sexta-feira, 27 de maio de 2011

319 - TORNEIO DO JONATHAS ATHIAS

Teremos mais uma competição neste 28/05 (sábado), a partir das 14h00, o TORNEIO JONATHAS P. ATHIAS, na Escola Jonathas Pontes Athias. Esperamos fazer uma surpresa para uma pessoa muito especial. O evento reveste-se de um significado especial e, esperamos a participação de muitos enxadristas.

De fato, fica difícil colocar o real objetivo desta competição, dada a surpresa que pretendemos fazer no transcurso do Torneio.

Alguns atletas locais já confirmaram presença: Dênis Pereira, Antonio Jorge, Arnilson, Pablo Salermo, Mecenas, Miguel Ângelo, Jhon Kennedy, Gustavo e etc.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

318 - ANÍSIO TEIXEIRA E ACY BARROS VENCEM NA CAT. B


Uma grande família enxadrística
No segundo dia (22/05) de competicoes dos 3ºs Jogos Estudantis Marabaenses se fizeram presente alunos da Categoria B (Sub-17 anos) para aqueles nascidos nos anos de 1994, 1995 e 1996, masculino e feminino. Na Escola Judith Gomes Leitão estava tudo pronto. Mesas, pecas e relogios arrumados, apenas aguardando a chegada dos atletas. Alias, estes 3ºs Jogos Estudantis Marabaenses esta revestido de muita responsabilidade. Os vencedores representarão o municipio nos Jogos Estudantis Paraenses Fase Regional em Curionopolis. O desejo da Semed e de formar um time de vencedores e fazer bonito no xadrez.

Os Jogos de xadrez deste segundo dia contou com a participação de apenas 18 enxadristas de 12 escolas das redes públicas e privadas. Foram premiadas com troféus as Escolas com melhor desempenho por equipe e com medalhas os atletas das Escolas Campeãs ate a 3ª melhor colocação. As belas medalhas de ouro, prata e bronze foi motivo de muita admiração por todos.

Belos Troféus e Medalhas de Ouro
Nas disputas individuais no Tabuleiro 1 da Categoria B – masculino, muitas surpresas, os garotos Antonio Edilson da Escola Geraldo Veloso e Matheus Henrique da Anísio Teixeira ficaram empatados em pontos ordinários, valendo o critério do sonnenborn-berg para desempatá-los. A participação destes garotos deu uma nova dinâmica e realidade para o xadrez marabaense. Destacamos também o desempenho excelente do enxadrista Juliano Castro Alves contou com apenas uma derrota e ficou com 5 pontos.

Matheus e Rogers com o Troféu do Anísio Teixeira
A título de curiosidade, o enxadrista Antonio Edilson S. N. Júnior por pouco não ficou de fora da competição. Por persistência da organização que percorreu a Cidade de Marabá e visitou 43 escolas, em alguns casos, visitou a mesma escola por mais de uma vez. É o caso da Escola Francisco de Souza Ramos, Geraldo Veloso, Monte Castelo e a própria Judith Gomes Leitão. Veja o quadro abaixo:









Categoria B
Tabuleiro 1
Individual - Masculino
Clas Enxadrista                                            Escola                                                   Pontos
1   ANTONIO Edilson                                    Geraldo Veloso                                    6     17.00
2   MATHEUS Henrique B. Sousa               Anísio Teixeira                                     6     16.00
3   JULIANO Castro Alves                             Acy Barros                                            5
4   ALAN Vital Martins Zen                        Monte Castelo                                     3.5
5   WALISSON Leoni dos Santos                Gaspar Vianna                                     2.5
6   DIEGO Vinícius S. Ferreira                      Arte e Manhas                                      2
7   CARLOS Eduardo G. Silva                       Jonathas P. Athias                                 1.5
8   EDNON Gomes                                       Êxito                                                      1.5

