Páginas

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

074 - 1º FESTIVAL DE XADREZ DO PARÁ

O Festival de Xadrez do Pará será realizado no dia 22 de novembro com total apoio do Governo do Estado do Pará, no Estádio Olímpico Mangueirão a partir das 09h00 da manhã e espera-se grande número de participantes, em torno de 600 enxadristas.


O Secretário de Estado de Esporte e Lazer Carlos Alberto da Silva Leão não mede esforços. Sua ousadia em inovar perpassa na realização do Festival, e em bater o recorde em números de participantes na Região Norte e Nordeste em uma única competição, espera incentivar a salutar prática do xadrez.


O Festival consiste na realização de Torneio Suíço em 07 rodadas de 21 minutos com premiação aos melhores e terá na organização pessoas simpatizantes do esporte como é o caso do Lauzeniro, Mário Cardoso, Luiz Michel, Jamylson Matoso e do Árbitro Regional Carlos Alessander Costa Alves, dirigente do Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama que possui atividades nos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás.


O certame terá organização e patrocínio do Governo do Estado do Pará, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, Secretaria de Educação e da Federação Paraense de Xadrez Escolar e da Fexpa.


O Clube de Xadrez Marabá aproveita para parabenizar os seus organizadores e ao Governo do Estado do Pará através da Governadora Ana Júlia Carepa por sentir no Xadrez a oportunidade de inclusão social e, espera que ações deste tipo possam ocorrer em outras cidades.


Francisco Arnilson de Assis
CX Marabá

073 - ELEIÇÕES NA FEXPA

Volto a insistir no tema, sobre a eleição na fexpa. Como já sabem, neste blog coloquei o assunto em pauta, segundo informações obtidas no site da federação. Nas demais federações estaduais a realidade é diferente, ou seja, a federação é formada por Clubes e, cabe a eles o direito de representando seus associados, escolherem os dirigentes máximos.


Cabe alguns comentários sobre o assunto:


1º O Clube de Xadrez Marabá aproveita para lamentar, mais uma vez, que não houve comunicado para que pudesse tomar parte na eleição;


2º Continuando o comportamento que esta federação manteve com a Região Sul e Sudeste do Pará, teremos, mais uma vez, uma gestão centrada apenas na Capital;


3º É do interesse do CX Marabá participar, pelo menos da Assembléia que vai escolher os novos mandatários da federação ou, de pelo menos saber o que acontece na nossa entidade maior;


4º Qualquer chapa que não inclua pontos favoráveis ao Xadrez do Interior terá a nossa reprovação. Acreditamos que há outras fronteiras, que não apenas a Região Metropolitana.


Ainda sobre a Eleição da federação é importante comunicar de que maneira ela ocorrerá:


1º Desejosos em participar do processo deverá fazer sua inscrição de Chapa;


2º A escolha não combinará apoios de Clubes ou de Políticas esportivas pois, o voto que importa é o do jogador FEDERADO. Como não houve apoio para implantação de Clubes de Xadrez, hoje, a nossa federação possui, apenas três clubes filiados, ou seja, não há interesse em apoiar a criação de Clubes e seus apoios pouco representam.


Espero que tudo isto possa ser alterado, renovado, indo de encontro aos anseios dos jogadores e dos clubes. Se, parece, que não é importante o trabalho realizado pelos Clubes, então, não teríamos eventos em Canaã dos Carajás, Parauapebas e Marabá, todos organizados por Clubes.


Poderá votar e ser votado o jogador federado, aquele que pagar a taxa de filiação no valor de R$ 30,00 (trinta reais). O voto terá a mesma importância de um representante de Clube.


Assim, conclamamos à todos os enxadristas para fazerem sua filiação à federação e votar pelo interesse do enxadrismo para todos os paraenses, de forma democrática, participativa e transparente.


Francisco Arnilson de Assis
CX Marabá

terça-feira, 28 de outubro de 2008

072 - ELEIÇÃO NA FEXPA - GESTÃO 2009/2010

A Federação de Xadrez do Pará está convocando Assembléia Geral Ordinária com o intuito de eleger nova diretoria para o biênio 2009/2010, para comporem a Diretoria e Conselho Fiscal. Para tanto é necessário estar com a sua anuidade em dia. O mandato dos novos dirigentes iniciar-se-á em abril de 2009 e encerrar-se-á em abril de 2010.


Quem poderá votar, segundo o Estatuto:


Parágrafo Único – Terão direito a voto as Entidades previstas no artigo 2º, e ou demais filiadas desde que em pleno gozo de seus direitos e em dias com a FEXPA.


Art. 2º - A FEXPA tem sede e foro na cidade de Belém, capital do Estado do Pará, tendo sido fundada no dia .......sendo composta pelas sociedades esportivas, instituições de ensino, clubes, associações enxadrísticas e demais filiadas.


