Páginas

domingo, 29 de maio de 2011

321 - RAFAEL FÉLIX DE CASTANHAL VENCE TORNEIO DO JONATHAS

Fotos de verdadeiros amantes do Xadrez
Mais uma competição promovida pelo Clube de Xadrez, o Torneio Jonathas Pontes Athias, na Escola Jonathas, Folha 22 neste sábado (28/05) com inicio as 14h00 pelo Sistema Suíço em 05 rodadas com o tempo de 21 minutos nocaute. A novidade deste certame foi a participação de 15 enxadristas das cidades de Castanhal, Paragominas e de Marabá.


O Torneio Jonathas Athias contou com participações especiais como: Luís Fernando Almeida, Talita Medrado Almeida e James Nascimento Medrado, respectivamente, irmão, filha e sobrinho do mestre marabaense Antonio Carlos Silva Almeida. Também marcou o retorno aos tabuleiros de Talita Medrado Almeida melhor enxadrista marabaense de todos os tempos. Também tivemos a presença ilustre de Carlos Augusto Xavier do Nascimento (Carlos Caxiano) que veio direto de Castanhal para enaltecer o nosso torneio e estreitar laços de amizade e cordialidade e sua filha Eugênia Benchimol que, juntamente com Talita


O jovem Campeão Rafael Félix Ribeiro da Costa
 A melhor representante de Marabá foi justamente Talita Almeida que assumiu a liderança até a disputa quando perdeu para o castanhalense Rafael Félix Ribeiro da Costa que ficou com 4,5 pontos contra 3,5 de Talita. Caso vencesse, nossa marabaense seria a Campeã.
O campeão, o jovem Rafael Félix teve 4 vitórias e apenas 1 empate diante do talentoso Carlos Caxiano e uma vitória importante no confronto com Talita. Levou os parabéns de todos os presentes.




O Vice-Campeão e boa pessoa Carlos Caxiano
 O experiente representante de Castanhal, Carlos Augusto Xavier do Nascimento (Carlos Caxiano) foi o grande vice-campeão, venceu 3 partidas e teve 1 empate com Rafael Félix e outro contra Talita Almeida, totalizando 4 pontos. Aliás, foi um dos combates mais emocionantes devido o fator tempo e a forte tensão no tabuleiro.

Em terceiro lugar ficou o atleta de Paragominas, Marcelo Duarte Semente, também com 4 pontos. No currículo 1 derrota para Carlos Caxiano.

A nossa representante feminina Talita Medrado Almeida ficou em 4º lugar com 3.5 pontos. Era desejo de todos que ocorresse o confronto feminino entre Talita e Eugênia e infelizmente não aconteceu.


O 3º colocado, Flamenguista Marcelo Duarte Semente
 Em 5º lugar ficou o presidente do Clube de Xadrez Marabá, Francisco Arnilson de de Assis com 3 pontos. Derrotas para Rogers Borges e Marcelo Duarte e uma vitória empolgante diante do bom enxadrista Cláudio Francisco.

Após o encerramento da 4ª rodada o enxadrista Fernando Almeida, de Castanhal, pediu a atenção de todos os presentes e disse algumas palavras. “Em primeiro lugar lamentou a ausência do irmão Antonio Carlos Silva Almeida, um dos fundadores do Clube que estava fazendo aniversário neste dia, lembrou da trajetória brilhante e e esperava que “mano”pudesse participar do Torneio.” Encerrou suas palavras pedindo maior apoio e a participação de todos em prol do xadrez.

4ª lugar Talita Almeida brilhou e distribuiu simpatia
Em seguida Francisco Arnilson de Assis agradeceu a presença de todos, principalmente daqueles que vieram de tão longe, de Castanhal e de Paragominas. E disse algumas palavras: “Temos uma frase no xadrez que diz, somos uma só família. De fato, nesta família está faltando uma pessoa muito importante e que sem ela não temos uma família completa. Desejamos o retorno do Antonio Carlos em nossas atividades. Que os problemas do passado sejam superados, concluiu o presidente considerando Antonio Carlos Silva Almeida e Talita Medrado Almeida os melhores enxadristas de Marabá nos naipes masculino e feminino.

O 5º lugar Francisco Arnilson e Luís Fernando S. Almeida
O Torneio Jonathas Pontes Athias contou com os seguintes participantes: 1. Antonio Jorge P. Oliveira; 2. Carlos Augusto Xavier do Nascimento; 3. Carlos Eduardo Guimaraes; 4. Claudio Francisco Silva; 5. Eugenia Benchimol Xavier Nascimento ; 6. Francisco Arnilson de Assis; 7. Jhon kennedy de Souza; 8. Luis Fernando Silva Almeida; 9. Manoel Bispo dos Reis Neto; 10. Marcelo Duarte Semente; 11. Rafael Felix Ribeiro da Costa; 12. Rogers Borges de Moraes; 13. Talita Medrado Almeida; 14. James Nascimento Medrado e 15. Ricardo Vinícius S. Castro .


1ª RODADA / 2ª RODADA





















3ª RODADA / 4ª RODADA






















Após o encerramento da 4ª rodada tínhamos um quadro equilibrado para decidir o título do Torneio na 5ª e decisiva rodada. O garoto Rafael e Talita estavam empatados com 3.5 pontos cada, daí sairia o campeão. Vejam o quadro com a classificação parcial e rodada final:




























Com a importante e decisiva vitória de Rafael Félix diante da enxadrista Talita Almeida a competição ficou desempatada. O jovem Rafael Félix Ribeiro da Costa subiu o mais alto do pódium. Como não pontuou e seis concorrentes mais próximos pontuaram a nossa marabaense caiu para a 4ª colocação, marcando positivamente o seu retorno aos tabuleiros do Clube de Xadrez Marabá, vejam o quadro com a classficação final:

320 - CLUBE APÓIA PACTO PELA EDUCAÇÃO

A Diretora da Escola Jonathas Pontes Athias, professora Arionide Martins fez o convite para que participássemos de uma marcha, juntamente com a comunidade estudantil em uma ação do Pacto Pela Educação.

Mesmo sem conseguir se desvencilhar de vários compromissos, fomos representados pelo nobre companheiro, o enxadrista Antônio Jorge Pires de Oliveira que esteve caminhando com os estudantes da Escola.

Confesso que vi muita gente nas ruas divulgando esta ação da Secretaria Municipal de Educação, cap. Ney Calandrini. Esperamos que as ações sejam conhecidas por toda a sociedade e que sejam implementadas, para o bem dos alunos, professores e população de Marabá.

Desejamos sucesso a Secretaria e a todos que acreditam no Pacto pela Educação.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

319 - TORNEIO DO JONATHAS ATHIAS

Teremos mais uma competição neste 28/05 (sábado), a partir das 14h00, o TORNEIO JONATHAS P. ATHIAS, na Escola Jonathas Pontes Athias. Esperamos fazer uma surpresa para uma pessoa muito especial. O evento reveste-se de um significado especial e, esperamos a participação de muitos enxadristas.

De fato, fica difícil colocar o real objetivo desta competição, dada a surpresa que pretendemos fazer no transcurso do Torneio.