Silas Guilherme Destaque do Monte Castelo
















Categoria B - Tabuleiro 2
Individual - Masculino
Clas Enxadrista                            Escola                             Pontos
1   SILAS Guilherme M. Barros Monte Castelo                  6     15.00   24.0  18.5    14.5
2   ROGERS Borges Moraes      Anisio Teixeira                  4       7.00   18.0  20.5    14.5
     MANOEL Bispo R. Neto         Jonathas Athias                4       7.00   18.0  20.5    14.5
4   EDUARDO Oliveira Barbos  Gaspar Vianna                  4       7.00   16.0  20.5    14.5
5   CARLOS César Silva              Plinio Pinheiro                   2       1.00    5.0  22.5    16.5
6   ARTUR Mourão Rocha          Acy Barros                         1       0.00    3.0  23.5    17.5
7   JHON Lucas Gomes Silva      Martinho Mota                  0       0.00    0.0  24.5    17.5

Categoria B – Masculino - Por Equipes – Pontos Obtidos
Escolas                                 1º tab    2º tab    Total
1   Anísio Teixeira               6              4              10
2   Monte Castelo               3.5           6              9.5
3   Gaspar Vianna               2.5           4              6.5
4   Geraldo Veloso               6              0              6
5   Acy Barros                      5              1              6
6   Jonathas P. Athias          1.5           4              5.5         
7   Arte e Manhas                2              0              2
8   Plínio Pinheiro                0              2              2
9   Êxito                               1.5           0              1.5
10 Martinho Motta              0             2               2


Elisa garante Troféu para Anísio Teixeira
Pouca Participação Feminina
De fato existe poucas enxadristas conhecidas na Cidade de Marabá, embora, em nossas andanças percebemos um número significativo de pelo menos umas 15 atletas, em termos gerais. Constatamos que a decisão de uma enxadrista de participar ou não, influência na decisão de uma atleta. Quando uma diz que vai participar ela traz consigo outra atleta. Há um grande trabalho para fomentar a participação feminina, um desafio que vamos ter que vencer.

Elisa garante Troféu para a Acy Barros
Na categoria B tivemos a presença de apenas duas participantes, Elisa Maria Almeida Ribeiro da Escola Acy Barros e Júlia Rebeca Freitas Rocha da Arte e Manhas. A decisão da organização foi realizar um Match de 05 partidas, melhor de 03 pontos. No tabuleiro 2 houve apenas a presença da jovem Fabiane da Escola Acy Barros. Os resultados decisivos foram:

Categoria B
Tabuleiro 1
Individual – Feminino
Elisa Mª Ribeiro ACY BARROS     1 x 0       Julia Rebeca ARTE E MANHAS
Julia Rebeca ARTE E MANHAS    0 x 1       Elisa Mª Ribeiro ACY BARROS
Elisa Mª Ribeiro ACY BARROS     1 x 0       Julia Rebeca ARTE E MANHAS

Categoria B
Por Equipe
Com os resultados obtidos pela atleta Elisa com 3 pontos e mais 1 ponto obtido por WO pela atleta Fabiane, a Escola Acy Barros garantiu o troféu para a sua Escola.

Premiações Especiais
A Professora Danielle Valle da Escola Êxito foi condecorada como professora Destaque, acompanhando todos os passos dos atletas de sua Escola e em apoio a organização geral, participando inclusive do Congresso de Xadrez dos 3º JEM’S.

Arnilson e os Destaques Manoel Bispo e Antonio Edilson
Atletas de Ouro
Como a premiação dos atletas foi de acordo com os resultados por Equipes, alguns atletas que tiveram excelente desempenho na competição ficaram sem premiação. Reconhecendo o talento destes, o Departamento de Educação Física achou por bem premiá-los com medalha de ouro, os felizardos foram: Antonio Edilson (Geraldo Veloso), Juliano Castro Alves (Acy Barros) e Manoel Bispo (Jonathas Athias).

domingo, 22 de maio de 2011

317 - JEM'S - ARTE E MANHAS E ANASTACIO VENCEM NA CAT. A

Aconteceu neste 21/05 (sábado) na Escola Judith Gomes Leitão os 3ºs Jogos Estudantis Marabaenses, na modalidade Xadrez, promovidos pela Secretaria Municipal de Educação e Departamento de Educação Física, sob o comando da Professora Rosângela Botelho e organizado neste ano pelo Clube de Xadrez Marabá, com as disputas da categoria A – masculino e feminino, Sub-14 anos, para nascidos nos anos de 1997, 1998 e 1999.


