domingo, 9 de março de 2008

022 - THIAGO PASSOS VENCE O 2º BLITZ DA JUVENTUDE ABSOLUTO


Em mais uma competição promovida pelo Clube de Xadrez Marabá voltada aos enxadristas menores de 18 anos de idade, realizada neste sábado (08), na Escola Arte e Manhas, revelou o atleta Thiago Rodrigues Passos, pertencente a categoria Sub-16 anos, ele é aluno da Escola Arte e Manhas. A competição, TBJ 002/08, foi realizada pelo Sistema Suíço em 05 rodadas de 10 minutos (blitz) na categoria absoluto, onde podem participar atletas de ambos os sexos com menos de 18 anos. O campeão, Thiago Passos obteve 4,5 pontos e já ocupa o segundo posto no ranking do Blitz Absoluto, com 1844 pontos, perdendo apenas para o garoto Juliano Castro Alves que possui 1857. O vice-campeão foi o garoto Fabrício de Souza Assunção que fez 4 pontos e em 3º lugar Jorge Fellippe Pereira Araújo com 3,5 pontos. Em 4º e 5º lugares ficaram, respectivamente, Letícia Nunes Carvalho e Amanda Cristina Medeiros ambas com 3 pontos, a força feminina.


Classificação Final
O quadro da classificação final ficou assim:
1º Thiago Rodrigues Passos 4.5 pts;
2º Fabricio de Souza Assunção 4 pts;
3º Jorge Fellippe Pereira Araújo 3.5 pts;
4º Letícia Nunes Carvalho 3 PTS;
5º Amanda Cristina Medeiros 3 PTS;
6º Maria Luiza Leite 3 pts;
7º Danyelle Souza Guimarães 2.5 pts;
8º Lucas Medeiros da Silva 2.5 pts;
9º Lucas Borges de Freitas 2 pts;
10º Fiama Costa 2 pts;
11º Italo Brendo Cabral 2 pts;
12º Nathália Silva Nunes 1.5 pts
13º Lorena Alves da Silva 1.5 pts.

021 - LETÍCIA CARVALHO MELHOR ATLETA DO BLITZ


A enxadrista Letícia Nunes Carvalho, da Escola Arte e Manhas consegue tempo para o estudo e para o xadrez. Gosta tanto que participa de todos os eventos enxadristicos do Clube de Xadrez. Sua performance vem melhorando a cada evento. Ocupa o 3º posto do ranking geral do blitz da juventude, absoluto. Já consta no seu currículo as seguintes participações: 3º lugar no 3º tabuleiro na Copa Requinte; 4ºlugar no Campeonato Marabaense de 2007, absoluto – Sub-14 e, 1º lugar do Torneio Leolar da Juventude.
Como em todas as áreas as mulheres vêm ocupando espaços tidos como masculinos, no Xadrez marabaense a coisa também tem acontecido. No evento deste final de semana a grande maioria dos participantes eram do sexo feminino (7 moças contra 5 rapazes). O Xadrez vem conseguindo agradar o sexo feminino e temos atletas que não perdem uma competição como é o caso de Letícia Nunes Carvalho, Amanda Cristina Medeiros, Danyelle Souza Guimarães, Fiama Costa e Nathália Silva Nunes. Segundo o presidente do Clube de Xadrez, Francisco Arnilson de Assis, ainda não é possível aferir o potencial dos atletas, pelo menos em competições de blitz´s. Segundo ele, é bem melhor considerar a participação em competições no Xadrez Pensado, tempo preferido dos grandes campeões, pois conseguem analisar os seus lances com maior precisão. Mesmo assim, é muito gratificante afirmar que atualmente temos uma participação mais constante do sexo feminino, além de poder contar com maior número delas do que com tempos anteriores. Assim, o Clube rende suas homenagens à todas as mulheres do mundo, em especial às marabaenses.