Alguns atletas locais já confirmaram presença: Dênis Pereira, Antonio Jorge, Arnilson, Pablo Salermo, Mecenas, Miguel Ângelo, Jhon Kennedy, Gustavo e etc.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

318 - ANÍSIO TEIXEIRA E ACY BARROS VENCEM NA CAT. B


Uma grande família enxadrística
No segundo dia (22/05) de competicoes dos 3ºs Jogos Estudantis Marabaenses se fizeram presente alunos da Categoria B (Sub-17 anos) para aqueles nascidos nos anos de 1994, 1995 e 1996, masculino e feminino. Na Escola Judith Gomes Leitão estava tudo pronto. Mesas, pecas e relogios arrumados, apenas aguardando a chegada dos atletas. Alias, estes 3ºs Jogos Estudantis Marabaenses esta revestido de muita responsabilidade. Os vencedores representarão o municipio nos Jogos Estudantis Paraenses Fase Regional em Curionopolis. O desejo da Semed e de formar um time de vencedores e fazer bonito no xadrez.

Os Jogos de xadrez deste segundo dia contou com a participação de apenas 18 enxadristas de 12 escolas das redes públicas e privadas. Foram premiadas com troféus as Escolas com melhor desempenho por equipe e com medalhas os atletas das Escolas Campeãs ate a 3ª melhor colocação. As belas medalhas de ouro, prata e bronze foi motivo de muita admiração por todos.

Belos Troféus e Medalhas de Ouro
Nas disputas individuais no Tabuleiro 1 da Categoria B – masculino, muitas surpresas, os garotos Antonio Edilson da Escola Geraldo Veloso e Matheus Henrique da Anísio Teixeira ficaram empatados em pontos ordinários, valendo o critério do sonnenborn-berg para desempatá-los. A participação destes garotos deu uma nova dinâmica e realidade para o xadrez marabaense. Destacamos também o desempenho excelente do enxadrista Juliano Castro Alves contou com apenas uma derrota e ficou com 5 pontos.

Matheus e Rogers com o Troféu do Anísio Teixeira
A título de curiosidade, o enxadrista Antonio Edilson S. N. Júnior por pouco não ficou de fora da competição. Por persistência da organização que percorreu a Cidade de Marabá e visitou 43 escolas, em alguns casos, visitou a mesma escola por mais de uma vez. É o caso da Escola Francisco de Souza Ramos, Geraldo Veloso, Monte Castelo e a própria Judith Gomes Leitão. Veja o quadro abaixo:









Categoria B
Tabuleiro 1
Individual - Masculino
Clas Enxadrista                                            Escola                                                   Pontos
1   ANTONIO Edilson                                    Geraldo Veloso                                    6     17.00
2   MATHEUS Henrique B. Sousa               Anísio Teixeira                                     6     16.00
3   JULIANO Castro Alves                             Acy Barros                                            5
4   ALAN Vital Martins Zen                        Monte Castelo                                     3.5
5   WALISSON Leoni dos Santos                Gaspar Vianna                                     2.5
6   DIEGO Vinícius S. Ferreira                      Arte e Manhas                                      2
7   CARLOS Eduardo G. Silva                       Jonathas P. Athias                                 1.5
8   EDNON Gomes                                       Êxito                                                      1.5

Silas Guilherme Destaque do Monte Castelo
















Categoria B - Tabuleiro 2
Individual - Masculino
Clas Enxadrista                            Escola                             Pontos
1   SILAS Guilherme M. Barros Monte Castelo                  6     15.00   24.0  18.5    14.5
2   ROGERS Borges Moraes      Anisio Teixeira                  4       7.00   18.0  20.5    14.5
     MANOEL Bispo R. Neto         Jonathas Athias                4       7.00   18.0  20.5    14.5
4   EDUARDO Oliveira Barbos  Gaspar Vianna                  4       7.00   16.0  20.5    14.5
5   CARLOS César Silva              Plinio Pinheiro                   2       1.00    5.0  22.5    16.5
6   ARTUR Mourão Rocha          Acy Barros                         1       0.00    3.0  23.5    17.5
7   JHON Lucas Gomes Silva      Martinho Mota                  0       0.00    0.0  24.5    17.5

Categoria B – Masculino - Por Equipes – Pontos Obtidos
Escolas                                 1º tab    2º tab    Total
1   Anísio Teixeira               6              4              10
2   Monte Castelo               3.5           6              9.5
3   Gaspar Vianna               2.5           4              6.5
4   Geraldo Veloso               6              0              6
5   Acy Barros                      5              1              6
6   Jonathas P. Athias          1.5           4              5.5         
7   Arte e Manhas                2              0              2
8   Plínio Pinheiro                0              2              2
9   Êxito                               1.5           0              1.5
10 Martinho Motta              0             2               2


Elisa garante Troféu para Anísio Teixeira
Pouca Participação Feminina
De fato existe poucas enxadristas conhecidas na Cidade de Marabá, embora, em nossas andanças percebemos um número significativo de pelo menos umas 15 atletas, em termos gerais. Constatamos que a decisão de uma enxadrista de participar ou não, influência na decisão de uma atleta. Quando uma diz que vai participar ela traz consigo outra atleta. Há um grande trabalho para fomentar a participação feminina, um desafio que vamos ter que vencer.

Elisa garante Troféu para a Acy Barros
Na categoria B tivemos a presença de apenas duas participantes, Elisa Maria Almeida Ribeiro da Escola Acy Barros e Júlia Rebeca Freitas Rocha da Arte e Manhas. A decisão da organização foi realizar um Match de 05 partidas, melhor de 03 pontos. No tabuleiro 2 houve apenas a presença da jovem Fabiane da Escola Acy Barros. Os resultados decisivos foram:

Categoria B
Tabuleiro 1
Individual – Feminino
Elisa Mª Ribeiro ACY BARROS     1 x 0       Julia Rebeca ARTE E MANHAS
Julia Rebeca ARTE E MANHAS    0 x 1       Elisa Mª Ribeiro ACY BARROS
Elisa Mª Ribeiro ACY BARROS     1 x 0       Julia Rebeca ARTE E MANHAS

Categoria B
Por Equipe
Com os resultados obtidos pela atleta Elisa com 3 pontos e mais 1 ponto obtido por WO pela atleta Fabiane, a Escola Acy Barros garantiu o troféu para a sua Escola.

Premiações Especiais
A Professora Danielle Valle da Escola Êxito foi condecorada como professora Destaque, acompanhando todos os passos dos atletas de sua Escola e em apoio a organização geral, participando inclusive do Congresso de Xadrez dos 3º JEM’S.

Arnilson e os Destaques Manoel Bispo e Antonio Edilson
Atletas de Ouro
Como a premiação dos atletas foi de acordo com os resultados por Equipes, alguns atletas que tiveram excelente desempenho na competição ficaram sem premiação. Reconhecendo o talento destes, o Departamento de Educação Física achou por bem premiá-los com medalha de ouro, os felizardos foram: Antonio Edilson (Geraldo Veloso), Juliano Castro Alves (Acy Barros) e Manoel Bispo (Jonathas Athias).

domingo, 22 de maio de 2011

317 - JEM'S - ARTE E MANHAS E ANASTACIO VENCEM NA CAT. A

Aconteceu neste 21/05 (sábado) na Escola Judith Gomes Leitão os 3ºs Jogos Estudantis Marabaenses, na modalidade Xadrez, promovidos pela Secretaria Municipal de Educação e Departamento de Educação Física, sob o comando da Professora Rosângela Botelho e organizado neste ano pelo Clube de Xadrez Marabá, com as disputas da categoria A – masculino e feminino, Sub-14 anos, para nascidos nos anos de 1997, 1998 e 1999.


