Páginas

domingo, 23 de novembro de 2008

078 - O XADREZ ESTÁ SE FIRMANDO NA MAGALHÃES BARATA


Mas, o Torneio Magalhães Barata de Xadrez teve um Campeão. Foi o garoto Leilson Rodrigues Souza, 11 anos de idade. Ele foi uma fera e conseguiu 6,0 pot. Leilson chegou à última rodada empatado com o garoto Sigridy Gabriel que ficou em 2º lugar com 5,30 pts. Em 3º e 4º lugares, Carlos Freitas Souza e Jéssica Reis Cardoso com 4,0 pts. Em 5ºe 6º lugares, Pedro Alves de Souza e Antônio Leandro com 3,0 ps. Em 7º lugar a bela Ana Beatriz dos Santos com 2,0 pts. Em 8º lugar Gilberlan com 1,0 pt.


Foram entregues medalhas aos três melhores colocados: Leilson (campeão), Sigridy (2º lugar e Carlos Freitas (3º lugar).


Parabéns ao Prof. Ari por mais um trabalho.

077 - LEILSON RODRIGUES É O CAMPEÃO DA ESCOLA MAGALHÃES BARATA


A Escola Magalhãs Barata situada na Velha Marabá, promoveu neste 22/11 às 14h00, o seu primeiro torneio de xadrez. O certame contou com a participação de 08 enxadristas, todos eles formados pelo prof. Ari.


A emoção e o nervosismo estavam presentes em toda a competição. Por se tratar de jogadores estreantes ocorreram muitos lances impossíveis. Mas, a emoção crescia a cada vitória. Por outro lado, via-se o bom comportamento dos garotos e garotas.


O Campeão obteve 6 vitórias em 7 possíveis. Perdeu apenas para Carlos Freitas, 3º colocado. Com apenas 11 anos, percebe-se a expontaneidade do garoto, sua alegria em jogar xadrez.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

076 - O QUE ACONTECEU COM O FESTIVAL DE XADREZ?

Antes marcado para ser realizado no dia 22 de novembro, o 1º Festival de Aberto de Xadrez, programado para o Mangueirão, parece que foi cancelado ou desmarcado. Por que? Ninguém sabe.


Como não houve convite para nenhum Clube do interior, nenhum dirigente pode dar maiores informações. O certo é que constava no Calendário Único da fexpa. Não consta mais e não há nenhuma informação. Devemos esperar os acontecimentos para saber se haverá outra data, espero que sim e que os Clubes sejam convidados à mandarem seus representantes, não pode, esta federação ficar pisando na bola.

075 - FEIRA DE CIÊNCIAS PROMOVE O XADREZ


A Escola Getúlio Vargas situada na Vila Presidente Medici, na Zona Rural de Marabá promoveu na 6ª feira sua Feira de Ciências. Sob a coordenação do Prof. Ari, que trabalha também na Escola Magalhães Barata. Foi possível a realização de grupos de estudos para apresentação do Xadrez, sua importância ao longo da história e, principalmente os benefícios proporcionados aos seus praticantes.


Os estudantes puderam mostrar que o Xadrez está intimamente ligado à educação. Ao trabalhar no ser humano diversas capacidades de cunho social, educativo e intelectual, este esporte-arte-ciências já deveria ter sido implantado como disciplina. Essas impressões também foram percebidas pelos estudantes.


O Xadrez propicia inúmeros melhoramentos que são inerentes à vida familiar, social e profissional, que são: capacidade de raciocínio lógico, de analisar problemas e encontrar respostas, de memorização, de concentração, paciência, entre outros.


Parabéns ao Professor Ari que nos procurou para divulgar o projeto de Feira de Ciências da Escola Getúlio Vargas. O que não é divulgado não é visto, o que não é visto não é lembrado, certo?