Data da e Eleição: 27/12/2008
Horário: Das 18h00 ás 22h00
Local de Votação: AABB - SEDE SOCIAL


Nota: prazo para registro de chapas será de 05(cinco) dias úteis antecedendo a data da eleição.


Belém, 23 de Setembro de 2008.
Francisco Lauzeniro Andrade


Presidente da FEXPA

071 - COMPROMISSOS DE NOVEMBRO

O ano está se encerrando. Temos apenas os meses de novembro e dezembro. Falta pouco, mas, ainda não terminou a nossa responsabilidade. É preciso discutir mais um pouco sobre: 27/12 Eleições da Fexpa; Eleições do CXM e sobre a realização dos últimos eventos de 2008, assim, segue agenda para o restante do ano:


05/11 - Reunião de Diretoria às 20h00 na Rua Afro Sampaio. Pauta: Eventos de Novembro;
09/11 Marabaense Absoluto (a partir das 13h00) que pretendo realizar na Acim;
16/11 Marabaense 2008 - Sub-16 (a partir das 08h30) na Esc. Arte e Manhas;

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

070 - MAURO AMARAL ÁRBITRO INTERNACIONAL VISITA MARABÁ


O Árbitro Internacional de Xadrez, Mauro Amaral (SP), esteve visitando, neste 21 de outubro, os dirigentes do Clube de Xadrez Marabá. Vindo do município de Canaã dos Carajás (PA), onde atuou como Árbitro Principal do Aberto do Brasil - Memorial Leôncio Leão, aproveitou a ocasião para manter contatos. Sua vinda à Marabá seria para ministrar palestra difundo a importância da implantação do Xadrez nas Escolas.
Por motivos superiores, decorrentes da dificuldade de transporte ficou inviável manter a programação neste município.


Na biografia do ilustre visitante mais de uma centena de eventos internacionais organizados, inclusive com os enxadristas Top de Linha, entre eles Gary Gasparov entre outros. O Mauro Amaral, segundo Francisco Arnilson, do Clube de Xadrez Marabá é o árbitro mais requisitado no Brasil e em toda a América Latina.


Mauro Amaral é também grande incentivador do xadrez escolar. Sua pretensão em visitar a nossa região é devido ao reconhecimento do potencial enxadrístico regional. Aliás, em sua afirmação projeta que a Região Sul e Sudeste do Pará, por seu grande número de participantes já surge com excelente condição em promover eventos nacionais como já vem ocorrendo e inclusive internacionais. A situação encontrada na região Sul do Pará é ótima, sem contar que não existe apoio ao Xadrez.


Pretende apoiar os municípios da região para a promoção por excelência do Xadrez. Seja com a organização de eventos de grande renome, ou ainda, para o desenvolvimento de projetos em parcerias com as prefeituras locais.


Destaca a importância da presença do Xadrez em algumas cidades como: Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Redenção, Xinguara, Rondon do Pará, Abel Figueiredo e Tucuruí. Este potencial de crescimento, na visão do mestre, vai alavancar um xadrez de melhor qualidade. Para que este esporte possa crescer e contribuir com a inclusão social é um passo, basta a efetivação de alguns projetos, sejam escolares ou não, sempre com apoio dos gestores municipais. Enfim, leva na bagagem grandes esperanças e perspectiva ao enxadrismo regional.


Em visita a Escola Arte e Manhas dirigida por Ana e Zélia Borges, que conta com aulas de xadrez, Mauro Amaral aproveitou o momento para jogar com as crianças. Na ocasião fez comentários, deu dicas à criançada, em companhia da Prof. Laura Araújo que coordena o projeto de Xadrez na Escola.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

069 - FERNANDO COSTA VENCE NO BLITZ


A tarde foi movimentada na Praça de São Francisco, na Cidade Nova, com a realização de mais um torneio blitz absoluto. Prestigiaram o certame 12 atletas que disputaram partidas com o tempo de reflexão de 5 minutos, pelo sistema schuring. O enxadrista Fernando Costa, cearense radicado na cidade de Rondon do Pará foi implacável e obteve 11,0 pontos, com 100% de aproveitamento.


O atleta marabaense Cleiton Maia foi o vice-campeão com 9 pontos e em terceiro lugar o atleta Cristiano Pontes com 8,5 pontos.


Em 4º e 5º lugares, Walison Gomes e Laura Araújo com 6 pontos. Em 6º lugar o garoto Lucas Borges com 5 pontos.


O evento na praça atraiu muitos observadores e serviu de motivação para alguns atletas. Na ocasião, muitos pais lembraram a importância da prática do xadrez, principalmente nas escolas e que precisa ser incentivado pelos novos gestores municipais.