O evento teve o objetivo de selecionar os atletas da categoria A para representar o municipio de Maraba nos Jogos Estudantes Paraenses – Fase Regional, que vai acontecer na Cidade de Curionopolis, distante 130 quilometros de Maraba no periodo de 28 de maio a 06 de junho. Os Jogos de xadrez contou com a participação de 20 enxadristas de 12 escolas das redes públicas e privadas. Foram premiadas com troféus as Escolas com melhor desempenho por equipe e com medalhas os atletas das Escolas Campeãs ate a 3ª melhor colocação. As belas medalhas de ouro, prata e bronze foi motivo de muita admiração por todos.


Arte e Manhas, Escola Campeã no Masculino
Daylon e Lucas (Arte e Manhas) Campeões da Cat. A Masc
A Escola Arte e Manhas sob direção da competentíssima Ana Borges de Freitas, situada na Cidade Nova, apresentou o melhor desempenho por equipe no masculino e levou para sua galeria o troféu de Escola Campeã da Categoria A, graças ao desempenho individual dos atletas Lucas Borges Freitas e Daylon Costa da Silva. O atleta Lucas Borges de Freitas tem um historico positivo nos Jogos Estudantis e nao encontrou adversario a altura, venceu todas as suas partidas. O atleta Daylon Costa da Silva seguiu a receita do experiente Lucas, venceu todas as suas disputas, mantendo a hegemonia da Escola na Categoria A Masculino. Além do troféu e das medalhas recebidas pela Escola, também o Professor de Xadrez do Arte e Manhas, Jhon Kennedy recebeu medalha em reconhecimento pelo brilhante trabalho realizado com os alunos da Escola.


Júlio Santos - Destaque do Acy Barros
 As disputas individuais da Categoria A – Masculino nos Primeiro e Segundo Tabuleiros apresentou os seguintes melhores atletas:


Categoria A
Tabuleiro 1
Individual - Masculino
Clas Enxadrista                    Escola Pontos
1 LUCAS Borges Freitas     Arte e Manhas 5
2 JÚLIO Santos Lourenço   Acy Barros 4
3 JAIRO Castro Alves         José Mendonça 2.5
4 GABRIEL Souza Ramos   Jonatas Pontes Athias 2
5 LEANDRO F. Oliveira      São Francisco 1.5
6 KELVES dos Santos Paz  Anastácio de Queiroz 0


Categoria A
Tabuleiro 2
Individual – Masculino
Clas Enxadrista                       Escola Pontos
1 DAYLON Costa da Silva    Arte e Manhas 6
2 MICHAEL Carvalho           Martinho Mota 3.5
3 LUCAS Cavalcante Ramos Jonathas Pontes Athias 2
4 MARCOS Antonio N. Jr     São Francisco 0.5

Por equipe, computando-se os pontos obtidos pelos atletas nos jogos individuais, ficou com o titulo no Masculino A e recebeu o Trofeu a Escola Arte e Manhas. O resultado final por Equipe ficou assim:


Categoria A – Masculino - Por Equipes – Pontos Obtidos
Escolas                1º tab 2º tab Total
1 Arte e Manhas    5       6         11
2 Acy Barros            4       0         4
3 Jonathas P. Athias  2       2         4
4 Martinho Mota       0       3,5      3,5
5 José Mendonça      2.5    0         2,5
6 São Francisco        1.5    0,5      2
7 Anastácio Queiroz  0       0         0


Escola Anastácio de Queiroz a Campeã no Feminino
Larissa (Anastácio de Queiroz) com o reporter da RBA
Nos jogos no naipe feminino brilhou a estrela das atletas Jackeline Iasmin, da Escola Anisio Teixeira, a melhor no primeiro tabuleiro com 5 pontos e de Larissa Helena B. Silva, da Escola Anastacio de Queiroz melhor atleta no segundo tabuleiro com 6 pontos.

Aliás, muita emoção em todas as partidas, com destaque para a atleta Alanes P. S. Correa da Escola Disneylandia. Em um combate emocionante chamou a atencao de todos os participantes, professores e pais. A enxadrista Alanes, apos forte combate, onde todos demonstravam apreensao com cada jogada, acabou em empate com a atleta Adriele Alves Pereira, aos choros. Embora, transcedendo a simpatia e admiracao de sua mae e de muitos todos e da sua mae, a professora Patricia.


Jackeline Iasmin - Destaque da Anísio Teixeira
Ficou evidente nas disputas individuais a força da atleta do primeiro tabuleiro da Escola Anisio Teixeira, Jackeline Iasmin S. Aguirre que conquistou 5 pontos, de forma invicta, deixando a favorita Liliane Evangelista Guimaraes em segundo lugar. No segundo tabuleiro vimos com bons olhos o excelente desempenho da atleta Larissa Helena B. Silva da Escola João Anastácio de Queiroz, tambem de forma invicta em seis partidas disputas. Talvez a Larissa possa se configurar como uma nova revelação do xadrez marabaense, vamos esperar para ver. Eis os resultados individuais:



Categoria A
Tabuleiro 1
Individual Feminino
Clas Enxadrista Escola Pontos
1 JACKELINE Iasmin S. Aguirrre Anísio Teixeira 5
2 LILIANE Evangelista Guimaraes Pequeno Príncipe 4
3 LUCIELIA dos Santos São Francisco 3
4 NAYRA Lohana C. Santos Anastácio de Queiroz 2
5 ADRIELE Alves Pereira Irmã Theodora 0.5 0.25 0.5 14.5 9.0
6 ALANES Patrick S. Correa Disneylândia 0.5 0.25 0.5 14.5 9.0


Categoria A
Tabuleiro 2
Individual – Feminino
Clas Enxadrista Escola Pontos
1 LARISSA Helena B. Silva Anastacio de Queiroz 6
2 POLYANA Oliveira Damas Sao Francisco 2.5 4.75
3 FRANCIELMA O. Melo Irma Theodora 2.5 3.25
4 RAQUEL Oliveira Gomes Anisio Teixeira 1

Equipe Feminina da Escola Irmã Theodora
Gracas ao excelente desempenho do segundo tabuleiro da Escola Anastácio de Queiroz, a atleta Larissa Helena B. Silva somando 6 pontos, foi possivel a Escola levar o troféu por equipe. O outro destaque do feminino foi a enxadrista JACKELINE Iasmin S. Aguirrre da Escola Anisio que obteve 5 pontos. No geral a premiação com trofeu ficou para a Escola João Anastácio de Queiroz.

