Páginas

domingo, 31 de maio de 2009

089 - XADREZ PARTICIPA DO 1º AÇÃO GLOBAL


Sábado chuvoso, terra molhada e muitas filas no entorno do Sesi na Cidade Nova. foi a realização em Marabá, neste 29 de maio, da AÇÃO GLOBAL, iniciativa do SESI e REDE GLOBO. Atividade carreada de muita importância para toda a população. Ali estava sendo prestados serviços de utilidade pública.


Tanta gente que as filas dobravam quarteirões e ninguém desistiu. Alguns chegavam para fazer o registro de nascimento, carteira de identidade, atendimentos odontológicos e de lazer como futebol, vôlei, xadrez e até damas.


O Clube de Xadrez que já havia participado do ESPORTE E CIDADANIA, também no SESI, novamente foi convidado para prestar trabalho voluntário. Segundo o Presidente do Clube, Francisco Arnilson foi uma boa oportunidade de contribuir com esta ação social e na oportunidade difundir este esporte magnífico.


Os trabalhos foram prestados pelo presidente Francisco Arnilson e da Professora Laura Araújo que possibilitaram o atendimento para mais de 75 pessoas que visitaram a tenda do Xadrez, tudo isto em apenas 4 horas de exposição. Foi um resultado excelente, comentou a Professora Laura, que destacou que este número representa que o xadrez é um esporte muito popular.


Fotos no orkut, endereço: http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList.aspx?rl=ms

quarta-feira, 27 de maio de 2009

088 - VITÓRIA RAPOSO VENCE INTERCÂMBIO REGIONAL - FEMININO


A presença feminina em competições de xadrez, não é uma raridade. Devemos considerar que a participação ainda é pequena. Aliás, o número de competições, geralmente, são para o sexo feminino. Mas, isto é não muito importante para uma garota talentosa como a bela Vitória Raposo Bonfim, a grande vencedora no feminino.


O desempenho de Vitória foi formidável, ficou em 4º lugar na competição geral e em 1º no feminino, obteve 3.5 pontos em 5 possíveis, com 3 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota para o Campeão Juliano Castro Alves e levou Medalha de Ouro na competição.




A Vice-Campeã feminina, Jhuly de Paula Silva da Fonseca, esta talentosa garota demonstrou muita seriedade e também brilhou no certame. Conseguiu com muita seriedade 2.5 pontos com 2 vitórias, 1 empate e 02 derrotas, levando a Medalha de Prata.


A estudante Aline Teixeira de Oliveira bela garota de sorriso espontâneo conseguiu mostrar seu talento e merecer a Medalha de Bronze, ao conquistar 2 pontos em 2 vitórias e 3 derrotas.


Fotos no orkut, endereço: http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList.aspx?rl=ms

domingo, 24 de maio de 2009

087 - ORGANIZADORES DE INTERCÂMBIO RECEBEM ELOGIOS


Intercâmbio com atletas de Canaã e Parauapebas
O certame, muito bem organizado recebeu elogios dos dirigentes de Canaã dos Carajás e Parauapebas. O Presidente do Clube de Xadrez Marabá, Francisco Arnilson lamenta a postura da Federação de Xadrez do Pará por receber apoio governamental e só promover competições na Capital e apenas para Jogadores Veteranos, esquecendo de fazer o trabalho de base, de formação da futura geração do xadrez. Desta forma, segundo Arnilson, não apontamos nossos representantes para competições nacionais no segmento infanto-juvenil.