O evento teve o objetivo de selecionar os atletas da categoria A para representar o municipio de Maraba nos Jogos Estudantes Paraenses – Fase Regional, que vai acontecer na Cidade de Curionopolis, distante 130 quilometros de Maraba no periodo de 28 de maio a 06 de junho. Os Jogos de xadrez contou com a participação de 20 enxadristas de 12 escolas das redes públicas e privadas. Foram premiadas com troféus as Escolas com melhor desempenho por equipe e com medalhas os atletas das Escolas Campeãs ate a 3ª melhor colocação. As belas medalhas de ouro, prata e bronze foi motivo de muita admiração por todos.


Arte e Manhas, Escola Campeã no Masculino
Daylon e Lucas (Arte e Manhas) Campeões da Cat. A Masc
A Escola Arte e Manhas sob direção da competentíssima Ana Borges de Freitas, situada na Cidade Nova, apresentou o melhor desempenho por equipe no masculino e levou para sua galeria o troféu de Escola Campeã da Categoria A, graças ao desempenho individual dos atletas Lucas Borges Freitas e Daylon Costa da Silva. O atleta Lucas Borges de Freitas tem um historico positivo nos Jogos Estudantis e nao encontrou adversario a altura, venceu todas as suas partidas. O atleta Daylon Costa da Silva seguiu a receita do experiente Lucas, venceu todas as suas disputas, mantendo a hegemonia da Escola na Categoria A Masculino. Além do troféu e das medalhas recebidas pela Escola, também o Professor de Xadrez do Arte e Manhas, Jhon Kennedy recebeu medalha em reconhecimento pelo brilhante trabalho realizado com os alunos da Escola.


Júlio Santos - Destaque do Acy Barros
 As disputas individuais da Categoria A – Masculino nos Primeiro e Segundo Tabuleiros apresentou os seguintes melhores atletas:


Categoria A
Tabuleiro 1
Individual - Masculino
Clas Enxadrista                    Escola Pontos
1 LUCAS Borges Freitas     Arte e Manhas 5
2 JÚLIO Santos Lourenço   Acy Barros 4
3 JAIRO Castro Alves         José Mendonça 2.5
4 GABRIEL Souza Ramos   Jonatas Pontes Athias 2
5 LEANDRO F. Oliveira      São Francisco 1.5
6 KELVES dos Santos Paz  Anastácio de Queiroz 0


Categoria A
Tabuleiro 2
Individual – Masculino
Clas Enxadrista                       Escola Pontos
1 DAYLON Costa da Silva    Arte e Manhas 6
2 MICHAEL Carvalho           Martinho Mota 3.5
3 LUCAS Cavalcante Ramos Jonathas Pontes Athias 2
4 MARCOS Antonio N. Jr     São Francisco 0.5

Por equipe, computando-se os pontos obtidos pelos atletas nos jogos individuais, ficou com o titulo no Masculino A e recebeu o Trofeu a Escola Arte e Manhas. O resultado final por Equipe ficou assim:


Categoria A – Masculino - Por Equipes – Pontos Obtidos
Escolas                1º tab 2º tab Total
1 Arte e Manhas    5       6         11
2 Acy Barros            4       0         4
3 Jonathas P. Athias  2       2         4
4 Martinho Mota       0       3,5      3,5
5 José Mendonça      2.5    0         2,5
6 São Francisco        1.5    0,5      2
7 Anastácio Queiroz  0       0         0


Escola Anastácio de Queiroz a Campeã no Feminino
Larissa (Anastácio de Queiroz) com o reporter da RBA
Nos jogos no naipe feminino brilhou a estrela das atletas Jackeline Iasmin, da Escola Anisio Teixeira, a melhor no primeiro tabuleiro com 5 pontos e de Larissa Helena B. Silva, da Escola Anastacio de Queiroz melhor atleta no segundo tabuleiro com 6 pontos.

Aliás, muita emoção em todas as partidas, com destaque para a atleta Alanes P. S. Correa da Escola Disneylandia. Em um combate emocionante chamou a atencao de todos os participantes, professores e pais. A enxadrista Alanes, apos forte combate, onde todos demonstravam apreensao com cada jogada, acabou em empate com a atleta Adriele Alves Pereira, aos choros. Embora, transcedendo a simpatia e admiracao de sua mae e de muitos todos e da sua mae, a professora Patricia.


