quinta-feira, 19 de maio de 2011

316 - CLUBE APRESENTA PREMIAÇÃO DOS JEM'S

Os 3ºs JOGOS ESTUDANTIS MARABAENSES estão com a corda toda. Os organizadores tiveram muito bom gosto quando escolheram o modelo e o formato das medalhas e dos troféus. Ser premiado com uma medalha ou com um troféu, dos JEM'S, deve ser algo muito especial, estará recebendo além de uma premiação uma grande honraria e uma obra de arte.


O Clube de Xadrez Marabá já recebeu os Troféus confeccionados pela Empresa Porto Screen, tendo o lay-out de uma pira olímpica, com a bandeira do município ao centro e finalizado na parte inferior com a forma de um lápis, em madeira marmorizada na cor preta. Esta belíssima obra de arte será entregue às Escolas vencedoras das Categorias das Categorias A, masculino e feminino e B, também masculino e feminino.

A premiação dos atletas serão as medalhas de ouro, prata e bronze, todas metalizadas em relevo em ambas as faces. De um lado temos o símbolo dos JEM's, com a bandeira e o lápis, tal como os troféus e no verso a logomarca do xadrez com o nome dos JEM's em relevo. Todo o material de altíssima qualidade e bom gosto.



MEDALHAS, MEDALHAS...

Vai ser difícil ficar sem premiação. Ao todo, teremos 28 medalhas que serão guardadas com muito carinho, espero.

Medalhas de OURO
02 medalhas de Ouro para os atletas Campeões da Categoria A - Masculino (1º e 2º tabuleiros);
02 medalhas de Ouro para os atletas Campeões da Categoria B - Masculino (1º e 2º tabuleiros);
02 medalhas de Ouro para as atletas Campeãs da Categoria A - Feminino (1º e 2º tabuleiros);
02 medalhas de Ouro para as atletas Campeãs da Categoria B - Feminino (1º e 2º tabuleiros);


Medalhas de PRATA
02 medalhas de Prata para os atletas Vice-Campeões da Categoria A - Masculino (1º e 2º tabuleiros);
02 medalhas de Prata para os atletas Vice-Campeões da Categoria B - Masculino (1º e 2º tabuleiros);
02 medalhas de Prata para as atletas Vice-Campeãs da Categoria A - Feminino (1º e 2º tabuleiros);
02 medalhas de Prata para as atletas Vice-Campeãs da Categoria B - Feminino (1º e 2º tabuleiros);


Medalhas de BRONZE
02 medalhas de Bronze para os atletas 3º lugar da Categoria A - Masculino (1º e 2º tabuleiros);
02 medalhas de Bronze para os atletas 3º lugar da Categoria B - Masculino (1º e 2º tabuleiros);
02 medalhas de Bronze para as atletas 3º lugar da Categoria A - Feminino (1º e 2º tabuleiros);
02 medalhas de Bronze para as atletas 3º lugar da Categoria B - Feminino (1º e 2º tabuleiros);


Medalhas de OURO aos Treinadores/Técnicos
04 Medalhas de Ouro para os melhores técnicos escolares.


A premiação será realizada logo após o encerramento dos jogos de cada categoria e naipe, ou seja, teremos premiação por volta das 17h00 dos dias 21 e 22 de maio do corrente ano.


O Clube de Xadrez Marabá está desejando bons jogos. Serão escolhidos os melhores atletas do município para representar a nossa cidade na Fase Regional dos Jogos Estudantis Paraenses a ser realizado no município de Curionópolis. Boa Sorte para todos.

315 - CONSIDERAÇÕES DO CONGRESSO DOS JEM'S

Foi realizado o Congresso dos Jogos Estudantis Marabaenses neste dia 17 de maio do corrente ano, na Escola Judith Gomes Leitão. Diversos professores se fizeram presentes, com a finalidade de se inteirarem sobre o Regulamento dos Jogos e algumas recomendações especiais. As escolas representadas foram: Êxito e Paulo Freire, Professora Danielle; Disneylândia e São Francisco, Gileno Rocha, Arte e Manhas, Jhon Kennedy; Jonathas Athias, Kléber; Irmã Theodora, Francisco Alex; Anastácio de Queiroz e Gaspar Vianna, Patrícia e Basílio Miguel.

O evento serviu para esclarecer diversos pontos e alertar aos professores sobre a confirmação dos alunos inscritos. Houve uma reflexão sobre os danos causados pelos atletas que iniciam uma competição e depois abandonam sem nenhum ressentimento, ocasionando problemas para os demais atletas e para a organização geral.

Ficou bastante claro para os educadores sobre o seu papel na condução das atividades enxadrísticas escolares, sobre a possibilidade de darem o início e a continuidade do ensino-aprendizagem do xadrez. Neste ano, considerando a importância do treinador de xadrez, serão premiados os 04 melhores técnicos, ou seja, os professores de Educação Física que mais incentivarem os seus alunos.

