3321-2232

HOTEL NORTE SUL* – Indvidual R$ 60,00 / Duplo R$ 65,00
Av. Antonio Maia, 1099 – (94) 3321-1137

HILDAS HOTEL** – Indvidual R$ 50,00 / Duplo R$ 75,00
Av. Antonio Maia, 882 – (94) 3321-1819

*distância de 300 metros do local da Escola
**distância de 500 metros do local da Escola

Informação importante: julho é o mês de alta temporada veranista, atraindo muita gente e muitos hotéis da cidade ficam lotados. Para maior segurança recomendamos fazerem suas reservas com bastante antecedência.

Maiores informações:
AN Cláuber Martins: (91) 8421-5705 / clauber@fexpa.org.br

sábado, 18 de junho de 2011

331 - ENTREGA DOS MATERIAIS DE LIMPEZA


O 1º Torneio Intermunicipal de Marabá realizado na Escola Municipal Judith Gomes Leitão neste 11 de junho, com a presença de 34 enxadristas, coroado de êxito, serviu para apontar os melhores atletas dos municípios participantes, todos premiados com medalhas personalizadas.

No ato da inscrição o Clube de Xadrez recolheu dos atletas bastante material de limpeza. O material coletado servirá como auxílio na limpeza da Escola Municipal Judith Gomes Leitão.

Agradecemos a todos que contribuiram e fazemos esta postagem apenas com o objetivo de prestar contas da entrega dos materiais de limpeza. Veja a alegria da Vice-Diretora Iolete.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

330 - PARAUAPEBAS VENCE O 1º INTERMUNICIPAL DE XADREZ

O TORNEIO INTERMUNICIPAL EM MARABÁ FOI UM GRANDE SUCESSO
O 1º Torneio Intermunicipal de Marabá - Estudantil de Xadrez - Categorias A e B masculino e feminino, realizado neste 11 de junho (sábado) na Escola Municipal Professora Judith Gomes Leitão, com a pariticpação das cidades de Parauapebas, Curionópolis, Marabá e Santa Luzia do Maranhão teve como vencedor o município de Parauapebas, do Prefeito Darci Lernem.

O torneio foi uma forma de manter na ativa os atletas vencedores dos Jogos Estudantis Marabaenses, proporcionar a integração, o intercâmbio técnico e a troca de experiências, o aprimoramento técnico dos enxadristas participantes.

Os enxadristas do município de Parauapebas demonstraram possuir melhor técnica e "know-how" e venceram em todas as categorias. Estiveram presentes suas maiores estrelas: Darlane Assunção, campeã paraense de 2011 e Bruce Keneth vencedor dos Jogos Interescolares de Parauapebas de 2011.

O torneio foi realizado no modo absoluto pelo Sistema Suíço em 05 rodadas de 16 minutos. Para não dizer que tudo foi perfeito, tivemos um atraso de quase duas horas por conta da demora da chegada da delegação dos municípios de Parauapebas e Curionópolis que vieram no ônibus da Prefeitura de Parauapebas e tiveram problemas com as péssimas condições das estradas. Não fosse isso, a competição seria realizada em 07 rodadas, ajuste que possibilitaria maior justiça em face dos 34 jogadores participantes. A organização preferiu a praticidade e tentar realizar no tempo programado, evitando a preocupação dos pais dos jogadores.

DELEGAÇÃO DE SANTA LUZIA-MA EM VISITA AOS PONTOS TURÍSTICOS


DELEGAÇÃO DE CURIONÓPOLIS
 O município de Marabá recebeu com muita cordialidade os enxadristas do longíguo município de Santa Luzia, no vizinho Estado do Maranhão, graças ao empenho da Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, do Professor Dombosco de Lima, que chegaram às 19h00 do dia 10 de junho.

ATLETAS DE PARAUAPEBAS SOB A COORDENAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE XADREZ
Os atletas de Parauapebas chegaram de ônibus, graças ao apoio doprefeito de Parauapebas Darci Lernem, do Secretário Municipal de Esporte e Lazer Anderson Moratório, representados pelo Professor Francisco Araújo dos Santos, Coordenador do Departamento de Xadrez.

Os representantes do município de Curionópolis, do Prefeito Wenderson Chamon estão sendo patrocinados pela empresa canadense Colossus, que atua no Projeto Serra Leste que, desde então fechou parceria e vai preparar a nova safra de enxadristas daquele município. A cidade de Chamonzinho pela primeira vez constitui uma equipe para disputar o xadrez regional.

As disputas foram sensacionais e serviram como reciclagem para todos os atletas. Foi constatado a excelente performance dos jogadores de Parauapebas tendo como bons adversários os enxadristas de Marabá que, nas disputas demonstraram a possibilidade de vitória frente aos experientes jogadores daquela cidade.