Classificação Final no Sub-14 - Masculino:Juliano Castro Alves, Escola Acy Barros, 5 pts; 2º Silas Wagner Teles de Araújo, CX Cavaleiros da Dama, 4 pts, 13,5 milésimos; 3º Clemilson da Silva Cruz, CX Cavaleiros da Dama-Pebas, 4 pts, 13.0 milésimos; 4º Bruce Kenneth dos Santos Araujo, CX Cavaleiros da Dama-Pebas, 3 pts, 15.5 milésimos; 5º Thiago Freitas da Silva, Esc. Arthur Guerra-Marabá, 3 pts, 13.5 milésimos; 6º Wesley Frois Aragão, CX Cavaleiros da Dama-Pebas, 3 pts, 10.5 milésimos; 7º Lucas Ribeiro da Conceição, CX Cavaleiros da Dama-Canaã 3 pts, 9.0 milésimos; 8º Lucas Ribeiro Silva, CX Cavaleiros da Dama-Pebas, 2.5 pts, 14.5 milésimos; 9º Lucas Borges de Freitas, Esc. Arte e Manhas-Marabá, 2 pts, 12.0, 7.5 e 8.0 milésimos; 10º Marcos Vinicios Gomes de Souza, Esc. Acy Barros-Marabá, 2 pts, 12.0, 7.5 e 5.0 milésimos; 11º Patrick Daniel Fraga da Silveira, Esc. Geraldo Veloso-Marabá, 2 pts, 10.5 milésimos; 12º Leonardo Sousa da Silva, CX Cavaleiros da Dama-Canaã 1.5 pts, 15.0 milésimos; 13º Pedro Henrique Rolinsque de Souza, Esc. Santo Antonio-Marabá, 1 pt e 15.5 milésimos.

Classificação Final no Sub-14 - Feminino:Vitoria Raposo Bonfim, CX Cavaleiros da Dama-Pebas, 3.5 pts; 2º Jhully de Paula Silva da Fonseca, CX Cavaleiros da Dama-Pebas, 2.5 pts; 3º Aline Teixeira de Oliveira, CX Cavaleiros da Dama-Pebas 2 pts e 4º Iarlen Alencar Santos, CX Cavaleiros da Dama-Pebas 1 pt.

Outras participações: CX Cavaleiros da Dama-Pebas, Escola Acy Barros-Marabá, CX Cavaleiros da Dama-Canaã, Escola Arthur Guerra-Marabá, Escola Geraldo Veloso-Marabá, Escola Arte e Manhas-Marabá e Escola Santo Antônio-Marabá.

Os três melhores colocados receberam medalhas e o Grande Campeão, Juliano Castro recebeu premiação especial do presidente do Clube de Xadrez, como incentivo para continuar se aprimorando tecnicamente.

Os atletas da cidade de Tucumã foram os grandes ausentes do certame. O treinador e professor Marcelo Santos mandou e-mail informando da quebra do veículo da viagem, que estava quebrado.

Fotos no orkut, endereço: http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList.aspx?rl=ms

086 - JULIANO CASTRO VENCE NO 1º INTERCÂMBIO


O I Intercâmbio Regional de Xadrez foi realizado com sucesso neste domingo(24.05.2009) na Escola Arte e Manhas, Cidade Nova e apontou como vencedor Juliano Castro Alves, estudante marabaense da Escola Acy Barros, onde estiveram presentes enxadristas dos municípios de Canaã dos Carajás, Parauapebas e de Marabá.


Foi um dia de grande confraternização do enxadrismo regional. Os atletas, Sub-14 anos deram um show de técnica. Não houve nenhum problema técnico, segundo a árbitra Laura Araújo que demonstrou presença e confiança. Em apoio aos jogadores estiveram os treinadores Carlos Alessander, o Professor Bosco e Francisco Arnilson, de Canaã dos Carajás, Parauapebas e Marabá. Apenas fortes emoções, como é o caso do atleta Bruce Kenneth que ficou com as mãos trêmulas, chamando a atenção dos espectadores.


O estudante Juliano Castro Alves, o campeão, teve um bom desempenho e apresentou boa técnica, como foi observado pelo Prof. Bosco. Venceu de ponta a ponta, de forma invicta tendo realizado partidas primorosas contra os atletas Silas, Bruce e Clemilson, todos do Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama (Parauapebas).


