Páginas

quinta-feira, 29 de maio de 2008

044 - COPA CANAÃ SELECIONA OS MELHORES

A Cidade de Canaã dos Carajás, participante do circuito regional Sudeste do Pará, estará promovendo no próximo dia 08 de junho (domingo), a Copa Canaã dos Carajás de Xadrez 21. O evento tem por finalidade de selecionar os 05 (cinco) melhores, como representantes do município, na I Copa Sudeste do Pará. Entre os objetivos do certame, estão a atualização de rating e promoção do esporte local.


As partidas serão realizadas na Escola Municipal Tancredo Neves com inicio programado a partir das 09h00. Nesta copa serão utilizados relógios especiais que registram o tempo de cada atleta, fazendo com que a partida não ultrapasse o tempo pré determinado (de 21 minutos) para cada participante.
Alem do esporte o evento procura trabalhar a solidariedade e a cidadania, mantendo a filosofia do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama – CXCD, tendo à frente Carlos Alessander e Cláudio Luiz, dinâmicos Cavaleiros.


As inscrições encontram-se abertas, sendo necessário o preenchimento da ficha e a doação de 02 (dois) quilos de alimentos não perecíveis, destinados aos projetos sociais de Canaã dos Carajás.


A Copa Sudeste do Pará, organizada pelo Clube de Xadrez Marabá (www.cxmaraba.blogspot.com), através da realização de copas municipais já visitou os municípios de: Eldorado dos Carajás, Parauapebas, Redenção e Rondon do Pará. Chega ao município de Canaã dos Carajás por meio de convite formulado ao Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama, entidade reconhecidamente promotora do Enxadrismo nas Cidades de Canaã e Parauapebas.


A Copa agendou ainda, a realização da Copa Abel Figueiredo para o próximo dia 1º de junho e o evento final será no dia 15 de junho, em Marabá, com a participação de todos os municípios e apontará o Campeão Individual e a Cidade Campeã.
O Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama se reúne freqüentemente na Praça da Bíblia no município de Canaã dos Carajás e na Rua Sol Poente, 66 em Parauapebas.
Maiores informações e inscrições poderão ser obtidas com Carlos Alessander nos telefones: (91)8133-9589 / (94) 8111-4293 / (94) 3358-1722 , na Praça da Bíblia a partir das 20:00 ou através do e-mail carlos@ebom.com.br

043 - XADREZ GRÁTIS - BLITZ ABSOLUTO

Teremos neste próximo sábado (31/05), na Escola Arte e Manhas (Rua Chico Mendes - Cidade Nova), mais um Torneio Blitz Absoluto de Xadrez, com inscrições gratuitas no próprio local.


Vamos voltar a jogar Xadrez. Aumentar a nossa "massa" de jogadores. O horário é a partir das 14 horas.

domingo, 25 de maio de 2008

042 - CRISTIANO PONTES - CAMPEÃO MARABAENSE SUB-18


Com a participação de novos nomes, o II Festival Marabaense da Juventude pode realizar o Campeonato Marabaense Sub-18 anos, para nascidos em ou após 01.01.1990, neste sábado (24/05) na Escola Arte e Manhas, na Cidade Nova. O campeão foi o estudante Cristiano Alves Pontes com 4 pontos conquistados, aproveitamento de 100% e recebeu belo troféu das mãos do presidente Francisco Arnilson. O Campeão também está classificado para a final do Campeonato Marabaense Absoluto que será realizado no mês de outubro.


O Campeonato Marabaense Sub-18 foi realizado pelo Sistema Schuring em 05 rodadas com o tempo de reflexão de 21 minutos.


Estava previsto a realização do Marabaense Sub-16 anos, que está sendo marcado para outra data.


Dentre os nomes nomes destaque para Vinícius Rodrigues de Assis que ficou em 2º lugar, perdendo apenas para o campeão e levou mais um troféu para casa. Ele é filho do presidente do Clube e estava afastado das competições desde o ano de 2002.


O garoto Denyson Guthan de Brito também viveu a emoção de ser premiado com um troféu, ele ficou na 3º colocação, com 2 pontos. O quarto colocado, Hugo Felipe Sousa Silva com 1 ponto é estreante em eventos do CX Marabá e já na sua primeira participação já conquistou a sua preimeira medalha. Em 5º lugar ficou o novo Wálber Lima Santos que também foi premiado com uma medalha do Clube.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

041 - AGENDA DE EVENTOS

PRÓXIMOS TORNEIOS
25 de maio - Camp. Marabaense Sub-16 e Sub-18 / Esc. Arte e Manhas
31 de maio - Torneio Blitz Absoluto / Escola Arte e Manhas
01 de junho - Copa Abel Figueiredo 21" / Mun. de Abel Figueiredo*
07 de junho - Copa Canaã dos Carajás 21" / Mun. de Canaã dos Carajás*
08 de junho - Copa Marabá 21" / Esc. Arte e Manhas
15 de junho - Copa Sudeste do Pará 21" - Final - Esc. Arte e Manhas

domingo, 18 de maio de 2008

040 - MARABAENSE SUB-16 E 18

Será nos dias 24 e 25 de maio a realização do II Festival Marabaense da Juventude, II Femaj, com a promoção dos Campeonatos Marabaenses de Xadrez Sub-16 e Sub-18 anos, na Escola Arte e Manhas, na Cidade Nova.