Ainda assim, rendemos nossos parabéns aos visitantes, especialmente aos enxadristas Darlane Assunção e Bruce Keneth que estão em um nível técnico bastante elevado.

Veja os detalhes da competição:

Participantes
No Name Feder Sex Club Born

1. Adrielle Alves Pereira, S14F female Marabá/IrmãThedora22-04-1998
2. Amanda Lima de Assução, S14F female Curionópolis/JuscelinoKubstchek 22-08-1999
3. Antonio dos Santos Nascim, S14M male SantaLuzia/Deon 14-07-1997
4. Bruce Kenneth S. Araújo, S17M male Parauapebas/Pitágoras 03-01-1995
5. Carlos Eduardo Silva Sous, S17M male SantaLuzia/AldoBrás 08-12-1996
6. Crislane Batista Portilho, S17F female Marabá/IrmãTheodora 04-03-1997
7. Darlane Brito Assunção, S14F female Parauapebas/PlácidoCastro 02-08-1997
8. Fernanda Gabrielle R. Nun, S14F female Parauapebas/EduardoAngelin 31-12-1999
9. Fernando Napoleão Silva, S14M male Parauapebas/AldoMatos 17-09-1997
10. Francielma Oliveira Melo, S14F female Marabá/IrmãThedora 25-02-1999
11. Gabriel de Souza Ramos, S14M male Marabá/Jonathas 02-02-1998
12. Gustavo Lima Macedo Dias, S14M male Marabá/IrmãTheodora 05-09-1997
13. Gustavo Martins de Quadro, S14M male Marabá/ 30-12-2000
14. Igor Denes Jesus Silva, S14M male SantaLuzia/Deon 28-06-1998
15. Israel Alencar Andrade, S14M male Parauapebas/EduardoAngelin 31-01-1997
16. Jackeline Iasmin Sousa Ag, S14F female Marabá/AnísioTeixeira 11-10-1999
17. Jairo de Castro Alves, S14M male Marabá/JMendonça 30-03-1998
18. João Marcos Lima Silva, S17M male Marabá/IrmãTheodora 28-07-1996
19. Judson Souza Santos, S17M male Parauapebas/EduardoAngelin 19-11-1994
20. Julio dos Santos Lourenço, S14M male Marabá/AcyBarros 16-08-1997
21. Kaelly Rodrigues Magalhãe, S17F female Parauapebas/FarukSalmen 15-09-1996
22. Larissa Helena Bolla Silv, S14F female Marabá/AnastácioQueiroz 17-05-1999
23. Letícia Pimentel A. Cerqu, S14F female Curionópolis/TancredoNeves 01-03-2000
24. Liliane Evangelista Guima, S14F female Marabá/PequenoPríncipe 29-01-1997
25. Lucas Borges Freitas, S14M male Marabá/ArteManhas 30-01-1997
26. Lucas Cavalcante Ramos, S14M male Marabá/Jonathas 26-11-1997
27. Matheus Henrique B. Sousa, S17M male Marabá/AnísioTeixeira 01-12-1994
28. Ricardo Vinícius Castro S, S14M male Marabá/Fazendinha 03-07-1998
29. Rogers Borges Moraes, S17M male Marabá/AnísioTeixeira 11-10-1994
30. Samuel Alves Jaques, S17M male Parauapebas/CDrumond 26-10-1995
31. Scott Kenneth S. Araújo, S14M male Parauapebas/PlácidoCastro 25-09-1997
32. Silas Guilherme M. Barros, S17M male Marabá/MCastelo 11-08-1994
33. Stefany Rodrigues Magalhã, S17F female Parauapebas/EduardoAngelin 29-01-1995
34. Thiago Lopes de Souza, S17M male Curionópolis/TancredoNeves 07-09-1995



BRUCE KENNETH(PEBAS) E ROGERS MORAES(MARABÁ)
 CLASSIFICAÇÃO GERAL - ABSOLUTO
Place Name Feder Club Score Buch. M-Buch. Progr.

1 Bruce Kenneth S. Araújo, S17M PEBA/Pitag 5 16.0 11.0 15.0
2 Rogers Borges Moraes, S17M MBA/Anísio 4 17.0 11.0 13.0
3 Darlane Brito Assunção, S14F PEBA/Plác 4 17.0 9.0 14.0
4 Israel Alencar Andrade, S14M PEBA/Ange 4 17.0 9.0 12.0
5 Fernando Napoleão Silva, S14M PEBA/AMat 4 14.5 8.5 11.0
6 Antonio dos Santos Nascim, S14M STL/Deon 4 13.0 8.012.0
7 Samuel Alves Jaques, S17M PEBA/CDru 3 15.0 9.0 12.0
8 Matheus Henrique B. Sousa, S17M MBA/Anísio 3 15.0 9.0 10.0
9 Stefany Rodrigues Magalhã, S17F PEBA/Ange 3 14.0 8.0 10.0
10 Judson Souza Santos, S17M PEB/Ange 3 13.0 8.0 10.0