Categoria A
Por Equipes
Feminino
Escolas Pts Pts Total
1 Anastácio de Queiroz 2 6 8
2 Anísio Teixeira 5 1 6
3 São Francisco 3 2,5 5,5
4 Pequeno Príncipe 4 0 4
5 Irmã Theodora 0.5 2,5 3


Premiação aos Professores
Uma coisa legal que acontece nos Jogos Estudantis é a presença dos professores de Educação Física, de Diretores e etc. Compreendendo a importância destes profissionais para a Educação, fazendo muito mais do que sua obrigação, sacrificaram o seu final de semana para orientar seus alunos. Considerando este carinho e dedicação ao Esporte e aos seus alunos, em reconhecimento ao trabalho destes profissionais, o Departamento de Educação Física premiou com Medalha de Ouro aos professores: Patrícia (Anastácio de Queiroz), João Maurício (Pequeno Príncipe), John Kennedy (Arte e Manhas) e Francisco Alex (Jonathas Pontes Athias).


O Incentivo da Imprensa de Marabá
Registramos a presença da Imprensa de Marabá das televisões Record e RBA que fizeram excelente cobertura e valorizou os esforços de nossos atletas. Estávamos com saudades da midia presente. Com muita satisfação nossos atletas foram entrevistados e demonstraram bastante segurança nas respostas. Estiveram na Escola o nosso querido Paulinho da Rede Record e Paulo Henrique, o PH juntamente com o excelente cinegrafista Durcival Pereira de Oliveira. O Clube aproveita para fazer o agradecimento a Imprensa em Geral.

A Escola Judith Gomes Leitão recebeu a todos que compareceram a este grande campeonato. Podemos dizer da nossa satisfação com o curto convívio, que encontramos uma Equipe motivada, desde os vigias, agentes de portaria, a Coordenadora Elena, a Diretora Luciana, a Vice Diretora Iolete, a equipe de limpeza, de fato, registramos o nosso contentamento e esperamos que outras autoridades possam conhecer o trabalho desta equipe e, se necessário, dar-lhes maiores condições de trabalho.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

316 - CLUBE APRESENTA PREMIAÇÃO DOS JEM'S

Os 3ºs JOGOS ESTUDANTIS MARABAENSES estão com a corda toda. Os organizadores tiveram muito bom gosto quando escolheram o modelo e o formato das medalhas e dos troféus. Ser premiado com uma medalha ou com um troféu, dos JEM'S, deve ser algo muito especial, estará recebendo além de uma premiação uma grande honraria e uma obra de arte.


O Clube de Xadrez Marabá já recebeu os Troféus confeccionados pela Empresa Porto Screen, tendo o lay-out de uma pira olímpica, com a bandeira do município ao centro e finalizado na parte inferior com a forma de um lápis, em madeira marmorizada na cor preta. Esta belíssima obra de arte será entregue às Escolas vencedoras das Categorias das Categorias A, masculino e feminino e B, também masculino e feminino.

A premiação dos atletas serão as medalhas de ouro, prata e bronze, todas metalizadas em relevo em ambas as faces. De um lado temos o símbolo dos JEM's, com a bandeira e o lápis, tal como os troféus e no verso a logomarca do xadrez com o nome dos JEM's em relevo. Todo o material de altíssima qualidade e bom gosto.



MEDALHAS, MEDALHAS...

Vai ser difícil ficar sem premiação. Ao todo, teremos 28 medalhas que serão guardadas com muito carinho, espero.

Medalhas de OURO
02 medalhas de Ouro para os atletas Campeões da Categoria A - Masculino (1º e 2º tabuleiros);
02 medalhas de Ouro para os atletas Campeões da Categoria B - Masculino (1º e 2º tabuleiros);
02 medalhas de Ouro para as atletas Campeãs da Categoria A - Feminino (1º e 2º tabuleiros);
02 medalhas de Ouro para as atletas Campeãs da Categoria B - Feminino (1º e 2º tabuleiros);


Medalhas de PRATA
02 medalhas de Prata para os atletas Vice-Campeões da Categoria A - Masculino (1º e 2º tabuleiros);
02 medalhas de Prata para os atletas Vice-Campeões da Categoria B - Masculino (1º e 2º tabuleiros);
02 medalhas de Prata para as atletas Vice-Campeãs da Categoria A - Feminino (1º e 2º tabuleiros);
02 medalhas de Prata para as atletas Vice-Campeãs da Categoria B - Feminino (1º e 2º tabuleiros);


Medalhas de BRONZE
02 medalhas de Bronze para os atletas 3º lugar da Categoria A - Masculino (1º e 2º tabuleiros);
02 medalhas de Bronze para os atletas 3º lugar da Categoria B - Masculino (1º e 2º tabuleiros);
02 medalhas de Bronze para as atletas 3º lugar da Categoria A - Feminino (1º e 2º tabuleiros);
02 medalhas de Bronze para as atletas 3º lugar da Categoria B - Feminino (1º e 2º tabuleiros);


Medalhas de OURO aos Treinadores/Técnicos
04 Medalhas de Ouro para os melhores técnicos escolares.


A premiação será realizada logo após o encerramento dos jogos de cada categoria e naipe, ou seja, teremos premiação por volta das 17h00 dos dias 21 e 22 de maio do corrente ano.


O Clube de Xadrez Marabá está desejando bons jogos. Serão escolhidos os melhores atletas do município para representar a nossa cidade na Fase Regional dos Jogos Estudantis Paraenses a ser realizado no município de Curionópolis. Boa Sorte para todos.

315 - CONSIDERAÇÕES DO CONGRESSO DOS JEM'S

Foi realizado o Congresso dos Jogos Estudantis Marabaenses neste dia 17 de maio do corrente ano, na Escola Judith Gomes Leitão. Diversos professores se fizeram presentes, com a finalidade de se inteirarem sobre o Regulamento dos Jogos e algumas recomendações especiais. As escolas representadas foram: Êxito e Paulo Freire, Professora Danielle; Disneylândia e São Francisco, Gileno Rocha, Arte e Manhas, Jhon Kennedy; Jonathas Athias, Kléber; Irmã Theodora, Francisco Alex; Anastácio de Queiroz e Gaspar Vianna, Patrícia e Basílio Miguel.

O evento serviu para esclarecer diversos pontos e alertar aos professores sobre a confirmação dos alunos inscritos. Houve uma reflexão sobre os danos causados pelos atletas que iniciam uma competição e depois abandonam sem nenhum ressentimento, ocasionando problemas para os demais atletas e para a organização geral.

Ficou bastante claro para os educadores sobre o seu papel na condução das atividades enxadrísticas escolares, sobre a possibilidade de darem o início e a continuidade do ensino-aprendizagem do xadrez. Neste ano, considerando a importância do treinador de xadrez, serão premiados os 04 melhores técnicos, ou seja, os professores de Educação Física que mais incentivarem os seus alunos.

Os educadores fizeram perguntas e, também, solicitaram ações do Clube de Xadrez, voltadas para maior capacitação dos professores de Educação Física e também ao PROJETO MAIS EDUCAÇÃO. Como não temos estrutura de trabalho, fazemos muitas competições com a ajuda Divina, esperamos melhores condições para recepcionar os Educadores. Vai chegar o Nosso Dia.

