segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

109 - O ENXADRISTA MAIS LONGEVO

Em 24 de junho de 2009, Francisco Benko completou 99 anos! Ele nasceu em Berlim em 1910, mas há muito tempo é cidadão argentino. Sobreviveu a horrores, mortes e perseguições, e logo cedo padeceu à orfandade.


Apesar do peso dos anos, segue fiel às suas duas paixões: o xadrez e a música, nessa ordem. E como ele mesmo diz, é um exemplo de como os tabuleiros e as peças permitem criar "anticorpos contra o Mal de Alzheimer".


Descobriu o xadrez aos 12 anos na escola e nunca mais o abandonou. Seis anos depois, aos 18 anos, empatou uma partida de simultânea contra o campeão do mundo Alekhine. E sobre o início do nazismo em seu país, ele assinala: "Ainda trago em meus ouvidos os gritos de Hitler, cuja voz propagavam nas rádios. Eu conseguia me livrar disso ouvindo melodias de Schubert e jogando xadrez".


Francisco Benko em 1936 conseguiu fugir com sua irmã para a Holanda e de lá para a Argentina. O que emociona é que alguns meses depois ele ajudou a dez judeus alemães viessem para a Argentina, salvando assim suas vidas. Um desses, era sua antiga chefe, Franzen Buch, que lhe jurou amor eterno. Francisco Benko é o enxadrista mais idoso em atividade no mundo.

108 - ABEL FIGUEIREDO TERÁ XADREZ EM ANIVERSÁRIO DE 16 ANOS

Despertado pela realização da I Copa Abel Figueiredo de Xadrez com a participação expressiva de 30 atletas (foto acima), realizada no ano de 2008, que teve como vencedores Itamar Antunes Cangussú em 1° lugar, Sebastião Costa Silva em 2° e Alan Gracino em 3°, uma seletiva para escolher os 05 melhores representantes e, participação na Fase Final da I Copa Sudeste do Pará. O município prepara, agora, em seu calendário festivo de aniversário, o Campeonato de Xadrez Sub-18 e Absoluto. Uma belíssima iniciativa de uma cidade que valoriza seu povo.


O município de Abel Figueiredo, distante cerca de 110 quilômetros do município de Marabá, foi criado no dia 27 de dezembro de 1993 e estará completando 16 anos de existência.


Administrada pelo Sr. Hildefonso de Araújo Abreu a cidade vive uma evolução cultural e esportiva com a realização de importantes eventos: Trilha de Mototurismo (2º Domingo de Março); comemorações do dia da Pátria, Copão Intermunicipal de Clubes; Jogos Estudantis e, como se trata de evolução mesmo, de Campeonatos de Xadrez.


O contato com o Clube de Xadrez foi feito pelo Sr. Sebastião Costa, forte enxadrísta e baluarte do enxadrismo, que acredita no crescimento deste esporte, jogo, arte, ciência, cultura, filosofia, psicologia e etc, como elemento impulsionador das capacidades intelectuais humanas.


Os campeonatos serão promovidos no próximo dia 27 de Dezembro com muita festa e alegria.


"Xadrez, jogo e vida
Imaginação, velocidade, saber arriscar, passos que te levam a dominar o xadrez diário, que te enquadram no tabuleiro das dúvidas.
Às vezes nos tornamos torres para suportar ataques diretos, como verdadeiras muralhas. Andamos feitos cavalos desorientados em forma L7, às vezes somos bispos dando conselhos, fugindo das conseqüências saindo sempre na diagonal.
Mas na verdade somos meros peões sonhando com a dama defensora do poder, para tornarmos o rei, pelo o qual lutamos contra o xeque-mate de um escuro invisível aos olhos e a mente, e que a medida do tempo arma seus lances nos tornando fracos para com o destino".