11 Liliane Evangelista Guima, S14F MBA/Peq 3 13.0 8.0 8.0
12 Gustavo Martins de Quadro, S14M MBA/Faze 3 13.0 8.0 7.0
13 Lucas Borges Freitas, S14M MBA/Arte 3 13.0 7.0 9.0
14 Scott Kenneth S. Araújo, S14M PEBA/Plac 3 13.0 7.0 9.0
15 Fernanda Gabrielle R. Nun, S14F PEBA/Ange 3 12.5 7.5 9.0
16 Silas Guilherme M. Barros, S17M MBA/MCas 3 12.0 7.0 8.0
17 Lucas Cavalcante Ramos, S14M MBA/Jona 2.5 11.5 6.5 5.0
18 Larissa Helena Bolla Silv, S14F MBA/Anast 2.5 9.5 5.5 7.0
19 Julio dos Santos Lourenço, S14M MBA/Acy 2 15.0 9.0 6.0
20 Carlos Eduardo Silva Sous, S17M STL/ABrás 2 14.5 9.0 9.0
21 Igor Denes Jesus Silva, S14M STL/Deon 2 12.5 8.0 6.0
22 Jairo de Castro Alves, S14M MBA/JMen 2 12.0 8.0 7.0
23 Jackeline Iasmin Sousa Ag, S14F MBA/Anísio 2 11.5 7.5 3.5
24 Gabriel de Souza Ramos, S14M MBA/Jonat 2 11.0 7.0 6.0
25 Francielma Oliveira Melo, S14F MBA/Irmã 2 11.0 7.0 5.5
26 Thiago Lopes de Souza, S17M CURI/TNev 2 8.5 5.5 4.0
27 Ricardo Vinícius Castro S, S14M MBA/Faze 2 8.0 5.0 4.0
28 Letícia Pimentel A. Cerqu, S14F CURI/TNev 1.5 9.0 6.0 6.5
29 Adrielle Alves Pereira, S14F MBA/Irmã 1.5 8.0 5.0 4.0
30 Kaelly Rodrigues Magalhãe, S17F PEBA/Faruk 1 12.5 7.5 1.0
31 João Marcos Lima Silva, S17M MBA/Irmã 1 12.5 7.0 5.0
32 Gustavo Lima Macedo Dias, S14M MBA/Irmã 1 11.5 7.5 2.0
33 Crislane Batista Portilho, S17F MBA/Irmã 1 10.0 5.5 4.5
34 Amanda Lima de Assução, S14F CURI/JK 0 8.5 4.5 0.0



CLASSIFICAÇÕES INDIVIDUAIS


ISRAEL ALENCAR(PEBAS) E FERNANDO NAPOLEÃO(PEBAS) OS MELHORES NO SUB-14 MASCULINO
CATEGORIA "A" SUB-14 - MASCULINO
Place Name Feder Club Score Buch. M-Buch. Progr.

1 Israel Alencar Andrade, S14M PEB/Ang 4 17.0 9.0 12.0
2 Fernando Napoleão Silva, S14M PEB/AM 4 14.5 8.5 11.0
3 Antonio dos Santos Nascim S14M STL/Deo 4 13.0 8.0 12.0
4 Gustavo Martins de Quadro S14M MBA/Faz 3 13.0 8.0 7.0
5 Lucas Borges Freitas, S14M MBA/Art 3 13.0 7.0 9.0
6 Scott Kenneth S. Araújo, S14M PEB/Plac 3 13.0 7.0 9.0
7 Lucas Cavalcante Ramos, S14M MBA/Jon2.5 11.5 6.5 5.0
8 Julio dos Santos Lourenço, S14M MBA/Acy2 15.0 9.0 6.0
9 Igor Denes Jesus Silva, S14M STL/Deo 2 12.5 8.0 6.0
10 Jairo de Castro Alves, S14M MBA/JM 2 12.0 8.0 7.0
11 Gabriel de Souza Ramos, S14M MBA/Jo 2 11.0 7.0 6.0
12 Ricardo Vinícius Castro S, S14M MBA/Faz 2 8.0 5.0 4.0
13 Gustavo Lima Macedo Dias S14M MBA/Irm 1 11.5 7.5 2.0

DARLANE ASSUNÇÃO RECEBE OS PARABÉNS DO SEU PAI, SR. SALUSTIANO
 
LILIANE EVANGELISTA MELHOR MARABAENSE RECEBE MEDALHA DO SR. SALUSTIANO(PEBAS)