Os Professores receberam cópias do Regulamento Geral e se comprometeram em comparecer e apoiar os seus pupilos.

Registramos o nosso sincero agradecimento e reconhecimento a pessoa maravilhosa que dirige a Escola Judith Gomes Leitão. Acreditamos no sucesso de seu trabalho e na forma como articula com todos os departamentos da Escola. Parabenizamos também a sua Maravilhosa Equipe, desde o simples servidor até o Professor até o mais elevado cargo. Vejo muita alegria e confiança nesta Super Equipe de Trabalho.

Estiveram representando o Clube de Xadrez Marabá: Gileno Rocha, Antonio Jorge, Jhon Kennedy e Francisco Arnilson de Assis.

domingo, 15 de maio de 2011

314 - 3º JOGOS ESTUDANTIS MARABAENSES - REGULAMENTO

REGULAMENTO GERAL

ART. 1º – Os 3º Jogos Estudantis Marabaenses - modalidade Xadrez e uma competição oficial da Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e Departamento de Educação Física, delegada ao Clube de Xadrez Marabá a sua organização e a coordenação.

ART. 2º - Poderão participar das competições de xadrez os alunos da Rede Municipal, Estadual e Particular de ensino do município de Marabá, nas categorias: “A” – para nascidos em 1997, 1998 e 1999 e categoria “B” – para nascidos em 1994, 1995, 1996, nos naipes masculinos e femininos.

ART. 3º - Os jogos de Xadrez serão disputados na Escola Municipal Judite Gomes Leitão na Travessa Santa Terezinha, na Marabá Pioneira, nos dias 21 e 22 de maio do ano de 2011.

ART. 4º - As escolas serão representadas por seus alunos em equipes de 02 (dois) atletas por categoria de ambos os naipes conforme a seguir:
§ 1º : Categoria “A” – Masculino, 02 (dois) enxadristas, nascidos em 1997, 1998 e 1999;
§ 2º : Categoria “A” – Feminino, 02 (duas) enxadristas, nascidos em 1997, 1998 e 1999;
§ 3º : Categoria “B” – Masculino, 02 (dois) enxadristas, nascidos em 1994, 1995 e 1996;
§ 4º : Categoria “B” – Feminino, 02 (duas) enxadristas, nascidos em 1994, 1995 e 1996.

ART. 5º - As inscrições serão realizadas nas, ou pelas Escolas, mediante o preenchimento de Ficha de Inscrição com a logomarca dos 3º Jogos Estudantis Marabaenses, com o nome da Escola, Diretor(a), Professor(a), Técnico(a) e a relação dos estudantes com os nomes completos, série e turma, documento de identidade e as respectivas categorias, conforme Art. 4º.
§ Único: A Ficha de Inscrição deverá conter carimbo da instituição escolar e as respectivas assinaturas do Professor de Educação Física e do Diretor(a) responsabilizando-se pela veracidade das informações prestadas.

ART. 6º - As Fichas poderão ser entregues ao representante do Clube de Xadrez, no dia em que o mesmo visitar a Escola ou, ser entregue a Coordenação Geral dos 3º Jogos Estudantis, até o dia 13 de maio do ano de 2011.

ART. 7º - As equipes deverão se fazer presentes em todo o curso dos Jogos Estudantis, inclusive na modalidade xadrez, devidamente uniformizadas e com a credencial recebida da Coordenação Geral geral dos Jogos Estudantis.
§ Único: As credenciais dos participantes serão entregues pela Coordenacao Geral dos 3º Jogos Estudantis Marabaenses no Ginásio Olímpico da Folha 16 ate o dia 20 de maio.

ART. 8º - Cada equipe será formada por 02 (dois) enxadristas e, a critério da organização, poderá admitir a participação com apenas 01 (um) enxadrista.

ART. 9º - Cada equipe deverá ter um capitão que terá direito a voto nas deliberações do Congresso Técnico, a ser realizado no dia 21 de maio para os enxadristas da categoria “A” e no dia 22 de maio para os enxadristas da categoria “B”.

ART. 10º - Será obrigatória a comunicação dos enxadristas competidores aos árbitros adjuntos, dos resultados de cada rodada, devendo preencher formulário com o resultado final.

ART. 11º - A equipe será eliminada da competição por vontade propria, devendo comunicar por escrito a organização do torneio ou, quando se ausentar injustificadamente por 03 (três) rodadas consecutivas ou alternadas, desde que as justificativas não sejam aceitas pela direção geral dos jogos.

ART. 12º - Será formado no Congresso Técnico a escolha dos membros do Conselho de Apelação para analisar possíveis decisoes equivocadas do(s) árbitro(s), sendo composto por 02 (dois) enxadristas e a direção geral da competição. Somente serão aceitas reclamações por escrito e devidamente fundamentada.

ART. 13º - Caso uma equipe deixe de participar de uma rodada será declarada perdedora por Wx0. E, caso sejam duas as equipes ausentes, ambas serão declaradas perdedoras e o resultado será - x -.

ART. 14º - O(s) Enxadrista(s) que não participar(em) do Congresso Técnico, independentemente dos motivos, se obriga a acatar integralmente, o que nele for decidido ou informado pela Organização e Arbitragem, do que, inclusive, não será aceito APELAÇÃO.

ART. 15º - As disputas serão organizadas pelo programa Swiss Perfect 98, Sistema Suíço de Emparceiramento em 08 (oito) rodadas com o tempo de reflexão de 16 (dezesseis) minutos nocaute, para cada competidor.
§ 1º : Serão organizadas as disputas por equipes e daí, emparceirados os jogadores.
§ 2º : Em decorrencia do emparceiramento por equipe, quando determinada equipe estiver com as peças de cor branca, caberá ao primeiro tabuleiro jogar com as brancas e, o segundo tabuleiro com as peças de cor preta.
§ 3º : Quando o emparceiramento por equipe definir que determinada equipe jogue com as peças pretas, caberá ao primeiro tabuleiro jogar com as peças pretas e o segundo tabuleiro com as peças de cor branca.

ART. 16º - As disputas dar-se-ão por níveis de força dos participantes, assim, jogaram entre si os primeiros tabuleiros por categoria e naipe e, sucessivamente, entre si os segundos tabuleiros do mesmo “modus operandus”.
§ Único: Não será possivel o confronto entre atletas da mesma instituicão escolar.

ART. 17º - Os resultados possíveis nas disputas por equipes em cada rodadas são os seguintes: 2x0, 1,5x0,5, 1x1, 0x2 e 0,5x1,5, computando-se os pontos obtidos por cada componente da equipe.
§ Único: A pontuação por vitória será 1 (um) ponto, 0,5 (meio) ponto por empate e 0 (zero) ponto para a derrota.

ART. 18º - Os critérios para desempatar equipes e enxadrístas com as mesmas pontuações serão: a) buccholz; b) median buccholz; c) progress; d) confronto direto e, e) partida extra.

ART. 19º - Os relógios não poderão ser ajustados pelos jogadores após o inicio da rodada. Caso haja necessidade de ajuste, este deverá ser feito pela Arbitragem.

ART. 20º - A posição dos relógios será definida pela Arbitragem.