Jackeline Iasmin - Destaque da Anísio Teixeira
Ficou evidente nas disputas individuais a força da atleta do primeiro tabuleiro da Escola Anisio Teixeira, Jackeline Iasmin S. Aguirre que conquistou 5 pontos, de forma invicta, deixando a favorita Liliane Evangelista Guimaraes em segundo lugar. No segundo tabuleiro vimos com bons olhos o excelente desempenho da atleta Larissa Helena B. Silva da Escola João Anastácio de Queiroz, tambem de forma invicta em seis partidas disputas. Talvez a Larissa possa se configurar como uma nova revelação do xadrez marabaense, vamos esperar para ver. Eis os resultados individuais:



Categoria A
Tabuleiro 1
Individual Feminino
Clas Enxadrista Escola Pontos
1 JACKELINE Iasmin S. Aguirrre Anísio Teixeira 5
2 LILIANE Evangelista Guimaraes Pequeno Príncipe 4
3 LUCIELIA dos Santos São Francisco 3
4 NAYRA Lohana C. Santos Anastácio de Queiroz 2
5 ADRIELE Alves Pereira Irmã Theodora 0.5 0.25 0.5 14.5 9.0
6 ALANES Patrick S. Correa Disneylândia 0.5 0.25 0.5 14.5 9.0


Categoria A
Tabuleiro 2
Individual – Feminino
Clas Enxadrista Escola Pontos
1 LARISSA Helena B. Silva Anastacio de Queiroz 6
2 POLYANA Oliveira Damas Sao Francisco 2.5 4.75
3 FRANCIELMA O. Melo Irma Theodora 2.5 3.25
4 RAQUEL Oliveira Gomes Anisio Teixeira 1

Equipe Feminina da Escola Irmã Theodora
Gracas ao excelente desempenho do segundo tabuleiro da Escola Anastácio de Queiroz, a atleta Larissa Helena B. Silva somando 6 pontos, foi possivel a Escola levar o troféu por equipe. O outro destaque do feminino foi a enxadrista JACKELINE Iasmin S. Aguirrre da Escola Anisio que obteve 5 pontos. No geral a premiação com trofeu ficou para a Escola João Anastácio de Queiroz.

Categoria A
Por Equipes
Feminino
Escolas Pts Pts Total
1 Anastácio de Queiroz 2 6 8
2 Anísio Teixeira 5 1 6
3 São Francisco 3 2,5 5,5
4 Pequeno Príncipe 4 0 4
5 Irmã Theodora 0.5 2,5 3


Premiação aos Professores
Uma coisa legal que acontece nos Jogos Estudantis é a presença dos professores de Educação Física, de Diretores e etc. Compreendendo a importância destes profissionais para a Educação, fazendo muito mais do que sua obrigação, sacrificaram o seu final de semana para orientar seus alunos. Considerando este carinho e dedicação ao Esporte e aos seus alunos, em reconhecimento ao trabalho destes profissionais, o Departamento de Educação Física premiou com Medalha de Ouro aos professores: Patrícia (Anastácio de Queiroz), João Maurício (Pequeno Príncipe), John Kennedy (Arte e Manhas) e Francisco Alex (Jonathas Pontes Athias).


O Incentivo da Imprensa de Marabá
Registramos a presença da Imprensa de Marabá das televisões Record e RBA que fizeram excelente cobertura e valorizou os esforços de nossos atletas. Estávamos com saudades da midia presente. Com muita satisfação nossos atletas foram entrevistados e demonstraram bastante segurança nas respostas. Estiveram na Escola o nosso querido Paulinho da Rede Record e Paulo Henrique, o PH juntamente com o excelente cinegrafista Durcival Pereira de Oliveira. O Clube aproveita para fazer o agradecimento a Imprensa em Geral.

A Escola Judith Gomes Leitão recebeu a todos que compareceram a este grande campeonato. Podemos dizer da nossa satisfação com o curto convívio, que encontramos uma Equipe motivada, desde os vigias, agentes de portaria, a Coordenadora Elena, a Diretora Luciana, a Vice Diretora Iolete, a equipe de limpeza, de fato, registramos o nosso contentamento e esperamos que outras autoridades possam conhecer o trabalho desta equipe e, se necessário, dar-lhes maiores condições de trabalho.