CATEGORIA "A" SUB-14 - FEMININO
Place Name Feder Club Score Buch. M-Buch. Progr.
1 Darlane Brito Assunção, S14F PEB/Plác 4 17.0 9.0 14.0
2 Liliane Evangelista Guima, S14F MBA/Peq 3 13.0 8.0 8.0
3 Fernanda Gabrielle R. Nun S14F PEB/Ang 3 12.5 7.5 9.0
4 Francielma Oliveira Melo, S14F MBA/Irm 2 11.0 7.0 5.5
5 Larissa Helena Bolla Silva S14F MBA/Ana 2.5 9.5 5.5 7.0
6 Jackeline Iasmin Sousa Ag, S14F MBA/Aní 2 11.5 7.5 3.5
7 Letícia Pimentel A. Cerqu, S14F CUR/Tne 1.5 9.0 6.0 6.5
8 Adrielle Alves Pereira, S14F MBA/Irm 1.5 8.0 5.0 4.0
9 Amanda Lima de Assução S14F CURI/Jku 0 8.5 4.5 0.0


BRUCE KENNETH O MELHOR SUB-17

ROGERS MORAES - O MELHOR ATLETA SUB-17 DE MARABÁ
CATEGORIA "B"
SUB-17 - MASCULINO
Place Name Feder Club Score Buch. M-Buch. Progr.
1 Bruce Kenneth S. Araújo, S17M PEB/Pitg 5 16.0 11.0 15.0
2 Rogers Borges Moraes, S17M MBA/An 4 17.0 11.0 13.0
3 Samuel Alves Jaques, S17M PEB/CDr 3 15.0 9.0 12.0
4 Matheus Henrique B. Sousa S17M MBA/Aní 3 15.0 9.0 10.0
5 Judson Souza Santos, S17M PEB/Ang 3 13.0 8.0 10.0
6 Silas Guilherme M. Barros, S17M MBA/MC 3 12.0 7.0 8.0
7 Carlos Eduardo Silva Sous, S17M STL/Abrá 2 14.5 9.0 9.0
8 Thiago Lopes de Souza, S17M CUR/TN 2 8.5 5.5 4.0
9 João Marcos Lima Silva, S17M MBA/Irm 1 12.5 7.0 5.0

REPÓRTER DA RÁDIO ITACAIÚNAS-AM JEFFERSON TELLES ENTREGA MEDALHA À STEFANY RODRIGUES

PROFESSOR DOMBOSCO LIMA(SANTA LUZIA) E KAELLE RODRIGUES(PEBAS)

CATEGORIA "B"
SUB-17 - FEMININO
Place Name Feder Club Score Buch. M-Buch. Progr.
1 Stefany Rodrigues Magalhã, S17F PEBA/Ang 3 14.0 8.0 10.0
2 Kaelly Rodrigues Magalhãe S17F PEBA/Far 1 12.5 7.5 1.0
3 Crislane Batista Portilho, S17F MBA/Irm 1 10.0 5.5 4.5

PARTE DAS 20 MEDALHAS PERSONALIZADAS

GRUPO DE ENXADRISTA TENDO AO FUNDO A BANDEIRA DO MARANHÃO, SANTA LUZIA E DO BRASIL
O Clube de Xadrez Marabá agradece a todos que de forma direta e indireta contribuiram com o grande sucesso deste certame, em especial, aos Professores Jhon Kennedy e Gileno Rocha pessoas de elevada moral e senso de solidária elevada. Nossos sinceros agradecimentos a todos.

domingo, 12 de junho de 2011

329 - 1º GAC DE SELVA - UM QUARTEL SUPER INTERESSANTE

A cidade de Marabá abriga um dos Regimentos mais antigos do Exército Brasileiro. Muitas páginas estão registradas em objetos que marcaram a gloriosa história, como pude ver durante a realização da cerimônia de formatura de novos soldados. No desfile militar um veículo automotor da marca Dodge (um jipe) que serviu a Força Expedicionária Brasileira, conduziu uma relíquia da 2ª Guerra Mundial, a bandeira nazista.


Ten. Cel Alexandre de Almeida Porto Comte do 1º  GAC  de Selva (esq.), o Francisco Arnilson do CX Marabá e o Comte da Brigada Gen. de Brigada Humberto Francisco Madeira Mascarenhas (dir)

Desde julho de 2005, Marabá abriga aquela considerada a mais antiga unidade de artilharia do Exército Brasileiro: o 1º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva, criado pela Carta Régia de 16 de abril de 1736, para guarnecer as fortalezas que defendiam a cidade do Rio de Janeiro.

Em 1857, sentou praça naquela unidade e prestou juramento à Bandeira Nacional Floriano Peixoto, que depois se tornou patrono do 1º GAC Sl, ficando conhecido como o "Marechal de Ferro", aquele que consolidou a República.