ART. 21º - Haverá um Árbitro Adjunto responsável pela recepção dos resultados, que deverão ser informados por ambos os enxadristas. Caso o Árbitro Adjunto não receba os resultados, até o término da última partida da rodada, esta partida poderá ficar com o resultado 0 X 0, a fim de não atrasar o emparceiramento da rodada seguinte.

ART. 22º - 11. É terminantemente proibido:
a. analisar as partidas terminadas, ou não, dentro da sala de jogos (análises somente na área de partidas encerradas);
b. portar celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico ligado dentro da sala de jogos durante a rodada. O responsável pela emissão de qualquer ruído provocado por celular ou dispositivo eletrônico, será penalizado com a perda da partida, e caso esteja como espectador no momento, será expulso da sala de jogos (regra da Fide);
c. conversar, seja o que for e em que quantidade de palavras for, dentro da sala de jogos. Quem quiser conversar, chame, por sinais, o seu interlocutor para fora da area de jogos;
d. aproximar-se demasiadamente da mesa onde há jogos em andamento, quando observador (pedimos observarem a distância mínima de 1 metro);
e. auxiliar, de qualquer maneira, jogador que ainda esta jogando;
f. quando estiver jogando, permanecer em pé, observando a sua própria partida;
g. manusear o relógio durante a partida. O enxadrista só pode usar o controle (botão) de acionamento do tempo do adversário ou o de parada do relógio, caso tenha que acionar a arbitragem por qualquer motivo;
h. provocar, repetidamente, ruídos diversos como, arrastar a cadeira ao se sentar ou levantar, batucar com a caneta, mão, pé, ou outros durante a rodada;
i. lanchar durante a realização da partida, enquanto sentado e observando a partida. Se o jogador quiser lanchar enquanto joga deverá fazê-lo em local afastado do salão de jogos. (água mineral, refrigerantes, e sucos serão tolerados);
j. fumar dentro da sala de jogos;
k. agredir verbal ou fisicamente outro enxadrista, membro da arbitragem ou direção do torneio será punido com eliminação do torneio;
l. discutir de forma acintosa com a arbitragem; (para isto tem a apelação oficial)
m. qualquer atitude anti-desportiva, como derrubar as peças acintosamente numa desistência, discutir com o adversário, independentemente de ter ou não razão, provocar de qualquer maneira distúrbio na sala de jogos, etc...;
n. descumprir qualquer determinação dos árbitros, ainda que verbais.

ART. 23º - A programacao dos jogos de xadrez segue conforme abaixo:
Dia 21 de maio de 2011 (sábado):
Categoria “A” – Masculino e Feminino
08h30 – Abertura e Congresso Técnico
09h00 – 1ª Rodada
09h30 – 2ª Rodada
10h00 - Intervalo
10h30 – 3ª Rodada
11h00 – 4ª Rodada
14h00 – 5ª Rodada
14h30 – 6ª Rodada
15h00 - Intervalo
15h30 – 7ª Rodada
16h00 – 8ª Rodada
16h30 - Encerramento e Premiação

Dia 22 de maio de 2011 (domingo):
Categoria “B” – Masculino e Feminino
08h30 – Abertura e Congresso Técnico
09h00 – 1ª Rodada
09h30 – 2ª Rodada
10h00 - Intervalo
10h30 – 3ª Rodada
11h00 – 4ª Rodada
14h00 – 5ª Rodada
14h30 – 6ª Rodada
15h00 - Intervalo
15h30 – 7ª Rodada
16h00 – 8ª Rodada
16h30 - Encerramento e Premiação

ART. 24º - Da Premiação por Equipes
Categoria “A” – Masculino – Trofeu para a Escola;
Categoria “A” – Feminino – Trofeu para a Escola;
Categoria “B” – Masculino – Trofeu para a Escola;
Categoria “B” – Feminino – Trofeu para a Escola.
§ Único: Serão computados para efeito de premiação os resultados por equipe, considerando as pontuações obtidas pelos enxadristas dentro de sua categoria e naipe.

ART. 25º - Da premiação Individual
Medalhas para os Jogadores da Equipe Vencedora conforme abaixo:
Categoria “A” masculino – Equipe Campeã os Jogadores 1 e 2;
- Equipe Vice Campeã os Jogadores 1 e 2;
- Equipe 3º lugar os Jogadores 1 e 2;
Categoria “A” Feminino – Equipe Campeã os jogadorwa 1 e 2;
- Equipe Vice Campeã os Jogadores 1 e 2;
- Equipe 3º lugar os Jogadores 1 e 2;
Categoria “B” masculino – Equipe Campeã os jogadores 1 e 2;
- Equipe Vice Campeã os Jogadores 1 e 2;
- Equipe 3º lugar os Jogadores 1 e 2;
Categoria “B” Feminino – Equiepe Campeã os jogadores 1 e 2;
- Equipe Vice Campeã os Jogadores 1 e 2;
- Equipe 3º lugar os Jogadores 1 e 2;
§ Único: Serão premiados com medalhas, conforme avaliação da comissão organizadora dos jogos de xadrez, os quatro melhores técnicos, de cada categoria.

ART. 26º - As regras aplicadas neste torneio estão em consonância com as Leis da FIDE.

ART. 27º - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Arbitragem.

ART. 28º - A inscrição nesta competição implica plena aceitação deste regulamento. Os casos omissos serão julgados pela comissão de arbitragem e observada a Regra FIDE da modalidade xadrez Rápido.

ART. 29º - A organização envidará esforços para que o número de equipes participantes seja par, evitando-se os efeitos indesejados do número ímpar. Poderá inclusive, convocar a inscrição de uma nova equipe, podendo aceitar a participação de apenas 01 (um) enxadrista representando uma determinada equipe. Caso não seja possível, em cada rodada haverá uma equipe de “bye”, ou seja, que não jogará e ganhará os respectivos pontos sem os índices de qualidade.

Art. 30º - A equipe de arbitragem está assim constituída: Árbitro Principal e árbitros auxiliares.

Francisco Arnilson de Assis
Coordenador Geral - Xadrez
Clube de Xadrez Marabá
 
Rosangela Almeida Botelho

Coordenadora do DEEF
Departamento de Educação Física

Ney Calandrini de Azevedo
Secretário Municipal de Educação
Portaria n°008/09

313 - 3º JOGOS ESTUDANTIS MARABAENSES - PREMIAÇÃO

QUADRO DE PREMIAÇÃO

EQUIPES










INDIVIDUAL - CATEGORIA "A"



















INDIVIDUAL - CATEGORIA "B"


















PREMIAÇÃO PARA TÉCNICOS










BOA SORTE!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

312 - CONFERÊNCIA SOBRE OS 3º JEM'S - XADREZ

O Clube de Xadrez Marabá vai ser o organizador dos Jogos de Xadrez dos Jogos Estudantis Marabaenses.
Os 3° Jogos Estudantis Marabaenses – III JEM’S chegou para preencher uma lacuna deixada por anos no esporte estudantil marabaense, que contava apenas com os Jogos Estudantis da Castanha no 2° semestre do ano letivo. Considerando que a cidade de Marabá tem uma característica forte, o trânsito migratório de pessoas de várias regiões do país, tornou-se necessária a criação desse evento no 1° semestre para somar na contribuição do esporte na formação integral do alunado do município e selecionar os participantes dos Jogos Estudantis Paraenses, aonde ocorre a Fase Regional, que será em Curionópolis e os Super JEP's na Capital, selecionando os melhores atletas para representar o Estado do Pará nas Olimpíadas Escolares.