Poderão participar enxadristas de ambos os sexos, nascidos(as) em ou após 01.01.1992 - Categoria Sub-16 anos. E para nascidos(as) em ou após 01.01.1990 - Sub-18 anos. O evento será realizado pelo Sistema Suíço e será cobrada uma taxa de R$ 5,00 para a inscrição.


O Clube de Xadrez Marabá espera com a realização do II Femac e do II Femaj fechar um círculo com as categorias de base do enxadrismo. Após o final do Femaj, o circuito terá promovido as seguintes categorias: Sub-10, 12, 14, 16 e 18. E iniciado a Categoria Absoluto que, aliás já escolheu os 6 finalistas.


São trabalhos que direcionam o bom desempenho dos enxadristas segundo a faixa etária. Os atletas estarão se defrontando com semelhantes, ou seja, de mesmo porte físico e mesma faixa etária. Esse trabalho já vendo sendo desenvolvido desde o ano passado.

039 - DENILDSON - O CAMPEÃO DA SELETIVA


Foi realizada a Fase Seletiva do Campeonato Marabaense Absoluto, neste sábado, 17 de maio, na Escola Arte e Manhas, que apontou o veterano Denildson Barnabé Alves como campeão e contou com a participação de muitos rostos novos. É a nova safra de enxadristas que começa a tomar gosto pelo Xadrez.


O Campeonato foi realizado pelo Sistema Suíço em 04 rodadas com o tempo de reflexão de 30 minutos, uma adequação do regulamento em função do número de participantes. Denildson Barnabé Alves jogador mais experimentado obteve 04 pontos, com aproveitamento de 100%. Daí em diante, apenas surpresas. O vice-campeonato ficou com o garoto de 14 anos, Silas Guilherme Machado Barros aluno da Escola Arte e Manhas, com 03 pontos e 8,5 milésimos, perdendo apenas para o mestre Denildson. Na terceira colocação ficou o bom enxadrista Cristiano Alves Pontes, com 03 pontos e 7 milésimos. Em 4º lugar o aluno Denyson Guthan de Brito surpreendeu e obteve 3 pontos e 5,5 milésimos, foi a sua primeira participação em competições enxadrísticas. Em 5º lugar ficou o garoto Caetano Santana Alves dos Anjos com 1 ponto e 11 milésimos. Em 6ºlugar, Benjamin da Silva Brandão com 1 ponto e 9 milésimos. Em 7º Júlia Rebeca Freitas Rocha 1 ponto e 7 milésimos e em 8º lugar Hugo Felipe Sousa Silva.


Apenas os 6 melhores colocados estarão selecionados à participarem da Fase Final que apontará o Campeão Marabaense de 2008, etapa que será realizada no mês de outubro.


O Clube parabeniza os participantes e deseja que esta participação sirva como estímulo à prática de um esporte intelectual completo, capaz de disciplinar, moldar o caráter e projetar nos seus praticantes valores para a vida moderna, seja familiar, escolar ou profissional.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

038 - FASE SELETIVA DO MUNICIPAL NESTE FINAL DE SEMANA

Será realizada a Fase Seletiva do Campeonato Marabaense de Xadrez na Categoria Absoluto. O evento está marcado para este final de semana, nos dias 17 e 18 de maio nas dependências da Escola Arte e Manhas na Rua Chico Mendes, Cidade Nova. Terá início a partir das horas e as inscrições poderão ser efetuadas, inclusive no local de jogos, até o início do Congresso Técnico.


A Fase Seletiva visa selecionar os 06 melhores enxadristas que garantirão o direito de disputarem a Fase Final que acontecerá no mês de outubro.


A novidade deste ano é o tempo de reflexão de 61 (sessenta e um) minutos e poderão participar inclusive não filiados ao CX Marabá, de ambos os sexos e de qualquer faixa etária.


As inscrições já estão abertas, é só falar com Francisco Arnilson 9955-2167 e pagar a taxa de apenas R$ 10,00 (dez) reais.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

037 - JÁ ESCOLHIDOS OS MELHORES DE RONDON DO PARÁ À COPA SUDESTE DO PARÁ


Com a uma participação de enxadristas considerados de Velha Guarda, a Cidade de Rondon do Pará realizou neste 04 de maio sua Copa de Xadrez nas dependências do Chácara Bar, Centro e selecionou os participantes da Copa Sudeste do Para, fase final. O evento demonstrou a união do grupo e o interesse de propagarem esta ferramenta de desenvolvimento intelectual. Pessoas intelectuais como Paulo Terra, Dionísio e Válter Novais perceberam a importância do Xadrez para o ser humano e criaram o Clube de Enxadristas de Rondon do Pará, o mais novo Clube de Enxadristas do Estado do Pará.