Sete anos depois, em 1864, o "Regimento Floriano" participou do cerco a Montevidéu, capital do Paraguai, e demais operações naquele país, contribuindo para as mais importantes vitórias militares do Brasil, como na Ilha de Redenção e nas batalhas de Tuiuti e Lomas Valentina, na rendição de Humaitá e na Campanha da Cordilheira. Depois da Guerra da Tríplice Aliança, o 1º GAC – Regimento Floriano, retornou ao Rio, sob o comando do marechal Deodoro da Fonseca.

E foi ao lado de Deodoro, que o Regimento Floriano teve papel decisivo na Proclamação da República, em 1888, e cinco anos depois, quando conteve a Revolta Armada, em 1893 e 1894.

Já em 1897, o 1º GAC, sob o comando do capitão Salomão da Rocha, vivenciou momento heróico, durante a Batalha de Canudos. Rocha e seus comandados da 4ª Bateria foram massacrados pelos jagunços de Antônio Conselheiro, mas não fugiram do campo de batalha, não abandonaram os canhões, junto dos quais morreram.

Em 1922 o Regimento Floriano lutou contra os revoltosos do Movimento Tenentista e, em 1932, deslocou-se para São Paulo, onde participou da pacificação da Revolução Constitucional.


Veículo Dodge utilizado pela Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial
Na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, o Regimento Floriano fez parte da Força Expedicionária Brasileira e combateu em Monte Castelo, Montese, Castelnuovo, La Sierra e Camaiore, tendo sido condecorado com a Cruz de Combate 1ª Classe e com a Ordem do Mérito Militar.

O 1º GAC Sl – Regimento Floriano, também participou do estabelecimento da ordem, na Contra-Revolução Democrática de 31 de março de 1964.


Militares em trajes de época
Única Organização Militar Expedicionária na Amazônia, o Regimento Floriano é considerada a mais antiga Unidade de Artilharia descendente direta da velha corporação criada por Gomes Freire, hoje com sede em Marabá, dentro do Plano de Reestruturação do Exército.


MUSEU
Ao mudar para Marabá, o 1º GAC Sl trouxe junto o museu do regimento, chamado Espaço Cultural Floriano Peixoto. Trata-se de um acervo de mais de 200 peças formado ao logo dos 275 anos do Regimento Floriano e que contam a história deste.

"Com o advento de sua nova missão, o Regimento foi transferido para Marabá, onde todo o acervo em questão foi reunido e expandido, devido convênio firmado com o Museu da República, por meio Ministério da Cultura", explica o tenente Albert, oficial de Relações Públicas, do Regimento Floriano.

O acervo é formado por relíquias, como símbolos de poder dos exércitos inimigos, granjeados nas batalhas como troféus de combate e trazidos à caserna quando do retorno dos soldados. Ao verificar-se a riqueza dessas peças, uma vez que elas representavam uma grande parte da História do Brasil e do Mundo, elas foram reunidas e catalogadas, a fim de serem compartilhadas com a sociedade.

Embora todas as peças sejam importantes, destacam-se no acervo as medalhas da Cruz de Combate de 1ª Classe e a Medalha da Ordem do Mérito das Forças Armadas, mais altas comendas outorgadas ao Regimento pelas vitórias nas batalhas da Segunda Guerra Mundial; uniformes, equipamentos, e uma bandeira Alemã, troféus capturados em solo europeu no conflito em questão; além de um Canhão Revólver Krupp, usado por ocasião da Proclamação da República foi dado como presente ao o então presidente do Brasil.

E é esse Canhão Revolver, do Século 17, a mais antiga peça do Espaço Cultural Floriano Peixoto. Inicialmente, foi doado pela família de Floriano Peixoto ao Museu da República, depois, cedido ao acervo do museu do 1º GAC Sl por meio do Ministério da Cultura.

O museu, entretanto, não retrata apenas a Guerra do Guerra do Paraguai, a Proclamação da República, a Batalha de Canudos (BA), a Revolução Constitucional ou a Segunda Guerra Mundial, entre outras. "O nosso espaço cultural contém em seu acervo peças da atuação do Regimento Floriano na atualidade, como, por exemplo, materiais que foram utilizados por militares do 1º GAC Sl, em Missões de Paz da ONU, nas quais participou o Exército Brasileiro", afirma o tenente Albert.

Indagado sobre a importância do museu para aquela unidade militar, o oficial disse que ela está naquilo em que todos os dias o soldado de hoje faz nas diversas Organizações Militares do Exército Brasileiro: "O culto aos heróis do passado que, ao tombar seu sangue, nos compraram uma Nação forte e unida e os valores cívicos que norteiam as ações do Exército Brasileiro".