Pretendendo dar maior transparência aos participantes dos JEM's de 2011, a organização está convidando professores e técnicos escolares, para participarem na Escola Municipal Professora Judith Gomes Leitão no próximo dia 17 de maio as 20h00 da Conferência dos Jogos Estudantis Marabaenses de Xadrez com o objetivo de oferecer todas as informações possíveis sobre a modalidade xadrez, regulamento geral, regras de jogo, disputas por equipes, critérios de participação e etc.


Como o xadrez ainda é uma modalidade pouco conhecida do público em geral, considerando que os educadores e professores de educação física trabalham mais os esportes físicos, vamos fazer uma ampla explanação para estes, essencial para o bom acompanhamento dos jogos e desempenho de seus alunos.


Neste dia (17/05) teremos a confirmação das escolas e alunos participantes, ou seja, aquela escola que ainda não fez a sua inscrição, poderá fazê-la neste dia e mais, serão entregues as credenciais dos atletas participantes. Espera-se a participação de professores e técnicos que acompanham o xadrez em suas escolas. Então, não faltam razões para que haja um bom comparecimento dos professores de Educação Física e Técnicos de Xadrez.


Com o advento do PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO no município de Marabá, com a inclusão de 10 escolas, temos alguma safra de enxadristas principiantes. Por outro lado, estes atletas participarão pela primeira vez de uma competição oficial, bem como seus professores o estarão acompanhando pela primeira vez, para estes, a Conferência chega em muito boa hora para que absorva mais conhecimento.


A entrada é gratuíta e esperamos a presença de todos. Será muito mais do que um Congresso Técnico. Será uma ampla explanação com o intuíto de esclarecer todas as dúvidas dos professores que, em função da correria, do tempo exíguo, deixamos assuntos importantes sem os devidos esclarecimentos e esta Conferência será interativa em favor dos professores e escolas.


Oportunidade única para todos. Eu não perderia esta chance. Você vai perder? Algumas escolas com bom histórico esportivo-enxadrístico ainda não fizeram suas inscrições. Com o excelente apoio que estamos recebendo para coordenar os JEM's - Xadrez, vamos visitá-las e incentivá-las a aproveitar a oportunidade de envolver os seus alunos na mais salutar atividade esportiva mental, o xadrez.


Ficar de fora é deixar escapar a oportunidade dos JEM'S e quem sabe, disputar os JEP'S e os SUPER JEP'S e quem sabe, as OLIMPÍADAS ESCOLARES. Não é coerente negar este direito, esta oportunidade aos seus alunos.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

311 - COMUNICADO MODIFICAÇÕES NO CALENDÁRIO OFICIAL

Vencidas algumas dificuldades, realizamos os primeiros eventos do corrente ano: o 1º Torneio Rubens Kossatz (rápido); a VII Taça Cidade de Marabá (pensado) e o Torneio do Trabalhador (blitz). Nisto tudo, um pouco de satisfação pessoal e o sentimento de gratidão para todos que contribuiram com o sucessos dos torneios.
Porém, deixaremos de realizar como programado alguns eventos. Está difícil a realização das palestras, programado para o período de 23 a 27 de maio. Algumas escolas até fizeram a solicitação. Mas, diante de tantos eventos no mês de maio, vamos deixando para adiante.

O Torneio Interescolar de Marabá antes agendado para o dia 22 de maio, em função de sobreposição com os JEM'S vamo reprogramá-lo para a primeira semana de junho.

O Torneio que seria realizado no dia 28 de maio na Escola Municipal João Anastácio de Queiroz, será realizado na mesma data, porém, na Escola Municipal Jonathas Pontes Athias.

Estas alterações vão mudar as datas para os cursos de formação de professores. Será definida a programação final e comunicaremos neste blog.
O 1º Torneio Antonio Carlos S. Almeida, na modalidade xadrez rápido está mantido como programado, para o dia 26 de junho na Escola Municipal Jonathas Pontes Athias.

310 - 3º JOGOS ESTUDANTIS MARABAENSES - XADREZ

JEM'S - DIAS 21 E 22 DE MAIO
A Secretaria Municipal de Educação está promovendo os 3º JOGOS ESTUDANTIS MARABAENSES, envolvendo estudantes da rede municipal e estadual de ensino, das redes públicas e privadas. Dentre as modalidades estão os jogos de xadrez.

As escolas estão sendo comunicadas sobre o evento e fazendo as inscrições dos atletas nas seguintes categorias e naipes:

Categora "A" Sub-14 - masculino e feminino para nascidos(as) entre os anos de 1997 a 1999;
Categoria "B" Sub-17 - masculino e feminino para nascidos(as) entre os anos de 1994 a 1996.

As competições de xadrez objetivam selecionar os melhores enxadristas para participarem dos Jogos Estudantis Paraenses que acontecerão em junho no município de Curionópolis. O prefeito local Wenderson Chamon está reformando todas as quadras de esportes e construindo arquibancadas e coberturas em muitas quadras para realizar um excelente Jogos Regionais.

As Escolas participantes deverão inscrever seus enxadristas em uma ficha com os nomes de todos os atletas, conforme categorias e naipes, vejam:

Categoria A (Sub-14) - Masculino, dois enxadristas;
Categoria A (Sub-14) - Feminino, duas enxadristas;
Categoria B (Sub-17) - Masculino, dois enxadristas;
Categoria B (Sub-17) - Feminino, duas enxadristas.

As competiçõe de xadrez serão realizadas na Escola Municipal Judite Gomes Leitão, situada na Travessa Santa Terezinha, na Marabá Pioneira. A razão da mudança é decorrente das melhores condições de transportes urbanos pois, todos os ônibus transitam para aquele grande centro comercial.


CRONOGRAMA DOS JOGOS:
Dia 21 de maio de 2011 (Sábado):

Categoria “A” – Masculino e Feminino
08h30 – Abert. e Congresso Técnico
09h00 – 1ª Rodada
09h30 – 2ª Rodada
10h00 - Intervalo
10h30 – 3ª Rodada
11h00 – 4ª Rodada
14h00 – 5ª Rodada
14h30 – 6ª Rodada
15h00 - Intervalo
15h30 – 7ª Rodada
16h00 – 8ª Rodada
16h30 - Encerr.  e Premiação

Dia 22 de maio de 2011 (Domingo):
Categoria “B” – Masculino e Feminino
08h30 – Abert. e Congresso Técnico
09h00 – 1ª Rodada
09h30 – 2ª Rodada
10h00 - Intervalo
10h30 – 3ª Rodada
11h00 – 4ª Rodada
14h00 – 5ª Rodada
14h30 – 6ª Rodada
15h00 - Intervalo
15h30 – 7ª Rodada
16h00 – 8ª Rodada
16h30 - Encerr.  e Premiação

Considerando que haverá um grande número de equipes escolares e muitos estudantes, será adotado o Sistema Suíço em 8 (oito) rodadas de 16 (dezesseis) minutos para cada jogador, de todas as categorias e naipes. Os empates para equipes e atletas serão decididos segundo os critérios: a) Buccholz, b) Median Buccholz, c) Progress, d) Confronto Direto e, e) Partida Extra.
Haverá premiação de troféus de troféus para as escolas e medalhas aos enxadristas com as melhores colocações.