Os educadores fizeram perguntas e, também, solicitaram ações do Clube de Xadrez, voltadas para maior capacitação dos professores de Educação Física e também ao PROJETO MAIS EDUCAÇÃO. Como não temos estrutura de trabalho, fazemos muitas competições com a ajuda Divina, esperamos melhores condições para recepcionar os Educadores. Vai chegar o Nosso Dia.

Os Professores receberam cópias do Regulamento Geral e se comprometeram em comparecer e apoiar os seus pupilos.

Registramos o nosso sincero agradecimento e reconhecimento a pessoa maravilhosa que dirige a Escola Judith Gomes Leitão. Acreditamos no sucesso de seu trabalho e na forma como articula com todos os departamentos da Escola. Parabenizamos também a sua Maravilhosa Equipe, desde o simples servidor até o Professor até o mais elevado cargo. Vejo muita alegria e confiança nesta Super Equipe de Trabalho.

Estiveram representando o Clube de Xadrez Marabá: Gileno Rocha, Antonio Jorge, Jhon Kennedy e Francisco Arnilson de Assis.

domingo, 15 de maio de 2011

314 - 3º JOGOS ESTUDANTIS MARABAENSES - REGULAMENTO

REGULAMENTO GERAL

ART. 1º – Os 3º Jogos Estudantis Marabaenses - modalidade Xadrez e uma competição oficial da Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e Departamento de Educação Física, delegada ao Clube de Xadrez Marabá a sua organização e a coordenação.

ART. 2º - Poderão participar das competições de xadrez os alunos da Rede Municipal, Estadual e Particular de ensino do município de Marabá, nas categorias: “A” – para nascidos em 1997, 1998 e 1999 e categoria “B” – para nascidos em 1994, 1995, 1996, nos naipes masculinos e femininos.

ART. 3º - Os jogos de Xadrez serão disputados na Escola Municipal Judite Gomes Leitão na Travessa Santa Terezinha, na Marabá Pioneira, nos dias 21 e 22 de maio do ano de 2011.

ART. 4º - As escolas serão representadas por seus alunos em equipes de 02 (dois) atletas por categoria de ambos os naipes conforme a seguir:
§ 1º : Categoria “A” – Masculino, 02 (dois) enxadristas, nascidos em 1997, 1998 e 1999;
§ 2º : Categoria “A” – Feminino, 02 (duas) enxadristas, nascidos em 1997, 1998 e 1999;
§ 3º : Categoria “B” – Masculino, 02 (dois) enxadristas, nascidos em 1994, 1995 e 1996;
§ 4º : Categoria “B” – Feminino, 02 (duas) enxadristas, nascidos em 1994, 1995 e 1996.

ART. 5º - As inscrições serão realizadas nas, ou pelas Escolas, mediante o preenchimento de Ficha de Inscrição com a logomarca dos 3º Jogos Estudantis Marabaenses, com o nome da Escola, Diretor(a), Professor(a), Técnico(a) e a relação dos estudantes com os nomes completos, série e turma, documento de identidade e as respectivas categorias, conforme Art. 4º.
§ Único: A Ficha de Inscrição deverá conter carimbo da instituição escolar e as respectivas assinaturas do Professor de Educação Física e do Diretor(a) responsabilizando-se pela veracidade das informações prestadas.

ART. 6º - As Fichas poderão ser entregues ao representante do Clube de Xadrez, no dia em que o mesmo visitar a Escola ou, ser entregue a Coordenação Geral dos 3º Jogos Estudantis, até o dia 13 de maio do ano de 2011.

ART. 7º - As equipes deverão se fazer presentes em todo o curso dos Jogos Estudantis, inclusive na modalidade xadrez, devidamente uniformizadas e com a credencial recebida da Coordenação Geral geral dos Jogos Estudantis.
§ Único: As credenciais dos participantes serão entregues pela Coordenacao Geral dos 3º Jogos Estudantis Marabaenses no Ginásio Olímpico da Folha 16 ate o dia 20 de maio.

ART. 8º - Cada equipe será formada por 02 (dois) enxadristas e, a critério da organização, poderá admitir a participação com apenas 01 (um) enxadrista.

ART. 9º - Cada equipe deverá ter um capitão que terá direito a voto nas deliberações do Congresso Técnico, a ser realizado no dia 21 de maio para os enxadristas da categoria “A” e no dia 22 de maio para os enxadristas da categoria “B”.

ART. 10º - Será obrigatória a comunicação dos enxadristas competidores aos árbitros adjuntos, dos resultados de cada rodada, devendo preencher formulário com o resultado final.