Fotos no orkut, no endereço: http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList.aspx?rl=ms

sábado, 16 de maio de 2009

085 - INTERCÂMBIO DE XADREZ SERÁ NESTE DOMINGO, 24.05.09


O I INTERCÂMBIO DE XADREZ REGIONAL DE XADREZ está prestes a acontecer, SERÁ NO PRÓXIMO 24.05.2009 (DOMINGO)A PARTIR DAS 13h00, na ESCOLA ARTE E MANHAS, RUA CHICO MENDES, QUADRA 40 LOTE 27 - CIDADE NOVA, em Marabá, com a participação de atletas do município de MARABÁ E TUCUMÃ, já confirmados. E possivelmente com os municipios de CANAÃ DOS CARAJÁS E PARAUAPEBAS (aguardando confirmação).


O certame será organizado pelo Clube de Xacrez Marabá pelo sistema suíço de emparceiramento com o tempo de 15 minutos para reflexão e PREMIARÁ OS 03 MELHORES ATLETAS DO FEMININO E DO MASCULINO.


As inscrições deverão ser informadas pelos representantes de cada município que deverão apresentar a certidão de nascimento. Lembramos que poderão participar os ENXADRISTAS NASCIDOS EM OU APÓS 01.01.1995 (SUB-14), cada município com 05 atletas do sexo feminino e mais 05 atletas do masculino. A TAXA DE INSCRIÇÃO POR ATLETA É NO VALOR DE 10,00 (DEZ REAIS)para àqueles que necessitarem de almoço no local e R$ 5,00 (CINCO REAIS) a inscrição sem o almoço.


A competição também será promovida em Tucumã, será no próximo dia 11.06.09.


"Vejo que viajas constantemente. Quando estiveres só, quanto te sentires um estrangeiro no mundo, joga xadrez. Este jogo erguerá teu espírito e será teu conselheiro na guerra." * Aristóteles em uma carta para seu discípulo Alexandre Magno


Maiores informações: (94) 9955-2167

sexta-feira, 1 de maio de 2009

084 - 1º INTERCÂMBIO MARABÁ - TUCUMÃ


Estão sendo ultimados os detalhes para a realização do I Intercâmbio Escolar, envolvendo escolas dos municípios de Marabá e Tucumã. O convite feito pelo prof. Marcelo, de Tucumã, foi aceito pelo Clube de Xadrez Marabá que, fez o convite a Escola Arte e Manhas.
O desafio foi aceito e já há a disponibilidade de duas datas para serem escolhidas para o evento.
A competição será organizada pelo Clube de Xadrez Marabá pelo sistema suíço em 05 rodadas com o tempo de 15 minutos para reflexão, nas categorias Sub-14, masculino e feminino.
A cidade de Marabá será defendida pelos alunos da Escola Arte e Manhas que detém importante experiencia neste campo esportivo. Aliás, frisa o presidente do Clube, é merecida a indicação desta Escola pelo brilhante trabalho que vem realizando ao longo destes anos.
Após o evento marabaense os atletas marabaenses serão recepcionados na casa do visitante, a cidade de Tucumã.
Em breve teremos os nomes que comporão a seleção escolar com 05 atletas no masculino e mais 05 no feminino, que vão defender a cidade de Marabá.


"Todo o grande-mestre foi alguma vez um principiante” – Chernev

083 - CURSO DE XADREZ COMEÇA NO SÁBADO, 23.05.09


Já estão abertas as inscrições para o Curso Básico de Xadrez, aberto a todos os interessados. O objetivo é formar professores e jogadores para atuarem em escolas e participarem de competições esportivas. O curso será ministrado na Escola Arte e Manhas, rua Chico Mendes Quadra 40 Lote 27 - Cidade Nova, nos dias 23 e 30 de maio e 06 de junho, a partir das 14h00.
Sob a organização do Clube de Xadrez Marabá, terá como professores Francisco Arnilson e Laura Araújo, todo o curso será apostilado e no final teremos a entrega dos certificados.
A cidade de Marabá reclama a falta de profissionais para atuarem nas Escolas e essa é uma excelente oportunidade aos interessados. Há muito tempo professores solicitam a realização deste curso. Então, é importante não perder tempo, as vagas estão limitadas.
Maiores informações: Profª Laura Araújo, telefone: 8137-5406.