"No entanto, compreendemos ainda que a importância desse acervo, não se limita ao Exército, pois é fonte inesgotável de enriquecimento cultural para toda a sociedade, particularmente aos marabaenses que possuem na sua cidade acervo de tanto valor histórico e cultural", afirma o oficial, acrescentando: "Um exemplo disso é a realização de visitas por escolares de rede pública, estadual e municipal, e autoridades civis e militares que visitam o 1º GAC Sl".
Bandeira Nazista
SERVIÇO – O Espaço Cultural Floriano Peixoto encontra-se aberto a visitação de toda a sociedade, por meio de agendamento realizado na Seção de Comunicação Social do 1º GAC SL, pelo telefone 3622-2665.

Entrega do Troféu de Campeão ao militar Miguel Ângelo F. Quadro do 1º TORNEIO DO DIA DA ARTILHARIA

Texto extraído do: http://www.ctonline.com.br/imprimir.php?id=1224 de 07/04/2011.

328 - MIGUEL ÂNGELO VENCE TORNEIO DO DIA DA ARTILHARIA


Sgto Quadros o 1º Campeão de Xadrez do 1º GAC Sl
 Dois dias após realizar o torneio de xadrez da V Olimpíadas da Escola Disneylândia, V OLIED), da Escola Disneylândia neste 06 de junho, prestamos nosso apoio na realização do 1º TORNEIO DE XADREZ DO DIA DA ARTILHARIA, no Grupamento de Artilharia de Campanha de Selva no dia 08 de junho, envolvendo as seguintes organizações militares: CIA CMDO BDA; HGUMBA e o 1° GAC Sl  com a participação de 14 bons enxadristas.


Belíssimo local dos Jogos
 O TORNEIO DO DIA DA ARTILHARIA foi realizado no Quartel do 1º GAC Sl pelo sistema suíço em 05 rodadas com o tempo de 21 minutos de reflexão, tendo entre os seus participantes sargentos, tenentes e dependentes de militares. O Clube de Xadrez Marabá foi convidado para organizar o Torneio pelo Sargento Quadros (Miguel Ângelo), militar carismático, amigo e uma simpatia de pessoa.


O forte enxadrista Sargento Chaves da CIA COMANDO BDA foi o Vice Campeão
 Após disputas acirradas e recheadas de técnicas e talento, produzindo-se belas partidas, chegou-se a 5º rodada com 4 atletas disputando o título: Tenente Nunes (HGUMBA); Sargento Chaves (CIA CMDO BDA) e Gustavo Martins com 3 pontos cada e o Sargento Quadros com 3.5 pontos. Não dava para apostar em quem seria o Campeão.


O genial Tenente Nunes, médico do Hospital de Guarnição foi o 3º colocado
 Na rodada final ocorreram muitos resultados inesperados, os empates entre o Sargento Quadros e Gustavo Martins; entre o Sgto Edimar e o Tenente Nunes. Somente a vitória poderia mudar o quadro final que estava apontando como vencedor o Sargento Quadros.




O prodigioso Gustavo Martins 4º colocado disputou a partida final

Segue a lista contendo os nomes dos atletas e organizações militares participantes do 1º Torneio do Dia da Artilharia e os emparceiramentos:



O excelente enxadrísta e médico do HGUMBA foi o 5º melhor colocado






Troféus do TORNEIO DO DIA DA ARTILHARIA
 


Fachada da Entrada do 1º Grupamento de Artilharia de Combate e Selva


terça-feira, 7 de junho de 2011

327 - ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O INTERMUNICIPAL ESTUDANTIL

O Clube de Xadrez Marabá está ultimando os preparativos, junto a Secretaria Municipal de Educação / Departamento de Educação Física, visando a realização do I Torneio Intermunicipal Estudantil de Xadrez nas Categorias Sub-14 e Sub-17 anos, no masculino e feminino, como forma de aprimoramento para a participação de nossos atletas na Fase Regional dos Jogos Estudantis Paraense que acontecerá no final deste mês, na Cidade de Curionópolis.

A cidade de Marabá consegue promover mais um Torneio de importância para a região, o 1º Intermunicipal de Xadrez, na Escola Municipal Judith Gomes Leitão - Velha Marabá, no dia 11 de junho, movimentando atletas de várias cidades do Estado do Pará, um excelente intercâmbio, com foco no segmento estudantil na região Sudeste de outras cidades, além de alunos do município de Santa Luzia, no Estado do Maranhão.