ART. 11º - A equipe será eliminada da competição por vontade propria, devendo comunicar por escrito a organização do torneio ou, quando se ausentar injustificadamente por 03 (três) rodadas consecutivas ou alternadas, desde que as justificativas não sejam aceitas pela direção geral dos jogos.

ART. 12º - Será formado no Congresso Técnico a escolha dos membros do Conselho de Apelação para analisar possíveis decisoes equivocadas do(s) árbitro(s), sendo composto por 02 (dois) enxadristas e a direção geral da competição. Somente serão aceitas reclamações por escrito e devidamente fundamentada.

ART. 13º - Caso uma equipe deixe de participar de uma rodada será declarada perdedora por Wx0. E, caso sejam duas as equipes ausentes, ambas serão declaradas perdedoras e o resultado será - x -.

ART. 14º - O(s) Enxadrista(s) que não participar(em) do Congresso Técnico, independentemente dos motivos, se obriga a acatar integralmente, o que nele for decidido ou informado pela Organização e Arbitragem, do que, inclusive, não será aceito APELAÇÃO.

ART. 15º - As disputas serão organizadas pelo programa Swiss Perfect 98, Sistema Suíço de Emparceiramento em 08 (oito) rodadas com o tempo de reflexão de 16 (dezesseis) minutos nocaute, para cada competidor.
§ 1º : Serão organizadas as disputas por equipes e daí, emparceirados os jogadores.
§ 2º : Em decorrencia do emparceiramento por equipe, quando determinada equipe estiver com as peças de cor branca, caberá ao primeiro tabuleiro jogar com as brancas e, o segundo tabuleiro com as peças de cor preta.
§ 3º : Quando o emparceiramento por equipe definir que determinada equipe jogue com as peças pretas, caberá ao primeiro tabuleiro jogar com as peças pretas e o segundo tabuleiro com as peças de cor branca.

ART. 16º - As disputas dar-se-ão por níveis de força dos participantes, assim, jogaram entre si os primeiros tabuleiros por categoria e naipe e, sucessivamente, entre si os segundos tabuleiros do mesmo “modus operandus”.
§ Único: Não será possivel o confronto entre atletas da mesma instituicão escolar.

ART. 17º - Os resultados possíveis nas disputas por equipes em cada rodadas são os seguintes: 2x0, 1,5x0,5, 1x1, 0x2 e 0,5x1,5, computando-se os pontos obtidos por cada componente da equipe.
§ Único: A pontuação por vitória será 1 (um) ponto, 0,5 (meio) ponto por empate e 0 (zero) ponto para a derrota.

ART. 18º - Os critérios para desempatar equipes e enxadrístas com as mesmas pontuações serão: a) buccholz; b) median buccholz; c) progress; d) confronto direto e, e) partida extra.

ART. 19º - Os relógios não poderão ser ajustados pelos jogadores após o inicio da rodada. Caso haja necessidade de ajuste, este deverá ser feito pela Arbitragem.

ART. 20º - A posição dos relógios será definida pela Arbitragem.

ART. 21º - Haverá um Árbitro Adjunto responsável pela recepção dos resultados, que deverão ser informados por ambos os enxadristas. Caso o Árbitro Adjunto não receba os resultados, até o término da última partida da rodada, esta partida poderá ficar com o resultado 0 X 0, a fim de não atrasar o emparceiramento da rodada seguinte.

ART. 22º - 11. É terminantemente proibido:
a. analisar as partidas terminadas, ou não, dentro da sala de jogos (análises somente na área de partidas encerradas);
b. portar celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico ligado dentro da sala de jogos durante a rodada. O responsável pela emissão de qualquer ruído provocado por celular ou dispositivo eletrônico, será penalizado com a perda da partida, e caso esteja como espectador no momento, será expulso da sala de jogos (regra da Fide);
c. conversar, seja o que for e em que quantidade de palavras for, dentro da sala de jogos. Quem quiser conversar, chame, por sinais, o seu interlocutor para fora da area de jogos;
d. aproximar-se demasiadamente da mesa onde há jogos em andamento, quando observador (pedimos observarem a distância mínima de 1 metro);
e. auxiliar, de qualquer maneira, jogador que ainda esta jogando;
f. quando estiver jogando, permanecer em pé, observando a sua própria partida;
g. manusear o relógio durante a partida. O enxadrista só pode usar o controle (botão) de acionamento do tempo do adversário ou o de parada do relógio, caso tenha que acionar a arbitragem por qualquer motivo;
h. provocar, repetidamente, ruídos diversos como, arrastar a cadeira ao se sentar ou levantar, batucar com a caneta, mão, pé, ou outros durante a rodada;
i. lanchar durante a realização da partida, enquanto sentado e observando a partida. Se o jogador quiser lanchar enquanto joga deverá fazê-lo em local afastado do salão de jogos. (água mineral, refrigerantes, e sucos serão tolerados);
j. fumar dentro da sala de jogos;
k. agredir verbal ou fisicamente outro enxadrista, membro da arbitragem ou direção do torneio será punido com eliminação do torneio;
l. discutir de forma acintosa com a arbitragem; (para isto tem a apelação oficial)
m. qualquer atitude anti-desportiva, como derrubar as peças acintosamente numa desistência, discutir com o adversário, independentemente de ter ou não razão, provocar de qualquer maneira distúrbio na sala de jogos, etc...;
n. descumprir qualquer determinação dos árbitros, ainda que verbais.