A Copa Rondon do Pará contou com a participação de 09 enxadristas e foi promovido pelo Sistema Suíço com o tempo de refelxão de 21 minutos, organizado pelo Clube local e o CX Marabá, tendo a frente Válter Novais, Paulo Terra e Francisco Arnilson de Assis. O certame foi prestigiado por autoridades locais: Paulo Pedro Ribeiro Sousa da Assessoria de Comunicação e pelo Sr. Dionísio Francisco de Almeida, Presidente da Fundação Cultural de Rondon do Pará, além do presidente do Clube de Enxadristas Valter Souza Novais


Os selecionados foram 1. Jadson Robério Leal de Lacerda 5 pontos; 2. Valter Souza Novais 4 pts; 3. Vauzenir José de Deus 3 pts; 4. Jackson Brasil Silva 3 pts e 5. Paulo Pedro 3 pts.


Além da boa recepção ao presidente do Clube de Marabá os enxadristas rondon-paraenses pretentdem, a partir desta copa, incrementar o funcionamento do recém criado Clube.


A Copa Rondon do Pará de Xadrez já tomou parte da programação festiva de aniversário de 26 anos de emancipação política, estando desde já, o Clube de Xadrez Marabá, convidado para participar da entregar, no dia 13, da premiação aos enxadristas classificados.


A realização da Copa Rondon do Pará rendeu outra surpresa, a participação do enxadrista com mais idade no Estado do Pará que será motivo para outra matéria.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

036 - COPA RONDON DO PARÁ NESTE 4 DE MAIO

A Copa Rondon do Pará, mais uma etapa da Copa Sudeste do Pará de Xadrez, será promovida neste 4 de maio (domingo) e acontecerá no Chácara Bar, antiga Secretaria de Promoção Social, no centro da Cidade.


A Cidade de Redenção distante cerca de 140 quilômetros de Marabá, conta com uma população estimada em 50 mil habitantes e estará completando mais um aniversário neste dia 13 de maio. A Prefeitura não está medindo esforços para a realização da Copa. Segundo Paulo Terra, da Assessoria de Comunicação, "está tudo pronto, o evento foi muito bem divulgado e espera que tudo transcorra da melhor maneira possível." A divulgação da Copa Rondon de Xadrez está disponível no site: www.rondononline.com.br.


Segundo Francisco Arnilson, do Clube de Xadrez Marabá, a Cidade de Rondon do Pará conta com bons enxadristas, como Fernando, Válter Novais, Leandro e outros. Será muito bem representada na Copa Sudeste à ser realizada no próximo mês de junho, onde os melhores de cada município estarão defendendo os seguintes títulos: de Cidade Campeã e o de Enxadrista Campeão do Sudeste do Pará, de Xadrez.

035 - DENILSON, DANIELLE, TOMITA, VALDERLANDE E FRANCISCO ALVES - REPRESENTANTES DE REDENÇÃO


A Cidade de Redenção, distante de 350 quilômetros de Marabá, realizou neste 1° de maio sua competição municipal, a Copa Redenção de Xadrez, que visa apontar os melhores enxadristas que participarão da Fase Final da Copa Sudeste do Pará, evento à ser realizado no mês de junho em Marabá.


A Copa Sudeste do Pará vem no vácuo de um trabalho de interiorização, que deveria ser realizado pela Federação de Xadrez do Pará (Fexpa). Se houvesse esforços por parte da Fexpa que conta com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria Executiva de Esportes e Lazer, para todos os seus eventos pois, até o momento apenas a federação consegue manter diálogo com a Seel e consegue além do ônibus, premiação em espécie e total apoio para a realização das competições.


A Copa Redenção foi organizada pelo Clube de Marabá e o Clube de Redenção, sob a presidência de Valderlane Freitas. O Clube de Xadrez vem conseguindo superar grandes dificuldades e tem conseguido aproximar enxadristas de diferentes municípios: Eldorado dos Carajás, Parauapebas e Redenção. E já tem agendada a visita aos municípios de Rondon do Pará e Abel Figueiredo.


O certame foi realizado pelo Sistema Suíço em 05 (cinco) rodadas com o tempo de reflexão de 21” (vinte e um minutos), nas dependências da moderna Escola São Jorge, uma espécie de modelo em estrutura física.


Estiveram na organização pelo Clube de Marabá o presidente Francisco Arnilson e o Professor de Xadrez Gileno.


O evento contou com a participação de 10 bons enxadristas e selecionou os 05 melhores: 1° Francisco Alves Filho que obteve 4 vitórias e 1 derrota; 2° Valderlane Freitas Santana 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota; 3° Carlos Yoshio Tomita 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota; 4° Danielle Conceição 3 vitórias e 2 derrotas; 5° Denilson Colar 3 vitórias e 2 derrotas.