O mais importante é a troca de experiência que se faz entre os diversos segmentos estudantis que estarão participando. Este Intermunicipal procura promover, também, além da integração regional, a inclusão de atletas das categorias Sub-14 e 17. No ato das INSCRIÇÕES OS ESTUDANTES DEVERÃO ENTREGAR UM ÍTEM DE MATERIAL DE LIMPEZA, podendo ser um desinfetante, detergentes, pacote de papel higiênico ou cera líquida, para serem doados a um estabelecimento de ensino local.

O regulamento já está disponível, veja abaixo:

1º TORNEIO INTERMUNICIPAL ESTUDANTIL DE MARABÁ
REGULAMENTO GERAL

Art. 1 – O 1º Torneio Intermunicipal de Marabá (TIM) tem por finalidade ampliar a participação em atividades esportivas a todos os estabelecimentos de ensino, aberta a participação de todos os municípios interessados, do Estado do Pará e demais Unidades da Federação.

Art. 2 – Este torneio justifica-se, portanto, como mais uma excelente oportunidade de inclusão social e fortalecimento de amizade entre estudantes e escolas.

Art. 3 - O 1º Torneio Intermunicipal tem como objetivos principais, desenvolver o intercâmbio social desportivo entre os estudantes; incrementar as boas relações; exaltar a prática esportiva do xadrez; contribuir para a formação da personalidade; de revelar novos valores no cenário desportivo educacional e preparação aos Jogos Estudantis Paraense

Art. 4 – O 1º Torneio Intermunicipal de Marabá será promovido pelo Clube de Xadrez Marabá em parceria com o Departamento de Educação Física da Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Marabá.

Art. 5 – Os jogos serão disputados em duas (2) Categorias “A” (12, 13 e 14 anos) e “B” (15, 16 e 17 anos), masculino e feminino.

Art. 6 – A Direção técnica do Torneio Intermunicipal de Maraba será constituída pelos árbitros de xadrez, competindo-lhes:
I - Coordenar e supervisionar as disputadas em âmbito técnico, resolver as questões relativas ao cumprimento das regras de xadrez e de competição;
II – Tomar todas as atitudes objetivando o bom andamento do Torneio.

Art. 7 – As inscrições dos atletas deverá ser individual, devendo anexar documento que possa comprovar a data de nascimento como a Carteira de Identidade e etc.

Art. 8 – As inscrições poderão ser efetuadas até às 08h15 do dia do Torneio, com a entrega de um item dos seguintes materiais de limpeza: desinfetante, detergente, papel higiênico (pacote) ou cera líquida incolor.

Art. 9 – É livre a participação dos atletas, desde que esteja em conformidade com as categorias e naipes estipulados neste regulamento.

Art. 8 – Os jogos serão realizados na Escola Judith Gomes Leitão, situada na Travessa Santa Terezinha, Velha Marabá, no dia 11 de junho de 2011 e serão disputados em duas (2) Categorias nos naipes masculino e feminino:
I – Categoria “A” (12, 13 e 14 anos) - para alunos(as), nascidos entre 1º de janeiro de 1997 e 31 de dezembro de 1999.
II – Categoria “B” (15, 16 e 17 anos) - para alunos(as), nascidos entre 1º de janeiro de 1994 e 31 de dezembro de 1996.
§ Único – A idade mínima e máxima de participação no 1º TIM é de 12 e 14 anos (Categoria “A”) e de 15 e 17 anos (Categoria “B”), respectivamente, completados no ano do Evento.

Art. 9 – Ao encerrar as disputas de cada modalidade e naipes, serão proclamadas as Cidades vencedores como seguem:
a) Cidade Campeã da Categoria A – Masculino, para a Escola cujo atleta alcançar a primeira colocação;
b) Cidade Campeã da Categoria A – Feminino, para a Escola cuja atleta alcançar a primeira colocação;
c) Cidade Campeã da Categoria B – Masculino, para a Escola cujo atleta alcançar a primeira colocação;
d) Cidade Campeã da Categoria A – Feminino, para a Escola cuja atleta alcançar a primeira colocação;

II – Da Premiação aos Atletas:
a) Serão premiados com medalhas os atletas das Categorias A e B, masculinos e femininos classificados entre os 2ºs e 5º lugares.

Art. 10 - Será obrigatória a comunicação dos enxadristas competidores aos árbitros, do resultado final de cada partida.

Art. 11 – O(a) atleta será eliminado(a) da competição quando se ausentar injustificadamente por 02 (duas) rodadas consecutivas ou alternadas, desde que as justificativas não sejam aceitas pela direção geral dos jogos.

Art. 12 - Será formado no Congresso Técnico, o Comitê de Apelação para analisar possíveis decisoes equivocadas do(s) árbitro(s), sendo composto por 02 (dois) enxadristas e a direção geral da competição.

Art. 13 – O(a) atleta faltoso em uma rodada será declarado(a) perdedor(a) por Wx0.