ART. 23º - A programacao dos jogos de xadrez segue conforme abaixo:
Dia 21 de maio de 2011 (sábado):
Categoria “A” – Masculino e Feminino
08h30 – Abertura e Congresso Técnico
09h00 – 1ª Rodada
09h30 – 2ª Rodada
10h00 - Intervalo
10h30 – 3ª Rodada
11h00 – 4ª Rodada
14h00 – 5ª Rodada
14h30 – 6ª Rodada
15h00 - Intervalo
15h30 – 7ª Rodada
16h00 – 8ª Rodada
16h30 - Encerramento e Premiação

Dia 22 de maio de 2011 (domingo):
Categoria “B” – Masculino e Feminino
08h30 – Abertura e Congresso Técnico
09h00 – 1ª Rodada
09h30 – 2ª Rodada
10h00 - Intervalo
10h30 – 3ª Rodada
11h00 – 4ª Rodada
14h00 – 5ª Rodada
14h30 – 6ª Rodada
15h00 - Intervalo
15h30 – 7ª Rodada
16h00 – 8ª Rodada
16h30 - Encerramento e Premiação

ART. 24º - Da Premiação por Equipes
Categoria “A” – Masculino – Trofeu para a Escola;
Categoria “A” – Feminino – Trofeu para a Escola;
Categoria “B” – Masculino – Trofeu para a Escola;
Categoria “B” – Feminino – Trofeu para a Escola.
§ Único: Serão computados para efeito de premiação os resultados por equipe, considerando as pontuações obtidas pelos enxadristas dentro de sua categoria e naipe.

ART. 25º - Da premiação Individual
Medalhas para os Jogadores da Equipe Vencedora conforme abaixo:
Categoria “A” masculino – Equipe Campeã os Jogadores 1 e 2;
- Equipe Vice Campeã os Jogadores 1 e 2;
- Equipe 3º lugar os Jogadores 1 e 2;
Categoria “A” Feminino – Equipe Campeã os jogadorwa 1 e 2;
- Equipe Vice Campeã os Jogadores 1 e 2;
- Equipe 3º lugar os Jogadores 1 e 2;
Categoria “B” masculino – Equipe Campeã os jogadores 1 e 2;
- Equipe Vice Campeã os Jogadores 1 e 2;
- Equipe 3º lugar os Jogadores 1 e 2;
Categoria “B” Feminino – Equiepe Campeã os jogadores 1 e 2;
- Equipe Vice Campeã os Jogadores 1 e 2;
- Equipe 3º lugar os Jogadores 1 e 2;
§ Único: Serão premiados com medalhas, conforme avaliação da comissão organizadora dos jogos de xadrez, os quatro melhores técnicos, de cada categoria.

ART. 26º - As regras aplicadas neste torneio estão em consonância com as Leis da FIDE.

ART. 27º - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Arbitragem.

ART. 28º - A inscrição nesta competição implica plena aceitação deste regulamento. Os casos omissos serão julgados pela comissão de arbitragem e observada a Regra FIDE da modalidade xadrez Rápido.

ART. 29º - A organização envidará esforços para que o número de equipes participantes seja par, evitando-se os efeitos indesejados do número ímpar. Poderá inclusive, convocar a inscrição de uma nova equipe, podendo aceitar a participação de apenas 01 (um) enxadrista representando uma determinada equipe. Caso não seja possível, em cada rodada haverá uma equipe de “bye”, ou seja, que não jogará e ganhará os respectivos pontos sem os índices de qualidade.

Art. 30º - A equipe de arbitragem está assim constituída: Árbitro Principal e árbitros auxiliares.

Francisco Arnilson de Assis
Coordenador Geral - Xadrez
Clube de Xadrez Marabá
 
Rosangela Almeida Botelho

Coordenadora do DEEF
Departamento de Educação Física

Ney Calandrini de Azevedo
Secretário Municipal de Educação
Portaria n°008/09

313 - 3º JOGOS ESTUDANTIS MARABAENSES - PREMIAÇÃO

QUADRO DE PREMIAÇÃO

EQUIPES










INDIVIDUAL - CATEGORIA "A"



















INDIVIDUAL - CATEGORIA "B"


















PREMIAÇÃO PARA TÉCNICOS










BOA SORTE!