Muitas escolas, no entanto, tem nos procurado para saber se podem ou não fazerem suas inscrições. Outras questionam o local e, também, sobre a quantidade participantes por equipes. Mas, o local (Escola Judite Gomes Leitão) foi confirmado pela Direção Geral. Quanto às inscrições, estas ainda estão abertas e podem participar, conforme informado acima, dois enxadristas no Masc. A, dois no Masc. B, duas enxadristas no Fem. A e duas no Fem. B.

Também, é importante deixar bem claro que as programações ocorrerão durante o dia todo, tanto no dia 21 quanto no dia 22 de maio.


AS NOVIDADES
Propomos algumas novidades que foram aceitas pela Direção Geral. Vamos colocar a disposição dos atletas uma sala para estudos e avaliações, onde os enxadristas poderão estudar com o seu técnico ou colegas, as partidas disputadas, encontrando os erros e acertos, bem como, jogar amistosamente. Nesta sala esperamos colocar um filme, com data-show, sobre o xadrez: "Escola de Campeões".

Outra novidade é quanto ao local escolhido, a Escola Judite Gomes Leitão fica localizada em pleno centro da cidade de Marabá. Isto vai facilitar a participação de estudantes de todos os bairros da Cidade.

Queremos propor para a Organização Geral uma ampla explanação aos professores e enxadristas, sobre os jogos de xadrez, regulamento geral, regras de comportamento, disputas, premiações e etc. Os professores/técnicos serão avaliados e receberam medalhas de premiação. Esperamos repassar o máximo de informações e deixar os participantes e técnicos devidamente esclarecidos.

Para esse encontro de valorização dos técnicos a data e o local já foram acertados, resta, apenas confirmar a Organização Geral dos Jogos.


EQUIPE DO CLUBE VAI ORGANIZAR OS 3º JEM'S
O Clube de Xadrez convidado que foi, aceitou fazer a organização e a coordenação geral na modalidade de xadrez. E, já elaborou o Regulamento Geral e encaminhou para Rosângela Botelho Diretora Geral dos Jogos.


Uma reunião de trabalho foi realizada no dia 03 de maio para traçar estratégias de organização, tendo em vista que se trata de um evento que promete ser grandioso.

Participaram da reunião Antonio Jorge P. Oliveira, Gileno Rocha que trabalharão nos dias de jogos e Jhon Kennedy S. Silva. Ficou esclarecido que faremos todo o trabalho de emparceiramento por Equipes, ou seja, entre as Escolas, daí então, vem os emparceiramentos dos atletas, somando-se os pontos por vitórias para a Equipe Escolar.

Como cada equipe terá 02 atletas disputando, faremos uma Competição por Equipe e duas individuais por naipe. Em cada dia teremos as disputas dos naipes masculino e feminino, acarretando no final, quatro disputas individuais e duas competições por equipes. Vai ser um trabalho bonito deste grupo de trabalho.

Esperamos fazer Os Melhores Jogos Estudantis Marabaenses de todos os tempos e levar nas disputas dos Jogos Estudantis Paraenses - Regional de Curionópolis as melhores equipes.

Vamos lá moçada, livro de xadrez na mão e bons resultados.

terça-feira, 3 de maio de 2011

309 - PRIMEIRA LISTAGEM GERAL DE RATING

Após a realização de três importantes torneios, o fechamento de um circuito com competições na modalidade pensado, rápido e blitz, pudemos publicar uma listagem completa, relacionando nossos melhores atletas.

RANKING DO XADREZ PENSADO
N. Enxadristas                             Rating Atual
1 Miguel Ângelo F. Quadros            1825
2 Claudio Francisco Vieira da Silva  1815
3 Pablo Salermo Nascimento           1810
4 Valderlane Freitas de Santana       1810
5 Mecenas Cruz Sales Jr                 1805
6 Adenildo Lima da Silva                 1805
7 Gustavo Martins Quadros             1805
8 Rogers Borges Moraes                 1795
9 Ricardo Vinicius C. Sousa            1795
10 Clemisson Souza Alves               1795
11 Mateus Henrique B. Sousa         1795
12 Antonio Almeida A. Neto           1785
13 Carlos Alberto A. Siqueira         1785
14 Lucas Cavalcante Ramos           1775
* Competição computada: VII Taça Cidade de Marabá 10/04/2011

RANKING DO XADREZ RÁPIDO
N. Enxadristas                            Rating Atual
1 Miguel Ângelo F. Quadros          1825
2 Adriano Cunha                            1815
3 Pablo Salermo Nascimento          1810
4 Jânio Santos                                1805
5 Allysson Chaves                          1805
6 Antonio Edilson S. N ascimento   1805
7 Carlos Jorge                                1805
8 Gustavo Martins Quadros            1800
9 Jhon Kennedy S. Silva                 1795
10 Rogers Borges Moraes              1795
11 Valdivino Santos                        1795
12 Ricardo Vinicius C. Sousa          1785
13 Antonio Jorge P. Oliveira            1785
14 Bruno Guedes Chagas                1775
* Competição computada: 1º Torneio Rubens Kossatz 20/03/2011


RANKING DO XADREZ RELÂMPAGO
N. Enxadristas                               Rating Atual
1 Pablo Salermo Nascimento            1840
2 Miguel Ângelo F. Quadros             1835
3 Dombosco Lima                            1825
4 Claudio Francisco Vieira                1810
5 Bruce Kenneth Araújo                   1800
6 Gustavo Martins Quadros              1795
7 Francisco Arnilson Assis                1790
8 Carlos Eduardo Guimarães            1.775
9 Ricardo Vinicius C. Sousa             1775
10 Gabriel Souza Ramos                  1755
* Competição computada: 1º Torneio do Trabalhador 1º/05/2011

Muita gente não sabe distinguir o que é Rating e o que é Ranking. São palavras distintas. Rating define o nível de força de um enxadrista, segundo sua performance em uma competição ou um certo número de partidas jogadas. O rating pode subir, sempre que o enxadrista conquistar mais que 55% dos pontos totais de uma competição. E cairá quando a pontuação conquistada for abaixo dos 50%.

Já ranking é a ordenação dos enxadristas segundo os ratings. Quanto maior o rating melhor será a posição no ranking. Para tomar parte no ranking precisa ter rating.

O Clube de Xadrez passará a adotar as pontuações de rating em suas competições, possibilitando a movimentação segundo a participação em torneios e campeonatos. Mas, devemos considerar a qualidade dos ratings. O rating mais importante de um Clube é o do Xadrez Pensado, depois o Rápido e, por último, o Blitz. A contagem de rating do Clube de Xadrez inicia-se com 1.800 pontos. Todas as listagens estão expostas na página inicial na Aba RATINGS.