Art. 14 - O(s) Enxadrista(s) que não participar(em) do Congresso Técnico, independentemente dos motivos, se obriga a acatar integralmente, o que nele for decidido ou informado pela Organização e Arbitragem, do que, inclusive, não será aceito APELAÇÃO.

Art. 15 - As disputas serão organizadas pelo programa Swiss Perfect 98, com ate 07 (sete) atletas pelo Sistema Schuring e, acima de 08 (oito) pelo Sistema Suíço de Emparceiramento com o tempo de 21 (vinte e um) minutos de reflexão nocaute.

Art. 15 – As disputas serão individuais não computando-se os pontos para determinada Escola e Município.
§ 1º - Será possivel o confronto entre atletas da mesma instituição escolar e cidade.
§ 2º - A pontuação por vitória será 1 (um) ponto, 0,5 (meio) ponto por empate e 0 (zero) ponto para a derrota.

Art. 16 - Os critérios para desempatar equipes e enxadrístas com as mesmas pontuações serão:
§ 1º - Sistema Schuring: a) berger, b) progress, c) confronto direto, d) partida extra;
§ 2º - Sistema Suíço: a) buccholz; b) median buccholz; c) progress; d) confronto direto e, e) partida extra.

Art. 17 - Os relógios não poderão ser ajustados pelos jogadores após o inicio da rodada. Caso haja necessidade de ajuste, este deverá ser feito pelo arbitro.
§ 1º - A posição dos relógios será definida pela Arbitragem.

Art. 18 - É terminantemente proibido:
a. analisar as partidas terminadas, ou não, dentro da sala de jogos;
b. portar celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico ligado dentro da sala de jogos durante a rodada. Será penalizado o atleta cujo aparelho eletronico emitir sinal sonoro. Caso seja espectador sera solicitado que desligue o aparelho ou que se ausente da sala de jogos.
c. conversar dentro da sala de jogos. Caso queira conversar, chame, por sinais, o seu interlocutor para fora da area de jogos;
d. aproximar-se demasiadamente da mesa onde há jogos em andamento, quando observador (distância mínima de 1 metro);
e. auxiliar, de qualquer maneira, jogador que ainda esta jogando;
f. quando estiver jogando, permanecer em pé;
g. manusear o relógio durante a partida. O enxadrista só pode usar o controle (botão) de acionamento do tempo do adversário ou o de parada do relógio, caso tenha que acionar a arbitragem por qualquer motivo;
h. provocar ruídos como batucar com a caneta, mão, pé e etc quando estiver jogando;
i. lanchar durante a realização da partida. Se o jogador quiser lanchar enquanto joga deverá fazê-lo em local afastado do salão de jogos;
j. fumar dentro da sala de jogos;
k. agredir verbal ou fisicamente outro enxadrista, membro da arbitragem ou direção do torneio será punido com eliminação do torneio;
l. discutir de forma acintosa com a arbitragem;
m. qualquer atitude anti-desportiva, como derrubar as peças acintosamente numa desistência;
n. descumprir qualquer determinação dos árbitros, ainda que verbais.

Art. 19 - A programação dos jogos para todas as categorias e naipes como segue abaixo:
Dia 11 de Junho de 2011 (sábado):
08h30 – Abertura e Congresso Técnico
09h00 – 1ª Rodada
09h40 – 2ª Rodada
10h20 – 3ª Rodada
11h00 – 4ª Rodada
11h40 – 5ª Rodada
12h20 – Encerramento e Premiação

Art. 20 – Serão adotadas neste Torneio as regras da FIDE da modalidade xadrez pensado.

Art. 21 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Arbitragem.

Art. 22 - A inscrição nesta competição implica plena aceitação deste regulamento.

Art. 23 – Se por ventura tivermos número ímpar de participantes, no Schuring o(a) jogador(a) não ganhará ponto e, no Suíço ganhará ponto sem qualidade.

Art. 24 - A equipe de arbitragem está assim constituída: Árbitro Principal e árbitros auxiliares.

Francisco Arnilson de Assis
Clube de Xadrez Marabá

segunda-feira, 6 de junho de 2011

326 - FELIPE CASTRO VENCE O G3 DAS OLIMPÍADAS DA DISNEYLÂNDIA

Disputado pelo Sistema Suíço em 05 rodadas, também com o tempo nocaute de 30 minutos, o G3 contou com a participação de 08 garotos e serviu para revelar o talento do garoto Felipe Castro Carvalho, campeão invicto com 4,5 pontos em 5,0 possíveis.


Felipe Castro em ação
 O garoto Felipe Castro demonstrou segurança e fez jogadas em combinações conseguindo vitórias fantásticas, para a alegria do seu pai que o acompanhou por todo o concurso.



Felipe Castro é festejado

Paulo Vinícius o 3º colocado